Ir para conteúdo

Moinho profissional Cappuccino [restauração]


Caio Oliveira

Postagens recomendadas

Então galera, recentemente adquiri meio no escuro esse moinho, nao sei se é a marca cappuccino ou modelo. Trata-se de um modelo profissional, mos planas, que consegui pela bagatela de 400 reais, nao resisti, arrisquei, de acordo o vendedor esta funcionando, mas aparentemente ele não faz a minima ideia do que esta vendendo (perguntei sobre as mós e ele nao soube me responder). Ainda não chegou em minha casa, mas ele é 110v (o que é estranho para um moinho profissional). Segue fotos do modelo, se alguem souber algo sobre a marca, modelo, alguma informação, manda aqui pra eu ter mais informações sobre meu tiro no escuro. Pelas fotos ele parece realmente muito robusto, todo construido em metal (aluminio?) hopper imenso, dosador classico (vai ser a primeira coisa que vou arrancar fora). Espero ter apostado certo nessa compra! 

Moinho cappuccino 2.jpg

moinho cappuccino 3.jpg

Moinho cappuccino.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, por esse preço, acho que vale o risco. Os pontos que provavelmente terá que resolver: 1)retenção, 2) talvez troca das mós e 3)alinhamento delas. Espero que já tivesse isso em mente. Posta as fotos, quando receber!

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Enfim chegou o moinho. Ele é um monstro, pesadissimo deve ter de 15 a 20kg, esta funcionando, fiz uma limpeza razoavel e testei com café, me surpreendeu a consistência da moagem. As mós são planas de 75mm gigantes e aparentam estar ok. Ainda nao fiz o teste do alinhamento. Agora é fazer aquela restauraçao e modificaçao de respeito para ele funcionar como single dose. A retenção ainda nao testei, mas das 6g de cafe que coloquei, sairam 3,5 (isso porque nao conseguir tirar tudo do dosador). Se alguem tiver mais informaçoes e dicas/macetes para restaurar, onde achar novas mós (não sei se será necessário), etc. ficarei imensamente agradecido. 

WhatsApp Image 2022-06-07 at 22.29.09 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-07 at 22.29.09.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-07 at 22.29.09 (2).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-07 at 22.29.10.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: as laminas estão de fato muito afiadas, consegui a proeza de fazer um corte no dedo porque segurei de mal jeito a mó inferior, escorregou e fez um corte. Claro que ele estava desligado rs. Liguei ele varias vezes, tudo normal. Quando fui fazer o teste do alinhamento das mós ele resolveu nao funcionar mais kkkkkk. Provavelmente o capacitor (um senhor capacitor, diga-se de passagem, comparavel aos de ventilador de teto) original abriu o bico (faz zoada mas não gira). Por hoje ja deu de mexer nele, vou providenciar algumas ferramentas para as modificações e verificar qual o caso desse motor, se foi o capacitor mesmo.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Caio Oliveira changed the title to Moinho profissional Cappuccino [restauração]

Mais uma descoberta. Após testar o capacitor com multímetro (teste de carga, curto e capacitância) vi que ele estava funcionando perfeitamente. Resolvi ir ainda mais a fundo e abri todo o corpo do moinho. Descobri o gigantesco motor WEG monofásico, de 1/3 HP ligado de maneira incorreta. No esquema de ligação que tem na etiqueta toda a fiação estava conectada para 220v e não 110v como me foi vendido (apesar do motor ser bivolt). Outro detalhe que o capacitor estava mal dimensionado, com uma capacitância muito maior do que a necessária, espero que a soma desses fatores não tenha estragado de vez o motor desse monstrinho. Vou refazer a ligação de maneira correta, e providenciar o capacitor correto também. O corpo dele é super leve todo de alumínio, facil de desmontar, apenas 1 porca e tudo se desmonta kkkk. Quem sabe um proximo mod para reduzir o peso não seja um motor menor, mais leve e o principal, com menor rotação. Pelas pesquisas que fiz os moinhos de mos planas giram entre 1000 e 1300 RPM, esse motor chega a mais de 1700.

Fiz as modificações na ligação, e ele voltou a vida. Penso em instalar um dimmer para reduzir um pouco a rotação dele. Tenho um dimmer para 3000w aqui, certamente aguenta ele que tem cerca de 840w 

WhatsApp Image 2022-06-10 at 22.31.06.jpeg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada desparafusada uma surpresa! Ahaha
Mas isso que faz você se divertir e evoluir, né? Olhando o suporte da mós fixa tem vários furinhos. Ele não é stepless?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o hobby rs. Eu gosto de mexer, modificar, aprimorar e também aprender. Exatamente, ele não é stepless, mas tem muitos ajustes (80 por volta). De qualquer forma, daria sim para fazer um mod stepless nele relativamente fácil. Uma coisa que notei é que a regulagem dele tem uma leve folga, bem leve mesmo, e isso deve gerar alguma pouca inconsistência na moagem. Coloquei o dimmer que tinha aqui, funcionou perfeitamente. A retenção eu achei bem tranquila, o lugar que ele mais retem é no centro da mó inferior que tem uma cavidade grande, acredito que tapando essa cavidade com alguma arruela grande de metal a retenção vai ser minima

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o hobby rs. Eu gosto de mexer, modificar, aprimorar e também aprender. Exatamente, ele não é stepless, mas tem muitos ajustes (80 por volta). De qualquer forma, daria sim para fazer um mod stepless nele relativamente fácil. Uma coisa que notei é que a regulagem dele tem uma leve folga, bem leve mesmo, e isso deve gerar alguma pouca inconsistência na moagem. Coloquei o dimmer que tinha aqui, funcionou perfeitamente. A retenção eu achei bem tranquila, o lugar que ele mais retem é no centro da mó inferior que tem uma cavidade grande, acredito que tapando essa cavidade com alguma arruela grande de metal a retenção vai ser minima
Esse ponto da retenção, também dá para adaptar algum soprador ou bellows que vende no Ali, pois possivelmente deve acumular café em outras partes (espaço entre mó e compartimento e na saída). Eu estou esperando um Mazzer Jolly, que comprei por um bom preço, para ver em que estado ele está e fazer os ajustes. Mas, deve ser mais fácil do que esse que vc adquiriu e tem muito mais informação.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui arrancar parcialemente o dosador, agora o espaco do dosador fica quase como um recipiente pro pó cair, e eu puxar pro filtro em baixo com um pincel. Preciso aprimorar o mod do hopper, que ficou pequeno, mas ainda nao muito funcional. E de fato fica bastante café no duto entre a mó e a saida. Instalei tambem o dimmer, e consegui diminuir consideravelmente a rotação dele, como o motor é muito forte, ele moi ainda "com os pés nas costas" mesmo com potencia e rotação reduzidas. Uma coisa que notei é que as mós estão desalinhadas, e pelo método que encontrei pra alinhar, não estou obtendo resultados (pintar a mó superior com um marcador, apertar a regulagem ate que elas se toquem levemente, depois conferir onde a mó inferior retirou a tinta da outra e assim ir fazendo os ajustes) Porem ele faz a zoada de uma mó tocando levemente a outra e não sai a bendita tinta (que da pra tirar com o dedo). Vou pesquisar mais a respeito do alinhamento de mós. A principio em uma das regulagens mais finas antes das mós se tocarem, ele não moeu fino suficiente pro expresso :(

De qualquer forma, assim que eu arranjar uma esmerilhadeira arranco esse dosador todo fora e faço um duto pra cair direto no porta filtro. Diminui o tamanho dele e a bancada fica mais clean. Lixar tudo, polir umas partes e preto fosco no resto do corpo do moinho. 

Ps.: o capresso infinity parece de brinquedo do lado dele kkkkkkkk

WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.47.32.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.48.33 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.48.33 (2).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.48.33.jpeg

 

\WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.48.34.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui arrancar parcialemente o dosador, agora o espaco do dosador fica quase como um recipiente pro pó cair, e eu puxar pro filtro em baixo com um pincel. Preciso aprimorar o mod do hopper, que ficou pequeno, mas ainda nao muito funcional. E de fato fica bastante café no duto entre a mó e a saida. Instalei tambem o dimmer, e consegui diminuir consideravelmente a rotação dele, como o motor é muito forte, ele moi ainda "com os pés nas costas" mesmo com potencia e rotação reduzidas. Uma coisa que notei é que as mós estão desalinhadas, e pelo método que encontrei pra alinhar, não estou obtendo resultados (pintar a mó superior com um marcador, apertar a regulagem ate que elas se toquem levemente, depois conferir onde a mó inferior retirou a tinta da outra e assim ir fazendo os ajustes) Porem ele faz a zoada de uma mó tocando levemente a outra e não sai a bendita tinta (que da pra tirar com o dedo). Vou pesquisar mais a respeito do alinhamento de mós. A principio em uma das regulagens mais finas antes das mós se tocarem, ele não moeu fino suficiente pro expresso [emoji20]
De qualquer forma, assim que eu arranjar uma esmerilhadeira arranco esse dosador todo fora e faço um duto pra cair direto no porta filtro. Diminui o tamanho dele e a bancada fica mais clean. Lixar tudo, polir umas partes e preto fosco no resto do corpo do moinho. 
Ps.: o capresso infinity parece de brinquedo do lado dele kkkkkkkk
1213796723_WhatsAppImage2022-06-13at12_47_32.thumb.jpeg.6e79ecbcf17a601447f75ebc7df887a2.jpeg
2015610804_WhatsAppImage2022-06-13at12_48.33(1).thumb.jpeg.41089fce038dc65768cf1c3062303add.jpeg
345050071_WhatsAppImage2022-06-13at12_48.33(2).thumb.jpeg.42b707dd2c3af2c5bc85c8bf0ea37665.jpeg
1232004048_WhatsAppImage2022-06-13at12_48_33.thumb.jpeg.9846e4e9c359d065df4edb406016b192.jpeg
 
\1822417666_WhatsAppImage2022-06-13at12_48_34.thumb.jpeg.6f5bbe4508870495398b4bcb68229ed3.jpeg
Sobre alinhar as mós, precisa usar essa técnica nas duas. Pode ser que as mos não estejam alinhadas exatamente na vertical ou os dentes das faces tenham "pontas" muito irregulares e alguns delas são outliers até. Talvez isso explique não ter tirado a tinta quando as aproximou.
Vou deixar este link aqui que achei muito bom sobre alinhar as mós:

Sobre o capreso.. nem tem comparação! Ahahah

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a dica da lixa, mas fiz de maneira diferente. Em um porcelanato 100% liso e plano, prendi 3 lixas (800, 1500 e 2500), e fui fazendo um lixamento leve e uniforme nas duas mós ate conseguir um acabamento quase que polido em ambas as faces. Depois disso repeti o teste com o piloto de quadro branco nas mós, e enfim consegui que elas se tocassem. As duas mós estavam tortas rsrs, consegui alinhar bem até (não ficou 100%, da pra melhorar ainda mais, mas já consegui um resultado bastante satisfatório). consegui também um cabo PP pra substituir o original que já esta bem ressecado e feio. O corpo do moinho eu só vou conseguir mexer depois que chegar minha esmerilhadeira. Agora o moinho já esta funcional, nas moagens mais finas notei uma retenção brutal, o duto de saída fica bem cheio de café, ele não "cospe" o café pra fora como eu normalmente vejo nos moinhos, talvez seja erro e projeto. Vou estudar a respeito desses dutos, e ver se consigo encontrar uma melhor solução para ele (como o corpo é de alumínio, caso eu queira fazer alguma modificação e desbaste, é bem fácil por ser um metal mais "macio") 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns cafés tirados e afirmo com todas as letras, valeu os 400 reais e o esforço para ajusta-lo. O espresso não fica com uma acidez absurda que o moinho anterior as vezes deixava (principalmente em extrações mais rápidas), nem no final da xicara. Nas extrações que fiz, notei menos canalizações também. A diferença entre 1 passo e outro da regulagem representou uma variação de 3~4 seg na extração de uma mesma quantidade (uso 16g para 32g). Consegui tambem fazer um "soprador" usando um desentupidor de pia kkkkkkk. Não ficou bonito, mas ta funcional. Com isso a retenção ficou relativamente baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutes ago, Caio Oliveira said:

Consegui tambem fazer um "soprador" usando um desentupidor de pia kkkkkkk. Não ficou bonito, mas ta funcional

Será que não seria uma solução imprimir uma peça 3d para encaixar um single dose bellow, como já te sugeriram por aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIm, porem eu tenho que importar primeiro, demora um tempinho e nao é exatamente barato (mais de 100 reais numa pecinha de plastico acho bem salgado). Aos poucos vou fazendo os mods certinhos e postando a evolução aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a dica da lixa, mas fiz de maneira diferente. Em um porcelanato 100% liso e plano, prendi 3 lixas (800, 1500 e 2500), e fui fazendo um lixamento leve e uniforme nas duas mós ate conseguir um acabamento quase que polido em ambas as faces. Depois disso repeti o teste com o piloto de quadro branco nas mós, e enfim consegui que elas se tocassem. As duas mós estavam tortas rsrs, consegui alinhar bem até (não ficou 100%, da pra melhorar ainda mais, mas já consegui um resultado bastante satisfatório). consegui também um cabo PP pra substituir o original que já esta bem ressecado e feio. O corpo do moinho eu só vou conseguir mexer depois que chegar minha esmerilhadeira. Agora o moinho já esta funcional, nas moagens mais finas notei uma retenção brutal, o duto de saída fica bem cheio de café, ele não "cospe" o café pra fora como eu normalmente vejo nos moinhos, talvez seja erro e projeto. Vou estudar a respeito desses dutos, e ver se consigo encontrar uma melhor solução para ele (como o corpo é de alumínio, caso eu queira fazer alguma modificação e desbaste, é bem fácil por ser um metal mais "macio") 
Belo trabalho. Parece que o ajuste nelas está quebrando o galho, mas só por garantia, quando puder troca essas mós... as fotos estavam bem feias além de tortas. Ahahha


Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o ideal mesmo a troca das mós, o dificil é achar mós de 75mm. rs
 
Agora que me toquei que nem dá muito para vc procurar pela marca dela, né? Além disso, de ter que garantir o diâmetro interno e que os 3 furos se encaixem tb... complicado....

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Pelo que pesquisei a fiamma tem um moinho que usa essas mos de 75mm, e esse foi o único de marca conhecida que encontrei e usa essa medida. Só que mesmo da fiamma não encontrei nenhum lugar que venda essas mós. Não sei se a fiamma tem autorizada no BR. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...