Ir para conteúdo

Café gelado


Thiago Vale

Postagens recomendadas

Caramba, Rodrigo! Mandou ver em quase um litro! :o

 

Eu não tenho prensa francesa, então acabei moendo um pouco mais grosso que o de costume para Aeropress.

 

Como o pó decanta, fica muito fácil de filtrar. Amanhã eu vou inclusive dar uma misturada no pó antes de jogar na Aeropress, pra ver se rola uma pressãozinha. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será a Aeropress o melhor método pra isso? Li que depois de uma infusão tão longa deve-se remexer o pó o mínimo possível pra evitar a extração de compostos amargos... enfim, li, não parei pra pesquisar mais a fundo se há fundamento. Fato é que a agitação favorece a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô tomando agora o café gelado que fiz.

Usei a receita do vídeo que postaram aí acima, com uma parte (volume) de café para 3 de água fria. Só que fiz bem pouco, só pra testar (1/3 de xícara de café e uma de água).

Coei com um Hario sênior, pus naquela xícara do moka club, quatro pedras de gelo e completei com água. 

Não ficou ruim. Melhor do que fazer café quente e colocar gelo. Mesmo assim, dessas coisas frias eu prefiro o chá branco que compro no supermercado (acho que é feel good).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... Gelado para mim também não rolou. Talvez com um pouco de açúcar fique melhor.

 

Mas para deixar pronto e depois apenas esquentar vale a pena, dependendo da situação. Estou tomando agora aqui no trabalho o café que eu preparei ontem. Fiz a diluição acabando em 1:20, mas talvez seja melhor deixar 1:10 mesmo. Ainda preciso de mais testes para opinar melhor. Mas estou feliz de poder tomar um café bom aqui no trabalho, apenas tendo o trabalho de esquentar no microondas!!!  :o:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm tenho um café torrado demais aqui que quase estou mandando pro lixo. Vou tentar na extração a frio.

Fiz com moagem entre coador e prensa. 50 g para 400 ml. Coei no melitão depois de 10 h na geladeira.

 

Mas não salvou o grão não. Ainda bem amargo. Bebi um copo colocando um pouco de água e açúcar. Extração e grãos para o lixo. Já foram tarde!

 

Era café comprado, não fui eu que torrei. Vou preservar o torrador, deve ter sido um engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tenho percebido é que os grãos moídos absorvem 50% da água durante a maceração.

Ontem fiz uma mistura de 75 gramas de pó para 300 gramas de água.

Me sobrou, mais ou menos, 150 gramas de extrato.

Com o Orfeu, que tem torra média clara, eu gostei na proporção de uma parte de extrato para 4 ou 5 de água.

Nesse caso vou tomar 600 ml de café utilizando 75 gramas de pó.

Esse método gasta mais que o dobro de pó que a extração quente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Anita. Me referi ao café que eu havia preparado com concentração igual a que eu costumo preparar na Aeropress com água quente. Eu havia usado esse café e diluído meio-a-meio com água quente e disse que ficava com concentração equivalente ao café quente. Mas não fica não. Talvez extraído a frio fique um pouco mais forte, mas não tanto quanto eu havia pensado inicialmente. Talvez eu só esteja fazendo uma baita confusão e gerando mais confusão ainda.  :ph34r:

 

Sobre os concentrados, meu próximo preparo será justamente numa proporção menor (4:10 ao invés de 1:10) para ver se dá certo fazer esse "TANJAL" de café. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em café gelado, semana passada ganhei uma garrafa de 500 ml do Cold Brew Yaguara. Eu abri com uma grande expectativa, mas depois que provei percebi que café gelado não me agrada de forma alguma. Nem com leite ficou bom para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, já acabou? Chegou a prova-lo aquecido?

 

Acho essa história de Cold Brew uma gourmetização lascada! É um café extraído de maneira mais simples que um coado ou prensa francesa, pois o controle de temperatura e extração é muito mais fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra tomar puro também não gosto do cold brew... mas fico curioso com um monte de receitas que vejo no canal do Whole Latte Love usando ele. Normalmente são bebidas geladas pro verão... tem com vários xaropes, shakes com sorvete, mel, chocolates...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Animado pelas experiências dos colegas, decidi dar outra chance ao Cold Brew.

Foram 60gr de Unique Orgânico, torrado além da medida (só é bom para tomar com leite) , moído para FP e coloquei 300ml de água gelada.

Misturei bem e coloquei na geladeira por 10 horas (fiz à noite e utilizei pela manhã).

Hoje cedo filtrei num Melitta 102, e rendeu uns 120-130gr de café.

Experimentei puro, e reconheço que ficou mais doce e menos amargo que o mesmo cafe extraído a quente, mesmo assim nada que me agradasse especialmente ...

Agora à tarde, as maquinas desligadas, e sem vontade de aguardar esquentar, misturei o Cold Brew gelado, meio a meio com leite gelado, coloquei uma colher de mel e para minha surpresa ficou bem melhor do que esperava.

Preparei outro com açúcar mascavo, para minha mulher, e ela também achou bem interessante.

Saiu bem parecido com Eiscafe (sem sorvete, é claro), e com um pouco de creme, ou melhor, com chantilly ou até sorvete acho que ficaria ótimo para oferecer num dia quente.

Interessante é que nao senti uma oxidacão ou degradação no sabor, mas nao sei quanto tempo pode durar na geladeira ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digo pela praticidade sim. É o coado mais prático de preparar que conheço (depois que o "extrato" está pronto, claro). Tão prático quanto um café instantâneo, mas com sabor muito superior. Experimente diluir em água quente, especialmente na mesma concentração que costuma beber no preparo quente convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Até agora gostei mais com um café meio amendoado.

vou arranjar um café que puxe bastante para o chocolate para testar.

Continuo com a proporção de uma parte de grãos para 4 de água.

E definitivamente, prefiro tomar quente.

adiciono uma parte do extrato, conseguido com a maceração, em 4 partes de água ou leite.

O Ensei Neto comenta um método semelhante:

http://coffeetraveler.net/preparando-um-cafe-ao-estilo-do-tirol/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...