Ir para conteúdo

O preço justo do Café expresso no Brasil?


  

30 votos

  1. 1. Qual o valor justo do Café expresso no Brasil?

    • até 1,50?
      0
    • 1,50 a 2,50
      2
    • 2,50 a 3,50
      16
    • 3,50 a 5 reais
      10
    • o valor não importa. Café bom não tem preço
      2


Postagens recomendadas

Ruston,

 

Sugiro criar também uma enquete, pois deixa os resultados mais objetivos e permite a rápida visualização. Sugestão? Aqui vai:

 

Até R$ 1,50

R$ 1,50 a R$ 3,00

R$ 3,00 a R$ 4,50

R$ 4,50 a R$ 6,00

R$ 6,00 a R$ 7,50

R$ 7,50 e acima tá valendo. Café bom não tem preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta para o comerciante: qual seria o justo no lucro de um café na mesa? quais sao os custos deste café na mesa? é possívl quantificar isto tudo?

quais sao as fatias do custo do café na mesa de uma cafeteria?

abs

 

Lucro justo, seria o suficiente para gerar receita tal, que seja possivel manter o comércio funcionando, que é claro, depende de cada local.

 

Os custos do café na mesa, também irão variar do segmento. Em um restaurante pode-se diluir o custo no geral e como em um restaurante o café é de consumo baixo o preço provavelmente sera proporcional, o dificl sera manter a qualidade e frescor do produto. Ja em um local com um foco maior, os custos serão um pouco maiores, pois um negócio específico, demanda um publico especifico que vai variar de cidade para cidade, em compensação pode-se ter mais facilidade logistica na manutenção da qualidade e frecor do produto.

 

A quantificação e qualificação de tudo isso, é bem complexa e muitas vezes mais intuitiva do que exata, mas é possivel sim, apesar de demandar um esforço extra inicial. Mas um comerciante que interage com seus clientes tem a possibilidade de manter esta "estatistica" na cabeça o tempo todo, discutindo e debatendo com seus consumidores sobre o assunto. Tal atitude gera um estreitamento no laço entre o consumidor e o proprietario, fideliza os clientes, melhora o consumo e aumenta o conhecimento e a credibilidade do estabelecimento. E ao conhecer melhor o cliente e suas necessidades, ocorre também o entendimento destes aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter um moinho separado (o SJ do Victor) com um grão especial, como opção.

Mas aí tem de ser um grão realmente bom e avisando ao cliente que com leite a diferença tende a desaparecer.

 

Estive falando com o Alexandre sobre um MD40, e sim, os clientes "visados" já estão sendo devidamente instruidos e um deles ja abandonou o açucar e o leite sera o proximo. No meu caso, estes clientes não existiam a 1 ano, e agora começo a divisar 5 ou 6 possiveis apreciadores, com 2 a 4 doses semanais cada, o que ja paga o grão do mês, se eu começar com 250gr mensais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que nem sempre se toma só um café, né? Um estabelecimento que venda outros produtos atraentes para o consumidor pode lucrar usando o café como chamariz.

 

Diversificar ajuda muito mesmo.

 

Acredito que um café bom, de 2,5 a 3,5. Um excepcional vai custar o que tiver que custar.

 

Exatamente, algo de boa qualidade é diferente de algo exepcional, um bom café custa entre 50,00 e 80,00 enquanto algo exepcional geralmente passa de 100,00 R$/Kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que nem sempre se toma só um café, né? Um estabelecimento que venda outros produtos atraentes para o consumidor pode lucrar usando o café como chamariz.

Justamente por isso que sera que um cafe a 2 reais sustentaria alguma cafeteria?

Creio que como chamariz sim, mas nao como produto exclusivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente por isso que sera que um cafe a 2 reais sustentaria alguma cafeteria?

Creio que como chamariz sim, mas nao como produto exclusivo

Não sou comerciante, mas meu pai tinha um bar e o lucro sobre a cerveja (o chamariz) era pequeno. Quem dá dinheiro é a comida.

 

Sendo um café excelente, que todo mundo fala e recomenda, como chamariz, o estabelecimento lucraria nos acompanhamentos ou nas outras bebidas, tipo capuccino, latte, mocha, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou comerciante, mas meu pai tinha um bar e o lucro sobre a cerveja (o chamariz) era pequeno. Quem dá dinheiro é a comida.

 

Sendo um café excelente, que todo mundo fala e recomenda, como chamariz, o estabelecimento lucraria nos acompanhamentos ou nas outras bebidas, tipo capuccino, latte, mocha, etc.

 

Mas ai é que mora o perigo, um café exelente seria o que exatamente? Quantos clientes identificariam o estabelecimento apenas pelo café? O CDC esta no ar a 1 ano e temos quase 1000 usuários, mas quantos destes são realmente ativos e amantes do café? Você consegue identificar um bom mecânico pela marca das ferramentas que usa? O café como muitos outros produtos, possui especificidades conhecidas por poucos, que são justamente as responsaveis por tornar diferente para uma pequena parcela de conhecedores, um café exelente de um razoavel.

 

 

Por curiosidade, quais tipos de cerveja ele vendia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ai é que mora o perigo, um café exelente seria o que exatamente? Quantos clientes identificariam o estabelecimento apenas pelo café? O CDC esta no ar a 1 ano e temos quase 1000 usuários, mas quantos destes são realmente ativos e amantes do café? Você consegue identificar um bom mecânico pela marca das ferramentas que usa? O café como muitos outros produtos, possui especificidades conhecidas por poucos, que são justamente as responsaveis por tornar diferente para uma pequena parcela de conhecedores, um café exelente de um razoavel.

 

 

Por curiosidade, quais tipos de cerveja ele vendia?

Chegou onde eu queria. Informação é a palavra. Pra mim parte daí. Os viciados em cafézinho oxidado e os supostos "amantes do café", que veneram as nespressos e superautomáticas, deveriam ter a oportunidade de provar um café superior, bem tirado, de torra recente, e aí ele decidiria se 1º: realmente é melhor do que ele tá acostumado; 2º: se vale a pena pagar o preço.

 

Realmente, a definição de café excelente eu não sei. Pra mim depende da expectativa anteriormente criada. Poderíamos dizer que o café é excelente quando satisfaz suas necessidades naquele momento? sei lá.

 

A gente as vezes fica meio arrogante, querendo empurrar goela abaixo (desculpe o trocadilho infâme) o nosso gosto, dito "superior". Respeito todas as opiniões, mas até aqui, entre os mais conhecedores, existem diferenças nos gostos. Por que não haveria entre os "desconhecedores"?

 

Pra finalizar, e reforçando, sou a favor da informação. Só com ela é que o indivíduo consegue decidir o que é bom ou não.

 

P.S.: era um bar exclusivo da Ambev, mas faz muito tempo, acho que ainda nem tinha Ambev, era skol e antartica. A melhor era a cristal, que acabara de ser lançada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S.: era um bar exclusivo da Ambev, mas faz muito tempo, acho que ainda nem tinha Ambev, era skol e antartica. A melhor era a cristal, que acabara de ser lançada.

 

Ai você também chegou one eu queria. :D

 

É dificil ter um produto de alta qualidade com preço baixo pelo fato de que qualide exige estrutura, imagina ele comprando Erdinger que custa 15,00 reais a unidade de 500ml, como poderia comercializar a preço de chamariz? Considerando que ainda deve somar o custo de manutenção do estabelecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, mas aí tem uma diferença. Você ainda pode usar um café bom (não excelente) como chamariz a um preço de custo, digamos. Mas uma cerveja é mais difícil, porque ele tem mais valor agregado (comparando a venda da unidade - xícara de café X garrafa ou copo de cerveja). Qual o valor máximo que você pode cobrar em um espressinho? Não sei, acima de, digamos, dez reais pouca gente vai se aventurar, por mais especial que ele seja, salvo quando existir um mercado consumidor de connaisseurs. As cervejas especiais as pessoas não pensam duas vezes antes de pagar 20 reais (chutando um valor de partida, em um bar, onde a cerveja será servida) em um lugar onde estão disponíveis.

 

Acho que uma grande alternativa é o que você está fazendo, Juliano. Colocar um café especial em um moinho separado, com um preço proporcionalmente mais alto. Atiçar a curiosidade do consumidor. De um modo geral, quando as pessoas pagam caro, tendem a ter uma percepção mais favorável do que estão consumindo. Isso é fato, e é por isso que degustações sérias de bebidas sempre são as cegas, ou as bebidas mais caras sempre terão percepção melhor (ou pior - é praticamente impossível manter a isenção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende Rodrigo

Outro dia no armazem do cafe no rio tinha um cafe dito premium q custava uns 7 reais. Logico pedi para experimentar e que porcaria foi! Caro e nunca mais tomaria. Entao a percepcao de ser mais caro nao foi viesada pelo preco.

Mas a discussao é o quanto seria justo o valor de um cafe na xicara, inserindo todos os custos e esta fatia de custos adoraria ver num formato de pizza do excel. Hehe

Grande abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia no armazem do cafe no rio tinha um cafe dito premium q custava uns 7 reais. Logico pedi para experimentar e que porcaria foi! Caro e nunca mais tomaria. Entao a percepcao de ser mais caro nao foi viesada pelo preco.

 

Não vou mais desvirtuar do tópico, mas tenho que responder pela última vez, prometo. Você notou porque (i) está acostumado com bons cafés e (ii) porque o café era desproporcionalmente ruim. Se o tal café de 7 reais for bonzinho, o leigo vai prová-lo e fazer aquela cara de satisfação que as mulheres bonitas de comerciais de cerveja barata fazem ao provar um copo, fechando os olhos e dando um longo suspiro de prazer, como se estivesse tomando uma taça Romanée Conti safrada. Fala sério...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Juliano,

Este ano, boa parte dos cafés muito bons que tomei custaram menos de R$50, o lote 911, que é um bom café, custouR$15 verde, daria uns R$30 torrado.

É claro que também comprei mais caro como experiência, além que em pequena quantidade não faz diferença, desde que o frete chega a pesar mais que o preço do café.

Mas conheço várias excelentes cafeterias, que tem um blend da casa muito correto (dois deles na nossa lista dos 100 mais ) e ainda um ou dois microlotes que vão variando para estimular a clientela.

Compram em saca, diretamente do produtor (de primeira linha), torram na cafeteria e ainda tem uma receita adicional vendendo o grão torrado e moído.

No caso, fazendo um contato com outra cafeteria da região, que trabalhe com cafés especiais ( e que esteja o suficientemente longe como para que não te veja como concorrente) caso não queiras ter o trabalho de torrar, podes acertar que torre uma vez por semana para ti, e ir comprando o cafe verde por saca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos a algumas fatias da pizza ou do bolo:

Esquecemos de começar com o básico: o frete.

Bota pelo menos 15 reais e pronto, café já custa 75.

Daí tem aluguel, propaganda, salários, impostos, empréstimos, água, luz, telefone, internet, fornecedores, hospedagem, pró-labore, contador, fgts, taxas bancárias, louças a repor, uniformes...

A quantos 2 reais vai vender mesmo? :) :)

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahah eu comprei uma a um ano por 50 reais e doei para meu cunhado.... adivinha o que aconteceu???

 

 

Hahahahahahaha

 

 

Então.... estou analisando a conversa para palpitar....hahahaha

 

Mas uma coisa eu adianto.... custo de produção não é barato.

 

Amanhã irei até o nosso sítio jogar adubo 30-04-20 nitrogenado em cápsulas nos 200 pés de café que estou cultivando além de bater o adubo foliar.

Hoje gastei 25 do foliar e 70 da saca do adubo, apenas para o primeiro ano de 200 pézinhos. 95,00 !!!

Fora o trabalho que dá manter o terreiro limpo, irrigar no tempo das estiagens....etc Isso sem contar que eu e meu avô que cuidamos, senão, haveria a despesa com a mão de obra.

 

Quando da colheita vou tentar tirar uma saca para eu processar como cereja descascado e o resto vai para a secagem em coco mesmo!

 

Só quem planta e acompanha de perto sabe o trabalho que dá para se ter um café, no mínimo, bom.... e isso claro tem um alto custo.

 

Se eu fosse vender o CD que eu mesmo cuidei, pediria uns 5,00 a xícara!!! KKKKKKKKK Vai dar trabalho pra lá... Mas infelizmente, no nosso mercado o consumidor final ainda não tem essa noção

 

Quem se habilita em me ajudar amanhã?

 

kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nem sempre o produtor é bem pago pelo café verde e vemos no mercado cafés que o produtor recebeu cerca de R$10 o kg que é vendido depois de torrado por R$60, R$70,

pergunta: é justo? Pro produtor? Pro dono de cafeteria? Pro consumidor final?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é um outro ponto Bruno

O produtor no Brasil sofre! Muitos produtores sao pessoas simples e com bastante humildade, que depende do cafe para educar os filhos, ter o que comer e acabam sendo engolidos pela cadeia produtiva, mas isso é assunto pra mais um tópico. Hehe

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...