Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Primeiro estalo a 195°C é razoável, considerando que a sonda esteja na massa de grãos. Se for no ar dentro do bolinha, deveria ser um pouco mais. Estranho é não aumentar. Você pode verificar o termômetro com água em ebulição, aí em Natal ela deve ferver bem próximo de 100°C (destilada seria a 100°C, mas a diferença por causa de sais minerais é pequena).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí o meu superultramega projeto de torrador.

 

Material necessário:

Furadeira.

01 termômetro analógico.

01 martelo.

Execução:

 

Furar o torrador, bater na região do furo com o martelo ou qualquer outro objeto com o objetivo de criar

um afundamento convexo, para que o termômetro não enrosque nas bordas ao girar.

 

Ta pronto, só usar.

:P

 

 

9x3n.jpg

 

Fiz uma torra de teste e o termômetro funcionou bem.

 

O maior problema que tive com o bolinha é a falta de referência, já que não dá pra ficar abrindo toda hora para

acompanhar a torra pela cor.

Controlar as chamas é crucial, pois mesmo com dicas de outros usuários, cada fogareiro/fogão se comporta de maneira

diferente.

 

Acredito que monitorando a temperatura vai ser bem mais fácil controlar as torras.

 

Agora eu preciso de dicas sobre perfis de torra tempo/temperatura.

 

Na torra que fiz, mantive fogo baixo até chegar a 160 graus ( demorou mais ou menos uns 6 minutos). Depois aumentei

um pouco as chamas e a temperatura chegou a 195/200 graus com 7 minutos mais ou menos e veio o crack. ( foi rápido mas é um café temperamental

que nunca tinha conseguido torrar).

 

Abaixei o fogo por mais uns 2 minutos e encerrei com 210 graus mais ou menos.

 

Ficou uma torra um pouco escura, mas sem queimados e com boa expansão.

 

Aceito dicas dos mestres da torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Rodrigo,

 

 

É exatamente um projeto deste nipe que queria desenvolver, porem com um motor de churrasqueira.

 

Tenho quem fabrique o tambor em inox.

 

Pensei em dois tambores -

 

1 interno 100% furado que gire os grãos e outro por fora como uma capa lisa.

 

Distância de 1 cm entre suas paredes.

 

Vantagens:

 

* As películas caem entre suas paredes e ficam aprisionadas por alí até que o operador abra atampa e retire a sujeira.

 

* O fogo não toca diretamente os grãos por estarem cercados pelo tambor interno, então a torra aconteceria por convecção, estou

correto?

 

* Espátula para conferir a cor como no vídeo

 

* Projeto viável e mais barato.

 

* Dimensão para 500 gramas ou 1 kg em tambor de inox.

 

Sempre quis fazer isso!!!!

 

Se houver interessados posso cotar com meu amigo.

 

Em uma única madeira trabalhada, ficaria o tambor acoplado no motor, o fogareiro e um possível pequeno resfriador com 2 coolers 110 volts

 

 

O que acham???

 

Será que funfa?

 

Esse ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal! Vcs tem novidades das adaptações do Bolinha? Fogo, e o projeto que vc citou foi pra frente? Paulo, como foram astorras depois da adaptação do termômetro?

 

Abraços!

 

To conseguindo controlar bem melhor a torra com o termômetro.

é muito bom pra controlar as chamas, uma vez que o fogareiro só com um toquinho já aumenta bastante as chamas.

Aí sei se ta quente demais ou não pelo termômetro.

Geralmente deixo pra chegar a uns 160 graus entre 5-6 minutos, depois aumento as chamas a ponto de chegar ao crack

em torno de 10-11 , abaixo o fogo e deixo mais uns 2-3 minutos, dependendo do perfil de torra que quero.

Geralmente termina em torno de 220 graus mais ou menos.

Mas ainda estou aprendendo sobre isso.

 

Acho que vale a pena, é uma modificação bem simples, barata e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá a todos. Esse é meu primeiro post. Depois de anos com uma starbucks buon caffè usada, motivado pelo anel de vedação ter quebrado, resolvi que era hora de dar um upgrade.

Olhei pro lado e comprei pela amazon uma gaggia classic. Hoje fiz meu primeiro espresso decente nela.

Mas chega de enrolação.

Moro em um apartamento sem varanda e queria saber se alguém teve bons resultados usando o bola no fogão mesmo. Acho que nem ia caber fogareiro aqui em casa.

Pensei na pipoqueira, mas parece que o controle no bola é melhor, além de ser mais robusto (arábico?) e barato.

Confesso que achei tudo o que li muito útil. Vocês estão de parabéns. Espero também ser capaz de dar alguma humilde colaboração no futuro não tão distante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo Cal Neto ao Clube!

 

Já chegou com senso de humor e seu bolinha robusta-arábico. Melhor seria dizer canephora-arábico. :)

 

É um peliculê danado ele, mas o pessoal vai te responder que um aspirador pode ser seu melhor assistente neste processo.

 

Quanto ao uso do fogão, aguardemos o pessoal se manifestar.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa opção para evitar a sugeira é ir de gene café, behmor ou Philco Custon. Aqui em casa tb não tenho exaustor, mas o cheiro, principalmente depois da torra, é maravilhoso. Seus vizinhos é que ficarão malucos. Baterão na sua porta pedindo o cafezinho cheiroso que vc tem na sua casa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podicrê. Imagino que esses sejam de fato ótimos, mas um tanto caros. Aquele freshroast que parece uma pipoqueira anabolizada parece um bom custo-benefício, mas

também é meio grande pra pedir pra alguém trazer de fora. Você não é o autor daquele forno computadorizado para torrar? Vi o vídeo e fiquei impressionado.

Acho que vou ter que ir de pipoqueira mesmo. Até podia trocar pontos do cartão por uma cadence, mas lembro que li aqui que era pior que a mondial.

Enfim, a vida como ela e.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Taí o meu superultramega projeto de torrador.

 

Material necessário:

Furadeira.

01 termômetro analógico.

01 martelo.

Execução:

 

Furar o torrador, bater na região do furo com o martelo ou qualquer outro objeto com o objetivo de criar

um afundamento convexo, para que o termômetro não enrosque nas bordas ao girar.

 

Ta pronto, só usar.

:P

 

 

9x3n.jpg

 

Fiz uma torra de teste e o termômetro funcionou bem.

 

O maior problema que tive com o bolinha é a falta de referência, já que não dá pra ficar abrindo toda hora para

acompanhar a torra pela cor.

Controlar as chamas é crucial, pois mesmo com dicas de outros usuários, cada fogareiro/fogão se comporta de maneira

diferente.

 

Acredito que monitorando a temperatura vai ser bem mais fácil controlar as torras.

 

Agora eu preciso de dicas sobre perfis de torra tempo/temperatura.

 

Na torra que fiz, mantive fogo baixo até chegar a 160 graus ( demorou mais ou menos uns 6 minutos). Depois aumentei

um pouco as chamas e a temperatura chegou a 195/200 graus com 7 minutos mais ou menos e veio o crack. ( foi rápido mas é um café temperamental

que nunca tinha conseguido torrar).

 

Abaixei o fogo por mais uns 2 minutos e encerrei com 210 graus mais ou menos.

 

Ficou uma torra um pouco escura, mas sem queimados e com boa expansão.

 

Aceito dicas dos mestres da torra.

Paulo gostei muito dessa modificação

acabei de encomendar um bolinha

já usei a pipoqueira, mas não gostei muito

Espero encontrar um termômetro bem em conta

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que um termômetro digital infravermelho também pode dar certo com o bolinha

minha mãe me fazia torrar café com um desses quando criança

acho que pode dar certo

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre.

Eu comprei este termômetro aqui.

http://www.aliexpress.com/item/room-bimetal-thermometer/892697083.html

Tem outros parecidos no mesmo site.

 

Este Mod é bastante simples e barato, sem frescura e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O Bolinha com o termômetro da pra ter um bom controle.

Porém estou com um problema.

Uso um fogareiro mas o registro regulador de chamas é ruim. Qualquer pequeno giro e as chamas aumentam ou diminuem demais.

Na última torra acabei passando do ponto por causa disso.

 

Andei procurando algum registro/válvula ou algo do tipo que me desse um controle mais preciso das chamas.

Pode ser algo pra instalar na mangueira mesmo.

Aliás nem sei como procurar, por "registro", "regulador", "Manômetro" ou sei lá o que.

 

Se alguém puder me indicar algo assim eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, em uso em meu forno de pizza um registro que junto a válvula que se acopla ao botijão tem um regulador onde se faz a primeira calibração da pressão, ai sim no registro do fogareiro e ne meu caso do forno você tem um bom controle.

Eu preciso trocar o meu mas pela internet não achei, sei que em São Paulo na Av Celso Garcia tem um trecho só de acessórios de fogão, devo ir lá a semana que vem, se achar te aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma "torneirinha" extra a acoplei na cano, mas só depois descobri que o problema é a alta pressão, já que o gás sai direto do botijão.

 

Será que um destes registros reguladores de pressão normais, destes usados normalmente nos fogões, deve servir?

Ou a pressão dele é muito baixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um maçarico destes grandes que se usa no botijão de gáz, e o mesmo tem um registro simples em baixo e um segundo registro em cima, eu até acho que um 2º registro simples adicional junto ao botijão sirva, mas como não quero nenhum membro do clube explodindo é bom se informar junto a empresa vendedora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.

Este aí parece ser bom, mas é caro.

 

Os registros comuns de fogão parece que reduzem a pressão, mas não são reguláveis.

O medo é reduzir demais e não ter chama suficiente pra torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim e não. O fogão tem algum redutor de fluxo antes da boca do fogão já que o fogão tem uma chama domesticável e do tamanho correto. Em meu forno de pizza eu tenho um manômetro na linha pouco antes da saída que eu tenho que deixa-lo normalmente entre 0,2 e 0 45 kgf/ cm2 e eu só consigo deixa-lo nesta faixa restringindo o fluxo neste regulador do link, se eu deixar este regulador do link no máximo a chama fica incontrolável, ela vai de 0 a 0,5 com um pequeno mo imento no botão de regulagem superior.

Respondendo a pergunta, ele no caso de meu forno que não tem nenhum outro restritor ele pode deixar a chama maior ou menor de que a de um fogão, mas a regulagem é feita de maneira a trabalhar dentro da faixa estimada pelo fabricante do forno.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que os registros de cozinha comuns trabalham com algo em torno 0.27 de pressão.

Fiz o teste hoje, pluguei o registro do fogão no fogareiro e a chama ficou ínfima.

Parece que o fogareiro tem também um redutor de pressão forte, já que é feito para trabalhar com alta pressão, a chama não chegou nem perto da de um fogão.

 

O jeito vai ser arrumar um registro com controle de pressão destes que o Gilberto postou. Não deve ter problemas de segurança, já que a ideia é

trabalhar com uma pressão menor do que a suportada pelo fogareiro, que pega a pressão direta do botijão.

 

Hoje numa nova torra, depois co 1º crack fui reduzir a chama e apagou o fogo.

Como o fogareiro não tem acendimento automático, tive que acender com um isqueiro e parei a torra por um tempo. Quase

que vai tudo pra cucuias.

 

Preciso mesmo de uma forma de controlar melhor as chamas pois este do fogareiro é horrível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...

Fala pessoal, sou novo no fórum. Estou querendo torrar com o bolinha, já comprei um fogareiro Nautika Duo Ceramik e estou analisando o tamanho que compro do bolinha. Quanto de grão dá pra torrar em cada um (nº 2 e nº 4)? Alguém aí de BH e sabe onde eu posso encontrar o bolinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Caros, venho relatar minha primeira experiência de torra com o bolinha. Digamos que não saiu 100% como esperado...

 

Comprei o bolinha 4L no Mercado Central em BH, R$39. Pouco antes já tinha comprado um fogareiro Nautika Duo Ceramik pra torrar na cobertura com botijãozinho de gás. Meu café já estava acabando e resolvi torrar hoje 500g de um Bourbon Amarelo. Acabei descobrindo que o fogareiro tem uma capacidade abaixo do que eu esperava... fui insistindo, aos 20min já começou a sair um pouquinho de fumaça, mas ficou nessa na próxima hora. Depois de 1h15min (!!!) sem dar o 1o crack, resolvi ir pra cozinha e usar a boca grande do meio do fogão. Em 5min já começou o 1o crack, durou uns 2min, esperei mais 1min, tirei do fogo, levei pra fora e despejei numa peneira grande pra sacudir e esfriar rápido.

 

Resultados: o braço doendo de tando girar o negócio (hehe); muuuuita palha espalhada pela cobertura; a cozinha com o cheiro bom do café por não sei quantos dias; e uma torra até bem uniforme, no ponto (que sorte!), acho que um City+. Só não sei se por ter demorado tanto o sabor vai ficar bom... daqui uns 2 ou 3 dias descansando eu experimento.

 

Vou ver se consigo ajustar o fogareiro, mas acho que vou acabar fazendo na cozinha mesmo, com o exaustor ligado em cima. Então é isso! Obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...