Ir para conteúdo

Compra coletiva de café cru - Chapadão de Ferro 911


Carneiro

Postagens recomendadas

Sabor de suor? :lol:

 

Mas, de verdade, acho muito legal as pessoas se juntarem para realizar algo. Mesmo sendo de interesse pessoal o uso do café, a gente compartilhar a experiência de torrar, provar e de espalhar essa experiência entre os parentes e amigos é excepcional. Parabéns a todos por participar e pelo o esforço de torrar em casa, mesmo que seja apenas para aprender ou se divertir (e tem objetivo melhor que esse?).

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabor de suor? :lol:

 

 

Kkkkkkkkk, Fogo Ruivo fazendo escola...

 

PS: Considerando a alergia que o Márcio tem a café verde e os espirros que ele deu enquanto embalava o café o mais provável é que identifiquemos sabores de perdigotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É nIsso que resulta escrever uma coisa bonita e edificante aqui: suor e perdigotos! :lol:

 

Mas não retiro uma letra do que disse. Acho essa experiência coletiva excepcional, tem um valor que não é medido em moeda. Dá um trabalhão para os envolvidos fazerem, e mesmo que tenham interesse pessoal, este não justifica todo o envolvimento.

 

Além disso, creio que os mais de 200C da pipoqueira funcionem como uma autoclave, esterilizando eventuais fluidos corporais absorvidos pelos grãos verdes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei uma pipoqueira, que já está a caminho.

Peço que se alguém tiver informações específicas sobre torra deste café, por favor, nos ajude.

Também será minha primeira torra. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto não resolvo o que comprar, torrei mais uma vez na minha pipoqueira black decker, agora coloquei só 45 grs, mas os grãos não se agitam mesmo, tem que ficar chacoalhando a pipoqueira, pelo menos hoje ouvi bastante estalos, a torra durou 6:10. Min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto não resolvo o que comprar, torrei mais uma vez na minha pipoqueira black decker, agora coloquei só 45 grs, mas os grãos não se agitam mesmo, tem que ficar chacoalhando a pipoqueira, pelo menos hoje ouvi bastante estalos, a torra durou 6:10. Min.

 

E aí Gilberto, já testou como o café ficou? A torra ficou homogênea?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ficou, como minha pipoqueira não é apropriada, ela não tem força para agitar os grãos e eu tenho que ficar chacoalhando ela, então o resultado não é 100% , vou deixar descançando 5 dias para tirar um expresso e poder avaliar melhor. Os da torra anterior eu fiz um coado no Melitta e gostei, mas como não tinha referência nenhuma pois nunca tinha feito um coado não posso comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou meio em dúvida - pipoqueira ou forno Philco Rotisserie.

 

Capaz de pegar a pipoqueira mesmo, pois (quase) não precisa de modificações, e o método já está mais bem estabelecido. Apesar de ter um feeling que o Rotisserie tem potencial p/ melhores resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou meio em dúvida - pipoqueira ou forno Philco Rotisserie.

 

Capaz de pegar a pipoqueira mesmo, pois (quase) não precisa de modificações, e o método já está mais bem estabelecido. Apesar de ter um feeling que o Rotisserie tem potencial p/ melhores resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lí o tópico do forno rotisserie inteiro hoje. Estou para te dizer que estou quase partindo para ele de uma vez. Embora na pipoqueira a quantidade seja pequena, fico em dúvida quanto ao resultado de 5 min da pipoqueira quanto aos 13 min do forno, deve ter diferença no produto final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer a primeira torra do Chapadão 911 com o Gene.

Optei por uma curva mais suave,

1. começando com o Gene a 150ºC

2. e dando uma rampa até os 220, que foran alcançados em 6 minutos,

3. dai aumentei para 240ºC chegando a 230ºç aos 7 minutos

4. e aos 240ºC em 11 minutos.

5. Com 11:30 -12:00 começou o 1º crack, segurei os 240 até os 14 minutos

6. e baixei para 230º.

7. Finalizei a torra aos 16:20 (pretendia aos 16 mas me embananei na hora)

 

A aparência é boa apesar de eu estar tentando uma torra um pouco mais clara. Ficou uma City + para Full City.

Desta vez deu para ouvir o 1º crack bem claro.

Achei que os grãos, além de relativamente pequenos e um tanto irregulares no tamanho, expandiram relativamente pouco e sem muita uniformidade.

Também achei muita a quantidade de chaf produzida.

 

Estes dois últimos pontos podem ser por minha culpa: O manual recomenda expresamente torrar menor quantidade para grãos processados a seco (seca natural), como é o caso.

Coloquei 233 gr, que rende aproximadamente umas 200 gr torradas (198gr desta vez) , e que é o sweet spot, segundo a maior parte dos usuários, e esqueci do detalhe ...

Acho que deveria ter começado com um pouco menos, por volta dos 200gr.

 

Bem, vamos dar um tempo para a torra descansar e ver como ficou. Se não tiver desenvolvido o suficiente posso começar a rampa mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa de mais calor chegando no primeiro estalo para ter a expansão desejada. Cuidado para não queimar o café.

 

Também acho que o café tem mais película, e como é natural, é de se esperar. Talvez possa tentar 180g que resulta em 150 e pouquinho.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, se vc possuir um forno em sua casa tente fazer a torra começando no forno e finalizando na pipoqueira é a assim que faço hoje. Além de conseguir prolongar o tempo da torra dá para fazer em quantidades maiores.

 

De uma busca no forum com a palavra airflyer. Esse equipamento é um tipo de forno, mas acho que o procedimento daria bem certo no forno a gás. Nos tópicos que postei sobre esta forma de torrar está explicando detalhadamente como faço, mas de qualquer forma se tentar esse método qualquer dúvida estamos aí.

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um mês vou torrar todo o café, enquanto isto não acontece devo guarda-lo aonde, geladeira, freezer, ou posso deixar a temperatura ambiente ?

Um pote com tampa de boa vedação serve, os produtores deixam nas sacas mesmo por até 1 ano.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem experimentei o Chapadão que torrei dia 23/11/2012

Conforme esperava não deu nada especial.

Boa acidez, claridade e corpo, um pouco de chocolate amargo, levemente doce, o aroma achocolatado vem melhorando.

Porém um pouco amargo demais (escuro), pouco sabor e complexidade.

Pode agradar aos que gostam de torras escuras, para mim nada de especial, o torrado por Marcio estava melhor.

Na próxima farei rampa mais rápida, começando mais quente porém com temperatura final mais baixa, acho que 235, que deveria resultar em uma finalização mais lenta e mais clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntas no tópico errado, né?

Perguntas no tópico errado, né?

Fiz estas perguntas aqui por se referirem especificamente ao Café do Chapadão de Ferro Lote 911!

Mas posso postar lá também! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

As dicas para se torrar na pipoqueira são válidas para qualquer grão. Também sugiro que concentremos o tema lá no tópico próprio. Coloca lá suas dúvidas e com certeza ajudaremos! Se preferir avise que movo os posts para o novo tópico.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa crie o tópico específico tipo: torrando o chapadão de ferro lote 911, ou torrando o chapadão de ferro lote 911 na pipoqueira elétrica, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Não sei se alguém não está acompanhando, mas criei um tópico com minhas tentativas de torra do chapadão em panela.

 

Link: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/787-torra-na-panela-frigideira/page__fromsearch__1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Bernardo,

 

Bom saber. Mesmo se não agradar, vou guardar minhas torras por mais uma semaninha, pra ver se evolui favoravelmente (tirando a segunda, que ficou com gosto de café cru, aí não tem jeito mesmo...)

 

Quando tive que levar o Vario p/ manutenção no Paul, eles estavam com um café que, segundo o Marcos, só foi se mostrar depois de um bom tempo de torrado, mais ou menos no mesmo tempo que a crema começou a diminuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Alexandre torrou o 911 e achou gosto de rapadura, muito forte para seu gosto mas que teria agradado a esposa dele ...

Nas minhas torras esse sabor não apareceu, que é muito pronunciado no café Rapadura, de Marcelo, o qual experimentei graças a amostra gentilmente cedida por Guilherme.

Tentei uma torra mais suave e mais curta, visando uma torra clara.

Hoje, 36 horas após a torra, experimentei e o resultado funcionou bastante bem.

Apesar da cor media (por volta dos 70 Ag) o sabor foi típico de torra clara, muito boa acidez, bebida bem clara, pouco corpo, bem suave, muito clara, aroma mais para floral mas bastante tênue.

De diferente: um sabor de noz de Kola, que só tinha experimentado no Kenia da Square Mile (será este o sabor que Alex identifica como Rapadura ?) deixando um resíduo translúcido no copo com textura de verniz, e que "cola" no vidro.

Acho que com a torra suave e clara consegui extrair bem a complexidade e as características varietais do grão, que são muito pouco pronunciadas (pouco sabor) e que sendo as mais voláteis dificilmente ficarão melhor com descanso.

Fiz o cupping na Graef, falta experimentar na Aeropress e na Strega, talvez consiga acentuar o sabor com extrações diferentes.

Não funcionou com leite, que dominou totalmente o sabor. Parecia que tivesse colocado pouco café (ou demasiado leite).

 

De todas formas, por enquanto estou preferindo o 911 na torras mais escuras, onde as características para espresso se intensificam muito, resultando em uma bebida encorpada, com bom mouthfeel, bastante doce e com aroma de chocolate amargo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o método de torra ou se decorre da subjetividade do paladar (no meu caso, talvez, a pouca experiência), mas sempre que tomo o 911, sinto leve gosto de suco de caju, que persiste por um bom tempo. Quanto torro ele, o faço com introdução de calor mais elevado em todas as fases da torra. Começo com uma temperatura externa de 240º (meu forno é grande, portanto, acho que dá uma boa diferença entre a temperatura que está no termômetro - mais próximo da parede, embora não colado - e aquela no tambor e nos grãos). Esse grão, que demora bastante para desidratar e começar a amarelar, deixo em torno de 8 a 9 minutos nessa temperatura. Depois, elevo rapidamente o calor para 270º, deixando nessa temperatura até o final da torra, que encerro logo após o aumento de tempo entre os estalos do primeiro crack. Isso demora entre 7 a 8 minutos, de forma que o total de tempo da torra, para esse café, é bem mais elevado do que outros, como o manhumirim, o rapadura e o serra negra, que demoram, no máximo, 13 minutos para alcançar o mesmo grau na escala Ag). Estou gostando muito desse café, sendo, atualmente, o meu preferido, não se comparando com o lote vendido pela Nuance, da mesma fazeda, que, por ser CD, é mais suave e não apresenta a complexidade e o corpo do 911. Meu método preferido para tomá-lo é no coador. O cheiro, após a extração, é delicioso, lembrando açúcar caramelado. O café é unanimidade na minha família. Todos que o tomaram elogiaram seu sabor. Dos 3 kg que fiquei, restam em torno de 1,4kg. Mas, não sinto gosto de rapadura (O rapadura do Marcelo, como o Bernardo salientou, apresenta bastante essa característica). Como não provei noz de kola, não posso avaliar a presença dessa nota de sabor. As vezes, o que eu estou sentindo como gosto de cajú, assemelha-se mais ao sabor da noz de kola, vai saber kkkk.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...