Ir para conteúdo

Café gelado


Thiago Vale

Postagens recomendadas

Esses dias fiz um com 25g de café numa moagem extragrossa e 250g de água. Infusão de 10 horas. Gostei bastante do resultado e no dia seguinte fiz mais e experimentei criar uma bebidinha pra ele. 100 ml de café num copo de gelo + leite batido gelado na french press bem denso até completar o copo, finalizando com uma leve polvilhada de canela e um pouco de calda de chocolate. Fez sucesso esses dias, hehehe

 

Não lembro onde li, mas cold brew é interessante pra quem gosta de café mas tem problemas gástricos. O PH do café fica mais próximo de um PH neutro, irritando menos a mucosa intestinal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pH de espresso é na faixa de 5, do estômago já 2 a 3, 100 a 1000 vezes mais acido. Acho não é o pH do café que causa problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço mais concentrado, 60gr moido para FP para 300gr de água, rende por volta das 160gr de café.

 

Realmente é bem mais suave para com o estômago ... acho que possa dever-se a que com água quente acaba extraindo compostos indesejados menos solúveis, e com água gelada somente seriam extraídos os mais solúveis, tipo açúcares, óleos leves, aromáticos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gelado me deixa muito mais desperto ... acredito que deva ter bem mais cafeína, possivelmente extrai bem a baixa temperatura.

Também é mais doce que o espresso ou coado, deve ser pelo mesmo motivo ...

Com um pouco de leite ou creme fica bem bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu admiro quem gosta de café gelado , eu simplesmente não consigo beber , essa extração a frio produz um café concentrado , nos EUA eu já vi cafeterias vendendo , mas , eu acho que é mais usado como ingrediente de bebidas e cocktail .

De vez em quando eu experimento alguma novidade para ver se meu palador mudou , a ultima tentativa foi , o Illy Issimo , sabor "Latte Machiato" .

 

https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/15824524632/lightbox/

 

Faça um coado e em seguida ponha leite , e enfie na geladeira , e só isso uma "media" gelada, so deu para beber o primeiro gole o resto foi pro lixo.

 

Eu sou de uma geração que servir café gelado era ofensa ou falta de educação , sorte de quem gosta porque essa moda veio para ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o texto (em inglês)

 

http://toddycafe.com/toddy-news/23/Drip-Drip-Drip--Your-Cold-Coffee-Will-Be-Ready-in-12-Hours

 

Anita, até pensei nisso, mas queria manter um pouco as fases da bebida. A calda que usei foi a da Herseys pra agregar um minimo de doçura e se diluir fácil na mistura. Mas o crocante do ovomaltine salpicado encima fosse interessante (nele eu bato muito o leite, a ponto de ficar quase um chantilly de tão denso.

 

Beber um café extraído a frio é estranho. Quando fiz, achei bom, mas não achei como algo que beberia sempre, ou que fizesse questão de provar. Apesar de ser mais doce, por ser frio, senti a necessidade de algo trazer uma doçura extra, então só achei ele interessante em misturas com leite, caldas ou açúcar mascavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu tomo cada vez mais café feito com esse método.

Hoje experimentei uma torra mais escura que fiz do Rubi.

Faço na prensa bodum que mostrou seu verdadeiro talento.

Na proporção de uma parte de pó para 4 de água.

Esse cara do vídeo é esquisito pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Antes de comprar Bruer (que é uma cold drip) tentei fazer algo parecido e descobri que se deixar a infusão num recipiente com pressão negativa a mistura oxida menos e fica menos ácida depois de extraída. Em vez de deixar direto na AP pra infusão, sugiro que testem com uma garrafa de vidro bem tampada (pra dar pressão) ou pote de vidro hermético, ou algo parecido, começando o processo com água fria, mas não gelada, deixando pelo menos 25% de espaço livre no pote ou garrafa, para que a pressão fique negativa quando ficar gelado.

 

No meu caso, usei uma garrafa de vinho para curtir a mistura e retirei o ar com um conjunto de tampa com válvula e bomba de vácuo manual, dessas de preservar vinho depois de aberto. Foi o melhor resultado de Cold Brew que obtive antes de comprar a Bruer.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma AP na geladeira.. Amanhã tem Cold Brew de novo na proporção 1/7.. Vamos ver se melhora!

 

Cabral.. Pote hermético? Pressão negativa? Com bomba até que vai.. Mas sem bomba??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom mesmo é usar a bomba de vácuo, mas dá pra usar apenas as leis da Física nessas horas.

 

Basta o pote ser bem fechado e estar com menos de 3/4 do volume preenchido, que a baixa temperatura reduzirá a quantidade de energia do ar capturado, reduzindo assim sua agitação e, consequentemente, seu volume. Isso já gera alguma pressão negativa. Nunca notou que uma tampinha de "gatorade" fica pressionada para baixo se você coloca pra gelar, mesmo depois de aberto? A temperatura abaixa, reduz a pressão até o ponto de ficar negativa e a tampinha "clica".

 

Não é o ideal, mas é melhor do que já começar com água gelada demais (com gelo do freezer) e depois subir a temperatura ao ficar na geladeira (por ser menos fria que o gelo) e a pressão ficar positiva, o que "incentiva" a oxidação diante de qualquer "oportunidade", pois os gases ficam pressionando o líquido.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou químico, então não leve muito a sério essas minhas observações. Isso veio da prática. Uso umas garrafas de suco natural da Petybom pra gelar água, justamente porque tem a tampinha com "clique" como a do gatorade. quando gela, sempre contrai o "clique" pra baixo, e a tampa, não raro, fica bem difícil de girar, por conta da pressão. Dá pra ouvir que a pressão é considerável pelo "fwoosh" da entrada do ar ao abrir.

 

Usei uma dessas pra fazer meus primeiros "cold brew" por infusão extendida. Os melhores resultados foi com 3/4 da garrafa, em que obtive o maior "vácuo" por resfriamento. Quando saquei isso, comecei a usar a garrafa de vinho com a bomba de vácuo e ficou melhor ainda!

 

Tenho impressão que a oxidação do café é um tipo de reação catalítica quase homeostática (tremendo chute, nunca pesquisei a respeito). Se você dificulta um pouco que ela aconteça, a oxidação parece estabilizar. Mas isso é achismo. Na prática, deu certo, só não sei o motivo de verdade.

 

Teste e veja se, para seu café e seu "jeitão", faz ou não diferença...

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se usar uma garrafa térmica?

 

Sou leigo no assunto então posso estar escrevendo uma grande bobagem.... Mas outra duvida que tenho é se esse método não aumentaria a probabilidade de gastrite uma vez que deve fermentar o café? 

 

abs

joão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garrafa térmica???

 

Nó.. Vai tomar ban do fórum!!!

 

[emoji23] [emoji23] [emoji23]

 

Na verdade a garrafa vai na geladeira. Não entendi bem a sua idéia. [emoji13]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garrafa térmica???

 

Nó.. Vai tomar ban do fórum!!!

 

[emoji23] [emoji23] [emoji23]

 

Na verdade a garrafa vai na geladeira. Não entendi bem a sua idéia. [emoji13]

 

 

rsrsrsrs  pensei em garrafa térmica pela vedação mas esqueci do fato de ir na geladeira kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou usar um café de torra muito fresca. Libera bastate CO2. Até fiquei com medo que a garrafa PET vai explodir na geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, para o MN SStR torra média ficou bom assim:

 

- moagem grossa, tipo para FP

- razão 1:7 café para agua gelada do filtro

- garrafa PET bem cheia

- 16 hrs na geladeira

- fitrar na melitta e guardar na geladeira

 

Ficou bom com o sabor típico desse café e sem notas amargas, mas isso depende muito da torra e do café. Para outros cafés tem que mudar o tempo e a razão. Com certeza não é o método mais sofisticado, mas gostei. Ah, evitar contato com ar (filtração rápida sem muita turbulência) ajuda muito.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...