Ir para conteúdo

Aksa Acaia no melitta + Timemore C2


Postagens recomendadas

Olá pessoal sou novo no fórum e ainda não tenho métodos de extração além do melitta, sempre tomei café pela cafeína (Caboclo), ai esses tempo na casa de um amigo tomei um café que achei realmente bem gostoso um nespresso aleatório e o Caboclo se tornou indomável, desde então estou pesquisando sobre o assunto e tomando regiões do Brasil da Melitta e achei bem saboroso porém, chegou hoje o meu timemore c2 e comprei o AKSA Acaiá, gostaria de saber se alguém consegue fazer um bom café coado no melitta com esse grão e moedor e algumas dicas como clicks de moagem, tempos e proporções para extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Lauro!
Se fosse V60 eu poderia falar um pouquinho. Mas, o Melitta faz tempo que não uso.
Talvez esse vídeo do Thales possa ajudar:



Bons cafés.

Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sua pergunta depende muito do perfil.

O Acaia do AKSA eu gosto no espresso, mas acho ele mais espresso tradicional. 

Para filtrados, em geral, prefiro mais frutados, com mais acidez, mas são raras as vezes que tomo filtrados em casa. Sou daqueles que só toma espresso, 90-95% das vezes.

Comparando o V60 com o Melitta, o Melitta tende a passar mais lentamente, o que deve reforçar mais doçura e amargor que acidez, comparado com um V60. Vai depender da sua moagem também.

O que eu te sugeriria é testar grãos com perfis diferentes e diferentes moagens. Pega um Azedinha da Crio, por exemplo, que não é muito caro, tem torra toda semana, vai te dar um belo contraste com o Acaiá. 

Experimente moer uns 2 ou 3 cliques mais grosso e experimente diferentes proporções, tipo 12g para 200 g de água, ou 15 para 200, 18 para 200. Vai descobrindo o seu gosto. 

Compre um V60 da Waals. Vai sair uns 40 reais na Shopee, mais uns 30 reais em filtros. Observe como ele passa mais rápido que o Melitta e a diferença no sabor, veja se o V60 de agrada mais. Teste métodos de despejo diferentes tbm. Eu gosto do Tetsu Kasuya, novamente focando acidez.

Enfim, divirta-se! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...