Ir para conteúdo

ZPM Espresso Machine


Bruno Goulart

Postagens recomendadas

Amigos,

um grupo de engenheiros amantes de café espresso estão desenvolvendo uma máquina com termobloco, PID, entre outras coisas.

Dei uma lida rápida no tópico deles no kickstarter,

pelo que entendi eles planejam inclusive um controle da pressão da bomba através por PID.

E estão querendo fazer isso a um baixo custo pro consumidor final, na faixa dos $400-$500.

Segue alguns links com mais informações sobre a máquina:

http://www.kickstart...o-machine/posts

http://zpmespresso.myshopify.com/

http://zpmespresso.m...m/pages/nocturn

http://zpmespresso.myshopify.com/collections/frontpage/products/nocturn-espresso-machine-glossy-finish

http://www.facebook.com/zpmespresso

http://zpmespresso.com/forum/

 

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem tempo...

 

Prometeram prazos muito mais curtos, não entregaram. Vi o vídeo do controle da bomba, soa pulsante, precisam aprender a fazer o controle com ângulo de fase. Sei lá, tenho pouca fé. Trocadilho intencional :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bill Crossland escreveu que a CC1 seria isso? Sei não... Lembro que era uma alternativa imediata, ele melhorou um pouco o que a empresa de Taiwan tinha para lançar no mercado. Era meio que uma Silvia já tunada.

 

Ele tinha um projeto legal com perfil de temperatura inclusive, mas acho que ainda está em desenvolvimento. Ao menos não rolou uma arrecadação do dinheiro alheio com pouca responsabilidade.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, não é a CC1...

 

Lembro de ter visto algo online do projeto dele, era algo como um grupo com pouco metal, trocador de calor para servir água acima de 100°C, e uma válvula controlada para dosar a água fria. Ele disse que iria poder fazer perfil de temperatura em resolução de segundos. Imagino que a bomba seria vibratória e fazer perfil de pressão nesse caso não é difícil. Um projeto desse poderia custar bem menos que GS/3 sim, mas o custo de desenvolvimento é que complica tudo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. A Aurelia atual é um grupo monstro, giclês acertados, trocador de 1L, e portanto até difícil de mudar a temperatura com flush etc.

 

Acho que a nova (Aurelia II) tem algo assim, mas não sei se faz perfil de temperatura, talvez seja só para regular cada grupo individualmente. Tô por fora.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Caraca, depois de tanto atraso, o preço dobrou... Não sei se vale tudo isso, ainda mais se o termobloco é alumínio por dentro, mas é testar para saber. Os pioneiros tomam água fresca, mas levam flechada nas costas... :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Quem promete mesmo são os idealizadores. Mas não cumprem.

Esse projeto está com 1 ano ou mais de atraso.

Troquei algumas mensagens com eles logo após o lançamento para trazer para o Brasil. Muito blá-blá-blá e estórias tristes. No fim, nada.

A ideia é muito legal, mas por este valor está mais cara quase 15% que uma CC1 v1.5. Apesar de projetos diferentes, a CC1 parece ser uma máquina melhor, mas há de se ver a ZPM funcionando para julgá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Eles deram um calote/foram amadores, uma pessoa se interessou em comprar a empresa e fabricar as máquinas, mas depois de um tempo viu que o criador era desorganizado e confuso. O cara que ia comprar a empresa desistiu e vai abrir uma empresa própria chamada "decent coffee".

 

Ah, a pessoa que pensou em comprar a empresa foi um dos apoiadores do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"the reality of ZPM’s failure was pretty banal: The founders were naïve and inexperienced, well intentioned but clumsy, and they serially trusted and paid the wrong people for ineffective help"

 

O tom geral do texto é que não houve má fé. Vale a expressão: não atribua à malícia o que pode ser explicado por incompetência... [emoji27]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto é muito bom e esclarecedor , a analise da situação de uma pessoa que vira backer é interessante , pois não é cliente , já que não existe produto , portanto , não é protegido pelo "Consumers Bill of Right" o CDC deles.

Nem é um investidor , já que não possui parte de empresa , e  se fosse investidor o kickstarter ficaria sujeito as regras da SEC , a CVM deles , o que complicaria ao infinito a implementação de um projeto.

 

Agora , na minha humilde opinião quando uma pessoa entra no kickstarter , ela deveria entender que o risco é grande , pois quem é organizado , competente e principalmente possui muita experiencia , não vai para o kickstarter , essa pessoa , arranja investidores e abre sua empresa e oferece direto o produto a venda .

 

Interessante a mudança de posição do kickstarter em relação a projetos que falham :

 

"Until last October, Kickstarter’s terms of use stipulated that project creators had only two options to discharge their obligations: ship or refund. Today, in response to situations like ZPM’s, creators can refund, ship or explain, and if a full audit — financial or narrative — shows that the creators have made “every reasonable effort” toward a decent outcome, the backers are encouraged to feel satisfied."

 

 

Gil a leitura desse artigo , dá uma ideia dos problemas que vc tem e teve com fornecedores aqui no bananal , se nos EUA a coisa já é difícil , imagina aqui.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, mas não é impossivel, existe milhares de fornecedores dentre os quais alguns poucos devem preencher o requisito de qualidade, preço e velocidade que preciso, assim como dei uma sorte incrível em encontrar o da base, espero conseguir finalizar com o da usinagem, vamos lá, pelo menos não se foram milhares de $$$, rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois eu devo ler esse artigo/livro. Muitos projetos do Kickstarter dá para sentir que não vai dar certo. Ou o produto não vai atender às expectativas, ou o projeto vai ter prejuízo. No caso do Cafflano, por exemplo, aconteceu o primeiro, e para reverter a insatisfação, devem acabar no segundo. Hehe

 

Se os criadores da ZPM não conseguiram nem ao menos vender a empresa, acho que seria justo eles tornarem o projeto aberto e livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais do que uma ferramenta de crowdfunding o Kickstarter é uma ferramenta de mkt.

O grande valor da plataforma hoje em dia é a exposição que ela pode dar a um projeto

que não teria uma verba de mkt para investir num self-crowdfunding ou seja montar um

site e tentar divulgar o mesmo para fazer a sua pre-venda.

 

Acredito que hoje em dia os founders dessas empresas de hardware ou novas tecnologia

estão muito mais experientes e tem muito mais opções de quem consultar do que na epoca

do ZPM. E com isso acredito que a chance de você conseguir funding e dar calote em geral

é apenas se você for muito burro ou achar que você é o melhor do mundo e não buscar ajuda.

 

Discordo de apenas empresas mau estruturadas usarem o kickstarter. Hoje em dia tem de tudo

desde belas ideias até projetos prontos que apenas buscam uma forma simples de conseguir funding

e numero suficiente para produzir em grande escala que foi o caso do Pebble Time que conseguiu 

$20M e já tinha o produto pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno a Pebble é um caso a parte , o sujeito que criou a Pebble já tinha um histórico no vale do silício , ele começou na Y Combinator que uma das maiores incubadoras do vale , posteriormente recebeu dinheiro da Draper Fisher (Ventura Capital) entre outros , ele produziu lucro para esses investidores .

 

Quando ele decidiu fazer "coisas" como um relógio , ele que era uma historia de sucesso no vale ficou a pé , essas empresas de ventura capital , angel investor ou mesmo incubadores  , não estão interessados em fazer "coisas" , coisas são um inferno para serem feitas.

 

A Bloomberg documentou muito bem  a historia da Pebble , ele foi para o kickstarter porque para fazer coisas ele não conseguiria investidores.

E o projeto bombou porque ele era um sucesso no Vale e já era bem conhecido.

 

Essa matéria da Bloomberg explica essa historia de como ele acabou no kickstarter :

 

http://go.bloomberg.com/tech-deals/2012-04-17-rejected-by-vcs-pebble-watch-raises-3-8m-on-kickstarter/

 

Gil não existe esse negocio de "produto pronto" fazer coisas é um inferno , eu não tenho duvida que os protótipos da cafeteira funcionaram maravilhosamente bem , o problema é conseguir que algo projetado e construído na sua oficina , saia com o mesmo desempenho quando fabricado  no sul da China. 

 

O Cafflano é um bom exemplo , muuuuuito mais simples que um relógio ou uma cafeteira , com certeza funcionou maravilhosamente bem como protótipo , quando foi para produção em massa , o diabo apareceu no pequeno detalhe do eixo da mó .

 

Gil o cara da Pebble se chama Eric , em 2012 quando a Bloomberg escreveu a matéria acima ele era um sucesso e estava no céu , em 2013 a Bloomberg escreveu outra matéria e ele estava quase na mesma situação que o pessoal da cafeteira esteve,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,quando começou a produzir os protótipos na China as coisas começaram a dar errado.

 

A Pebble usou uma empresa de assessoria especializada chamada Dragon para escolher os fornecedores na China , e mesmo assim pegou tudo na hora de produzir ,

 

Gil essa matéria da Bloomberg vale a pena ser lida , ela dá uma ideia do que é produzir algo mais complexo na China , não é a toa que os investidores profissionais fogem de produzir coisas.

A Pebble por volta de 2013 esteve próxima de virar uma ZTM , a diferença foi que o cara da Pebble foi muuuito mais competente , tinha mais experiência e principalmente tinha muito mais capital para cobrir as perdas no processo de desenvolvimento.

 

Com certeza o cenario foi umas dez vezes pior , isso foi só a parte que ele contou para Bloomberg , com o intuito de não espantar os investidores.   :)

 

http://www.bloomberg.com/news/articles/2013-09-16/the-sticky-situation-that-delayed-the-pebble-smartwatch

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aquele projeto em que eu entrei, da cafeteira de coado com PID vai pelo mesmo caminho dessa aí. Eu só vi hoje no NYT o artigo e quando procurei aqui no CdC achei esse tópico.

No outro projeto, o Invergo, já de cara a coisa apareceu má fé, quando os caras disseram que para eles era óbvio que o dinheiro não era pra o projeto em si,mas só pra eles conseguirem fazer uns protótipos pra arrumar investidores. A coisa já atrasou mais de 5 meses e nem sinal de que vai dar certo. Eles até agora só fizeram a interface do pid.

Acho que paguei 150 USD, porque o frete pra cá era mais caro. Dinheiro jogado no lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...