Ir para conteúdo

MOD: instalação de um cronômetro na Gaggia Baby


Athaydes

Postagens recomendadas

Boa noite colegas do fórum!

Vim aqui pedir umas dicas para quem já conseguiu instalar um cronômetro ou mesmo um timer com relé na suas máquinas de café Espresso.

Tenho procurado por toda a internet e encontrei dois vídeos e nada de tutoriais ou coisa parecida.

https://youtu.be/j8gt-saXrpc 

https://youtu.be/ZVaj_fYamRQ

Minha intenção não é ligar e desligar o acionamento da bomba pelo timer, mas somente cronometrar o tempo que o botão está pressionado, ou seja, o tempo que está ocorrendo a extração do café.

O botão é botão mesmo na Gaggia Baby, a ideia é igual ao vídeo abaixo: liga o botão de extração, começa a contar o tempo, desligou o botão para, e quando acionado novamente volta a contar.

Alguém para uma ajuda nesse novo projeto? Já tenho PID instalado nela e logo logo vou colocar um manômetro para a pressão. Posto aqui (ou no Clube de Gaggia) quando os MODs estiverem prontos. 

Abração galera e bons cafés!!
Athaydes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...posso te ajudar.
Pode ter mais de uma maneira de se fazer isso, mais no meu ver é:

- micro controlador simples
- sensor de corrente na bomba
- display

O microcontrolador voce pode usar um arduino ou um ESP8266, eu prefiro o ESP8266 na versão WEMOS D1 mini.

O Sensor pode ser ACS712 por exemplo (tem alguns nao evasivos também)

U Display pode ser um Oled ou ate mesmo o celular, se for usar o ESP8266, pois é possível fazer uma conexão direta do wifi do seu celular com o microcontrolador utilizando protocolo proprio da esp.

O a logica é simples, ligou a bomba, o micro controlador recebe uma tensão no pino de controle acima de 0 do sensor, zera o cronometro e começa a contar.

Vou automatizar a minha também, talvez rodamos os 2 projetos juntos.
Qualquer coisa me chama no privado.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Athaydes disse:

Boa noite colegas do fórum!

Vim aqui pedir umas dicas para quem já conseguiu instalar um cronômetro ou mesmo um timer com relé na suas máquinas de café Espresso.

Tenho procurado por toda a internet e encontrei dois vídeos e nada de tutoriais ou coisa parecida.

https://youtu.be/j8gt-saXrpc 

https://youtu.be/ZVaj_fYamRQ

Minha intenção não é ligar e desligar o acionamento da bomba pelo timer, mas somente cronometrar o tempo que o botão está pressionado, ou seja, o tempo que está ocorrendo a extração do café.

O botão é botão mesmo na Gaggia Baby, a ideia é igual ao vídeo abaixo: liga o botão de extração, começa a contar o tempo, desligou o botão para, e quando acionado novamente volta a contar.

Alguém para uma ajuda nesse novo projeto? Já tenho PID instalado nela e logo logo vou colocar um manômetro para a pressão. Posto aqui (ou no Clube de Gaggia) quando os MODs estiverem prontos. 

Abração galera e bons cafés!!
Athaydes

Bom dia!

Acredito que seu interesse em cronometrar seja para definir o Brew Ratio. Pois bem, existe duas correntes de pensamento : A primeira que diz, que quando você aciona a bomba, já começa a extração e então nesse momento deve ser iniciado a marcação do tempo. A outra linha de pensamento, leva em conta a inércia da água percorrendo a tubulação até atingir o bolo de café e o tempo para atravessá-lo garantindo que esteja tudo encharcado, e não apenas a água em contato com o topo do bolo de café, postulando que a marcação do tempo deve ser feita a partir da primeira gota de café na xícara. Essa segunda linha de pensamento uniformiza o tempo até para as máquinas com pré infusão. Já li discussões acaloradas sobre o tema. Na minha opinião achei mais lógico medir a partir da primeira gota na xícara. Sendo assim comprei no Mercado Livre uma balança com timer. Após acionar a bomba espero pela primeira gota na xícara, aí , nesse instante,  aperto o botão da balança começando a medir o tempo e a quantidade de café extraido na xicara para obter 54ml em 25 a 30s. ( Espresso duplo com Brew Ratio de 1 : 3 ).

Bons Cafés,

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pedro Freire disse:

Bom dia!

Acredito que seu interesse em cronometrar seja para definir o Brew Ratio. Pois bem, existe duas correntes de pensamento : A primeira que diz, que quando você aciona a bomba, já começa a extração e então nesse momento deve ser iniciado a marcação do tempo. A outra linha de pensamento, leva em conta a inércia da água percorrendo a tubulação até atingir o bolo de café e o tempo para atravessá-lo garantindo que esteja tudo encharcado, e não apenas a água em contato com o topo do bolo de café, postulando que a marcação do tempo deve ser feita a partir da primeira gota de café na xícara. Essa segunda linha de pensamento uniformiza o tempo até para as máquinas com pré infusão. Já li discussões acaloradas sobre o tema. Na minha opinião achei mais lógico medir a partir da primeira gota na xícara. Sendo assim comprei no Mercado Livre uma balança com timer. Após acionar a bomba espero pela primeira gota na xícara, aí , nesse instante,  aperto o botão da balança começando a medir o tempo e a quantidade de café extraido na xicara para obter 54ml em 25 a 30s. ( Espresso duplo com Brew Ratio de 1 : 3 ).

Bons Cafés,

Obrigado Pedro, muito importante a sua colocação, já me faz mudar de ideia (nada melhor que um fórum para isso). Agora entendo porque é pouco o que se vê na internet sobre instalação de cronômetros automáticos, acredito que a maior ou totalidade da galera é pela segunda linha de pensamento mesmo. Buenas, vou focar no MOD do gauge de pressão e buscar uma balança com cronômetro ou de cozinha mesmo magnético para deixar do lado da máquina.

Muito valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, RafaelMagossi disse:

Opa...posso te ajudar.
Pode ter mais de uma maneira de se fazer isso, mais no meu ver é:

- micro controlador simples
- sensor de corrente na bomba
- display

O microcontrolador voce pode usar um arduino ou um ESP8266, eu prefiro o ESP8266 na versão WEMOS D1 mini.

O Sensor pode ser ACS712 por exemplo (tem alguns nao evasivos também)

U Display pode ser um Oled ou ate mesmo o celular, se for usar o ESP8266, pois é possível fazer uma conexão direta do wifi do seu celular com o microcontrolador utilizando protocolo proprio da esp.

O a logica é simples, ligou a bomba, o micro controlador recebe uma tensão no pino de controle acima de 0 do sensor, zera o cronometro e começa a contar.

Vou automatizar a minha também, talvez rodamos os 2 projetos juntos.
Qualquer coisa me chama no privado.

Valeeeu Rafael! Metade eu não entendi rsrs, mas já que vc sugeriu rodar os projetos juntos, posso tentar. Eu estava achando simples ligar dois fios do botão de extração para o cronômetro. Mas você entendeu que eu não quero automatizar - desligar o botão (bomba) depois de tantos segundos, não, quero somente contar o tempo desde o botão da extração apertado. Agora com a contribuição do Pedro já muda um pouco minha ideia (contagem a partir do café na xícara). Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um colega de um fórum de eletrônica deu essa dica. Eu particularmente nunca tinha visto, mas é incrível e atende ao que eu queria de primeiro, sem muita solda ou modificações.

Pena que custe mais de 600 reais, fora taxas e frete. :blink:

 

Editado por Athaydes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um colega de um fórum de eletrônica deu essa dica. Eu particularmente nunca tinha visto, mas é incrível e atende ao que eu queria de primeiro, sem muita solda ou modificações.
Pena que custe mais de 600 reais, fora taxas e frete. :blink:
 
Isso da para fazer praticamente com o que eu citei acima...so trocar o sensor para um magnético... Custando menos de 1/3 desse valor.



Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia colegas do fórum!

 

Venho trazer novidades no projeto do cronômetro. Atendi as dicas dos colegas, e resolvi não automatizar o início da cronometragem com o acionamento da bomba, e sim colocar um botão de acionamento do cronômetro, para iniciar a contagem no preciso momento que o café tocar o fundo da xícara.

É um botão duplo, assim uma posição zera e outra inicia a contagem. O sistema conta com um Arduino, Display duplo de 7 segmentos, e botões.

Como nunca tinha tido experiência com essa plataforma, patinei um pouco na programação, principalmente no debounce dos botões.

Reaproveitei um carregador de celular como fonte, e a caixa onde está também o PID é de uma fonte velha de computador.

O vídeo abaixo mostra em ação o cronômetro.

No momento estou no último passo desse meu projeto de MOD da Gaggia baby, instalando o manômetro de pressão.

Acho que está sendo o mais difícil até agora.

Hoje ainda vou abrir ela para regular a OPV; consegui testar a pressão com o manômetro na saída do grupo. 

 

Logo posto aqui o resultado final do projeto. Comentários e sugestões são bem-vindos!!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a regulagem da minha baby esses dias, não precisa de desmontar para fazer, com ajuda do clube, fiz a regulagem

 

Essa é a opv

5fd43f4315f8d4fe942c6d5bfa8b6b17.jpg

 

Essa é a regulagem, em cima do reservatório de água e usa chave Allen 5 ou 6mm

5572b603715b3daaa8a32a0093b7b736.jpg

 

Aqui onde pinga água e a opv regulada

63fbe29768a15a5d7c15da0348144f3e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @rxico eu vi sua postagem com essas mesmas fotos e foi assim que eu aprendi como faz. Muito obrigado! Consegui depois de várias desapertadas e tentativas medindo a pressão, chegar a almejada 9 bar. Vou postar aqui depois do manômetro estar instalado em definitivo.

E aí, sentiu muita diferença no café? Eu estou sem grãos, vou ter que esperar uns dias ainda para testar.

Outra pergunta, seu manômetro parece ser igual ao meu, sem glicerina. Fica também oscilando rapidamente o ponteiro?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Sim [mention=10089]rxico[/mention] eu vi sua postagem com essas mesmas fotos e foi assim que eu aprendi como faz. Muito obrigado! Consegui depois de várias desapertadas e tentativas medindo a pressão, chegar a almejada 9 bar. Vou postar aqui depois do manômetro estar instalado em definitivo.
E aí, sentiu muita diferença no café? Eu estou sem grãos, vou ter que esperar uns dias ainda para testar.
Outra pergunta, seu manômetro parece ser igual ao meu, sem glicerina. Fica também oscilando rapidamente o ponteiro?
Abs!


Ah sim! Maravilha então! Que bom que eu e os outros conseguimos ajudar mais gente!

Na época que fiz a regulagem, o café em si mudou um pouco, mais fácil de extrair direito, mas não tinha um PF naked... Agora estou com uma baby twin, que veio junto um naked, era difícil tirar um café na twin sem espirrar por algum furo do filtro, ela tava com 14 bar de pressão, na baby que estava regulado nos 9 bar era bem mais fácil de tirar certinho, sem espirros, então teve uma melhora sim!

Quanto ao manômetro, sim, ele é sem glicerina e fica oscilando mesmo, quando estabiliza fica mais ou menos 1bar essa oscilação... Só não oscila em máquina com bomba rotativa mesmo

Queria instalar o manômetro definitivo também, mas não tinha as conexões e acabei deixando pra lá... Mas mostra o resultado depois!

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...