Ir para conteúdo

Diogo_KC

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal!

Tudo bem?

Eu queria saber como manter ou deixar o café coado bem quente?

Meus pais são das antigas e para eles não importa nem se o café é bom e com menos amargor. Eles estão acostumados com Pilão e Melitta e toda manhã fazem um café bem quente. Mas é feito de qualquer jeito, sem pré-infusão e os ataques que nós acostumamos fazer. Quando eu faço o café eles sempre acham o café frio (na verdade está morno. Pois até escaldar o papel, fazer a pré-infusao, esperar 30 segundos e esperar alguns segundos entre um ataque e outro o café acaba esfriando um pouco, mas eles não estão acostumados e acabam achando que está "frio"). Vocês sabem como fazer para o café não esfriar tanto ou manter a temperatura inicial? Ou só dá se eu fizer o café bem rápido mesmo sem os passos / ataques  tradicionais que costumam ser feitos?

Desde já, eu agradeço.

Atenciosamente, Diogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Diogo_KC, rapaz eu recomendaria manter o preparo como eles fazem mesmo, acho que se não há abertura para mudar todo o paradigma cultural do café,  melhor deixar a pessoa no ponto de conforto dela.... aí no caso pelo que entendi não há desejo de mudar nenhum dos outros parâmetros como conhecer o café especial, degustar, preferir menos amargor, dispensar açúcar, etc.... sendo assim esta inserindo uma nova variação  - temperatura final da bebida - por mudar a forma de preparo, se não há abertura para aceitar esta queda na temperatura e ganhar em mudança de sabor, etc... não vejo por que mexer....

De forma geral hoje faço todo o processo, sem usar térmica, e depois ainda espero ou acelero o resfriamento para tomar e perceber o real sabor do cafe.

abracos e bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ronaldom1 disse:

Fala @Diogo_KC, rapaz eu recomendaria manter o preparo como eles fazem mesmo, acho que se não há abertura para mudar todo o paradigma cultural do café,  melhor deixar a pessoa no ponto de conforto dela.... aí no caso pelo que entendi não há desejo de mudar nenhum dos outros parâmetros como conhecer o café especial, degustar, preferir menos amargor, dispensar açúcar, etc.... sendo assim esta inserindo uma nova variação  - temperatura final da bebida - por mudar a forma de preparo, se não há abertura para aceitar esta queda na temperatura e ganhar em mudança de sabor, etc... não vejo por que mexer....

De forma geral hoje faço todo o processo, sem usar térmica, e depois ainda espero ou acelero o resfriamento para tomar e perceber o real sabor do cafe.

abracos e bons cafés!

Então, esse é o ponto. Eles querem tomar um café diferenciado / especial. Mas se eu fizer do jeito que eles fazem com Melitta / Pilão o café acaba saindo um pouco fraco. Eu estou tentando reduzir o tempo entre os ataques e manter os copos / xícaras pré-aquecidos (com água quente).

Valeu pela atenção, Ronaldo.

Abraços. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa transição é difícil mesmo, aqui na família inicialmente meu cafe levava apelido de chafe...

Como sugestão, acho que esta no caminho certo de pre aquecer xicaras, usar agua na fervura, manter a chaleira ou caneco no fogo durante intervalo que espera para os despejos.

Outra coisa que ajuda muito nesta transição é escolher cafes com mais corpo, menor acidez e mais redondos, equilibrados... geralmente agrada mais quem esta começando a conhecer cafes especiais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diogo_KC disse:

Então, esse é o ponto. Eles querem tomar um café diferenciado / especial. Mas se eu fizer do jeito que eles fazem com Melitta / Pilão o café acaba saindo um pouco fraco. Eu estou tentando reduzir o tempo entre os ataques e manter os copos / xícaras pré-aquecidos (com água quente).

Valeu pela atenção, Ronaldo.

Abraços. 

Diogo, você coloca em garrafa? Se sim muita água quente nela na hora de escaldar o filtro. Água tirada da fervura para começar a coar, vai cair um pouco a temperatura, mas não cai tanto não. Coe em recipiente térmico, único jeito que saberia te dizer e teste com eles como o café especial fica um pouco mais doce ao tempo em que esfria um pouco .... e boa sorte!

Para aquecer um pouco depois de coar ... degrada, mas veja esse vídeo do James Hoffmann, para ele o que piorou menos o café foi microondas. kkkk

Sério, escalda bem a garrafa, adequada à quantidade de café que faz e manda ver!

Boa sorte!! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro moer um pouco mais fino (por exemplo, média fina; muitos coados ficam na média ou média grossa) e buscar uma receita como a do Scott Rao ou James Hoffmann para o V60, aí tem uma pré-infusãozinha e depois um despejo só. 

Se você quiser, pode deixar a chaleira no fogo enquanto rola a pré-infusão, para não perder temperatura (e claro, dependenod da chaleira, botar sempre bastante água, a mais do que precisa, para que ela segure a temperatura também durante o despejo). 

Você perceberá - o Hoffmann fala isso, e vejo na prática - que quando a gente despeja mais água de uma vez (em oposição a fazer um despejo bem devagarinho e controlado) o tempo até passar tudo diminui.

E o café caindo direto numa térmica (claro, escaldada antes), vai segurar legal a temperatura.

Acredito que por aí você resolva, ou pelo menos atenue a questão!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...