Ir para conteúdo

Delonghi Dedica - Café torrado Acaiá - Aksa Coffee


Danfont

Postagens recomendadas

Pessoal boa noite

sou novo do Grupo. Me chamo Daniel e acabei de comprar uma Delonghi Dedica. Hoje chegou o Acaiá (perfume espetacular) porem nao consigo extrair.

Coloco 14g para 2 espressos, pressei normalmente, porem nao sai. fiz alguns testes tabem com 10g e sem prensar muito, porem sem conseguir extrair (na melhor pinga o café). Na pior, nem sai agua.

alguem poderia me ajudar com dicas? grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta: já está com filtro despressurizado? Se está pressurizado, recomendo moer mais grosso. Mas o melhor mesmo é despresssurizar e ajustar a moagem. Deve estar muito fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela descrição descrição da questão, suponho que você está usando filtro original da máquina (pressurizado) e por não ter falado em moedor/moagem, suponho que comprou o café já moído (com moagem pra espresso).

Se foi isso, realmente pode ser um problema. Filtros pressurizados são projetados pra trabalhar com cafés comerciais (moagem não tão fina quanto a para espresso) e pra quem não tem moedor pra espresso. Então considerando moagem fina e filtro pressurizado, você pode ter uma resistência ao fluxo muito grande e até o bloqueio do fluxo.

Testa com um café comercial / de supermercado e vê se funciona. Depois pode partir pra comprar café em grãos e moer em casa / despressurizar o filtro (como indicado pelo @regisassao).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal. comprei um moedor mas ainda nao chegou. para adiantar, comprei 500g de moido para espresso com o Aleks. A Delonghi está original (filtro nao pressurizado nao chegou ainda). acredito entao que nao será possivel usar o caffe que comprei até chegar o novo filtro.. :(

Obs. nao reparem os erros de portugues...sou gringo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você pode tentar também é apenas distribuir o café no filtro e não usar o tamper (ou só usá-lo pra nivelar o café). Isso deve diminuir a resistência ao fluxo e permitir que consiga alguma extração, de forma provisória enquanto não recebe os acessórios citados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danfont primeiro, seu português tá ótimo. Entendemos tudo!

Segundo, sinto muito, mas comprar café moído pra espresso não dá muito certo. Eu super entendo a ansiedade de ter a máquina, ainda não ter o moedor, acho que todo mundo aqui passou por isso. Como comentou o @gabrieltravassos filtro pressurizado foi feito pra café de supermercado e pode travar até mesmo com o Pilão (nunca nem tentei).

Além disso, fica difícil regular acidez, amargor, doçura, corpo, com café que já vem moído.

Minha sugestão é tentar pré-infusão: acionar a extração por 1 ou 2 segundos, desliga, espera mais 2 a 4 segundos, e extrai normalmente. Com pre-infusao, em teoria podemos usar o café mais fino.

Se não der certo, recomendo fazer numa Moka. Não será espresso, mas pelo menos você usa o café e é um ótimo café pra se desperdiçar. 

Pra V60 ou Melitta deve estar muito fino.

Na Aeropress talvez consiga fazer com tempo baixo de infusão. Não sei se fica bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em mais uma coisa aqui: o café mais velho vai perdendo CO2 e acaba passando muito rápido. Perde aroma também. Ainda mais moído. 

Esse café está com 14 dias. Talvez daqui uma semana passe mais fácil. Mas tambem não estará tão bom quanto agora. Você pode tentar daqui uma semana, sem tamper e com pre-infusao. Vai que tudo isso junto da certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estou usando esse acaiá do aksa e moedor no timemore c2, consigo extrair ele em 30 segundos na Breville, porém o gosto em nada lembra os cafes de cafeterias, ele tem uma bela crema, que não se desfazer fácil, sabor licoroso e caramelo gritante, porém como disse o sabor não lembra em nada os de cafeterias, sinto que o que faço é muito mais espesso (denso?), gostaria de saber se eu que estou errando algo ou o grao que é muito exótico comparado aos mais comuns.

Outro ponto os sabores e nuances do café gritam muito, a ponto de ficar ate mesmo desagradável pelo excesso de sabor.

Uso 18gr de café para 54gr expresso pronto e filtro despressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais sabores são gritantes para você? Quantos dias de torra?

Eu não acho o Acaiá exótico, para mim, ele seria um grão clássico para espresso.

Alguns palpites: com 30s e esse ratio 1:3 a extração mais longa pode amargar um pouco, você pode tentar diminuir. Não sei se amargor é um dos sabores gritantes pra você, mas essa pode ser uma causa, duas na verdade.

Crema muito densa pode ser torra muito recente ou muito desenvolvida. Eu lembro do Acaiá ter torra média. Se não teve inconsistência no lote, pode ser que esteja muito novo (menos de 1 semana). O excesso de crema significa  muito CO2, o que também pode levar a acidez e amargor mais acentuados.

O C2 não é um moedor muito bom para espresso, eu pelo menos não conseguia tirar bons shots na minha Poemia. Se tiver a possibilidade, teste com moedores mais adequados para espresso. Deve te dar mais margem de manobra pra chegar no sabor desejado.

Da experiência que eu tive com o C2, se engrossar em um clique, a extração pode cair para 20s. Mesmo aumentando a dosagem em 1g, pode não ser suficiente pra atingir o ponto ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabor caramelo, licor e principalmente a acidez seria o que mais grita,  adstrigencia também.

Os expressos que normalmente tomo por aí costumam ser mais amargos, porém os outros sabores são muito mais suaves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante... eu não observei nada disso nas minhas extrações. Tem o caramelo, uma boa doçura, sai licoroso mesmo, mas nunca achei gritante. E acidez eu tinha dificuldade de extrair no Acaiá, mas pode ser o K4 que reforça mais corpo e doçura mesmo.

No seu caso, talvez possa apertar um pouco a moagem, aumentar a temperatura e aumentar um pouco a quantidade de café. O C2 pode aumentar muito o tempo de extração com um clique apenas de diferença, talvez a saída seja mesmo mudar a dosagem e temperatura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...