Ir para conteúdo

O preço justo do Café expresso no Brasil?


  

30 votos

  1. 1. Qual o valor justo do Café expresso no Brasil?

    • até 1,50?
      0
    • 1,50 a 2,50
      2
    • 2,50 a 3,50
      16
    • 3,50 a 5 reais
      10
    • o valor não importa. Café bom não tem preço
      2


Postagens recomendadas

Mas Ruston,

o preço justo pro café como produto final tem que necessariamente englobar o preço justo em todas as etapas de produção,

de que adianta o preço final ser R$1 ou R$10 se toda a cadeia é injusta?

Se estamos discutindo o que é justo, acho que não devemos fazer apenas pelo lado do dono de cafeteria,

temos que incluir o torrefador e o produtor,

que "fatia da pizza" cada um está levando...

alguém está levando muito mais que o outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comércio justo realmente nem sempre é justo para todos os envolvidos. Isto acontece com o café, com artesãos, costureiras, catadores de recicláveis... Acho a ideia de agregarmos ao debate o produtor lá da ponta da cadeia muito louvável. Nos últimos dias citei aqui o slow food e a preocupação com o meio e o comércio justo certamente é um dos pilares destes modos de pensar.

 

A pizza certamente tem muitas fatias. E já que gostamos também de fazer pizza, vamos destrinchar o processo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Amanhã, com mais tempo, vou dar pitacos neste tópico, inclusive com dados reais de valores envolvidos.

Mas, por enquanto, aviso ao Brunão. Se o produtor arranjar R$ 600 por saca de um café muito bom, estará bem satisfeito pois estará tendo um premio considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Acho que estão analisando de forma um tanto emocional e acabam sobrevalorizando tanto os custos quanto as receitas.

Abaixo um exemplo concreto de um Clube Compras de Café Verde, onde vários compradores oferecem grãos especiais do mundo todo, inclusive brasileiros.

Serve só como exemplo desde que não nos é permitido importar café verde, porém por aproximadamente o dobro do preço, podemos comprar torrado.

Podem ver que, apesar dos baixos volumes das vendas individuais os preços estão bem perto dos praticados nas bolsas de café, e os custos contabilizados bem razoáveis.

Não tem essa de que "como meu café não há igual e por isso cobro quanto quero" , a oferta é muito ampla e diversificada, tem muitos cafés especiais - esta é a forma mais econômica e fácil de agregar valor ao produto, porém este tipo de produto tem demanda restrita - , a informação circula, o mercado rapidamente fixa o preço e se o vendedor pedir mais do que o mercado esta disposto a pagar, acabará saindo do jogo.

 

 

 

Coffee Name

Brazil Candado Peaberry, Tres Barra Estate, Pulped Natural

 

Coffee Region

Carmo de Minas, Condado

 

Crop Year

2012

 

Amount of Distribution:

310 lbs

 

Bean Bio:

The farm is located in Carmo de Minas, Condado area, the name of the plantation is Tres Barra, Yellow Bourbon altitude is 1200 meters. This is the peaberry from coffees that won the COE. 18 out of the 24 COE winners came from this COOP.

 

Cupping Notes

Brazil Candado Peaberry

 

GCBC Base Price

($3.57/lb. )

 

Additional Fees

$0.50 per lb. club fee

Shipping Costs

3% for PayPal fees (this is the "sales tax" when using the Paypal Cart) + .30 transaction fee

Insurance*: $2.05 for $50-100, $2.45 for $100+

*(insurance is NOT included by default. PM me if you want insurance.)

 

Order Min/Max

5# minimum, max 30#

 

Shipping methods - U.S.

You can combine this coffee with any of my other active offerings. Please cross post in each thread if ordering more than one type of bean.

USPS Flat rate box

$10.85 for 5-15 lbs., $14.95 for 20 lbs., & $21.70 for 30 lbs. (shipped in 2 separate Flat Rate boxes )

 

Shipping Methods - International

Please PM me for International orders.

 

GCBC Quick Prices (includes shipping, PP fees, & club fees):

5 lbs = $32.11

10 lbs = $53.07

15 lbs = $74.03

 

Payment

Payment due on commitment. Please post your commitment FIRST and then proceed to the payment page. Priority given to those who post commitments first.

 

------->Click Here to Pay

 

 

Ships from

Richmond, Ky 40475

 

Distributor

Jason Turner

 

Status

Coffee in transit. Orders will start shipping on December 27th

 

Commitments: (0/310)

 

To unsubscribe from these announcements, login to the forum and uncheck "Receive forum announcements and important notifications by email." in your profile.

 

You can view the full announcement by following this link:

http://www.greencoffeebuyingclub.com/index.php?topic=15268.0

 

Regards,

The Green Coffee Buying Club Team.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

neste caso voce so esta olhando uma fatia do bolo.

o custo de um preço de café expresso em casa é muito inferior ao de uma cafeteria.

se fizermos uma analise igual o leo moço fez, realmente o café sai barato, mas isto é apenas válido para o barista doméstico.

pensamos numa cafeteria e temos uma análise de empreendorismo excelente do Gabriel no outro tópico, porém, ele ainda não colhe os frutos como deveria ser e bem provável que no futuro sim, mas por enquanto a conta não fecha.

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas poucos negócios são capazes de se pagar a curto prazo.

 

Quanto ao custo do barista doméstico ser muito menor, não sei. Apesar de todos os encargos fiscais e trabalhistas de uma empresa, o equipamento doméstico custa proporcionalmente mais caro e influi mais no custo do café individual. Eu nem gastei tanto assim em equipamento, o que tenho de mais caro é o moedor. Mas estimemos 3K só em equipamento pra café, no meu modesto caso. Quanto eu tirar o espresso de número 3.000 terei pagado 1 real pra cada espresso só no equipamento. Isso sem falar que provavelmente o custo do café para o consumidor (incluso o frete) é mais alto no varejo do que no atacado. Então fazer espresso em casa não é barato também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

O assunto é extenso e melhor será decupá-lo por partes conforme a fase do processo. Assim será facilitada a compreensão e terei mais tempo para elaborar as diversas planilhas.

 

Como 1ª abordagem vou citar as despesas ligadas à matéria prima.

 

- Do grão verde ao grão torrado.

 

Custo FOB da saca de 60 Kg de café verde tipo 2 com bebida estritamente mole (em 11/12/12) = R$ 480,00

Frete/seguro -> MG/RJ = R$ 90,00

ICMS (12%) = R$ 57,60

 

Então teremos:

Custo CIF da saca de 60 Kg de café verde -> R$ 480,00 + R$ 90,00 + R$ 57,60 = R$ 627,60

 

Quebra de peso na catação e torra (~ 2 + 16 = 18%) -> peso líquido torrado = 49,2 Kg

Custo da torrefação e empacotamento por quilo = R$ 3,50

Torrefação R$ 3,50 x 49,2 Kg = R$ 172,20

ICMS (7%) = R$ 12,96

Custo total da torrefação e empacotamento -> R$ 172,20 + R$ 12,96 = R$ 185,16

 

Soma das despesas -> R$ 627,60 + R$ 185,16 = R$ 812,76

 

Custo de café torrado em grãos em pacotes de 1 Kg

R$ 812,76 / 49,2 Kg = R$ 16,52/Kg

 

Vou desprezar a despesa de frete entre a torrefação e o estabelecimento varejista, todavia há para este transporte um custo qualquer.

 

Se a empresa estiver sob o regime de tributação Simples Nacional, a venda com 0% de margem de lucro, variará entre R$ 17,21 e R$ 18,69, se estiver sob regime de tributação por apuração (ICMS 7% + PIS + COFINS) = R$ 18,26

 

Creio que R$ 18,00 seja razoável como um valor médio a ser adotado doravante.

 

É importante ressaltar que o varejista não estará ganhando ou perdendo dinheiro ao vender pelos valores acima, conforme a situação de enquadramento fiscal. E que estes valores são para a venda do pacote de 01 kg de café torrado, como recebido da torrefação, sem envolver manuseio e as possíveis perdas neste processo, novas embalagens de empacotamento de menores pesos como as de 250 ou 500 gramas, rótulos ou etiquetas, embalagem de entrega como sacolas, custos trabalhistas de funcionários, custos locatícios, energia, etc.

 

Apenas por curiosidade, constatamos que desde os R$ 8,00/Kg recebidos pelo produtor até os R$ 18,00/Kg admitidos como valor de venda pelo varejista, há variação de 125% que contempla os custos de produção, armazenagem e beneficiamento do produtor, a logística, a industrialização e os diversos custos fiscais de todos agentes envolvidos, que são o produtor, o transportador, o torrefador e o varejista. Estão também incluídas, excetuando-se as do varejista, as remunerações (lucros) dos outros agentes envolvidos.

 

Assim termino a abordagem desta 1ª fase, que também é a mais simples em relação à apuração de despesas. Adiante, a coisa ficará muito mais complicada, pois variável como o custo do aluguel, para citar apenas um exemplo, poderá impactar fortemente os custos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, todos estão de parabéns. Na minha opinião esse é o melhor tópico desde a criação do CDC. Discussões muito interessantes.

 

Alexandre, seu trabalho de apuração está perfeito. Me permita somente lembra-lo de que o ICMS é um tributo não cumulativo e portanto o torrefador deve abater do montante pago o valor relativo ao credito. O mesmo vale para o varejista.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas conheço várias excelentes cafeterias, que tem um blend da casa muito correto (dois deles na nossa lista dos 100 mais ) e ainda um ou dois microlotes que vão variando para estimular a clientela.

Compram em saca, diretamente do produtor (de primeira linha), torram na cafeteria e ainda tem uma receita adicional vendendo o grão torrado e moído.

No caso, fazendo um contato com outra cafeteria da região, que trabalhe com cafés especiais ( e que esteja o suficientemente longe como para que não te veja como concorrente) caso não queiras ter o trabalho de torrar, podes acertar que torre uma vez por semana para ti, e ir comprando o cafe verde por saca.

 

Bernardo, minha região fica em uma área entre 3 grandes centros, Florianópolis (capital a 190km), Blumenau (75km) e Joinville (85Km), mas aparentemente, se alguem conhecer por favor me informe, não conheço nenhuma cafeteria que possua torrador, existe uma pequena distribuidora em de Florianópolis que vende café com torra própria, mas os proprietários da marca não são Catarinenses, ela apenas distribui a marca. Nossa região ainda possui um perfil de consumo diferente de café, até a abertura de minha cafeteria, não tinhamos opção de espresso na cidade, hoje existem 3 lojas com o produto, uma pequena cafeteria dentro de um Mercado, uma que produz bolos gourmet para outros estabelecimentos e a nossa que possui locadora, acesso a internet e serviços para complementar a renda. Percebo ainda hoje, que existe um certo bloqueio cultural com relação ao espresso, não sei se é devido a má qualidade do produto consumido em outros municipios e em beira de estradas, ou se é uma barreira cultural, visto que a maior parcela da população descende de Açorianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o bloqueio cultural em relação ao espresso rola, sim. Especialmente fora dos grandes centros, onde é bem difícill achar lugares que tem espresso minimamente tomável. No interior, espresso geralmente é em restaurante, do pior tipo possível. Eu mesmo tinha um certo rabço em relação ao espresso até começar a provar uns melhorzinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, todos estão de parabéns. Na minha opinião esse é o melhor tópico desde a criação do CDC. Discussões muito interessantes.

 

Alexandre, seu trabalho de apuração está perfeito. Me permita somente lembra-lo de que o ICMS é um tributo não cumulativo e portanto o torrefador deve abater do montante pago o valor relativo ao credito. O mesmo vale para o varejista.

 

Abraços.

 

Salve Léo.

 

Assim dizem os tributaristas chapa branca.

Mas não é exatamente como dissestes, pois o ICMS, quando em regime de apuração, é pago pela diferença entre o crédito embutido no valor da compra e o devido débito calculado pela alíquota correspondente com base no valor de venda. Parecendo então não ser um tributo cumulativo.

Assim, ainda que muitos créditos e débitos estejam envolvidos no processo, o valor final pago pelo consumidor incluirá todos pagamentos líquidos efetuados pelos agentes comerciais anteriores, incluindo o final que será o varejista. A cada um desses agentes caberá recolher apenas sua tributação específica e a sua tributação será pela diferença entre o crédito auferido na compra e o débito auferido na venda.

Isto para regime de apuração, mas há regimes de substituições tributárias com lucro presumido ou ainda o Simples Estadual ou Nacional, quando estará embutido em alíquota fixa e não irá gerar crédito ao comerciante na compra.

 

Em suma, para o consumidor, em qualquer situação tributária existente, única ou múltipla, o ICMS embutido no preço e cobrado ao comprador final corresponderá a todos os custos e lucros envolvidos. Assim pode-se concluir que para a determinação do preço de venda, todo o ICMS estará acumulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante que poderemos chegar num valor justo e que ajudara a todos entender quanto custa um expresso e em que lugares o preco sera abusivo.

Abs

 

Ou seja, não precisamos chegar a um valor X, basta que a discussão nos torne capazes de perceber quando o preço é justo e o que é um preço realmente justo, se é 2,00 se é 5,00 não vai importar tanto quanto saber se o de 5,00 vale 5,00 e se o de 2,00 vale 2,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, Juliano, até porque a justiça do preço não é fator determinante para a compra. O desejo é um componente tão ou mais importante.

Isso não tira, por óbvio, o mérito da discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, Juliano, até porque a justiça do preço não é fator determinante para a compra. O desejo é um componente tão ou mais importante.

Isso não tira, por óbvio, o mérito da discussão.

 

Eu, tenho uma certa queda por produtos derivados de cacau e mel, tenho uma cliente, que produz o famoso beilinho baiano. Ela vai até Pomerode e compra chocolate gourmet da Nugali no caminho de volta, para em um comercio de produtos coloniais e compra "Mel de eucalipto", volta pra casa e faz o melhor pão de mel que ja comi na vida, ela vende a 10,00 o pacote com 12 unidades. É caro? Pode até ser, não vou nem calcular, mas (palavrão com F) eu compro mesmo assim, por que é bom pra (palavrão com C). :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Juliano.

 

- "Ou seja, não precisamos chegar a um valor X, basta que a discussão nos torne capazes de perceber quando o preço é justo e o que é um preço realmente justo, se é 2,00 se é 5,00 não vai importar tanto quanto saber se o de 5,00 vale 5,00 e se o de 2,00 vale 2,00."

 

Acabastes de mencionar um raciocínio que há anos adotei, após ouvir um bã-bã-bã super hiper credenciado numa palestra em Chicago para mais de 2000 pessoas.

 

Tratasse do conceito de qualidade, que em poucas palavras se resume a afirmação:

 

Um bem ou serviço terá qualidade ou não, se for ou não for capaz de atender a expectativa do consumidor.

 

Quem compra um VW Gol 1000 basicão não deve esperar a performance, a segurança, o conforto, o status entre outras virtudes que se deve esperar quando se compra um VW Passat.

Porém se o VW Gol 1000 basicão atende a necessidade de locomoção com economia de combustível e de manutenção e um mínimo de conforto e segurança, então terá a qualidade que atende a expectativa do comprador.

Assim um bem ou serviço terá ou não terá qualidade. E não há meio termo. Ou satisfaz a expectativa ou não a satisfaz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Com relação ao ICMS o preço não muda para o consumidor final, mas os custos são diferentes em cada etapa da cadeia de produção. Todavia como estamos realmente atrás do custo final da xícara, concordo que é melhor abstrairmos a discussão-offtopic-tributária.

 

No mais, congratulo-o novamente pela disposição em detalhar tais cálculos aqui no CDC. Como diria um cara que conheci certa vez..."nunca antes na história desse país..." e por aí vai.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, mas mesmo quem compra um VW Gol 1.0 espera que ele consiga fazer a sua função básica, que é transportar com o mínimo de eficiência e segurança. E esse é exatamente o problema de muito café que tem por aí: simplesmente sai de fábrica sem rodas e sem motor.

 

No Baden Cafés, aqui em POA, o espresso duplo sai uns R$ 4,00, se não me engano (sinceramente, nunca prestei muita atenção). Os acompanhamentos de lá não são nada baratos, mas todos que já provei são deliciosos. O atendimento, porém, é de primeira. Sempre sou muito bem tratado e ganho atenção do proprietário. Várias vezes ganhei espresso de graça, degustação comparada na prensa (na faixa), café torrado pra levar pra casa, etc, fora a conversa muito agradável. O resultado é que nem penso em preço quando eu vou lá, porque seja ele qual for, compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...