Bernardo B Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Skerton no diário para coado. O resultado é de boa qualidade, porem bem mais difícil e demorado que no Lido. Somente dá para segurar no meio, que está a uns 10-15cm do ponto de apoio da manivela, o que dificulta por causa da alavanca ... Comecei moendo 24gr, depois diminui para 18gr (250gr de bebida) para duas pessoas. Hoje já estou achando que 14gr (200gr de cafe) já é suficiente :-) Ainda mais: acaba economizando café ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 B, Gil one vai resolver nossos problemas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Chegou meu Hario Column, muito belo, feito em cobre e madeira, fiquei a tarde inteira fazendo testes e já estou até com dor de cabeça de tanto café que tomei kkk. Estou ficando meio maluco porque quando pensei ter acertado na granulometria de um, dando uns 30s para um shot, mudo de café e a maquina fica meio entupida apenas gotejando ou saindo rápido demais! Pelo visto vou ter que mudar a configuração para cada café, é isso mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 É isso mesmo Pablo. E dependendo da umidade do dia, temperatura, tempo de torra, etc... também muda a moagem, mesmo que não tenha mudado o grão... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Caramba, vejo tanto 'barista' despreparado nas cafeterias... deve sair um café diferente cada dia rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Isso é um problema mesmo, eu aqui por exemplo, entrei no mundo do espresso caseiro no meio do ano, estou com uma máquina de entrada com filtro pressurizado, mas uso bons cafés, e já é difícil achar cafeteria com expresso melhor que o de casa... E o meu aqui não é nenhuma maravilha.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Pablo.. A diferença das cafeterias é que se enche o hopper do moinho no início do dia com um certo grão e ajusta-se a granulometria para a extração. Como o grão não muda, aquela regulagem é a mesma para o dia inteiro. Em casa, estamos o tempo todo mudando de grão. Aí toda hora é uma regulagem diferente. Apesar de que, a faixa de regulagem para expresso do Skerton, devem ser de 2 a 4 clicks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 É bem possivel que seu problema, atual, não seja da regulagem do moinho ... O mais provável, pela inexperiência, e que esteja dosando, distribuindo, nivelando e/ou calcando de maneira desunifome. Procure ler sobre estes assuntos no forum, especialmente sobre WDT. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2014 Gil 1 ... Eita parto difícil !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 é... estou ciente que estou sem um bom tamper, esse que vem com a Poemia é bem fraco e não é facil nivelar, mas da para comprimir bem ao ponto que não saiu nada kkk! Miyamoto, imaginei que eles já deixem o grão no ponto certo, mas as variações de umidade e temperatura? Todo dia eles regulam o ponto certo? Esses caras não sacam nada, deve ser o técnico que aluga o equipamento que regula... Outra coisa, como meço os 'clicks' do moinho? Partindo dele totalmente fechado avança de 2 a 4 espaços e trava? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Todo dia eles regulam o ponto certo? Esses caras não sacam nada, deve ser o técnico que aluga o equipamento que regula... E é justamente por isso que não se toma espresso decente em 90% das cafeterias por aí. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Fuí na Suplicy do Barra Shopping, os caras tem uma La Marzocco monstruosa e me deram um capuccino cheio de espuma, e forte pra dedel... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 É mais ou menos por aí.. Tem cafeteria que realmente vai um técnico regular os moinhos no começo do dia e assim fica durante todo o dia. Quanto ao moinho, você já explicou o procedimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Na maioria das cafeterias tem ar-condicionado então não há tanta variação de temperatura e umidade assim, mas mesmo que houvesse não chega a alterar tão drasticamente a regulagem do moinho (principalmente se considerar o baixíssimo nível de exigência da maioria das cafeterias). O café em si, o ponto e a idade da torra influenciam mais significativamente alterações no moinho, mas nas cafeterias essas variáveis não mudam pois sempre usam o mesmo grão, torrado da mesma forma. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Agora entendo porque o pessoal da Curto café só querem servir torra média e escura, evitando a clara rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Sim, mesmo em cafeterias boas, com pessoal bem capacitado, é complicado servir muitas opções de grãos e/ou torras. Não é só questão da regulagem em si, em ambiente comercial com bom movimento não dá pra ficar usando o mesmo moedor pra vários cafés diferentes e moendo por dose como fazemos em casa, é tempo perdido demais. Normalmente tem-se 1 moedor exclusivo para o grão da casa (que é sempre o mesmo, ou varia com muito pouca frequência) que está sempre com o hopper cheio e outro moedor dedicado para cafés diferentes, que têm uma saída bem menor e pode-se ajustar o moedor e moer por dose sem afetar demais a dinâmica da cafeteria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Pois é... já é luxo ter outro moedor dedicado para clientes especiais... O pessoal do Curto pedi um torra clara e fizeram mesmo assim, devem ter moído num hario da vida pois já tinham 2 moedores com hopper cheio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 Desde que comecei a estudar sobre café aqui eu só tomo espresso em cafeterias para, além de repor a cafeína, valorizar o que preparo em casa, hehehe... Mas gosto muito do sistema da Baden, eles vão trocando de café periodicamente, sempre informando ao cliente o grão que está no moinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 16 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2014 No ano passado, quando eu trabalhei no Rio e frequentava o Curto Café, eles tinham 3 moedores, sendo um Vario K30 WBC, um La Marzocco SWIFT que é duplo e um outro para moer cafés para ensacar (não me lembro qual era). Então eles costumavam ter sempre 3 opções de grãos para os espressos. Não conheço outra cafeteria no Brasil com opção de 3 cafés diferentes para espresso. No caso dos moedores manuais "de entrada" que usam as mós de cerâmica "padrão", não dá para fazer um ajuste fino da granulometria, mas é possível ter resultados satisfatórios. Então essa variação de temperatura ambiente e idade da torra eu acho que não influencia tanto na extração. A mudança de grãos sim influencia bastante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Bom, fazendo vários testes aqui, fui descobrindo que para fazer o ajuste fino da granulometria é na mão mesmo, ou seja, no tamper.. pois meu moedor tem uma rodinha onde há travas, fechando ele todo eu consideraria o ponto 1, no ponto 6 fica um pouco grosso, mesmo compactando ele sai rápido, no ponto 4 já entope e só goteja, no ponto 5 se pressionar muito goteja rápido e se apenas 'alinhar' sai um jato bem fininho fazendo um espresso de 35-40 ml em uns 30s. Ok até então achei ter descoberto a granulometria certa, porém noto o café 'marrom' e com uma crema bem rasa... tem algo errado ne? Abraços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Pablo se quiser regulagem fina, esse mod no Skerton deve servir para o Column. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Pablo vc tem 3 variaveis , o volume de pó (peso em g ) , regulagem do moedor e fprça na compactação , minha sugestão : Para simplificar deixe fixo a força de compactação , um bom (correto) espresso exige compactação , se vc só alinhou o pó não será espresso , seria alguma coisa entre espresso e moka . Escolha um ponto de moagem , digamos 4 ou 5 . Então vc vai mexer na variavel que vc tem o maior controle ........o volume de pó , com uma balança digital (essas baratinhas de 10 reais do ML) vc pesa o café que antes de colocar no PF , moe no ponto 5 , compacta normalmente , se sair um filete , vc diminiu um pouco do café até acertar . Acertar significa uma extracão de 20 a 30 seg , um volume de café de 40 a 60 ml com 4mm de crema consistente e que vc goste do sabor . No inicio é assim mesmo tentativa e erro , e se vc mudar de café , começe tudo de novo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 é... comecei agora com o Mitsuo Nakao e estou regulando, bom saber o lance dos grs... pensei que não alterasse... uma pergunta: Se estiver meio 'entupido' teria que botar mais ou menos grs? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Menos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Beleza, vou testar aqui... outra variante é o fato de não ter um tamper propriamente dito, senão aquele que vem com a Poemia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Prefiro a abordagem do CaE, que é mais fácil de controlar do que a força da compactação. O MOD do Skerton eu acho que não vale a pena pois o alinhamento do moedor não é lá grandes coisa, não há muita consistência na moagem, então não me parece que a regulagem stepless faça diferença. Quanto mais pó no filtro, mais o fluxo será restringido. Ou seja, coloque menos pó no caso de estar "entupindo"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Sobre o tamper, sugiro usar o método do Doug da Orphan Espresso, que ele chama de OE slap shot. Procure no YouTube. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Santiago, a consistencia, pesando a dose, é como em qualquer moedor. Usei 4-5 meses, 3 shots por dia, vários tipos de café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pablo Di Giovanni Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Sobre o tamper, sugiro usar o método do Doug da Orphan Espresso, que ele chama de OE slap shot. Procure no YouTube. Esse jeito de tamping é bem de leve pelo visto né? Apenas o suficiente para que não caia o café ao virar (já fiz isso e caiu o café todo kkk) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2014 Pablo, acerta esse moedor. Queremos ver o shot de Mitsuo. O cheiro estava mesmo matador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas