Ir para conteúdo

Compra coletiva de café cru - Chapadão de Ferro 911


Carneiro

Postagens recomendadas

Salve!

 

A primeira saca está aqui! É o seguinte café:

 

Fazenda Chapadão de Ferro

Produtor Ruvaldo Delarisse

Mundo Novo - Natural - Lote 911

Safra 2012/2013 - Altitude 1250 m

 

Segundo o Ruvaldo: "A fazenda está situada na região do Cerrado no município de Patrocinio - MG uma área de características vulcânicas com solo e climas particulares.A altitude nos favorece para um fruto de bebida diferenciada com sabores achocolatados,cítricos,florais e frutados."

 

Essa saca foi "retirada" desse lote 911 e será distribuída entre os entusiastas numa venda direta. Só estou repassando todo o custo: valor da saca, frete e embalagem. Informações da compra abaixo. Fotos da fazenda:

 

ChapadaoFerro_Ruvaldo_CEREJAS.jpg

 

ChapadaoFerro_Ruvaldo_LAVOURA%2520.jpg

 

ChapadaoFerro_Ruvaldo_RASTREABILIDADE.jpg

 

ChapadaoFerro_Ruvaldo_TERREIRO_CDs.jpg

 

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz 3 torras, provei e gostei mais de uma torra que demorou mais para chegar ao 1º estalo (10:45) e finalizou em 2:40, lá pelos 207°C, aos 13:23. Uma torra que avançou para 212°C não ficou muito amarga, mas não achei que ficou melhor. Encontrei mais notas florais, acidez delicada e agradável, corpo amanteigado e notas de amêndoas. Fotos:

 

SAM_1398.JPG

 

SAM_1399.JPG

 

Parece ser um café complexo que merece mais análise e outras torras.

 

O valor final é R$ 15,00 por kg. Como temos muitos interessados talvez seja prudente inicialmente limitar a 2 kg por pessoa.

 

Sei que falaram de aceitar Paypal, mas isso só vai complicar e muito. Eu tenho conta no Banco do Brasil que tem muita agência por aí. Para quem for muito difícil de repente aceito o Paypal, mas teremos que acrescentar 6,4% + 0,60 por compra.

 

Considerem PAC ou SEDEX a partir do CEP 05435-000. Considerem ainda que talvez precise de uma caixa de papelão, vi uma que cabe 2kg com folga por R$ 1,6, já pronta pra Correio.

 

Não escrevam sobre pedidos aqui. Vou apagar já que ainda sou administrador! ;) Só em mensagem privada. Eu vou organizar mais pedidos para enviar tudo de uma vez. Quem não tiver pressa, de repente espera outros cafés ou ver se sobra mais desse. Enviem mensagem com quantos kg pretendem comprar, para eu fazer uma tabela e definir um racha se necessário.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, podem pedir mais de 2kg, assim coordenamos a lista... Se tivermos que diminuir, daí vemos o que fazemos.

 

Quanto ao frete, cada pacote pesa uns 1010 g (embalagem) e ainda teria o peso da caixa que não sei quanto deve ser... Portanto é provável que 2 kg passe 2020g fácil, não sei como é calculado nos Correios, se fracionam ou não.

 

Vou atualizar aqui a lista de compradores:

  1. Gilberto: 2 kg
  2. Guilherme Torres: 3 kg
  3. Bernardo: 3 kg
  4. Victor: 5 kg
  5. Rodrigoks: 3 kg
  6. Fogo: 2 kg
  7. Rogério: 3 kg
  8. Alex: 5 kg 4 kg
  9. Bruno: 5 kg 4 kg
  10. Ruston: 2 kg
  11. jo_zeh: 8 kg 5 kg
  12. Dobelin: 2 kg
  13. Lucas: 1 kg
  14. Rafa + Ítalo: 5 kg
  15. Fábio: 2 kg
  16. Klause: 2 kg
  17. Luiz Amorim: 1 kg
  18. Ana: 2 kg
  19. Pedro Ivo: 1 kg
  20. Carneiro: 4 kg
  21. Leonardo: 2 kg
  22. Silvelandio: 2 kg

Estão sobrando 5 kg 3 kg, Matei o restante, só limitei o máximo a 5 kg, belezura? Esse 1 kg meu é porque já usei 600g para testar o café, mas só usarei mais se sobrar. Se algum atrasado aparecer, os de 5 kg se importam de abrir mão de 1 kg? Só o Rafa + Ítalo que não pois são 2 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que é variante floral... :)

 

Kkkkkk! :lol:

 

É que a Nuance vende duas variantes do Chapadão, acho que do Delarisse também, comercializando um deles como Chapadão de Ferro Chocolate, e o outro como Chapadão de Ferro Floral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Peneira e tipo (COB)?

Estou na fila para 2 a 5 kg. O que for mais conveniente para você.

Vou te passar uma tabela das caixas do Correios com pesos e preços de aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrado, testado e aprovado. Aqui, os parâmetros da torra foram.

Behmor 250g P3

As temperaturas é que não bateram mas tb, usei um termômetro de IR que tem precisão de 2°C e tem o tambor na frente para atrapalhar a leitura.

1 estalo começando aos 12:50 @ 197°C

1 estalo terminando aos 15:22 @ 210°C

Finalizando aos 16:28 @ 215 °C

 

Acredito que deu de City+ para Full City.

 

Um café bem cítrico e mineral.

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, Gilberto

so olhar os topicos de torra em pipoqueira.

Eu ja perdi um pouco a mao, fui fazer uma torra neste fim de semana e ficou com pontos de oleosidade. fazia muito tempo que nao mexia com a pipoqueira. tenho tanto cafe aqui pra torrar, mas confesso que a pipoqueira ja chegou no que tinha q evoluir pra mim. Agora so com verba pra um Gene. hehe

mas acho que vou partir pra um torrador de prova a gas.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já torrei um grão de variedade parecida, o Chapadão da Nuance. É um grão chatinho de torrar na pipoqueira. Torrando do jeito convencional obtive nenhum resultado aceitável, pois é um grão bem denso e precisa de um pouco mais de tempo antes do primeiro estalo, como o Márcio falou.

 

Assim, o que eu fiz e que deu certo na pipoqueira foi prolongar a torra um pouco antes do primeiro estalo, entre 160 e 180C. Quando a temperatura chegava nessa faixa, desligava a pipoqueira por uns 30s e tornava a ligar, mantendo a temperatura nessa faixa por uns 3 a 4 minutos. E daí finalizava a torra. Quando fiz assim ficou bem melhor, no finalizar a torra já cheirava melhor que das outras vezes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também torrei ele. Fiz a torra no philco rotisserie. Café bem floral. Repito aqui o que disse sobre ele no tópico cafés que estou experimentando:

 

Hoje, provei o chapado do ferro - lote 911 - que o Marcio disponibilizou para a compra coletiva de café verde. Um café frutado, com excelente retrogosto de caju. Fiz uma torra mais clara - de city a city+ - que permitiu sentir bem a origem do café. Nada de amargor, suave na xícara. Recomendo a quem gosta de café frutado. Me lembrou um pouco o café da Etiópia que o Klause trouxe para eu provar, mas de uma boa maneira, uma vez que o retrogosto de caju, embora exista, não predomina sobre o sabor de café. Minha sogra adorou o sabor e o cheiro que ele possui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei a tarde embalando e espirrando. Acreditem ou não, tenho alergia brava a poeira do café verde. Se conseguirmos mais uma saca alguém vai ter que ser voluntário para embalar e despachar... :lol:

Eu posso ajudar a embalar (à vácuo, minha embaladora não faz apenas a solda), mas com uma filha de 28 dias não sei em quanto tempo conseguiria fazer tudo, então, me comprometeria a embalar mas não tenho como enviar, deixaria na casa do Márcio.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...