fcsouza Postado 2 Abril 2021 Denunciar Share Postado 2 Abril 2021 Gostaria muito de solicitar a quem se dispor, que analise e comente o vídeo abaixo: Gostaria de ler vossos comentários e dicas sobre a técnica de extração do espresso utilizada (ignorem a parte do leite). No meu parco conhecimento, vejo muita coisa não recomendada, gostaria de comparar as opiniões para efeito de estudo e aprimoramento. Agradeço a quem contribuir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 26 Janeiro 2022 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2022 Vou ressuscitar esse tópico, pois queria discutir a análise do espresso sob alguns ângulos diferentes que andei vendo. Mas, antes disso, só respondendo ao @fcsouza já que ninguém o fez antes: O que eu tenho visto é que nivelar o café com a mão não é o mais recomendado, nem o uso de distribuidor, mas sim um WDT com a técnica correta. Os melhores vídeos que vi a respeito foram no canal da Decent no YouTube. Um segundo problema seria essa batida lateral com o tamper, que acaba fraturando o bolo e facilitando a canalização. Pressão é difícil de avaliar, assim como o ângulo…. Ele também não surfou a máquina e não tem PID. Difícil saber se tirou numa boa temperatura. A extração me pareceu um pouco longa, demorou para gotejar, me pareceu superextraido. Também não vimos a quantidade de café extraído nem de grãos que ele colocou no moedor, fica difícil saber o ratio. Mas voltando ao motivo que me fez procurar material semelhante aqui no fórum, um canal interessante que vi no YouTube faz análises no espresso avaliando o bolo, quantidade de óleos no filtro, a forma do gotejamento… Algumas técnicas que parecem boas para quem não tem um naked. Achei bem interessante. Um exemplo é esse vídeo: Recomendo ver os vídeos da playlist “Troubleshooting espresso”. A análise do bolo eu já faço, tem saído bonito, não parece ter canalização. Não sei se dá para ver muito bem: Obs: deu uma rachada de leve porque devo ter batido muito forte e peguei meio desajeitado depois. Mas o bolo estava sequinho, uniforme, aparentemente sem furos… Na xícara, esses bolos bonitos não tem indicado que tirei um bom café. Tenho encontrado uma variação razoável na qualidade, minha impressão é que o bolo só vai mostrar uma extração muito ruim, naqueles casos que tiver canalização mais evidente. Vou começar a testar outras coisas, como superextrair um café e ver se realmente fica muito óleo no filtro, e compartilho aqui depois. Mas gostaria de saber se vocês avaliam por esses métodos e como tem sido a evolução dos seus cafés, principalmente quem não tem naked. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas