Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Guest Anita

Legal, Luís, que a experiência foi positiva. O peliculê é mesmo uma tristeza.

 

E legal que o cheiro que se manteve na cozinha foi bom!

 

Parabéns! Agora aguardamos a foto, como disse seu conterrâneo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pra já Miyamoto e Anita! Segue a foto.

 

Estava lendo esse guia de torra aqui (http://www.sweetmarias.com/library/content/using-sight-determine-degree-roast). Suspeito do City+ pois esperei um pouco após o fim do 1o crack, mas não chegou a sair óleo nenhum dos grãos. Mas não tenho muita experiência, então só suspeito mesmo.

post-3910-0-59362800-1403051308_thumb.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis.. A torra ficou muito bonita... Bem homogênea... :)

 

Mas eu chutaria um FC ao invés do City+...

 

Agora resta saber o que este tempo prolongado de torra com temperatura baixa pode ter influenciado no sabor...

 

Experts, please?!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago Luz, vi a tal da cratera... não reparei se apareceu em outros grãos, mas faz algum sentido pelas observações no seu link. Já estava cansado de girar a bolinha no fogareiro, quando passei pro fogão deixei o fogo no máximo até o meio do 1o crack, pode ser o calor excessivo citado no link.

 

Estou deixando o café descansar até eu terminar o resto que eu tinha aqui. Daqui uns 3 dias experimento e digo o que achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei o café da torra de terça, bem ruinzinho... gosto de extra-cozido. Fiz uma nova torra hoje e também não deu muito certo. Fiz direto na boca grande do fogão, mas comecei com fogo médio e demorou pra entrar no 1o crack. Fui aumentando o fogo aos poucos, e nos 15min já estava no máximo. Só que o 1o crack foi começar depois dos 25min. Acabei não ouvindo o início, demorei pra abaixar o fogo, e passou um pouco da conta. Quando eu tirei do fogo, lá pros 34min, ainda dava pra escutar alguns estalos, joguei na peneira e parecia bom, mas depois vi algumas crateras, provavelmente por ter ficado com fogo alto até quase no fim.

 

O resultado é que por fora parece bom, mais claro um pouco que a anterior, um city+ talvez, mas por dentro tá bem além do ponto, o que dá pra ver depois de moído, como na foto aí. Fiz um espresso com ele, apesar de não ser ideal apenas algumas horas depois da torra. Mas já deu pra sentir o amargor excessivo,  e perda de acidez e corpo.

 

Como sou brasileiro e não desisto nunca, estou pensando pra próxima em pré-aquecer o bolinha, começar logo com o fogo alto, ficar atento ao início do 1o crack, abaixar a chama, e a partir daí tirar do fogo com mais frequência pra checar a cor. Alguma outra sugestão pra controlar o fogo?

post-3910-0-16532500-1403222573_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer fazer uma torra de, no máximo, 15 minutos.

1. Tem que começar com o torrador quente, e fogo médio a médio/alto nos primeiros 4 a 5 minutos,

2. dai aumentar a alto até o primeiro crack, que deve acontecer entre os 8 e os 11 minutos.

3. Deixar o fogo alto por mais 1 minuto, para não estragar o crack,

4. Se estiver muito quente, pode abaixar um pouco, do contrario continuar igual até completar 3 minutos desde o inicio do 1 crack ou quando iniciar o segundo crack, o que acontecer primeiro.

5. Tirar imediatamente do torrador, jogar numa forma ou coador e resfriar o mais rapidamente possível, agitando, com auxílio de um ventilador ou colocando no freezer ou geladeira.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Bernardo! Pois é Santiago, agora eu sei, e me lembra da não tão longínqua época do café amargo comprado em supermercado... continuaremos tentando! Talvez com doses menores pra minimizar os desperdícios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Voltando a falar de torra.

Continuo torrando no bolinha.

Tinha feito a instalação do termômetro, mas nunca tinha feito torra sem ele.

Na verdade eu obtia torras razoáveis, mas dificilmente repetia  os resultados.

 

Pois bem, o termômetro acabou quebrando e comecei a torrar sem ele.

E o mais interessante é que passei a conseguir torras melhores e mais regulares.

 

Acho que o termômetro acabava me tirando a atenção de outros fatores, com o o cheiro fumaça, etc.

E acabava antes ou depois.

Ou talvez seja pela resposta lenta do termômetro em marcar as temperaturas.

O fato é que depois que tirei o termômetro, estou conseguindo torras muito boas e bastante regulares.

O danado atrapalhava mais que ajudava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Paulo. Eu cheguei a comprar um termômetro também, mas nem devo instalar... tenho me guiado pelo 1c, tempo de desenvolvimento, cheiro e quantidade de fumaça, e tenho conseguido boas torras. Só tenho mais dificuldade quando vou torrar alguma amostra de grãos que não têm os exatos 330g que costumo usar, os tempos variam bastante. Com os 330g normalmente são uns 10min com fogo max, começa o 1c e mais 2min com fogo min pra uma perda de uns 14%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, têm diferença sim, isso é uma média chutada... digamos que o 1c começa entre 9:30 e 10:30 dependendo dos grãos. Com 9:00 já começo a parar de rodar de 10s em 10s ou 15s em 15s pra escutar o crack (o barulho da bolinha girando é alto, não dá pra escutar o crack... penso em fazer um esquema com rolamentos pra reduzir isso). Se o 1c acontecer cedo, reduzo o desenvolvimento nuns 15s, se demorar, adiciono 15s.

 

Acaba que o tempo exato eu acerto pra cada café... como normalmente compro pelo menos 1Kg de grãos, e divido ele em 3, tenho pelo menos 3 tentativas pra chegar no ponto.

 

Outra coisa que desconfio que influencia bastante é a umidade do ar. Cheguei a dizer isso noutro tópico mas ninguém comentou. Depois que as chuvas começaram aqui em BH, percebi um aumento nos tempos da torra de até 1min ou mais... deve ter relação. Depois pesquiso mais a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem coisa que não compensa ficar inventando muito em métodos manuais. O que eu mantenho constante é a rotação, pré-aquecimento de 3min no fogo máx, e sempre uso fogo máx antes do 1c, e quando ele começa eu abaixo o fogo pro mínimo.

 

Algo interessante de fazer é calcular a relação de potência térmica entre o fogo máx e mín. Pra quem gosta de inventar, dá até pra fazer uma escala com poucas divisões no ajuste do fogo. O que eu fiz foi usar um termômetro de resposta rápida (termopar que veio com meu multímetro), e marcar o tempo que demora pra esquentar xL de água em yC quando o fogo tá no máx e no mín. E aí é só dividir os tempos. Sei que na boca grande que uso no fogão, o fogo mín tem +- 50% da potência do fogo máx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa, li todo o tópico!! Bem interessante.

 

No início estava pensando de torrar na pipoqueira, mas algumas pessoas falaram do resultado não muito bom e a animação do Foguinho me fez querer tentar o bolinha. 

 

Uma dúvida: alguém no final das contas conseguiu resultados bons na chama de fogão mesmo? Não tenho um fogareiro, só fogão normal e fogão a lenha (neste último deve ser muito difícil controlar o fogo), além do trabalho pra acender e sujeira extra (como é no sítio da sogra, ela não vai ficar nada contente haha). Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juba, eu torro na boca do meio do fogão, maior que as outras:

 

RpADU50.jpg?1

 

É bem tranquilo... até imagino que daria pra torrar em uma boca menor, já que minhas torras estão relativamente rápidas. A distância da bola pra boca ficou boa depois que eu endireitei os pezinhos com um martelo... isso pra bolinha 2L, quando eu usava a 4L tive que fazer uma gambiarra pra alongar as pernas. Pela quantidade que eu torro, acabei comprando a 2L.

 

Um detalhe importante: é bom colocar uma proteção nos pezinhos pra não arranhar o fogão. O problema é achar algo que seja resistente à temperatura alta... no meu caso fiz uns calços com forminhas de silicone pra assar bolinho.

 

Cheguei a comprar esse fogareiro: http://www.mundoterra.com.br/mundoterra/fotos/Fogareiro-duo-ceramik__218364.jpg. Mas não consegui a potência necessária. Tem outros fogareiros de boca maior aí, mas quando vi que a bagunça na cozinha é mínima, decidi continuar no fogão mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olás!!
 
Reportand aqui minhas experiências. Vim de férias para o sítio de minha esposa em Alfenas. Passei por Machado para pegar o café verde do Patrick em Machado e aproveitei e comprei o bolinha lá. Achei esse da foto:
 
2h2qogp.jpg
 
R$ 19,70.
 
A qualidade não é das melhores, mas o preco foi muito bom.
 
Para não despercicar o café do Patrick, comprei 1kg de café no mercado municipal por R$ 7,00, com direito a grãos de todas cores e pedras kkk.
 
Depois de um tempo separando, fizemos as torras:
 
Torra 1: 300g 
Tempo do 1 crack: ??
Tempo total: 24 min
 
2ezio9z.jpg
 
O tempo foi muito longo e não distinguímos o som do crack. Mas ficou igual torras de espresso (médias). O cheiro é muito bom, logo após a torra era caramelizado, adocicado.
 
Coado no dia seguinte: suave, um pouco de acidez no primeiro gole. Pouco amargor.
 
=======
Tentando resolver o problema do tempo, aproximamos mais o torrador da chama, giramos mais lentamente e diminuímos a quantidade de café.
 
Torra 2: 250g
Tempo do 1 crack: ??
Tempo do 2 crack: 15 min +-
Tempo total: 16 min
 
29bn1ub.jpg
 
Desta vez o som do segundo crack foi muito claro - e a quantidade de fumaca também. Não distinguímos o primeiro crack... Como podem ver, ficou uma torra bem escura.
 
Coado no mesmo dia: forte, amargo... como os cafés de supermercado. Mas não era ruím.
 
 
 
Amanhã vamos tentar um intermediário entre os dois :-)
 
 
 
 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá Renata, como vai?

 

Eu normalmente pré-aqueco no fogo máximo (de fogão) por 3 minutos, só depois coloco o café com ajuda de um funil.

 

A rotação ideal é constante, como indicaram nesse tópico em torno de 100 rpm (não é muito rápido, mas nem tão lento).

 

A chama no meu caso fica próxima ao bolinha, não encosta nele.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renata! Também uso a bolinha mais ou menos dessa forma. 3 min de pré-aquecimento e rotação entre 90 e 100 rpm (de vez em quando faço contagens em 15s pra conferir se está entre 22 e 25 rotações).

 

A proximidade do fogo vai depender da intensidade e tamanho da chama. Tem uma foto minha aí pra cima, uso na boca central do meu fogão, a bolinha fica a uma distância de uns 2 dedos. Tente se orientar pelo tempo de torra. Eu tenho tentado fazer as torras entre 12 e 15 min. Menos que isso já aumenta a chance de scorching (queima superficial dos grãos).

 

E fica a dica para algo que vem me ajudando bastante recentemente: por mais simples que seja a torra no bolinha, vale a pena fazer um registro das torras. Isso tem me ajudado nos ajustes pra próxima torra de um grão. É coisa simples, como esse aqui do último domingo:

 

Seleção do Mário Exótico 2013 - 08/02/2015

 

00:00 - 12:40 - F2

12:40 - 13:00 - F2

13:00 - 14:00 - F0

 

1C - 12:40 (1o crack)

15,0% (perda relativa de massa)

 
Esses Fs são marcações que fiz no ajuste da saída de gás. Costumo pré-aquecer no máximo, abaixar um pouco e manter assim até o 1o crack, e depois de alguns segundos abaixar para perto do mínimo. Meus batches costumam ser de 330-340g pra bolinha de 2L. Com esse log aí em cima, por exemplo, sei que o café do Mario tem um 1C bem tardio, e da próxima, pra conseguir uma perda de uns 14%, vou ter que abaixar a chama logo que ele começa (ou antes mesmo dele começar), e reduzir ainda mais o tempo de desenvolvimento.
 
Então é isso. Boas torras!
  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem conhece ou ja usou esse torrador? achei pra comprar na china e é bem diferente do bolinha que eu conheco.

 

http://pt.aliexpress.com/item/coffee-bean-roaster/613399914.html.

 

Comentemm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo preço, acho melhor você comprar um dos torradores de nome enigmático do nosso colega Guilherme Torres aqui. Ele tem alguns modelos menores e que você pode torrar usando o computador, coisa que esse chinalha não deixa. Sem falar no aborrecimento de esperar meses pra alfândega liberar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...