Ir para conteúdo

Quando o consumidor manda: o fracasso da Starbucks na Austrália e o consumo de café no Brasil


Postagens recomendadas

Sem educação não há solução! Em que área for.

 

Se não conhece cafés de qualidade, o consumidor não é capaz de exigir produtos superiores. Isto demanda educar este consumidor para conhecer novas possibilidades. O resultado disto é justamente a cobrança futura de produtos que valham a pena. E saber e conseguir dizer não quando a qualidade está aquém. O lado complicado da equação é que qualidade tem preço e nem sempre todos podem pagar por ela. Já querer pagar por ela faz justamente parte do processo de aprendizagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta discussão pode ser muito interessante e levar a várias conclusões:

Penso eu, que no Brasil infelizmente ainda não estamos acostumados a tomar café bom, lá na Austrália eles aparentemente já sabem o que é bom, são críticos, por terem sempre qualidade aliada ao preço. E não aceitam qualquer coisa, não sao empurrados com qualquer produto.

Starbucks muitos daqui do CDC conhecem e não tomam mais de jeito algum, mas somos a minoria, que procura entender sobre café. Veja o café deles são horríveis, mas não o café em si, mas sim a concepção da torra do café. Creio que os grãos são seletos de qualidade, etc...

Café bom custa caro! não adianta querer pagar barato achando que vai tomar um bom café! Veja estamos num país que está em fase de desenvolvimento, antigo terceiro mundo, onde há milhões de deficiências, então nem tão cedo Café de qualidade será prioritário neste País! Primeiro Educação, Saúde de qualidade, etc.

Sabemos que o Café desperta muito interesse, haja visto o quanto ganhamos de amigos aqui interessados em aprender sobre o café, tomar um excelente café, saber que não basta so colocar o pó na máquina ou no coador e fazer! É tudo muito complexo, rico em detalhes!

Mais uma vez falo, café bom não custa 10 reais! custa 13, 15, 25/250g por ai vai! quantos podem pagar por isso aqui no Brasil sem ter problemas na sua conta do fim do mês, haja visto que nosso custo pode chegar facilmente a 100 reais/mês de café de qualidade.

E pra terminar, acho que sim, o Brasileiro está cada vez mais exigente e pode ser que no Futuro a Starbucks sofra do mesmo da Austrália, Aguardemos, porém torço que ela faça cafés melhores. Afinal quem não gosta de tomar um Frapuccino no dia de calor lá? :D :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Starbucks já deu pano para manga em um tópico anterior sobre sua expanção em postos de gasolina. Mas vamos lá, analisando alguns negócios em São Paulo com decadas de vida, tipo esfiharia, Bar do Estadão,.... E assim vai, você pode ficar imaginando que o produto é fantástico, e na maioria das vezes até é, também se em 50 anos o cara não aprender a fazer direito, mas enfim, uma coisa eles tem em comum, estão em pontos fantasticos. Então ponto numero 1, localização, a Starbucks do Shopping Eldorado esta sempre cheia, como também o Café do Ponto do mesmo Shopping.

Outro ponto é como se classifica a Starbucks no Brasil, cara, sofisticada,.... Tem lugar para poucas lojas, se quizer montar uma rede grande tem que mudaro perfil, tem que se enquadrar no perfil de 90% das cafeterias existentes, que é de produtos mais baratos.

Foi que nem a Pizza Hut no Brasil, nos moldes que ela é, tem que ter a quantidade de lojas que tem hoje, muito poucas, pois em um pais que tem uma pizzaria em cada esquina, a Pizza Hut tem que se enquadrar como um programa para uma vez cá e outra lá, não em consumos semanais como acontece nas pizzarias normais.

 

Resumindo: tem rede que dar pra ser em grande volume de lojas, e tem rede que tem que ser pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 reais dependendo do expresso é dinheiro jogado no lixo. E o pior é o que mais tem por ai!

hoje em dia dificilmente eu consigo tomar café fora de casa.

de qualquer forma 250g 25 reais não é barato, por outro lado totalmente justificavel quando se tem um otimo cafe. Ainda mais sabemos o quanto um bom cafe consome para ser produzido e torrado.

o problema Leo nao é pagar caro, o problema é pagar caro e ainda ser ruim. Se vc me vendesse um cafe de 200 reais o kilo e fosse justificavel, pela qualidade, cafe da Nasa, etc... acharia totalmente justificavel. so nao sei se ia ter dinheiro pra comprar kkkk

ainda bem que o frutado2 custa 25 e nao 200 :) senao eu tava lascado!

starbucks vende em media por 20 a 30 reais pelo que me lembro pra fazer um cafe horrivel e pior que vende!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lógico que há Ruston....

 

se vc compra 250g por 25 reais...vamos calcular que vc gaste 15 gramas por café... Como se vc tivesse pagando 1,56!!!!!!!!!! ...com um puta resultado desse que duvido que outra pessoa tome em qualquer cafeteria...vc ta brincando comigo... hahaha... agora se vc pagar 7,5 por 250g ...seria algo em torno de 0,46 ... Acho que ter uma experiência top por 1,10 a mais nao faz tanta diferença...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Natal não tem starbucks, mas experimentei quando fui no Rio. Horrível, muito ruim mesmo!!! pedi um espresso, comum mesmo. E perdi a vontade de viver por alguns instantes. Devo ter dado azar, porque acho que o café de lá não pode ser tão ruim assim. Não é possível. E olhe que meu paladar nem é tão exigente assim. Tomei um hoje no vanila aqui em Natal e estava muito bem feito.

 

E só dando meu pitaco na questão do $$$$. Concordo em parte com o Leo moço. Porém essa conta de R$1,56 por "espresso do bom" tá muito simples. Não esqueçamos de colocar no custo o moinho, a máquina, os mods, o tamper, os produtos de limpeza e por aí vai. Sem falar na quantidade de café que jogou fora tentando se adaptar às máquinas (moinho e cafeteira).

 

Por outro lado um moinho manual e um coador de pano já são muito mais em conta, mas acho que você tava falando do espresso a R$1,56, certo?

 

Só ressaltando que sou totalmente a favor da "massificação" do bom café. Sempre a preço justo (aliás, tô na espera do frutado, deve chegar essa semana).

 

Vivemos num país de desigualdades absurdas, mas tem muita gente que toma café oxidado, com gosto de cinza, cheio de açúcar por falta de conhecimento, não por falta de dinheiro.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante matéria.

Embora aqui no Brasil o consumidor de café esteja ficando cada vez mais exigente, estamos longe de ser considerados grandes consumidores de cafés especiais. E veja que estamos batendo recordes na produção e no consumo nesta safra (mais de 50 milhões de sacas). Porém, apenas uma pequena fração desta produção é de café especial, e se considerarmos que parte sai do Brasil, pouco dele se consome aqui.

Quanto às cafeterias serem elitizadas, eu concordo que ainda são. Apenas uma pequena parcela (muito pequena mesmo) da população toma cafés em cafeterias, habitualmente. E ainda sendo considerado caro o cafezinho, não há qualidade, na maioria dos estabelecimentos.

Resumindo: a cultura do café de qualidade aqui, está apenas começando... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

olha q curioso:

o paraná é um dos maiores pibs do país, curitiba a 4a cidade mais rica do país, e a 2a cidade em concentração de povo classe A. E, não tem starbuks! rsrs

A cidade do rio, a 2a! mais rica do país, ex-capital federal, capital cultural, porta de entrada no país por estranjeiros, só tem uma, starbuks, escondida no fundo do plasa shoping, láááá em Niterói rsrs

 

Olha q curioso: muito antes da minha "obseção" pelo café, em 2010, eu tomei um starbuks dentro de uma livraria eu acho em SP num shoping.... já nessa época, eu achei o expresso ruim, crema esquisita.... meu amigo na época q tava me recebendo até estranhou eu n gostar disse: """mas é starbuks!!!!!"""

 

é que o método do expresso virou sinônimo de sofisticação total, e imprecindível em cafeterias, para ser sofisticada. Mas a maioria dos métodos manuais não exigem metade das técnicas do expresso, e entregam um café excelente, claro, respeitando-se as peculiaridades de cada método.... Então, uma cafeteria pode perfeitamente oferecer um bom café por um preço "de cafesinho" brasileiro, sem quebrar. Mas por quê fazer isso? "E encher a loja de gente sem educação? Que só vai pagar talvez os 2 pila do café em si? Gente q não sabe """apreciar""", um bom café de qualidade vindo sei lá de onde feito sei lá de que jeito"......

Eu, um modestíssimo graduando em música, que faço esforço, pra melhorar minha apreciação de café, que ainda também modestamente sei distinguir bastante bem um bom café de um ruim, acho que o negócio de cafeterias é sim muito elitizado, é arrogante mesmo, em sua comsepção, de cima a baixo, e não precisava ser, tanto. A idéia é sim, arrebanhar gente disposta a pagar 4 5 pila, ou até 14, como eu ja paguei, em troca de nada, de um conceito, um produto invizível, impalpável,e o pior indegustável, chamado:

sofisticação, glamur.

 

é o q eu acho

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conta de café que se faz em casa, só se for para um dolce gosto, que vai ficar lá pelos R$ 1,50 para um expresso simples, do contrário você procura em fazer o " seu" café, o seu melhor café, e como diria a CREDICARD não tem preço que pague.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à Starbucks no Rio de Janeiro,

no momento tem um número razoável de lojas, em shoppings tanto no Rio, principalamnete na zona Sul,

como Leblon e Botafogo, assim como o de Niterói,

além de algumas lojas nas ruas, no Centro, em Icaraí.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rouston, cafe bom não precisa caro ...

Vou dar um exemplo da tua área que, só conheço como usuário, e desta forma me desculpe antecipadamente se cometo algum engano:

A medicina de ponta requer investimentos pesados, com aquisição de novos equipamentos, infraestrura para exames, internações com higiene estrita, mão de obra muito qualificada e insumos que requerem muito tempo de pesquisa e desenvolvimento e que somados são muito mais caros que os de uma medicina menos sofisticada.

No caso na cafeicultura brasileira a maior parte do investimento para produção do cafe, como a compra da terra e implantação da cultura com variedades produtivas e resistentes já foi realizada.

A diferença é que os cafés especiais requerem uma condução da cultura, colheita e beneficiamento mais cuidadosos, no entanto estes investimentos são pequenos em relação ao custo total da produção.

O problema é outro: este (relativamente) pequeno investimento não tem retorno se não existe uma demanda diferenciada ...

Porque iria o produtor investir (digamos) 2% a mais no custo de produção se o preço a receber não compensa esse custo ?

Se a diferença fica com o intermediário ou o café acaba misturado com produtos de baixa qualidade ?

Caso recebera (digamos) 3% a mais, o produtor já auferiria um lucro de 1%, o que justificaria a despesa adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas cafeterias que mostram que é possível trabalhar com café de qualidade e preço bom,

os meninos do Curto Café vendem o espresso deles a 2 reais,

Fora que trabalham com outros métodos também,

e o que considero mais importante: conversam muito com os clientes, tanto antigos como aqueles que acabaram e chegar pra conhecer o lugar sobre o que é um bom café, como reconhecer, o que esperar de um café de qualidade,

eles, com muita simpatia e bom humor, estão ajudando na educação das pessoas sobre cafés de qualidade e em um lugar muito movimentando.

Bruno.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago!

 

O argumento do Léo do custo por xícara é mais forte ainda se considerar equipamentos. Vamos pensar em 2 anos de empolgação no uso de uma boa máquina e moinho mais acessórios e detergente. De repente uns 4800 reais gastos? São 200 reais por mês, e se tomar 2-3 expressos por dia, máximo 100 expressos por mês, todos duplos, dá 2 reais por xícara só o custo da máquina e manutenção. Ao mesmo tempo, o custo alto de uma máquina e moinho podem ser diluídos por muitos e muitos anos, mas acho que o pessoal tende a ser mais imediatista nas contas.

 

Ou seja, se está disposto a isso, e eu sempre insisto que café expresso em casa é caro, o custo adicional do café, seja 0,50 ou 1,50, não é muito. Todo o esforço vale pagar cafés melhores. E o passatempo vale para cada um o custo todo.

 

Agora... Se voltarmos ao assunto coado e semelhantes, que não exigem investimento alto, pode fazer diferença para alguns bebedores compulsivos pagar 80 ou 100 reais no kg de um café, ao invés de 40-60. Mas aí é a escolha do consumidor. Voltamos ao assunto do tópico, a massa aqui ainda compra o café mais barato da prateleira, ou ainda a marca com a qual criou uma relação. Os consumidores mais "educados", mais interessados, vão pagar a diferença e provar, e espero eu, criar seus padrões. Aí voltamos a falar de café especial, de escala menor. No final das contas, o consumidor tem que definir se determinado café vale X R$/kg pra ele, não se algum café vale.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente, Márcio.

 

Espresso em casa é uma coisa que se faz por gosto, não por custo. Já nas cafeterias outros fatores entram em jogo, em especial um, que é o fator "maquiagem". Não tenho nada contra cafeterias bonitas e descoladas, desde que se coloque em primeiro plano a qualidade do café servido na xícara. Não falo nem em cafés superespeciais, mas dar prioridade ao conteúdo da xícara: um café minimamente honesto, correto.

 

Mudando um pouco de foco, porém com crítica semelhante, o André Barcinski, comentarista da Folha, fala da aberração em que muitos estádios de futebol estão se tornando com as reformas, com um monte de camarotes VIPs, a preços estratosféricos.

http://andrebarcinsk...sso-sera-mesmo/

 

Retomando o prumo, fica aí minha crítica. Muitas cafeterias são isso, um lugar VIP que as pessoas frequentam pra se distinguir das demais. Café, fica em segundo plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas veja ai estamos falando da gente, do consumo doméstico.

Voltamos a venda, cafeterias, etc.

O café esta embutido, muita coisa, imposto absurdo, custo de treinamento, custo do funcionário, logistica, etc...

então o pessoal vendendo expresso a 2 reais ta muito barato, algo eles tem q oferecer para conseguir sobreviver, ou vao viver pagando para os outros beberem cafe, fazendo caridade?

Concordo que o cafe bom tem q baratear, etc, mas Leo Moço e o valor da sua mão de obra? quanto custa o seu trabalho e estudo sobre o café? vai fazer caridade tb??? então tudo tem seu preço.

Concordo que as vezes gastamos em mods, etc e deixamos de lado a compra de um otimo cafe, mas ai vai de cada um e sua situacao financeira, o que devemos respeitar. Cafe e maquina tem pra tudo que bolso e gosto.

Enfim, eu falei que esse tema dava uma boa discussao ne..hehe :)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que ser feliz na vida, se você tem um carro de R$ 100.000,00, tem 4% IPVA, 20 % de depreciação, seguro, revisão, fez a conta do que dá em um ano, pois então não faça, a vida é para ser vivida dia a dia, claro com segurança futura, mas também com prazeres presentes, e ainda mais o café que é um prazer diário,....

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que ser feliz na vida, se você tem um carro de R$ 100.000,00, tem 4% IPVA, 20 % de depreciação, seguro, revisão, fez a conta do que dá em um ano, pois então não faça, a vida é para ser vivida dia a dia, claro com segurança futura, mas também com prazeres presentes, e ainda mais o café que é um prazer diário,....

 

kkk, verdade! o nosso café não tem preço, tamanha a felicidade! hehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

falei do pessoal do Curto com café a 2 reais porque é esse realmente o preço deles,

e até onde eu sei eles não fecham no vermelho,

com o preço deles e localização eles vendem bastante e apesar do lucro por unidade vendida não ser muito grande com a quantidade que vendem diariamente acabam por obter lucro só menos satisfatório

Bruno.

 

Ruston,

falei do pessoal do Curto com café a 2 reais porque é esse realmente o preço deles,

e até onde eu sei eles não fecham no vermelho,

com o esse preço e a localização eles vendem bastante e apesar da margem de lucro por unidade vendida não ser muito grande com a quantidade que vendem diariamente acabam por obter lucro ao menos satisfatório

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ai Bruno eles nao vivem so de cafe.

Garanto que por 2 reais nao paga a receita deles, funcionarios, impostos, etc... Teriam que vender toneladas de cafe hehe

Neste caso eles tem o cafe como um chamarisco para vender outros produtos, creio eu.

Imagina quanto custa manter uma cafeteria boa mensal.

Alexandre Velloso poderia dar a sua opiniao, ja que lida e entende bem a situacao do cafe e cafeteria mais que a gente hehe

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nem 5 reais o espresso dá muito dinheiro, pois é um tíquete médio baixo, quantos cafés expressos puros se vende por dia? Tem que vender mais coisas, ou ter um custo de operação muito baixo.

 

Lá fora, em algumas cidades, há várias cafeterias com 2 pessoas no máximo, cobram, tiram café, e basicamente vendem café, bebidas com leite e uma ou outra comidinha. Só que lota de pessoas, faz fila, e a galera tem o costume de comprar a caminho do trabalho ou na volta do almoço. Talvez num modelo desse dê para pagar as contas, funcionários e ainda ter lucro pro negócio.

 

Já é diferente o expresso como acompanhamento de um restaurante, de uma padaria etc. Nesses lugares o proprietário até poderia deixar margens pequenas para usar o café como chamariz - não é fazer caridade, é pensar estrategicamente. Mas em geral os comerciantes acham que tem que calcular custos e dobrar *tudo* que vendem, parece que é a regra geral, quando não é pior - determinar um preço bem alto para se estabelecer como "bom" (se é caro, deve ser bom).

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente Márcio.

Por isso nem sempre 5 reais num expresso quer dizer alguma coisa.

Por outro lado um bom produto tem o seu valor, custo do projeto etc. E portanto se custa caro, ou num preco nao tao acessivel, tem a sua razao de ser.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente Márcio.

Por isso nem sempre 5 reais num expresso quer dizer alguma coisa.

Por outro lado um bom produto tem o seu valor, custo do projeto etc. E portanto se custa caro, ou num preco nao tao acessivel, tem a sua razao de ser.

Abs

 

Ou não...

Pode ser somente uma margem de lucro alta, tentativa de marketing do tipo: se é caro é bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...