Ir para conteúdo

Compra coletiva de café cru - Chapadão de Ferro 911


Carneiro

Postagens recomendadas

E isso, a Kola não fica longe do caju ... uma leve adstringência, só que o sabor e mais difuso, mais leve e o verniz característico ...

Mas este é um processo de associação de sabores com lembranças e muito subjetivo.

Experimentei agora na AP e ficou bom, mais corpo e bem agradável.

Com certeza que é um cafe muito correto e confortável, e que dá para tomar direto sem risco de cansar, mas não chega ao Sidamo Yirigacheffe que bebi ontem, que é mais complexo e interessante.

A próxima torra vou fazer como você e aumentar ainda mais a fase de desidratação e dando mais calor até o primeiro crack.

Com o novo resfriador (que piadas aparte me pareceu bem eficiente), acho que posso dar uns 16 minutos sem perigo de ficar muito escuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de experimentar 17gr em 50ml na Strega.

Foi o melhor dos três cuppings.

A Strega de fato brilha com as torras claras, deixou o café bem mais doce, aumentou a claridade e a complexidade, acentuou os sabores, diferenciou os cítricos, aumentou o chocolatado tanto em aroma quanto em sabor.

Acho que este foi o melhor shot com o Chapadão.

De todas formas vou experimentar um pouquinho com a torra para ver se acho alguma diferença varietal a mais no sabor, porém acho que estou bem perto do limite do que o grão pode dar ...

Realmente não posso reclamar do resultado desta torra, que alias foi a primeira torra clara com o Gene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Hoje fiz duas torras do chapadão na pipoqueira. Uma mais clara, finalizando com alguns grãos ainda no primeiro estalo, próximo a 220C, pouco depois de 5min, visando ao coado; outra mais escura, mas antes ainda do segundo estalo, passando de 230C, ao redor de 6min, visando ao espresso.

 

A grande novidade é que como eu estava com saco cheio de torras homeopáticas, resolvi explorar os limites quantitativos da pipoqueira. A segunda torra fiz com 120g de café, e a primeira com 140g. Foi necessário chacoalhar a pipoqueira nos minutos iniciais, mas isso é algo que sempre faço. Ambas ficaram surpreendentemente uniformes. Pena não estar com a câmera agora para mostrar.

 

Vou ver se faço o mod do potenciômetro na pipoqueira. Seria legal conseguir estender a torra para uns 9 minutos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fiz 120g na pipoqueira tive o mesmo resultado, mais uniformidade. Imagino que os grãos mais próximos uns dos outros mudem a torra com a condução entre eles e diminuindo o volume de ar que passa. Ao mesmo tempo durante o primeiro estalo pro final houve mais inércia - é um jeito de alongar a torra, mas se conseguir diminuir a potência e ainda puder diminuir o fluxo de ar sem deixar de agitar os grãos terá algo próximo dos torradores de leito fluido (8-9 minutos como sugere).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra Full City (um ponto de óleo aqui e acolá em alguns grãos) que fiz do chapadão 911 funcionou muito bem no espresso. Fazia um tempo que não tomava um shot com uma torra um pouco mais avançada, e gostei. Balanceou bem a acidez e ganhou um pouco de amargor, mas um amargor gostoso, que não se sobressai, equilibrado pela doçura do café. Gostei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra Full City (um ponto de óleo aqui e acolá em alguns grãos) que fiz do chapadão 911 funcionou muito bem no espresso. Fazia um tempo que não tomava um shot com uma torra um pouco mais avançada, e gostei. Balanceou bem a acidez e ganhou um pouco de amargor, mas um amargor gostoso, que não se sobressai, equilibrado pela doçura do café. Gostei!

 

Ultimamente tenho notado que as torras Full City dão espressos mais equilibrados. Às vezes a acidez se perde, mas pode-se sempre usar um café de elevada acidez ou mesmo combiná-lo com outro.

 

Algo legal que tenho feito é ter sempre um blend com torra mais clara e outro mais escura. Daí vou misturando diferentes proporções até chegar em algo que agrade. Geralmente peso e misturo na hora mesmo, quando estou pesando a dose. A vantagem é aproveitar um café que tenha uma boa acidez (mas com torra muito clara para espresso) e conseguir extraí-lo bem nesse método através da combinação com outro café de torra mais escura, que equilibra o corpo e a extração.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, conseguir um espresso equilibrado só com torra clara é difícil mesmo. Eu estava insistindo nisso e ficando um pouco decepcionado com o método, mas agora acho que reencontrei o rumo. Penso que em um blend assim se usaria o café ácido em uma proporção menor, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha teoria atual - e que vai mudando com a experiência :-) - é que com grãos de sabor diferenciado vale a pena torrar mais claro, para permitir melhor expressão, mas quando não aparece a característica varietal, daí é preferível uma torra mais escura, que aportará mais chocolate, corpo e mouthfeel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha teoria atual - e que vai mudando com a experiência :-) - é que com grãos de sabor diferenciado vale a pena torrar mais claro, para permitir melhor expressão, mas quando não aparece a característica varietal, daí é preferível uma torra mais escura, que aportará mais chocolate, corpo e mouthfeel.

 

O Bernardo é chique demais, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, conseguir um espresso equilibrado só com torra clara é difícil mesmo. Eu estava insistindo nisso e ficando um pouco decepcionado com o método, mas agora acho que reencontrei o rumo.

A torra Full City (um ponto de óleo aqui e acolá em alguns grãos) que fiz do chapadão 911 funcionou muito bem no espresso. Fazia um tempo que não tomava um shot com uma torra um pouco mais avançada, e gostei.

 

Rodrigo,

 

esse é o meu problema. Gosto das torras claras e médias. Cada dia que passo me decepciono mais com o método do espresso. As torras Full city, antes dessa etapa do óleo são minhas preferidas pra espresso.Não faço duas torras, uma pra espresso e outra pra coado, talvez se eu fizesse seria uma pessoa mais feliz com o método do espresso.Agora que estou com 5 kilos do Chapadão irei testar fazer duas torras...

 

Esses dias fui no ateliedograo aqui de Goiania. Pedi um Seattle, que é um duplo que eles vendem lá tirado no portafiltro naked. Paguei aproximadamente R$7,00 por um duplo. :o Pedi o "grand cru" da casa. No momento é um café que eles chamam de Cora Coralina. Vi a descrição do café, acidez cítrica, finalização sedoza, e um monte de características...

 

Na hora de tomar o espresso, quase queimei a língua, o café foi tirado muito quente. Esperei esfriar um pouco pra não me machucar. Depois dei o primeiro gole e ela estava lá, o "gosto de torra"... O café durante a torra começou a queimar...Esperei o retrogosto e o mouthfell e não vinha nada...Acidez "zero".

O café caríssimo poderia até ter todas as característica mencionadas, mas a torra matou o café...

 

Por isso que só tenho bebido café em casa...a maioria das cafeterias queima o café. "É o que fica melhor no espresso."

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, conseguir um espresso equilibrado só com torra clara é difícil mesmo. Eu estava insistindo nisso e ficando um pouco decepcionado com o método, mas agora acho que reencontrei o rumo. Penso que em um blend assim se usaria o café ácido em uma proporção menor, correto?

 

Certamente, Rodrigo.

 

Costumo usar entre 30% e 40% do café mais acido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma torra clara com o 911, deu City.

Somente 7 horas de descanso: frutado, ficou bom para beber puro, muito diferente do sabor das torras mais escuras. Promete bem.

A City+ também e bem boa, mas diferente, mais corpo e mais chocolate, mais típica para Espresso.

Da que menos gostei foi da FC, mas que funciona bem com leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acertei ontem uma torra clara muito boa no chapadão. Fiz o primeiro estalo interrompendo o funcionamento da pipoqueira, reacionando segundos após e desligando de novo. Aproveitei a inércia da torra, e com um ou outro grão ainda estalando, coloquei no resfriador.

 

Ficou uma torra muito aromática e frutada, mas também com alguma nota de chocolate. Como agora há pouco chegaram meus filtros Hario V60, decidi experimentá-la. 14g de café, 200ml de água a 93C, 2min55s de extração. Resultou em uma bebida muito agradável, nenhum amargor e bastante fruta, com uma acidez que chama pelo próximo gole.

 

O único porém é que está abafado demais em POA hoje...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Nada melhor que testar coisas novas e quebrar paradogmas (o O foi de proposito).

 

Meu Chapadão acabou um pouco antes do fim do ano. Se soubesse tinha pedido 2kg ao invés de apenas 1. Agora só tenho o Condado, então tenho que concentrar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoa, a torra que fiz na pipoqueira (9:30min) do chapadão faz 4 dias, acabei de testar no Aeropress e ficou muito boa para o meu gosto. O café ficou bastante cítrico e aroma bastante agradável. Testei no Aeropress porque como é um método que combina com quase todo bom café e moagem, não arrisquei no espresso. Próximo teste será um coado no V60, para só depois testar no espresso.

 

Alguém fez um café (chapadão) no aeropress para dizer o que achou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bueno, estou com uma torra de um dia do Chapadão da Nuance, safra 2011/2012, que acabo de experimentar no V60, e fiquei com a mesma impressão que tive no espresso conforme a xícara foi esfriando. Ou a torra precisa maturar mais, ou o café já está ficando um pouco velho.

 

A característica varietal do Chapadão está presente, dá bem pra identificar, mas tem um sabor junto que não é tão agradável, algo como amadeirado, difícil definir. Vou esperar mais uns dias pra tirar conclusões mais definitivas, mas o fato é que por enquanto estou com a impressão que o Lote 911 está dando um banho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, estou com uma torra de um dia do Chapadão da Nuance, safra 2011/2012, que acabo de experimentar no V60, e fiquei com a mesma impressão que tive no espresso conforme a xícara foi esfriando. Ou a torra precisa maturar mais, ou o café já está ficando um pouco velho.

 

A característica varietal do Chapadão está presente, dá bem pra identificar, mas tem um sabor junto que não é tão agradável, algo como amadeirado, difícil definir. Vou esperar mais uns dias pra tirar conclusões mais definitivas, mas o fato é que por enquanto estou com a impressão que o Lote 911 está dando um banho.

Sei como é, com gosto de palha, geralmente é café mais velho mesmo. Com o tempo diminui um pouquinho mas para reduzir drasticamente só torrando até a morte...ou pelo menos uns 10/20s no 2º crack.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

O legal do café é que sempre, sempre, todo dia se aprende algo novo. O Chapadão mesmo, pelo menos nas minhas torras, é um café que demora a "amadurecer". Tomando torra muito fresca, por várias vezes já imaginei ter errado no processo. Entretanto, passados ao redor de 10 dias, parece que o café arredonda e atinge o seu ápice.

 

Hoje mesmo estava com um restinho de uma torra que nem tinha gostado tanto de chapadão, já com uns 9-10 dias. Daí resolvi fazer um ristretto no single LM, sobredosando pra 10g, almejando uns 15ml de bebida. Extraiu conforme eu queria, em 33s, e a bebida ficou simplesmente deliciosa dessa maneira, muito redonda. Um dos melhores shots que fiz nos últimos tempos. E era um torra que eu tinha como perdida, mas perdido estava eu que não soube melhor aproveitá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal do café é que sempre, sempre, todo dia se aprende algo novo. O Chapadão mesmo, pelo menos nas minhas torras, é um café que demora a "amadurecer". Tomando torra muito fresca, por várias vezes já imaginei ter errado no processo. Entretanto, passados ao redor de 10 dias, parece que o café arredonda e atinge o seu ápice.

 

Hoje mesmo estava com um restinho de uma torra que nem tinha gostado tanto de chapadão, já com uns 9-10 dias. Daí resolvi fazer um ristretto no single LM, sobredosando pra 10g, almejando uns 15ml de bebida. Extraiu conforme eu queria, em 33s, e a bebida ficou simplesmente deliciosa dessa maneira, muito redonda. Um dos melhores shots que fiz nos últimos tempos. E era um torra que eu tinha como perdida, mas perdido estava eu que não soube melhor aproveitá-la.

 

Sem dúvida, testado e confirmado várias vezes. O Chapadão se comporta bem diferente após a primeira semana após a torra. Hoje provei um que havia torrado há uns dez dias e estava muito melhor que na semana passada, sem o excesso de acidez que lhe é típico e mais equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém já conseguiu uma torra do Chapadão com perfil frutado? Sábado decidi prolongar um pouco mais a torra na pipoqueira e acabou saindo um perfil frutado, bem diferente do resultado que costumo obter com esse café, que é algo mais amendoado. Continua, claro, tendo o sabor característico de Chapadão, facilmente identificável pra quem está acostumado, porém mudou a ênfase na paleta de sabores/aromas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

A torra que fiz do Chapadão (será que era) com 14,5% de perda e que citei no tópico do Caconde ficou bem interessante. Diferentemente da do Caconde, deu um cappo bem gostoso, com notas achocolatadas de torra, mas sem gosto de cinza. Interessante como a aplicação de um perfil próximo em dois cafés distintos dá também resultados totalmente distintos.

 

Para os mais observadores, é possível saber o ponto da torra também pelo ruído do moedor, que se modifica bastante para uma dada regulagem dependendo do grau atingido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...