Ir para conteúdo

É possível confirmar que um café é especial? 1KG por 65 reais


PauloReis

Postagens recomendadas

Bom dia, pessoal,
É possível confirmar que um café que se intitula especial realmente o seja? Tentei encontrar uma espécie de lista nos sites da bsca e sca, mas não encontrei.

A exemplo do Café por Elas que é vendido na Amazon. No site próprio há informação de pontuação 84 SCA. Eu consigo confirmar a veracidade desta informação? O preço está muito atrativo e, para quem tem Amazon prime, o frete é grátis.

Na mesma situação e site tem o café Octavio. Há outras opções, mas estes foram os que mais me chamaram atenção até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo, tudo bem?

Café especial é especial se tem uma quantidade bem baixa de defeitos e se pontua bem. Poucos produtores/torrefações têm, laudo, mas alguns fazem, eles fazem a prova com um Q grader e o Q grader lauda, daí vem com todos os dados (cultivar, fazenda, pontuação, etc.).

Nesse caso dos dois cafés que falou, provavelmente eles têm um laudo, até porquê o "Café por elas" está explicito o 84 SCA. 

Agora atente mais ao seu paladar, seu gosto mesmo, e nunca descuide do frescor do café.

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...


Tem que tomar cuidado mesmo e duvidar até prova de veracidade da afirmação com exibição de certificados de entidades independentes.
Muitas das vezes quem certifica é uma associação da qual faz parte a própria interessada.
Então, fica de olho...

Enviado usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Carneiro disse:

Só provando e vendo se gosta.

Já tomei muito café que realmente pontuou verde mas bem ruim por ter passado muito tempo ou ainda com torra ruim.

E o contrário, ne? Um café verde mais simples, mas de safra nova, com torra fresca e bem feita que pode virar um espresso honesto com bom CB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema das opções de cafés disponíveis na Amazon, acho eu, é a questão de torra muito antiga (mais de 4 meses em quase todos). Tem um café que gosto bastante (café Dutra - Moka), mas o melhor que consegui em termos de tempo de torra foi de 1 mês.

Então o ideal é perguntar ao vendedor sobre a data de torra (se ele te responder)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café especial, aqui em Porto Alegre, pago no mínimo R$ 120,00 o kg, com torra do dia. Chega a passar de R$ 240,00 em alguns casos.

@PauloReis tenta comprar direto de quem torra. Estás meio perto de BH, tenta a Roast. Ou o Allex Lima ou o Mário Zardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal. Estive viajando e só agora consegui responder vcs.


O café Por Elas da Amazon chegou no dia 15/05, entrega bem rápida. A "data de fabricação", que imagino ser a torra, é de 27/04, então considerei um prazo bem "OK" pra venda em maior escala e preço baixo.

Mas, visualmente, os grãos não me agradaram, a torra me pareceu pouco uniforme e muito clara para espresso. Tenho pouca experiência e conhecimento para avaliar, mas vejam pela foto. O grão que eu compro de um torrefador local me parece mais "bonito".

 

Em 30/05/2021 at 13:35, ivoesazevedo disse:

Café especial, aqui em Porto Alegre, pago no mínimo R$ 120,00 o kg, com torra do dia. Chega a passar de R$ 240,00 em alguns casos.

@PauloReis tenta comprar direto de quem torra. Estás meio perto de BH, tenta a Roast. Ou o Allex Lima ou o Mário Zardo...

 O frete da Roast pra BH é excelente, assim como do Mario. Consigo enviar para conhecidos lá quando estiverem vindo para minha cidade. Estou revezando compras com esse torrefador da cidade, para também "fortalecer" o negócio dele. Quando comprar, vou postar uma foto aqui para ver se é possível "avaliar" o café dele apenas observando o grão.

 

10279231_WhatsAppImage2021-06-04at17_14_01.thumb.jpeg.17119d3f4dd415862ce6a303c55e8083.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Em 30/05/2021 at 13:35, ivoesazevedo disse:

tenta comprar direto de quem torra. Estás meio perto de BH, tenta a Roast. Ou o Allex Lima ou o Mário Zardo...

Do Alex já provei e são bons, do Mário tenho uma encomenda a caminho. Mas o valor por Kg de ambos é bem acima desses 65 reais. Atualmente, estou tomando um Acaiá do AKSA, 96 reais o kilo. Ainda não achei um tão bom quanto o Acaiá, por exemplo, na faixa dos 65 reais. Mas vamos procurando, se alguém achar, avisa aí… rs…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2021 at 17:19, PauloReis disse:

Mas, visualmente, os grãos não me agradaram, a torra me pareceu pouco uniforme e muito clara para espresso. Tenho pouca experiência e conhecimento para avaliar, mas vejam pela foto.

Você falou do aspecto, mas e o sabor? Recomenda a compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí uma boa pergunta. Comecei a variar um pouco minhas fontes de grãos, e inclusive tenho visto algumas boas no Mercado Livre (o Harpia orgânico eu conheci por lá). Alguns anúncios mostram cafés com 86  e até 90 (!) pontos, que até então eu só via no Seleção do Mário e no Coffee Lab. Claro, preços proporcionais.....mas também fico com um pé atrás em arriscar. Afinal, não é sempre que eu pago R$ 50 + frete por um pacote de 250g, por melhor que ele seja.

Quem quiser dar uma olhadinha, aqui o que apareceu numa pesquisa rápida - um tal de 'Alquimia', de Minas Gerais:

https://lista.mercadolivre.com.br/supermercado/café-grãos-90-pontos#D[A:café grãos 90 pontos,MLB2407]

E com o andar da inflação, tá realmente difícil tomar um café decente....até o Curto Café já aumentou o preço, mas ainda me é acessível. Eu já espero que alguns vendedores entreguem uma qualidade pior, pra não aumentarem os preços.....um clássico em crises econômicas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dartagnan quais os cafés que você já provou e recomenda do ML?

Dei uma olhada rápida no Alquimia e me chamou atenção que eles criam um link com título 90 pontos e na descrição falam que tirou 89 na avaliação. Já não me cheira bem isso. E o valor, 45 reais por 250g num café 89 pontos, não é exatamente um valor atrativo. Se alguém provar e me falar que vale, talvez eu prove.

O Mario está com o Três Gerações por 30 reais, Sítio Escondica e Raio de Luz por 35 reais, os 3 cafés prometendo mais de 90 pontos (ele não diz explicitamente que foi avaliado e certificado por um Q-grader, então, não é tão válida a pontuação. Mas um dos cafés é campeão estadual (Raio de Luz) e outro campeão brasileiro (Escondica).

Eu encomendei esses e mais alguns do Mário, estão a caminho, depois falo o que achei também.
 

No momento, meu preferido é o Acaiá da Bia Correa torrado e vendido pelo AKSA, 48 reais por 500g ou 29 reais por 250 gramas.

Do Torra Fresca, provei o Moka e Honey, são bons, mas ainda prefiro o Acaiá do AKSA.

NetCafes que é propagandeado pelo Não sou Barista não me agradou muito. Provei tanto o Caramelo e Chocolate quanto o Caramelo e Mel. Porém, preciso testar de novo, pois esses eu mói na Timemore C2. Os do AKSA e do Torra Fresca, já foi no meu Kingrinder K2, que deu um upgrade na qualidade. Não podia deixar de mencionar isso pra não ser injusto com os caras da NetCafes. E esse moedor faz uma baita diferença, fiz até um post dedicado, pois é uma marca menos conhecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2021 at 23:44, regisassao disse:

Você falou do aspecto, mas e o sabor? Recomenda a compra?

Sobre o "Por Elas", vendido na Amazon...

Tento usar o mesmo café para coado, prensa e espresso, para não ficar velho. Neste sentido, não recomendo... O espresso ficou excessivamente ácido, precisei comprar um segundo café. O coado ficava OK, ressaltando um sabor mais ácido. Ainda não tinha prensa na época, então não sei dizer, mas acredito que fique bom também.

No momento estou com o Crio (https://www.crio.cafe/), blend equilibrado, e gostando muito nos 3 tipos de preparo. Acabei de ver que já subiram o preço para R$54 o kg na assinatura, mais 15 do frete. No mês passado saiu a R$44 + R$15 (ou R$49 sem assinatura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PauloReis disse:

Sobre o "Por Elas", vendido na Amazon...

Tento usar o mesmo café para coado, prensa e espresso, para não ficar velho. Neste sentido, não recomendo... O espresso ficou excessivamente ácido, precisei comprar um segundo café. O coado ficava OK, ressaltando um sabor mais ácido. Ainda não tinha prensa na época, então não sei dizer, mas acredito que fique bom também.

No momento estou com o Crio (https://www.crio.cafe/), blend equilibrado, e gostando muito nos 3 tipos de preparo. Acabei de ver que já subiram o preço para R$54 o kg na assinatura, mais 15 do frete. No mês passado saiu a R$44 + R$15 (ou R$49 sem assinatura).

Valeu pelo feedback. Acho que vou provar o Crio um dia desses. Estou anotando na minha lista. Só não peço agora porque tenho que gerenciar o frescor do estoque. Tenho uns 4 kg de café no pipeline, 1,5kg chegando hoje, quase 2kg chegando em 15 dias, mais o que já está comigo… rs…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisassao disse:

Valeu pelo feedback. Acho que vou provar o Crio um dia desses. Estou anotando na minha lista. Só não peço agora porque tenho que gerenciar o frescor do estoque. Tenho uns 4 kg de café no pipeline, 1,5kg chegando hoje, quase 2kg chegando em 15 dias, mais o que já está comigo… rs…

Te entendo, hahahahahahaha.

Sobre a Crio, se vc for de SP, vc pode ir lá para conhecer o Gabriel (dono). Fica na paulista, perto do MASP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kina disse:

Te entendo, hahahahahahaha.

Sobre a Crio, se vc for de SP, vc pode ir lá para conhecer o Gabriel (dono). Fica na paulista, perto do MASP.

Difícil saber se é hobby ou vício né? Kkk

Estou ansioso para voltar a frequentar cafés. Por enquanto, ainda não vou a lugares fechados, tenho um filho pequeno que ainda não foi vacinado, mas assim que sentir segurança, irei no Crio e outros como Coffee Lab que eu batia ponto semanalmente, Um Coffee que ainda não conheço, e muito mais. Fiquei fora de Sampa desde 2013 e preciso conhecer as novidades ;-)

Inclusive, precisamos atualizar aquela lista de cafeterias de Sampa…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2021 at 01:55, regisassao disse:

@Dartagnan quais os cafés que você já provou e recomenda do ML?

O Hárpia orgânico é/era muito bom. Não sei se continua. Um detalhe interessante é que realmente há diferença do orgânico para o convencional. Não sei se a diferença se dá por isso em si.....mas o orgânico tinha um sabor melhor pra mim.

Os outros, como o 'Luz da glória' está com um preço ok (R$ 41,90 + frete) para um pacote de 1kg. Será o próximo que vou conferir. Assim que provar, posto aqui. É um dos mais vendidos do Mercado Livre. Não é garantia de coisa alguma, mas não deixa de ser um bom sinal, já que quem compra cafés em grão é um público ainda de nicho.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dartagnan disse:

Hárpia orgânico é/era muito bom. Não sei se continua. Um detalhe interessante é que realmente há diferença do orgânico para o convencional. Não sei se a diferença se dá por isso em si.....mas o orgânico tinha um sabor melhor pra mim.

Valeu @Dartagnan! Estou anotando aqui pra comprar conforme o estoque baixar.

Dos cafés do Mario, comecei provando o Sítio Escondica, campeão do Cup of Excellence 2020.
Eu até achei superior ao Acaiá do AKSA, mais complexo, mas para o meu paladar a diferença não é tão grande. No entanto, pago 48 reais por 500g do Acaiá contra 35 (está com um desconto de 20% no momento e consegui a 28 reais) por 250g do Sítio Escondica. Então, por enquanto, pro custo benefício, ficaria com o Acaiá mesmo.

Vamos ver os outros, de repente são mais adequados ao meu gosto…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...