Ir para conteúdo

Troca de tomada do padrão UK pro padrão BR, dúvidas


mericlis

Postagens recomendadas

Pessoal, tenho uma ECM mechanika e um moedor vario importados da Inglaterra que usam tomada padrão UK (tomada redonda com 2 pinos grossos) porém tenho q ficar usando adaptadores pra conectar na tomada da parede padrão BR,

 

 

estava aqui pensando, alguem já passou por isso e teve q trocar esse plug? Tenho medo de cortar a ponta pra instalar um plug BR e queimar a máquina. :(


 

 


alguem me ajuda?

F7E34DDA-C9C3-456D-8C61-26977DF79A53.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc cortar o plugue, terá 3 cabos dentro, azul, marrom ou preto e um verde com uma tira amarela.
Verde com tira amarela é o terra, vc conecta no pino central do plugue nacional, os outros dois, um em cada ponta, não tem ordem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, cabeca disse:

Quando vc cortar o plugue, terá 3 cabos dentro, azul, marrom ou preto e um verde com uma tira amarela.
Verde com tira amarela é o terra, vc conecta no pino central do plugue nacional, os outros dois, um em cada ponta, não tem ordem.

Nossa, vou tentar fazer. Ta muito complicado usar ela assim, outro dia um dos benjamins aqueceu (tava torto) e derreteu. Que medo de estragar a máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adaptador é muito perigoso, resolve com plugue correto o mais breve possível.
confere a potencia da máquina para optar por 10 ou 20A no plugue, tomada, cabeamento e disjuntores.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, cabeca disse:

Quando vc cortar o plugue, terá 3 cabos dentro, azul, marrom ou preto e um verde com uma tira amarela.
Verde com tira amarela é o terra, vc conecta no pino central do plugue nacional, os outros dois, um em cada ponta, não tem ordem.

Acho que vale a pena pesquisar se esse plugue tem lado correto para fase e neutro. A norma brasileira específica isso, e já vi identificação do neutro (letra "N") na parte interna de tomada, perto do parafuso de fixação do fio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, mericlis disse:

Nossa, vou tentar fazer. Ta muito complicado usar ela assim, outro dia um dos benjamins aqueceu (tava torto) e derreteu. Que medo de estragar a máquina!

Pode trocar, troquei o da minha máquina e tá sussa, é só fazer como o @cabeca disse, é a melhor coisa. A minha passou a garantia foi faca no fio! 

Abraços e bem vindo ao padrão Brazuca!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale a pena pesquisar se esse plugue tem lado correto para fase e neutro. A norma brasileira específica isso, e já vi identificação do neutro (letra "N") na parte interna de tomada, perto do parafuso de fixação do fio.

Se a máquina for 220v, que provavelmente é pelo país de origem, nossa alimentação dale rede é composta por fase/fase, não tem neutro.
Se for 127v, nossa alimentação se dá de forma diferente, nosso neutro é na verdade um terra (retorno), tb não há posição, funciona do mesmo modo, apesar de SIM existir terminal neutro e fase, ao ligar no plugue, use o cabo azul no neutro para deixar conectado corretamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cabeca com três pinos o plugue só encaixa na tomada de uma maneira, assim faz diferença obedecer a norma e ligar neutro e fase nos pinos corretos.

Antigamente, com as tomadas de dois pinos, era 50% de chance de algo ficar inseguro.

Sempre gostei de saber qual é o fio "vivo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=2195]cabeca[/mention] com três pinos o plugue só encaixa na tomada de uma maneira, assim faz diferença obedecer a norma e ligar neutro e fase nos pinos corretos.
Antigamente, com as tomadas de dois pinos, era 50% de chance de algo ficar inseguro.
Sempre gostei de saber qual é o fio "vivo".

Você tem toda razão, o ideal é sempre seguir o padrão de ligação, e agora que percebi que o forista é de sta Catarina, lá o 220v é obtivo na fase/neutro.
Meu post anterior foi equivocado, pensando no modelo paulista de fase-fase onde não faris diferenca para a norma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2020 at 11:09, cabeca disse:


Se a máquina for 220v, que provavelmente é pelo país de origem, nossa alimentação dale rede é composta por fase/fase, não tem neutro.
Se for 127v, nossa alimentação se dá de forma diferente, nosso neutro é na verdade um terra (retorno), tb não há posição, funciona do mesmo modo, apesar de SIM existir terminal neutro e fase, ao ligar no plugue, use o cabo azul no neutro para deixar conectado corretamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não dá pra ter certeza disso.

Alguns lugares de SC utilizam Fase 220v +neutro e não fase + fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cris, cita depois as cidades ou regiões com exceção, bom saber, tenho uma tabela que deve estar defasada, SC fase neutro para mim consta 220v, e fornecimento fase fase sempre 380v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei te dizer especificamente as regiões, mas aqui onde moro no PR pra fazer 220v utilizamos duas fases 127v. Algum tempo atrás fui visitar minha tia que mora em Blumenau e lá é uma fase 220v e um neutro, muito diferente. Acho que só em SC é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma ECM mechanika e um moedor vario importados da Inglaterra que usam tomada padrão UK (tomada redonda com 2 pinos grossos) porém tenho q ficar usando adaptadores pra conectar na tomada da parede padrão BR,

estava aqui pensando, alguem já passou por isso e teve q trocar esse plug? Tenho medo de cortar a ponta pra instalar um plug BR e queimar a máquina. [emoji20]

alguem me ajuda?

F7E34DDA-C9C3-456D-8C61-26977DF79A53.jpeg.3ca1759d129a1c7b93fc8cb5f83015c6.jpeg

Jovens, para tentar amainar o assunto e resolver, esse plugue não é padrão UK é outro, pinos chatos são usados lá.

Lá o pino neutro é o da esquerda e a fase direita. Vejam o diagrama ... Mas se foi feita para funcionar lá, siga essa orientação para instalar seu plugue brazuca, vendo na tomada onde vai ligar qual é o lado vivo e qual o neutro, tem uma chave teste?

Fonte: https://www.leadsdirect.co.uk/technical-library/mains-wiring/wiring-a-uk-plug/  

Abraços!

 

cbc7ef9ccc1658eff265f4a46ee7c0e3.jpg557155369506730d5a1ad7c498fc213d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 02/12/2020 at 23:09, Mesquita disse:

Jovens, para tentar amainar o assunto e resolver, esse plugue não é padrão UK é outro, pinos chatos são usados lá.

Lá o pino neutro é o da esquerda e a fase direita. Vejam o diagrama ... Mas se foi feita para funcionar lá, siga essa orientação para instalar seu plugue brazuca, vendo na tomada onde vai ligar qual é o lado vivo e qual o neutro, tem uma chave teste?

Fonte: https://www.leadsdirect.co.uk/technical-library/mains-wiring/wiring-a-uk-plug/  

Abraços!

 

cbc7ef9ccc1658eff265f4a46ee7c0e3.jpg557155369506730d5a1ad7c498fc213d.jpg


espetacular mesquita, muito obrigado. O plug seguia esse padrão descrito pelo site verde+amarelo , marrom, azul. Comprei uma chave teste, descobri qual o lado da fase e fiz a instalação. Muito simples. 
 

e pre complementar pluguei numa tomada wifi agora consigo programar pela internet pra máquina ligar 30 min antes de eu chegar pra já estar pronta pro uso 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...