Ir para conteúdo

Análise de extração de espresso

fcsouza

Postagens recomendadas

Gostaria muito de solicitar a quem se dispor, que analise e comente o vídeo abaixo:

Gostaria de ler vossos comentários e dicas sobre a técnica de extração do espresso utilizada (ignorem a parte do leite).
No meu parco conhecimento, vejo muita coisa não recomendada, gostaria de comparar as opiniões para efeito de estudo e aprimoramento.
Agradeço a quem contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 9 months later...

Vou ressuscitar esse tópico, pois queria discutir a análise do espresso sob alguns ângulos diferentes que andei vendo. Mas, antes disso, só respondendo ao @fcsouza já que ninguém o fez antes:

O que eu tenho visto é que nivelar o café com a mão não é o mais recomendado, nem o uso de distribuidor, mas sim um WDT com a técnica correta. Os melhores vídeos que vi a respeito foram no canal da Decent no YouTube.

Um segundo problema seria essa batida lateral com o tamper, que acaba fraturando o bolo e facilitando a canalização. Pressão é difícil de avaliar, assim como o ângulo….

Ele também não surfou a máquina e não tem PID. Difícil saber se tirou numa boa temperatura.

A extração me pareceu um pouco longa, demorou para gotejar, me pareceu superextraido. Também não vimos a quantidade de café extraído nem de grãos que ele colocou no moedor, fica difícil saber o ratio. 

Mas voltando ao motivo que me fez procurar material semelhante aqui no fórum, um canal interessante que vi no YouTube faz análises no espresso avaliando o bolo, quantidade de óleos no filtro, a forma do gotejamento… Algumas técnicas que parecem boas para quem não tem um naked. Achei bem interessante. Um exemplo é esse vídeo:

Recomendo ver os vídeos da playlist “Troubleshooting espresso”.

A análise do bolo eu já faço, tem saído bonito, não parece ter canalização. Não sei se dá para ver muito bem:

B1184E61-D874-4D5A-8C82-AC4C74ECB21D.thumb.jpeg.853810f75edfc66390e8f2d891589d9a.jpeg19530B22-5D51-41C4-B719-2FF35A8FCA0A.thumb.jpeg.d439b034208d8c695e77bcc8a28a394b.jpeg

Obs: deu uma rachada de leve porque devo ter batido muito forte e peguei meio desajeitado depois. Mas o bolo estava sequinho, uniforme, aparentemente sem furos…

Na xícara, esses bolos bonitos não tem indicado que tirei um bom café. Tenho encontrado uma variação razoável na qualidade, minha impressão é que o bolo só vai mostrar uma extração muito ruim, naqueles casos que tiver canalização mais evidente.

Vou começar a testar outras coisas, como superextrair um café e ver se realmente fica muito óleo no filtro, e compartilho aqui depois. Mas gostaria de saber se vocês avaliam por esses métodos e como tem sido a evolução dos seus cafés, principalmente quem não tem naked.

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites