Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

  • 1 month later...

duas torras realizadas hoje:

 

325 gramas de café inicial.

 

1-pré aqueci o bolinha de 2 litros por 3 minutos no fogo máximo;

2-coloquei café ainda no fogo máximo;

3-1c aos 9:10 e diminui uma marca na intensidade da chama;

4- mantive assim até os 11:40;

 

260 gramas de café final

 

perda de 20%

 

foto:

HG0LG4B.jpg

 

 

200 gramas de café inicial.

 

1-pré aqueci o bolinha de 2 litros por 2 minutos no fogo abaixo do máximo uma marca;

2-coloquei café ainda no fogo abaixo do máximo uma marca;

3-1c aos 6:27 e diminui uma marca na intensidade da chama;

4- mantive assim até os 6:40 e diminuir mais uma marca;

5- mantive assim até os 7:00 e parei.

 

168 gramas de café final

 

perda de 16%

 

foto:

izIm3w0.jpg

 

 

Conclusões: fogo forte. tenho que diminuir o fogo inicial para tentar prolongar a torra e diminuir a perda.

Provavelmente na primeira torra o que escutei já foi o 2c pois o café ficou com muito óleo e saiu muita fumaça.

Acredito que devo acertar logo o log desse bolinha no meu fogão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo da primeira torra foi bom, mas o fogo forte demais, provavelmente chegou no segundo crack.

 

Eu tento chegar no 1C depois dos 8 minutos. Costumo deixar por mais 2 minutos, aproximadamente, depois - controlando o fogo para não parar o 1C, e evitando chegar no segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Colegas... Muito obrigadopelas valiosas dicas rsrsr li o topico todo e ja melhorou minha percepção do que fazer... Semana passada consertei uma delonghi ec200cd( com ajuda valiosa do pessoal da técnica), tenho um moedor manual da botini e um bolinha de 4 kg da jamar... Estou com 3kgs de um arabico generico(rsrsr) que minha cunhada trouxe de uberlandia...Ate agora ainda estou apanhando uM pouco no quesito gramatura do café para espresso, usando um grão Seleto gourmet para espresso, barato, mas comprado para acertar o moedor...mas ainda chego lá... No mais, obrigado pela ajuda,mesmo silenciosa, e assim que botar tudo em.pratica volto pra tirar duvidas e expor resultados.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Torrei 300g do forquilha no bolinha pré aquecido em 4 minutos. 11 minutos totais de torra sendo o 1º ck em 9 minutos. Desenvolvi a primeira parte da torra no fogo máx. depois do 1º ck reduzi o fogo 3 pontos abaixo por 20 seg e depois reduzi ao min até o final. 14% de perda. Cheiro tá bom.

 

PUgnlI7.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha pior que é feio. Mas é bom!

 

Deu até vontade de ligar o bolinha... pena que estou sem cozinha na reforma (e sem banheiro, sem nada kkkk).

 

Durval, acho que vai ficar boa essa aí hein!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Comprei um para presentear meu irmão e outro pra mim para fazer torras com batchs maiores com cafés mais comuns, ambos n.º 2 para usar no fogão, vou tentar fazer torra de 400 a 450g,  quando chegar irei utilizar uns grãos do Zardo que já faz um tempão que está guardado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Rogério! Bem vindo à turma dos boloteiros  :lol:

 

Tem que ver se seu fogão tem uma potência térmica suficiente pra batches de 400g... os meus são de 330g e o tempo é bem razoável indo até uns 14min... se quiser uma referência, a boca grande que eu uso consegue esquentar 2L de água em 10 graus em 1min10s.

 

E faz tempo que não torro grão do Zardo, mas pelo meu "log", ele avança rápido depois do 1C, então pode baixar bem o fogo depois dele.

 

Não abaixe demais o fogo antes do 1C... a capacidade térmica do bolinha é bem baixa... se diminuir demais, pode não ter calor o suficiente armazenado pra levar os grãos pro 1C.

 

Fala depois como foi a primeira torra pra gente rir um pouquinho, como é de costume nas primeiras tentativas   :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Luis, já tenho uma certa experiência em torras pois tenho o Gene também.

O bolinha é para uso mais ocasional, o fogão que tenho dentro de casa, tenho dois que são cooktops, um da brastemp que tem uma boca bem grande esse deve dar um bom calor e o outro é vitroceramico que é por indução que também se obtém uma boa fonte de calor, mas irei acabar fazendo lá fora em um fogão comum devido a sujeira e fumaça, esse não tem chama forte, mas a torra penso em fazer os primeiros 5 minutos para desidratação em chama mínima, após isso deixar na chama máxima e quando começar o 1C dar uma baixada, o ruim pra mim do bolinha é que não tenho visualização de como está o grão, o desenvolvimento, no gene acho excelente porque o tambor é de vidro transparente e você visualiza todo o processo e controla a temperatura de forma muito eficiente.

Vamos ver o que vai dar quando chegar rsss

obrigado pela dica

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez em cozinhas menores a fumaça chegue a incomodar, mas na minha fecho a porta, pra não espalhar pela casa, e dá pra torrar tranquilo. Levo depois para um quartinho ao lado pra despejar na peneira e sacudir. A sujeira é pouca, fica um pouco de película no fogão e numa área pequena no quartinho onde resfrio, e passo um aspirador em tudo depois. Pra torrar no fogão, se for novo, sugiro adaptar pezinhos de algum material que não arranhe a superfície e consiga resistir à temperatura.

 

Sobre não conseguir ver o grão, realmente é uma limitação significativa. Mas com o tempo você vai pegando o jeito usando as outras referências de cheiro, cor da fumaça, tempo após o início do 1C. Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é que tá, o fogão é velho e fica fica externamente em um piso inferior da casa, lá pode fazer a sujeira que quiser, engraçado que vejo poucas pessoas com o bolinha aqui e na minha percepção é mais vantajoso que a pipoqueira principalmente pela quantidade de grãos em cada batch ser bem maior, na época que iniciei nas torras foi na pipoqueira e achei trabalhoso e limitado justamente por ter que fazer torras com poucas g de grãos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho essa impressão, apesar de nunca ter torrado com pipoqueira... Além de torrar só batch pequeno, acho que ela faz mais bagunça e a torra fica menos homogênea. De positivo só a possibilade de ver os grãos e talvez alguma facilidade pra medir temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tentei no fogão. Uso um fogareiro pequeno, de alta pressão.

O bolinha é muito bom quando se pega o jeito.

 

Um problema que tinha era que por ser alta pressão, era difícil controlara chama, pois ligava

direto no botijão de gás.

Na nova casa tem sistema de gás encanado e regulador de pressão na saída.

Agora consigo controlar melhor as chamas.

 

Se bem que estou testando agora a Fritadeira Air Fryer Kitchen (tem tópico sobre ela e modificações.)

Estou gostando dos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu não fiz comparações, por ex. nunca torrei com o bolinha mas com a pipoqueira já, achava ruim, torrava batchs pequenos, tinha de ficar chacoalhando, mexendo com pauzinho no início, fazia sujeira, eu gostaria de entender porque o pessoal torra mais com pipoqueira do que com o bolinha já que relativamente sai até mais barato.

Acho que se eu não tivesse o Gene e não tivesse condições de comprar um torrador elétrico com um controle maior de funcionalidade, estaria torrando no bolinha... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sai até mais barato?

 

Eu paguei 25 reais no bolinha nº 2.

 

A pipoqueira é boa se fizer modificações, aí já sai bem mais caro.

Mas mais barato que torradores elétricos comerciais

 

Quanto a modificações, não se se viram lá atrás, eu adaptei um termômetro analógico no bolinha.

Mas não tive bons resultados, talvez porque a resposta do termômetro era muito lenta.

 

Se tivesse uma termômetro mais preciso talvez desse certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Luis Paulo, já fiz 4 torras no bolinha com cafés mais antigos que estavam guardados, do Mario Zardo e também o Caconde.

Fiz duas com 350g e duas com 400g.

Fiz o teste em um fogão antigo que tenho na garagem de chama menor e a média é de 23 minutos cada torra.

No interior da casa tenho um cooktop com uma chama maior, nesse a torra ficou em média com 16 minutos. Tenho um outro cooktop em casa mas esse é vitroceramico, não tem chamas e não testei, mas acho que seria interessante a torra nele também, duro é a sujeira que fará nesse ambiente, ele fica justamente no cantinho do café, dentro de casa é complicado torrar pois essa fumaça impregna no ambiente, se torrar no bolinha terá de ser nesse fogão velho mesmo.

O que mais gostei no bolinha?? Foi justamente poder fazer um batch de 400g coisa que no gene eu não consigo e o que menos gostei foi não poder ter um contato visual do processo de torra, tem que ser tudo por feeling mesmo, cheiro, fumaça e crack, você não consegue ter um controle preciso como o gene, mudanças de temperaturas rapidas, etc.

Decidi que os cafés mais comuns posso torrar no bolinha tranquilamente e os mais especiais demanda um torrador capaz de deixar o café do jeito que quero.

No bolinha pelo que percebi devemos tirar o café durante o primeiro crack senão passa do ponto e gera um amargor fácil, tirei foto de 3 torras distintas nele para vocês verem, cada um com perda de massa de diferente porcentagem.

 

287F8C32-83E5-4C6A-BB0D-6EDA2ADD493E_zps

 

70A0B6BB-4908-454F-B26A-CA00B55545BC_zps

 

585F20CE-1427-49E8-A498-AC5252A7ED13_zps

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

to torrando só no bolinha

bateladas de 250 gr

sem aquecer o torrador

minha última do fazenda mantissa da compra coletiva ficou com 14,4% de perda

com uns 14 minutos de torra

ao atingir o crack deixei exatos 60 segundos ainda

com volume mínimo de gás

zero quakers

o resultado não desagradou

a ameixa de sempre

mas ainda preciso diminuir essa perda

meus melhores resultados com o mantissa da compra anterior ficaram com 12% de perda de massa

mais que isso perdia as frutas vermelhas que tanto prezo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, José Alexandre, o café é outro. Parece que a umidade desse está em níveis mais normais. Pelo pouco que já provei das torras do Igor e da minha única torra dele no bolinha (13,6%), acho que esse mantém bem a nota de frutas vermelhas só em perdas mais baixas. Mas ainda tenho muito que experimentar com esse Mantissa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme e Luís

vi que são diferentes sim

mencionei o da ultima compra por saudades

que cafezasso

também tenho notando umas diferenças, que suspeito seja, pela mudança de sistema de torra

mas é ajuste fino

e realmente não ver os grãos é uma limitação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei difícil fazer torras mais claras no bolinha, quando começa o primeiro crack o desenvolvimento é bem rápido, acho que para fazer uma torra de 12% por ex. teria que desligar o fogo no meio do primeiro crack e deixar algum tempo os grãos dentro do bolinha, só testando pra saber, corre-se o risco do café ficar cru também,  nunca testaram com batchs mais altos? 400g no meu foi tranquilo. Esse bolinha 2 não é até para 1kg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...