Ir para conteúdo

O fim da Compra Coletiva do CdC?


Luis Paulo

Postagens recomendadas

Fala galera! Estamos aqui pra comunicar a todos que o @Igor e eu tomamos a decisão de que não organizaremos mais as Compras Coletivas de Café Verde do Clube do Café.

Continuaremos, com alguma frequência, compartilhando alguns lotes que se destacam no coffee hunting da ROAST e realizando algumas compras coletivas pela ROAST Cafés (tem café que precisa ser compartilhado :)). Mas não nos sentimos mais à vontade para continuar fazendo isso usando o nome de um projeto do CdC. Outro grande fator que nos fez tomar essa decisão é a vontade de oferecer uma experiência mais completa para os torrefadores domésticos, que só conseguiremos oferecer via ROAST Cafés. Então vai ter novidade em breve. 

Pra quem quiser saber mais sobre nossa decisão, vamos entrar em detalhes mais abaixo.

 

A HISTÓRIA DA COMPRA COLETIVA DO CDC

Pra quem é novo por aqui e não conhece a Compra Coletiva (CC), pode saber mais no seguinte tópico:

 

A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE CAFÉ CRU PARA TORRA DOMÉSTICA

Ver o quanto esse mercado evoluiu em tão pouco tempo é algo incrível! Ao longo desses 6 anos em que estivemos organizando a CC, pudemos ver as opções se ampliarem imensamente para quem torra café especial em casa! 

Foi possível ver iniciativas locais de integrantes do CdC, organizando compras coletivas menores em suas regiões ou por grupos no Whatsapp! Também começamos a ver cada vez mais torrefações que possuem em suas lojas opções de café cru. 

Outro fator de grande relevância nessas movimentações do mercado é que o produtor está cada vez mais capacitado a falar a linguagem do mestre de torras. Temos visto uma grande oferta de café verde por parte dos próprios produtores já com uma série de informações que antes não era tão fácil de conseguir, como pontuação, descrição sensorial e preço. Além disso, a oferta de pequenas quantidades está cada vez mais abundante, pedir 1 ou 2kg de café direto para um produtor, que já foi considerado algo absurdo, hoje já é aceitável e alguns produtores já se organizam para atender essa demanda. 

 

A DIFÍCIL DECISÃO

Organizando a Compra Coletiva desde 2014, vimos a demanda crescendo continuamente ano a ano. Empolgados com o projeto e com o envolvimento de cada vez mais gente, fomos aumentando também a oferta, chegando a mais de 10 sacas. Até 2017, ainda como hobbystas torrefadores domésticos, começamos a passar por algumas dificuldades para atender essa expansão do projeto: grandes movimentações financeiras em conta pessoa física, mutirão de amigos do Clube aqui em BH pra conseguir fracionar os cafés em tempo razoável, descapitalização momentânea de grana própria pra pagamentos adiantados para alguns produtores, limitações de frete por sermos remetente pessoa física, etc. 

Em 2018 o Igor e eu nos unimos num gratificante empreendimento, a ROAST Cafés, torrefação de cafés especiais. Na época, decidimos seguir organizando a Compra Coletiva, mantendo o projeto, sem fins lucrativos e patrimônio do CdC, separado da empresa tanto quanto possível. Na prática, começamos a utilizar a estrutura da empresa para minimizar as dificuldades que tínhamos como pessoa física: pagando produtores adiantado com caixa da empresa; emissão de NF para facilitar os envios e aumentar opções de transportadoras; uso de espaço de estoque e maquinário para fracionamento; uso de mão de obra da empresa; etc. Todas essas coisas facilitaram a execução, mas geraram custos adicionais ao projeto, por exemplo com impostos, contabilidade, aluguel de espaço, contratação de mão de obra extra. Tentamos um reajuste dos valores dos cafés nas últimas Compras Coletivas para cobrir esses custos, mas mantendo a ideia de não ter lucro no fechamento das contas. Mas chega um ponto em que fica complicado fazer contas exatas dos efeitos cascata que esses custos acabam gerando na empresa.

Começamos a ver outras iniciativas de pequenas compras coletivas surgindo. Percebemos um impacto da CC na produtividade da ROAST, já que por uma ou duas semanas ela nos demandava atenção e tempo consideráveis. Então decidimos que era hora de nos afastarmos do projeto. Continuaremos fazendo compras coletivas pela ROAST, com margens bem menores que os cafés crus que temos em nossa loja virtual. Mas ainda assim, haverá alguma margem de lucro para justificar sua realização. E isso não é compatível com a essência da Compra Coletiva do CdC. Não nos sentimos à vontade para usar o nome do projeto visando interesses próprios. 

No mais, vida longa à comunidade de torrefadores domésticos do CdC! Temos visto tantas evoluções recentes nesse segmento… mal podemos esperar para ver o que os próximos anos vão trazer! 

Até mesmo algumas traders passaram a vender pacotes de 4 ou 5 Kg em seus sites! 

Se alguém tiver interesse em assumir a organização da Compra Coletiva do Clube do Café, mantendo a essência de um projeto transparente e sem fins lucrativos, fique à vontade para assumir o manto. Mas a nosso ver, a tendência é de descentralização da demanda, já que apareceram tantas opções nesses últimos tempos. E isso é ótimo! Significa mais opções de cafés; fretes mais baratos com as iniciativas regionais; compras menores, evitando aqueles Kg excedentes envelhecendo no armário.

Em breve criaremos um tópico fixo na seção de torra doméstica com uma lista de produtores/torrefações/sites que podem oferecer cafés crus sob demanda. Se alguém quiser entrar na lista, favor entrar em contato com o @Igor ou algum dos moderadores. E sempre que alguém estiver organizando uma compra coletiva, sugerimos a criação de um tópico na seção, comunicando a iniciativa para possíveis interessados. 

Saudações cafeinadas e boas torras!

Igor e Luís

  • Curtir 14
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes amigos Igor e Paulo!

Só temos a agradecer a vcs por ter nos amparado por todo esse tempo até que o mercado de torra doméstica e de oferta de cafés crus começassem a caminhar com as próprias pernas, ou seja, que o futuro inevitável de oferta e demanda por esse assunto acontecesse.

Sem sombra de dúvidas, necessitaremos muito dos cafés verdes garimpados pela Roast, o que nos possibilitará experiências incríveis no decorrer de cada ano.

Como eu e mais alguns não sabíamos como vcs conduziriam a desse ano, preferimos não colocar tópicos de outras CCs aqui no CDC para não conflitar com o projeto. 

Sem dúvidas, nas próximas, estarão pinadas aqui no Clube.

Gratidão eterna, gratidão imensa, gratidão honrosa!

Sem vcs, as experiências do clube ainda seriam muito aquem do que todos têm hoje.

Deus os abençoe grandemente!

Contem sempre comigo!!!

Como nos falamos no telefone: Sempre a disposição!

Beijos no coração de vcs!

 

Ricardo Gobbi da Silveira

Embaixador e Moderador do CDC

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, Igor. Obrigado por tudo! A colaboração de vocês é algo inexorável com certeza. Inspirado em vocês, neste espírito de muitas vezes colocando do bolso em troca do bem comum, em troca da formação de um mercado que ainda hoje é mínimo mas certamente maior do que 100% comparado a quando começou.

Vocês são inspiração para eu começar fazer coisas parecidas e tentar contribuir de alguma forma também.

Por fim ficarão as lembranças incríveis. Quem aqui esquecerá o Ouro verde? O Moscardini? Forquilha entre outros incríveis que vocês nos proporcionaram.

Obrigado por tudo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo tempo, trampo e dedicação, Igor e Luís! Muito feliz de ter participado de três CCs organizadas por vocês!

Parabéns, e Vida longa a Roast!

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu pessoalmente não tenho como agradecer mais a dedicação de vocês a essa compra coletiva, ano após ano, com dificuldades crescentes pelo tamanho. Não consigo imaginar o que deve ser lidar com a gestão dos pedidos e fracionamento, isso só na ponta de entregar.

Sinto que as CCs foram extremamente importantes para desenvolver o gosto pela torra doméstica em muita gente que aqui esteve. Uma bela contribuição!

Obrigado pelos esforços e dedicação gigantes!

A Roast é uma contribuição importantíssima em vários aspectos para a cultura do café especial e o jeito de fazer as coisas de vocês vem abrindo novos horizontes para muitas outras torrefações.

Só posso repetir o Heitor aqui em cima: parabéns e vida longa à Roast!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

super obrigado por tudo e parabéns por tocarem com tanto profissionalismo até mesmo a despedida!

vocês são um exemplo a ser seguido!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Paulo e @Igor, parabéns pelo pioneirismo, começar sempre é difícil, desbravar um campo ainda desconhecido gera trabalho e exige dedicação, foi o que fizeram com a CC! Abriram um caminho enorme, demonstraram que há demanda, ao produtor ficou a mensagem de que é possível vender seu café cru diretamente ao consumidor final, ou mesmo torrado. Para nós torrefadores domesticos foi acesa a esperança e a certeza de que a torra doméstica é um caminho possível e prazeroso.

Sigam em frente com a ROAST, estarei ligado aqui nas novas opções e compras de crus e torrados por lá, abraços e sucesso!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luís e Igor,
Vocês fizeram um trabalho extraordinário, ajudando tantos Homeroasters que não teriam acesso aos cafés que vocês caçaram por Minas, Sampa, Bahia, Espírito Santo e tantos outros terroirs que tem pelo Brasil afora. Foi um período muito bom, com cafés memoráveis.
Valeu demais!
Todo sucesso nas novas empreitadas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixo aqui também os meus sinceros agradecimentos a essa dupla incrível, abriram muitas portas pra muita gente. Foi graças às compras coletivas que aderi às torras caseiras. Ao mesmo tempo que fica um certo "pesar" nesse anúncio, há também todas essas novas possibilidades e, de fato, acredito que todos ganharam muito nessa fantástica história.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Paulo e @Igor  Participei de todas as coletivas feitas por vocês e só posso agradecer também, então faço coro com os demais amigos e que venham outros ótimos cafés na Roast!!!

O bom é que todos sabemos que não é fácil fazer essa garimpar e fazer essa seleção e são gratos pois trabalharam para nosso proveito.

Registro meu muito obrigado!!!

Abração e até qualquer hora!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando p agradecer vcs Luis e Igor!! Graças a esse trabalho fantástico que fizeram, eu entrei p o mundo das torras e e tenho certeza que muitos outros tbm! Graças a vcs pude ter acesso a cafés q com certeza não conseguiria sozinho! Só gratidão!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor e @Luis Paulo

Vocês mudaram os rumos do cenário de torra doméstica do Brasil!

Todo sucesso à ROAST e aos novos passos.

Também aproveito a brecha para agradecer ao @Allexlimaa2, um dos incentivadores e motivos de eu estar torrando hoje!

Vida longa ao CdC!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...