Ir para conteúdo

Acidez elevada no final da xícara


TTBrunoTT

Postagens recomendadas

Olá colegas de fórum, estou com um café novo, do tipo novo mundo no qual gostei muito. Meu método de preparo é o espresso, porém nas minhas últimas extrações o café no final da xícara, nos últimos goles está muito ácido, impossível de tomar. A extração e feita em um PF despressurizado, em 35s com 60 ml, uso 19 gramas e com uma boa crema. No momento que ligo a bomba demora de 3 a 5 segundos para iniciar a extração.

 

Não sei como posso resolver esse problema, alguém tem algum dica ?

 

Obrigado desde já.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo das notas sensoriais do café, do nível de acidez, pode ser uma característica dele e não ser possível fugir desse azedo.

Você mistura o café na xícara com uma colher, mesmo sem por açúcar? Pois isso ajuda a homogeneizar o que foi extraído na xícara.

 

Acidez é sinal de subextração. Já está extraindo em 1:3 praticamente, em mais tempo, o que já era pra amenizar a acidez. Outras formas de extrair mais, sem mudar o tempo de extração e quantidade de líquido:

- Pré-aqueça mais o filtro.

- Aumente a temperatura da máquina se for possível.

- Moa um nível mais fino.

- Diminuir a dose no filtro pois na teoria se extrai com mais facilidade (mantendo as outras variáveis).

- Pode estar canalizando. Tente uma técnica pra distribuir melhor o café, como WDT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz conforme o Pedro Freire falou e deu uma amenizada. Eu particularmente gostava de café mais forte, mais para o amargo, porém esse conceito ultimamente tem mudado com esse grão.

Mas eu não misturo, pois a crema sai tão bonita que eu fico com dó kkkkk, mas vou adotar para fazer os resultado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia pode ser fazer um metodo coado para ver se a acidez se destaca mesmo. Em caso afirmativo, acho que não tem como fugir muito dessa característica do Grão. Caso contrário, pode ter algum ou alguns pontos a corrigir na extração como já sugeriram. Bons cafés!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de misturar (em movimento não circular) é importante porque a primeira parte extraída do café é mais ácida, é justamente a que fica em baixo na xícara.

Se a crema for uma preocupação ela se deve se manter, mas com coloração mais homogênea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando a razão 1:3 e misturando com uma colher pequena ficou delicioso, o gostou ficou uniforme e consegui tomar toda a xícara. Segue a foto do espresso. Sobre a crema, o que vocês me dizem ?6fda5bc359c4dc92a6c1c1ae0f36b40f.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2021 at 12:27, TTBrunoTT disse:

 

Olá colegas de fórum, estou com um café novo, do tipo novo mundo no qual gostei muito. Meu método de preparo é o espresso, porém nas minhas últimas extrações o café no final da xícara, nos últimos goles está muito ácido, impossível de tomar. A extração e feita em um PF despressurizado, em 35s com 60 ml, uso 19 gramas e com uma boa crema. No momento que ligo a bomba demora de 3 a 5 segundos para iniciar a extração.

 

Não sei como posso resolver esse problema, alguém tem algum dica ?

 

Obrigado desde já.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Qual café vc esta usando?

Tipo de Torra?

Arabico ou Conillon?

2 horas atrás, TTBrunoTT disse:

Usando a razão 1:3 e misturando com uma colher pequena ficou delicioso, o gostou ficou uniforme e consegui tomar toda a xícara. Segue a foto do espresso. Sobre a crema, o que vocês me dizem ?6fda5bc359c4dc92a6c1c1ae0f36b40f.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Seu café esta saindo "Queimado" por isso a acidez desagradavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...