Ir para conteúdo

Qual maquina de entrada comprar?


Postagens recomendadas

Olá a todos! Já conheço e tomo há bastante tempo café de especialidade. Tomo sempre em casa nos métodos V60 e aeropress. Porém, eu adoro flat white e gostaria de comprar uma máquina que pudesse vaporizar bem o leite e também pudesse fazer um bom espresso. Já tenho moedor e queria gastar no máximo R$ 1.500,00.

Existe alguma máquina com essas características?


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar a minha opinião. Com esse orçamento atualmente é muito difícil conseguir uma máquina (nova) apropriada para fazer o espresso com café especial e vaporizar o leite.
Acho que é possível adquirir uma Gaggia de entrada em bom estado por volta desse valor e realizar os ajustes necessários. A pressão de vaporização não é ideal pra fazer um leite bem texturizado, mas chega perto.

Sent from my SM-A515F using Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de perguntas absurdamente singelas me intrigam. Me intrigam porque são singelas e a gente não tem uma resposta simples.

 

Fui procurar no Buscapé - máquina de cafe espresso até R$ 1.500. Só tem a Mondial C-08 por quase R$ 500
Ainda é a mesma máquina espresso de entrada que recomendo pra qualquer amigo meu.
Compre esta e guarde o resto do dinheiro. Aprenda os malabarismos para tirar um café espresso e vaporização do leite. Veja o vídeo abaixo e se te agradar, acho que a Mondial é jogo pra você.
Depois desta provavelmente você queira juntar um bom dinheiro pra fazer o upgrade para um modelo que tenha caldeira.
Entre no tópico da Mondial C-08, aqui mesmo nesta mesma aba de Máquinas de Espresso. Você estará bem acompanhado de mil dicas.
Um barista raíz é aquele que consegue tirar água de pedra destas maquininhas domésticas. Como comentei, dá pra ser feliz, sim.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, andrerezende4 disse:

Olá a todos! Já conheço e tomo há bastante tempo café de especialidade. Tomo sempre em casa nos métodos V60 e aeropress. Porém, eu adoro flat white e gostaria de comprar uma máquina que pudesse vaporizar bem o leite e também pudesse fazer um bom espresso. Já tenho moedor e queria gastar no máximo R$ 1.500,00.

Existe alguma máquina com essas características?


Obrigado!

Voce não tendo experiencia alguma com expresso, recomendo a Mondial C-08, foi a minha primeira expresso há uns 10 anos atrás e é tão boa que continua sendo fabricada até hoje (a concorrente da época era a Cheff Crema da Electrolux e já saiu de linha faz anos). Bom dela é que como continua em fabricação voce tem assistencia técnica e peças de reposição, é uma ótima cafeteira de entrada.

Um nível acima, teriam as Oster, eu tive a Primalatte1 e a Primalatte 2, são máquinas com ótimo padrão de qualidade, cafés maravilhosos, no caso das 2 elas tem um reservatório que vaporiza leite no automatico (que devo ter usado umas 2 vezes, pois prefiro o leite batido na cremeira), mas tem uma opção mais barata que tem o bico vaporizador tradicional, que é a Oster Capuccino.

Já tive a Philco red inox 20bar, fiquei com ela 1 semana e desisti, o valor é baixo, mas a qualidade é proporcional, a bichinha parecia feita no machado, algumas peças da carcaça nem mesmo davam encaixe... faz bons cafés, mas como eu já tinha a Oster e a qualidade de acabamento da Philco REALMENTE deixava a desejar (tambem estava ouvindo muitas reclamações com problemas com a marca), acabei desistindo dela.

Opções de início seriam essas, daí vc já passa um nível acima com uma Gaggia ou outras do mesmo patamar, mas são máquinas mais caras, indicaria pra quem já tem experiencia com expressos e quer se aprimorar, até pelo valor e tambem pela dificuldade de encontrar reparo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

@andrerezende4, dê uma conversada com o @Fogo ruivo, caso você se interesse por uma máquina usada.

E, @Mojave, pare de falar mal da minha Electrolux Chef Crema Silver, que eu faço parte desse "clube". rsrs Brincadeiras à parte, a minha continua funcionando, tirando pseudoespressos que agradam toda minha clientela (ou seja, eu mesmo) e dá para vaporizar leite, embora eu também prefira a cremeira e a Pressca.

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, valacomum disse:

...pseudoespressos que agradam toda minha clientela...

Excelente resumo da situação de muitas pessoas interessadas, dedicadas e sem orçamentos robustos. É o meu caso também. Penso, ainda, que os degraus para subir a níveis superiores são cada vez mais altos, pois em algumas situações pedem a troca de mais de um equipamento quase simultaneamente. A pessoa passa de um equipamento composto com custo total de menos de mil e poucos reais para equipamentos com cada componente custando o dobro, o triplo, o quádruplo disso. Não é um crescimento linear.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, ivoesazevedo said:

Penso, ainda, que os degraus para subir a níveis superiores são cada vez mais altos, pois em algumas situações pedem a troca de mais de um equipamento quase simultaneamente. A pessoa passa de um equipamento composto com custo total de menos de mil e poucos reais para equipamentos com cada componente custando o dobro, o triplo, o quádruplo disso. Não é um crescimento linear.

Certamente! As máquinas caseiras high-end custam milhares de dólares, e os melhores moedores também. Grande parte desse valor é traduzido em estabilidade e repetibilidade do espresso, em alguns casos com perfil de extração configurável. Entretanto, poucos hobbistas têm necessidade de tirar 15 shots de espresso perfeitos de uma vez.

Por isso gosto das máquinas e moedores manuais, permitem uma qualidade de extração similar ou até superior a setups caríssimos, somente sacrificando volume e tempo/fluxo de trabalho. Infelizmente com a recessão, alta do dólar e imposto de importação, também ficam fora do orçamento de muita gente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/14/2021 at 12:32 PM, victor_barros said:

Certamente! As máquinas caseiras high-end custam milhares de dólares, e os melhores moedores também. Grande parte desse valor é traduzido em estabilidade e repetibilidade do espresso, em alguns casos com perfil de extração configurável. Entretanto, poucos hobbistas têm necessidade de tirar 15 shots de espresso perfeitos de uma vez.

Por isso gosto das máquinas e moedores manuais, permitem uma qualidade de extração similar ou até superior a setups caríssimos, somente sacrificando volume e tempo/fluxo de trabalho. Infelizmente com a recessão, alta do dólar e imposto de importação, também ficam fora do orçamento de muita gente.

Concordo plenamente. Por isso me atentei que o nosso amigo acima tinha um orçamento de até R$ 1.500. E não é pouco, é um salário mínimo. Mas em termo de equipamento novo, só dá pra comprar a Mondial C-08. É uma máquina de entrada? É. Dá pra ser feliz com ela? Dá e sobra. Com certeza quando tiver dominado as técnicas de extração e vaporização a despeito de todas as limitações de repetibilidade da máquina, teus cafés sairão melhor que muito cafeteria aonde você está pagando sua dose de espresso hoje em dia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bluecoffee disse:

[...] teus cafés sairão melhor que muito cafeteria aonde você está pagando sua dose de espresso hoje em dia.

Ou seja, na base de 1 espresso por dia, em 3 meses a máquina "se paga".

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2021 at 08:24, valacomum disse:

Olá!

@andrerezende4, dê uma conversada com o @Fogo ruivo, caso você se interesse por uma máquina usada.

E, @Mojave, pare de falar mal da minha Electrolux Chef Crema Silver, que eu faço parte desse "clube". rsrs Brincadeiras à parte, a ninha continua funcionando, tirando pseudoespressos que agradam toda minha clientela (ou seja, eu mesmo) e dá para vaporizar leite, embora eu também prefira a cremeira e a Pressca.

Saudações!

Opa, desculpe a piada, hahaha, por coincidencia, todos os colegas que conheço que tem a Chef Crema nunca precisaram de reparo, nem da C08, são 2 ótimas máquinas! Quando comprei a minha Mondial, fiquei realmente na dúvida pois as 2 tinham a mesma qualidade, na verdade optei pela Mondial somente por ela ter mais componentes em aço (acho que era a grade das xícaras e alguma outra peça), que na Electrolux eram de plástico. E te acompanho na saga como micro empreendedor, aqui tb tenho uma cafeteria de um cliente só, e olha que é uma cliente chata pacarai... se pudesse nem deixava entrar em casa (meu lado bipolar geminiano falando mal do outro lado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2021 at 09:13, ivoesazevedo disse:

Excelente resumo da situação de muitas pessoas interessadas, dedicadas e sem orçamentos robustos. É o meu caso também. Penso, ainda, que os degraus para subir a níveis superiores são cada vez mais altos, pois em algumas situações pedem a troca de mais de um equipamento quase simultaneamente. A pessoa passa de um equipamento composto com custo total de menos de mil e poucos reais para equipamentos com cada componente custando o dobro, o triplo, o quádruplo disso. Não é um crescimento linear.

Concordo em número e grau! São patamares cada vez maiores. Geralmente vc começa com um moedor Daiso ou generico chines, daí pra um Timemore não é um grande avanço, mas já outra faixa de preço. Pra subir pra um eletrico como Baratza ou Breville é um parto... o mesmo pras máquinas... eu mesma já passei por varias máquinas de expresso, mas resolvi parar na DeLonghi Dedica, é uma 15bar doméstica mas pra meu uso diário, tendo bastante trabalho nas regulagens e a máquina oferecendo mais padrões de preparo do que as outras domésticas, é o patamar máximo que pretendo chegar, até pq uso tb muitos outros métodos manuais. Mas daí pra cima sei que seria um passo muito maior do que o dado pra chegar na Dedica...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...