Ir para conteúdo

Quando o consumidor manda: o fracasso da Starbucks na Austrália e o consumo de café no Brasil


Postagens recomendadas

Bom, vejo que a discussão esta dividida entre comercio de café e consumo residêncial, desta forma acho que no caso do consumo residêncial o cústo vem da possibilidade individual, você pode ter condições de ter tudo ou de ter o minimo, o importante é o que consegue obter com isso.

 

Agora, se tratarmos da comercialização do produto, ai temos muitos aspectos a considerar. Eu atualmente utilizo um grão de qualidade media alta com custo de aproximadamente 70,00 R$/Kg em meu comércio, não pago aluguel do ponto, que fica em um prédio da familia, em uma boa localização, sem funcionarios atualmente, apenas meus sócio e eu, o que reduz muito o custo geral de tudo e me possibilita trabalhar com um valor de 2,00 no espresso.

 

Obviamente para o próximo ano a situação vai ser levemente alterada, com a ampliação da loja, teremos uma area maior, com um custo maior de manutenção e 1 ou 2 funcionários dependendo da demanda, o que ja nos força a alterar o preço para 3,00 no espresso. Futuramente pretendo incorporar um segundo moinho e oferecer 1 café diferente todo mês ou toda quinzena, dependendo da demanda e das possibilidades de compra.

 

Outros métodos de extração ja começaram a ser incorporados, ja ofereço Aeropress e coma ampliação pretendo incorporar a French e, se couber, os coados. Tudo isso considerando uma demanda incerta.

 

Outro dia eu estava discutindo justamente isso com alguem (acho que foi com o Leo Moço), sobre ter um café de exelente qualidade como oficial da casa, ou, usar este esquema do segundo moinho. Bom, nunca fui muito "a favor" da monocultura, sempre fui adepto da diversificação, e considerando um publico pouco instruido, passo algum tempo conversando com os clientes, dependendo do interesse o tempo é maior ou menor, sobre cafés, sobre por que é bom em alguns lugares e em outros não, sobre a importância de ter um conjunto redondo de equipamento+insumos+operador, e desta forma tenho tentado constituir um publico que talvês, e isto não é uma certeza, mas que talves no futuro, crie a possibilidade para meu comércio, que por maior que seja meu amor pelo negócio, também precisa gerar renda para meu sustento.

 

Acho possivel sim comercializar um bom café por 2,00, mas fica por aqui, um bom café, a partir deste nivel a coisa fica apertada. Um exelente café ja possui necssidades que almentam seu custo, como tempo de torra ideal, logistica de entrega e pedido para garantir o frescor da torra, não é facil de manter. Treinamento constante de funcionários exige logistica para não exeder a carga horaria do funcionário, juntamente com o custo de alocar um grupo ao local de treinamento ou de preparar um treinamento no local de trabalho, também existe o problema do interesse do individuo a ser treinado, pois se o próprio funcionário não encara isto com interesse, não há treinamento que melhore, ele vai aprender o basico para manter o emprego e pronto, então além da despesa adicional com treinamentos, ainda temos a dificuldade de encontrar bons funcionários que é uma caracteristica cultural de cada região.

 

Um bom maquinário também exige um bom investimento, que obviamente precisa ser diluido no produto gerado de forma que não elimine o lucro minimo, pode-se realizar a compra ou a locação de um equipamento, locações geralmente possuem sistemas de assinatura de doses, e ter certeza de uma média de vendas é sempre complicado no inicio, mas depois de algum tempo acho possivel ter uma ideia geral para realizar um ajuste. No caso da compra do maquinário, você terá um valor inicial certo para diluir e um incerto que sera o custo de manutenção do equipamento, que é, e sempre será muito aleatório, por tanto, como diria meu professor de metodologia " é sempre bom prever algo que não acontece", ou seja, estipula-se um valor médio de manutenção e incluimos ela no custo geral quer ocorra ou não. Assim teriamos, um exelente espresso com um valor aproximado de 3,50 a 4,50 dependendo das condições. Tudo isso considerando a possibilidade do cliete um dia confessar a você que prefere nescafé, ou que a esposa gosta mais de ir ao outro lugar que é mais chique, ou a um starbucks por que é de marca.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que barato não é o termo. Seria mais para "justo". Ter um bom produto a um preço justo, não é facil. São muitas variáveis, regionais e culturais, de logistica, de operação. Pode-se trabalhar com 2,00 reais em um espresso BOM, mas algo memorável, ai ja são outros quinhentos.

 

Edit.: Começo a notar alguns erros no texto anterior e peço desculpas, estou respondendo em horario de atendimento e as vezes perde-se o fio da meada.

 

Edit. 2: Começo a notar que a perda de sensibilidade do dedo minimo esquerdo, atrapalha na digitação mais do que eu esperava! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para vender a um preço superior ao do mercado deve existir uma razão muito palpável, do contrario a clientela se sente explorada e não volta.

As confeitarias de maior sucesso utilizam um excelente cafe como chamariz, inclusive cobrando barato pelo mesmo.

O cliente vai por causa do café e acaba consumindo doces, salgados, refeições, enfim outros produtos que permitem um lucro muito superior.

Há um tempo vimos uma sorveteria nova (Brasilia tem poucas) em um ponto sem grande atrativo nem circulante.

Minha senhora quis experimentar, vi que que tinham uma maquina boa e a barista parecia bem limpa, cuidadosa e atenciosa.

Decidi pedir um espresso, que resultou bem acima da media. Perguntei pelo grão, me falou que era Bruzzi, e decidi levar um pacote para experimentar em casa.

Mais um salgadinho, uma água para limpar a boca do sorvete e do café e ambos ficamos satisfeitos com a experiência e decididos a freqüentar a nova opção.

Quando pedi a conta, deu aproximadamente R$50,00, o que era razoável, mas conferindo a conta vi que me tinha cobrado R$4,50 pelo espresso.

Fiz questão de chamar a dona, explicar o motivo e nunca mais pisei no local.

A última vez que passei na porta não tinha viva alma ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

Acho que podemos criar um topico: preco justo do expresso no Brasil

Pq todos os lugares que vou hj em dia tomar um expresso, seja num lugar especifico ou num restaurante, o expresso ta tudo acima de 3 reais. Ja cheguei a ver por 5 reais.

E claro o resultado disso ja sabemos. Dificil tomar mais do que um gole. Hehe

Abracos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um restaurante a solução para o preço é bastante simples, basta incluir o café como custo geral na elaboração dos preços de todo o cardápio e diluir o custo no geral, assim você pode trabalhar com um otimo produto com preço baixo, o problema é manter um profissional com bom treinamento em um produto que não seja o foco do comercio, seria preciso ter um apaixonado no meio dos funcionarios da cozinha para cobrir esta deficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

A ideia é bacana e acho que até ajuda nossos colegas de fórum que trabalham com o café. Eu também apoio a criação de uma enquete para termos um termômetro da opinião dos foristas do CDC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um restaurante a solução para o preço é bastante simples, basta incluir o café como custo geral na elaboração dos preços de todo o cardápio e diluir o custo no geral, assim você pode trabalhar com um otimo produto com preço baixo, o problema é manter um profissional com bom treinamento em um produto que não seja o foco do comercio, seria preciso ter um apaixonado no meio dos funcionarios da cozinha para cobrir esta deficiência.

 

Nao é atoa que para evitar este vies, hoje em dias bons restaurantes so usam Nespresso. Desta forma o resultado é sempre o mesmo e garante sempre um cafe com a mesma qualidade, sem precisar de alguma qualificacao, ja que é so apertar um botao. hehe

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por mais que alguns puristas critiquem o sistema Nespresso ele tem grande valor e importância no mercado. Trouxe ainda mais conveniência que as superautomáticas e na média entrega um café melhor do que estas.

 

Para um pequeno escritório, por exemplo, é a opção mais racional. Manutenção praticamente zero, complexidade mínima e consistência elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não posso opinar desde que não consigo ser totalmente imparcial.

Faz uns sete ou oito anos atras, meu chefe à época, trouxe uma Lavatza topo de linha da Europa, com todo tipo de capsulas.

Cada vez que tomava um espresso dela eu passava mal.

Ainda hoje, se bebo um Nespresso me estômago reclama e o enjôo demora no mínimo três horas para passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago eu juro que fiquei tão preocupado com a situação do mercado doméstico que to pensando em criar um programa "Bolsa PID" ...vou destinar uma verba a vocês pobres coitados que precisam de tantos cacarecos pra fazer 5 ou 6 expressos decentes com 250gr...

 

=)

Pode me colocar na lista do "bolsa PID" porque ainda não tenho o meu, rsrsrsrs. Mas, falando sério, acho que você não entendeu meu posicionamento. Sou totalmente a favor de se pagar mais por um produto melhor. Aliás, não são poucas as reclamações da patroa de que eu tô gastando demais com café. Só esse ano me aventurei na aeropress, no hario e no cold brew. Só achei aquela sua conta meio simplória, mas entendi a idéia geral: café bom a R$25,00/250g não tá caro (tanto que comprei o frutado²).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente.

Aqui ninguem tava reclamando do valor do café do moço. Sabemos o quanto ele é bom e vale os 25 reais.

A discussao é outra.

E realmente aquela conta é muito simploria, pois nao embute o conhecimento tecnico, o imposto, o custo de se ter um empregado, conta de luz, agua, etc!

Grande abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...