Ir para conteúdo

Experiências nas cafeterias - O que você busca nas cafeterias?


Bruno Leonardo

Postagens recomendadas

Bom dia galera!

Bom venho estudando bastante a oportunidade de abrir uma cafeteria com cafés especiais, que provavelmente será aberta esse ano na capital do Brasil. 

Sei que um dos pontos importantes é o cardápio, tanto de bebida quanto de alimento ( até o momento não penso em servir almoço ou janta ), mas pequenos lanches que combinam com o nosso foco que é o café.

Dessa forma queria ouvir de vocês como consumidor quando vão em uma cafeteria o que costumam pedir ou sentem falta nos cardápios.

Alimento:( Doces - salgados ) 

Bebidas: ( Gelado - quente )

Por último qual é o método que mais agrada seu paladar quando vai a uma cafeteria.

Meu maior objetivo é poder atender as expectativas do já consumidor de café especial, poder trazer a melhor  experiência e também conquistar o paladar daqueles que ainda não conhecem as qualidades dos cafés especiais.

Desde já agradeço pela ajuda e peço desculpa caso o tópico não esteja no local correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente, espresso, até para ter um referencial dos preparados em casa, recomendo fortemente ler o "What I know about running coffee shops" e livros de pessoas com muita experiência na indústria, como o Scott Rao.

Sent from my Redmi Note 6 Pro using Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela colaboração @Artur Neto e sobre alguma coisa pra comer acompanhando seu café?

Eu curto muito com um bolinho de chuva, pao de queijo, bolinho ou um mixto quente!

Também curto um espresso! tava fazendo um intercambio na Irlanda o livro que vc me indicou o autor é Irlandes valeu mesmo pela indicacao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente consumo espresso. Às vezes, dependendo de conversa com o barista e dos grãos disponíveis, experimento outro método.

Eu gostava muito da omelete de antepasto de berinjela do Café com Queijo em Balneário Camboriú há alguns anos. Depois eles se mudaram e pararam de oferecer esse prato.

Se entro para tomar café, quase nunca como alguma coisa.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa @ivoesazevedo você falou no omelete eu acabei de voltar de um intercambio na Irlanda e tinha um coffee shop la que servia um ovo mexido com bacon e um creme parecido com requeijao que era muito bom.

Aqui no Brasil não tinha o hábito de ir em cafeterias, mas lá é muuito comum em qlqr horário fica cheio, por isso perguntei aqui porque lá tinha uma base do que eles gostavam.

Muito obrigado pela colaboração, um grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Artur Neto disse:

ra ter um referencial dos preparados em casa, recomendo fortemente ler o "What I know about running coffee shops" e livros de pessoas com muita experiência na indústria, como o Scott Rao.

Sent from my Redmi Note 6 Pro using Tapatalk

 

Em 07/12/2020 at 11:55, Bruno Leonardo disse:

Bom dia galera!

Bom venho estudando bastante a oportunidade de abrir uma cafeteria com cafés especiais, que provavelmente será aberta esse ano na capital do Brasil. 

Sei que um dos pontos importantes é o cardápio, tanto de bebida quanto de alimento (até o momento não penso em servir almoço ou janta), mas pequenos lanches que combinam com o nosso foco que é o café.

Dessa forma queria ouvir de vocês como consumidor quando vão em uma cafeteria o que costumam pedir ou sentem falta nos cardápios.

Alimento:( Doces - salgados ) 

Bebidas: ( Gelado - quente )

Por último qual é o método que mais agrada seu paladar quando vai a uma cafeteria.

Meu maior objetivo é poder atender as expectativas do já consumidor de café especial, poder trazer a melhor  experiência e também conquistar o paladar daqueles que ainda não conhecem as qualidades dos cafés especiais.

Desde já agradeço pela ajuda e peço desculpa caso o tópico não esteja no local correto.

Bruno, bem vindo ao CDC! Espero ansiosamente pela sua cafeteria para poder provar!

Método: espresso, mas também tomo um v60, especialmente em volume para compartilhar.

Para comer um pão-de-queijo eu diria que é fundamental, e talvez um bolo que pode variar, tipo bolo do dia, fofinho com e sem cobertura (eu prefiro sem, muita gente prefere com). Penso também em algo como misto quente com o nome mais chique, tipo panini. Atento aos que não comem gluten e leite e derivados sugiro umas variações.

Para essas épocas de calorão sugiro ter um v60 coado sobre gelo, mas muita gente vai atrás de um cold brew, que é presente em poucas cafeterias aqui e uma boa.

Por favor, um ambiente neutro, sem bandeiras ou política tá cheio aqui e não vou mais por conta disso. Um local onde todos se sintam bem.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mesquita citou cold brew. Experimentei há algumas semanas na Origem no Iguatemi e gostei muito. Tanto o "normal" quanto o Nitro. Minha primeira tentativa de fazer em casa fracassou, mas por erro meu (não filtrei direito e ficou amargo), e já sei como corrigir. Pretendo fazer bastante no verão.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se me permitem, a partir das minhas experiências como cliente;

Sobre o café, Se vc pretende envolver o cliente, sempre vale escolher o café a dedo, se possível vc mesmo torrar (exclusividade), e poder apresentar a história do café 

Sobre os métodos:

1 - Acho que o expresso é inevitável para qualquer cafeteria.

2 - Oferecer V-60 vai te diferenciar dos outros 95%. Mas este método te um custo em termos de tempo de preparação. Nas cafeterias que mais me cativaram o barista aproveita este tempo para se aproximar do cliente. Se conseguir ajudar ao cliente a perceber o diferencial do seu café, é um passo para fidelização.

3 - Para Aeropress vale o mesmo que pro V-60. Acho curioso, e não sei exatamente por quê, mas poucas cafeterias fazem aeropress... talvez dê mais trabalho.

4 - Coldbrew, para mim, não serve fazer café em cima do gelo.... Eu só consegui gostar de coldbrew (e muito) quando vi uma cafeteria, na Espanha,  que fazia por gotejamento. Esse método faz toda a diferença. eles usavam maquinas como a da foto abaixo,  (que por sí só criam ambiente) e faziam alguns litros de café todo dia (durante o verão). Este café que eles usavam nas bebidas frias.

img_2466-e1554408923771.jpg?w=1000

fa3eef2a032b26b318bb32453f62b91e.jpg

 

 

 

5 - Globinho, ou sifão, é uma aposta arriscada, mas leva muito à diferenciação da loja. Até hoje só vi uma cafeteria fazendo isso, e vai dar muito mais trabalho. Eles cobravam bem mais caro, mas meio que fazer café nessa cafeteira da um show, e faz bom café. Para um grupo de 4 amigos confraternizando numa mesa, seria um fechamento fantástico.

 

Por fim, muito pessoalmente para mim, latte arte seria um acessório dispensável... mas uma vez cheguei com meu filho de 6 anos e ele ganhou uma xicara de leite achocolatado com uma cara de urso... ;-)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Paulo Gomes tudo na paz?
Obrigado por colaborar com suas experiências, eu aqui em Brasília não pude visitar as cafeterias pela pandemia que se encontra o pais, eu morei quase 3 anos na Irlanda voltei agora.

Eu tenho me inspirado em algumas cafeteria da Asia que fazem muitos cafés gelados se tiver curiosidade tem um canal no youtube chamado AYA COFFEE. Eles preparam cada café lindo que eu quero muito trabalhar com eles. 
Na parte da comida quero fazer tudo que combine com café que vai ser meu maior foco.  Na degustação sei que esse publico ainda é pequeno mas quero poder trazer essa experiencia sensorial e nos diferentes metodos que existe como todas essas que voce apresentou.

Venho fazendo cursos desde la pra trazer isso para os clientes sejam eles ja apreciadores ou nao. 

v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MesquitaObrigado aee pelas suas dicas!

Vejo que eu to indo pelo caminho certo com as experiencias de todos voces ate agora, sobre o espaço vai ser algo que apreciadores gostam que é hora de café é hora de apreciar o nosso queridinho com calma e tranquilidade, a pegada que penso é ter um espaço que de conforto ao cliente teve pretendo fazer duas coisas uma é ter algumas prateleiras com livros, vou disponibilizar tambem espaco para artistas ( pintores e de ceramicas ).

Agora só esperar essa loucura passar, ja troquei ideia alguns membros aqui pra tentar deixar alinhado  a minha cafeteria com voces!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Bruno Leonardo disse:

Na parte da comida quero fazer tudo que combine com café que vai ser meu maior foco.  Na degustação sei que esse publico ainda é pequeno mas quero poder trazer essa experiencia sensorial e nos diferentes metodos que existe como todas essas que voce apresentou.

 

Em casa gosto quando o café combina com meu sanduíche matinal e não abro mão também de um simples pão com manteiga. Com ou sem recheio, gosto de pão e manteiga junto com meus cafés. Já doces não me atraem nessa hora, pois na minha percepção deturpam mas não contribuem para a experiência.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um paozinho na chapa * frigideira* com manteiga é o simples que funciona com café perfeitamente @ivoesazevedo. O doce na minha opinião é só depois do café ter terminado junto acho que voce perde a qualidade do café, agora é bem pessoal minha namorada toma e gosta de comer chocolate enquanto aprecia o café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Leonardo, gosto de chocolate, mas acho que não melhora - até piora o café... Na minha experiência, sal e gordura realçam coias no café, são melhores para o paladar. Doce precisa ser bem fraquinho...

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Em casa gosto quando o café combina com meu sanduíche matinal e não abro mão também de um simples pão com manteiga. Com ou sem recheio, gosto de pão e manteiga junto com meus cafés. Já doces não me atraem nessa hora, pois na minha percepção deturpam mas não contribuem para a experiência.

Isso Ivo, perfeito!!! Muito bem lembrado, passado na chapa com manteiga, com ou sem complementos! Nada melhor, depois do pão-de-queijo, hehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

On 08/12/2020 at 9:34 PM, ivoesazevedo said:

Em casa gosto quando o café combina com meu sanduíche matinal e não abro mão também de um simples pão com manteiga. Com ou sem recheio, gosto de pão e manteiga junto com meus cafés. Já doces não me atraem nessa hora, pois na minha percepção deturpam mas não contribuem para a experiência.

@ivoesazevedo, sim, vc  está certo, mas  mesmo coffeLovers, muitas vezes irão acompanhados de amigos e parceiros que não apreciam o café como nós. 

Acho que o @Bruno Leonardo também acerta em ter alternativas mais adocicadas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...