Ir para conteúdo

Moedor Manual X Krups GVX 208


Fabricio

Postagens recomendadas

Então, como algumas pessoas sabem, estou tendo problemas com meu Krups aliado a minha Mondial C-08, já testei diversos grãos, em diversas temperaturas ambientes, todas as moagens disponíveis no Krups, e ainda assim não obtenho um shot que se equipare ao que eu conseguia quando comprava o café moído em uma cafeteria, que usa o mesmo grão que comprei para moer em casa.

 

Ontem após fazer 12 shots e todos não ficarem legais com regulagem alguma do Krups, mesmo usando grão com 25 dias de torra e o filtro pressurizado original da C-08, pensei: um moedor manual poderia ser uma solução de baixo custo, já que comprei meu apto agora e não tenho como pagar mais de 700 reais em um bom moedor.

 

Pergunta aos colegas: recomendam algum moedor manual bom e barato, que possa me entregar um espresso de qualidade equivalente aos moídos em moedores profissionais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

 

Tenho ambos e prefiro os resultados do Hario.

 

O Hario apresenta moagem predominantemente bimodal (mós cônicas) contra o resultado predominantemente monomodal do Krups (mós planas). Acredito que moagem bimodal seja melhor, senão mais fácil de fazer dar certo, para filtros pressurizados. Comprei-o para levar com a Moka e/ou com a French Press em viagem e ter como fazer uma boa moagem. Meu moedor manual anterior era "desajeitado" demais pra levar e, descobri após compará-los, muito impreciso.

 

O Hario ainda por cima é, de certa forma, stepless. E pode chegar a moagens muito mais finas do que o Krups.

 

Em resumo, com minha Gaggia, os resultados do Hario mini mill são excelentes, bem superiores em "qualidade de shot" do que o Krups. Cheguei mesmo a comprar um café certa vez em que com o Hario conseguiu shots melhores do que com a moagem do Vario Home, que custa 10x mais que o pequeno moedor manual. Foi só uma vez, mas foi uma surpresa!

 

Mas esteja preparado fisicamente para o esforço, porque demora e cansa moer grãos para um café duplo "no muque"... ;)

 

Boa caçada e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode considerar também o kyocera CM-45. Acho que deve ser melhor do que o hario, por ser fabricado no japão. O meu é bem preciso e entrega uma boa granulometria, embora ainda com alguns fines. Mas já tive o krups e posso atestar que o kyocera (e o hario também) estão em outro patamar. Vale muito a pena o investimento, principalmente se for para fazer cafés em máquina pressurizada.

 

O meu comprei desse vendedor no ebay:

 

http://www.ebay.com/itm/Kyocera-Ceramic-Hand-Coffee-Mill-Grinder-CM-45CF-New-in-Box-from-japanese-Nice-/261108205335?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3ccb430717

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas opiniões, galera. Acho que vou de Hario Mini mesmo pelo custo benefício e vários reviews a favor dele.

 

Quanto a ficar girando a manivela, não ligo não, afinal, só tomo um espresso single por dia. E se cansar, tenho parafusadeira elétrica com controlador de torque e velocidade, já vi que é fácil adaptar. Ainda nesta linha de facilidade, vi um vídeo de uma pessoa que moia o grão o mais grosso possível em um moedor elétrico tipo o Krups, e colocava esse grão triturado no Hario na moagem de espresso, assim foram muito menos voltas e menos trabalho, e aparentemente isso não estraga o café, segundo relato do vídeo.

 

Quem sabe agora, finalmente, poderei estrear o filtro despressurizado que comprei, afinal com o Krups não deu pra tirar café com a qualidade que eu estava acostumado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Apenas para informar que as mós dos Kyoceras, Haios, Porlexs, TiAmo são idênticas. Fabricadas pela Kyocera. E, a excessão do Porlex, os moinhos pequenos e grandes também são muito semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre, eu li que uma das vantagens do Porlex é ter uma moagem mais consistente quando se usa uma granulometria mais grossa para coados, isso procede? Como meu uso vai ser exclusivamente para espresso, optei pelo Hario mesmo (estava mais em conta também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

buenas dom Fabricio! olha hj moro em curitiba, mas sou friburguense orgulhoso a pezar dos pezares....

 

tenho o krups, amigo. e a c08. o fato q os filtros pressurizados de fato não vão te entregar shots iguais aos de máquinas profissionais, ora, pq o filtro é pressurizado rs. Mas, assim, visualmente (não falo por mim rsrs), a espuminha (crema fac), até q passa. ja mostrei vários meus pro dalmadro, e ele ficou até um pouco impressionado.

ja reparou neste expresso do meu perfil? pois bem: foi feito com moajem do krups, e extraído na c08!!

 

toda a malandragem desse equipamento, fabricio, é, não, compactar. não compactar. vc tem q somente alinhar, o pó no filtro. alinhar. vá colocando o pó, eu uso uma colherinha de café, e vou só alinhando com o tamper de plástico. aliás, acho fortemente q a mondial manda estes tamper de plastico, por isso mesmo: para agente não compactar rsrs

tente!? use os níveis de 3 a 5, tomando o 1 como ponto inicial da esquerda.

 

fuerte abraso

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curitiba... ainda não conheço mas morro de vontade! :)

 

Então, eu já havia feito isso tudo Luiz, várias moagens, sem compactar, compactando fraco, com e sem nutation tamping, usando o filtro pressurizado, o filtro despressurizado... enfim, possibilidades mil. Mas antes mesmo de colocar no porta filtro eu já sabia que não daria certo: o cheiro do café moído não se assemelhava em nada com o que moí na cafeteria, e era o mesmo grão, mesmo lote, mesmo pacote. Nem o café recem torrado da Curto Café (que usa café do Caxixe, conhecido aqui no fórum) entregou um cheiro próximo do que ele oferece. Pode ser que meu Krups tenha algum defeito, ou eu me acostumei com a qualidade máxima e não consigo voltar atrás.

 

Veremos o que o Hario fará por mim.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fabricio.

 

Nunca utilizei o Porlex, que aliás creio ser o mais bonito deles. O modelo pequeno cabe dentro do tubo do êmbolo da AeroPress, formando um conjunto com ótima portabilidade.

Quanto ao que lestes, não penso que as características de moagem variam sensivelmente entre todos, devido a engenharia e montagem similar. Mas como não testei, não posso afirmá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá. Eu tenho um porlex e posso dizer que estou muito satisfeito com ele.

 

Atualmente, o utilizo para moer para diversos métodos (Hario, Chemex, Aeropress). Hoje testei ele pra valer com espresso.

 

Sou amigo do dono de uma cafeteria daqui de Campinas (cafeteria Cambuí), e levei o moedor lá para testar o resultado do espresso feito com o café moído nele e feito na máquina profissional La Spaziale.

 

O resultado com os grãos Fazenda Pessegueiro e Café orfeu foi excelente!

 

Eu tenho uma prensa francesa, mas ainda não me aventurei moendo com o porlex pra ela. Quando eu o fizer, posto as minhas impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...