Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados

Rodrigoks

Postagens recomendadas

É que prosumer é um conceito aberto. Apesar de ser single boiler, o fato de já vir com PID e a qualidade dos materiais podem colocá-la em patamar mais elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Eu disse que não serve? Só que já tive uma single boiler, é um saco ficar alternando as temperaturas de caldeira entre vaporização e extração.

Link para o comentário

Aline eu vou dizer para vc o que eu falei para o Alexandre ontem , essa maquina superou todas as minhas expectativas , a qualidade do espresso e da vaporização dela são tão bons ou melhor do que o de uma maquina profissional , e tudo isso ocupando o mesmo espaço que a minha gaggia ocupava.

Depois de 20 anos tendo café espresso como hobby , eu posso dizer que alem de estar 100% satisfeito , eu estou surpreso com o desempenho dela e com a qualidade da construção , eu pude acompanhar o Alexandre enquanto ele fazia a montagem da Classika e essa maquina é linda por fora e uma obra de arte de engenharia por dentro.

Abs

C. Eduardo

C. Eduardo, apesar de não ter acompanhado a montagem da minha e de não ter aprendido a vaporizar por desinteresse próprio, faço minhas suas palavras. A pequena é realmente grande!!! E depois de 5 meses de convivência, posso afirmar que a primeira impressão é verdadeira: esta máquina É apaixonante (sintomas de uma nova síndrome pós-compra???)... quase deu divórcio aqui (ou ela ou eu... ELA!!! kkkkkkk). Desejo que desfrutes dela com saúde e alegrias!!!

Abraço

Cláudio

Link para o comentário

Eu disse que não serve? Só que já tive uma single boiler, é um saco ficar alternando as temperaturas de caldeira entre vaporização e extração.

Entendi.. Mas a retomada da ECM não seria rápida o suficiente? :)

Link para o comentário

Velho, por que você está insistindo nisso? É muito pessoal e depende muito da utilização. Sempre que a temperatura do PID muda, leva algum tempo para a temperatura do conjunto todo estabilizar. Se é pra fazer apenas um latte ou um cappo, é quase que irrelevante. Se for fazer várias bebidas com leite, daí já não é tão prático. Às vezes acho que você tumultua de propósito...

Link para o comentário

Concordo , com vc Rodrigo , mas quando vc tem 2 PID um para extração e outro para vaporização , basta virar o botão e expurgar a agua da linha que em segundos ela esta pronta , no momento eu setei 130C para vaporização e 93C para extração.

Foi na vaporização que essa maquina mais me surpreendeu , eu testei com o Alexandre , extrair o espresso e depois vaporizar (o ideal ) e vaporizar e depois extrair , zero problema , basta desligar a chave de vaporização e abrir a válvula de vapor drenar o vapor por 5 seg que a agua quentra no boiler derrubar instantaneamente a temperatura para 80/90 graus e alguns segundos depois ela já esta a 93 pronta para outra extração.

O que eu estou tentando dizer é que o projeto termodinâmico dela é excelente , quando o Alexandre ficava falando para mim que era impossível extrair um espresso ruim ou vaporizar errado nela , eu achava que era papo de vendedor , por isso é que eu escrevi o texto acima , EU ESTOU SURPRESO , o Alexandre estava certo.

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário

É o que eu disse, CE. Só será (algum) problema pra muito uso alternado consecutivo, o que não costuma ser o padrão do uso residencial. É o que justificaria partir para uma HX ou dual boiler. Acho que tem bastante valor agregado nessa sua máquina.

Link para o comentário

Rodrigo.. Não é tumulto não.. É dúvida mesmo...

Como estou a pouco tempo no hobby, desconheço destas minúcias.. Além do simples ato da extração, existem uma infinidade de coisas que ainda não compreendo e isto varia de máquina para máquina...

Perguntei da ECM, porque a Twin devido ao termobloco não precisa virar chave para vapor e a Poemia single boiler precisa.. Mas o interessante é que a EMC 10 do meu primo, basta acionar o botão de vapor que já sai vapor imediatamente! Não existe chaveamento para selecionar vapor.. E nem precisa esperar alguns segundos e nem lembro se há uma luz do termostato para acompanhar o aquecimento.

Novamente peço desculpas.. Mas é que realmente o assunto está além da minha compreensão.. :)

Link para o comentário

Salve

O período de espera entre extrair e vaporizar nunca chega a 30" na Classika devidamente aquecida.

Outrossim, quando se farão muitas bebidas com uso de leite, utiliza-se leiteira de 600 ml com uns 320 a 350 ml de leite frio. Quantidade suficiente para 3 bebidas grandes. Assim é reduzido o número de vezes que se precisa vaporizar, apesar de cada vaporização ser ligeiramente mais longa em termos de tempo.

Myiamoto, a Classika II PID está entre uma super doméstica e as prosumers. A principal característica que a coloca mais próxima às prosumers é o grupo ECM E61. Não que toda prosumer o utilize, mas em termos de resultados coloca-a lado a lado com aquelas máquinas. Por outro lado, não conheço máquinas domésticas que o utilizem.

Link para o comentário

C. Eduardo, apesar de não ter acompanhado a montagem da minha e de não ter aprendido a vaporizar por desinteresse próprio, faço minhas suas palavras. A pequena é realmente grande!!! E depois de 5 meses de convivência, posso afirmar que a primeira impressão é verdadeira: esta máquina É apaixonante (sintomas de uma nova síndrome pós-compra???)... quase deu divórcio aqui (ou ela ou eu... ELA!!! kkkkkkk). Desejo que desfrutes dela com saúde e alegrias!!!

Abraço

Cláudio

Claudio vc o Roger e o Alexandre são os "culpados" pela minha felicidade , eu não sei se vc gosta de latte , eu adoro , e acredite não tem esse papo de aprender a vaporizar , nela e só acertar a posição do bico e abrir a valvula , se vc ficar quieto e não mexer a mão que em segundos vai surgir aquela tinta acetinada é ridiculamente facil , experimenta. :D

Link para o comentário

Claudio vc o Roger e o Alexandre são os "culpados" pela minha felicidade , eu não sei se vc gosta de latte , eu adoro , e acredite não tem esse papo de aprender a vaporizar , nela e só acertar a posição do bico e abrir a valvula , se vc ficar quieto e não mexer a mão que em segundos vai surgir aquela tinta acetinada é ridiculamente facil , experimenta. :D

Andei tentando, mas pelo fato de não tomarmos leite, acabei não ficando craque... mas dá pra perceber a qualidade da vaporização sim. Vou retomar o aprendizado.

Link para o comentário

Poderia pesquisar, mas vou perguntar: como se dá o aquecimento do nariz E61 nessa SB? É passivo? Termosifão?

Imagino que ao sair da vaporição para o modo de extração vocês purguem a água fervente pela haste de vapor, é isso?

Link para o comentário

Exatamente é passivo , e abre valvula e purga o resto do vapor a agua que entra ocupando o espaço do vapor já resfria .

O unico senão é que ao ligar tem que esperar 20min, para ela aquecer o E61 de forma correta.

Link para o comentário

Carlos, na pressa, se vc não esperar esses 20 minutos recomedados, como sai o espresso?

Link para o comentário

Imagino, mas fica "muito" ruim?

Sei lá, esperando apenas  por exemplo cinco minutos entre ligar e começar a extração, acredito que não vá ficar nota 10, mas fica muito ruim?

Link para o comentário

Aí é subjetivo... Também depende em qual temperatura será a extração em 5 minutos.

Faz seu coado ou AP na configuração que está acostumado. Depois faça de novo só com a temperatura uns 10 C mais fria. Não vai ficar nota 10, mas vai ficar muito ruim? Isso só vc que sabe...

Link para o comentário

Carlos, o aquecimento do grupo é só por ele estar encostado no boiler? Engraçado não ter termosifão.

E o sensor de temperatura está no grupo ou na água?

Link para o comentário

Sergio, no caso específico da AP, faço a 80ºC, e a 70ºC ficaria intomável para mim (gosto de café de 75º a 90ºC) - muito frio não gosto.

No caso da Classika, usando novamente o tempo de cinco minutos, quanto mais baixo ficaria a temperatura comparada à extração a normal com 20 minutos de espera? Imagino que na saída do PF deve sair a 93ºC, certo?

Link para o comentário

Luciano.. Possivelmente bem mais baixo que isto, já que a água vai perdendo temperatura ao longo da máquina (já que está fria).

Link para o comentário

Justamente. Só testando. Nem na minha eu sei qual a temperatura que seria a extração caso eu não aguardasse o tempo de aquecimento razoável.

Link para o comentário

Dá pra forçar a barra fazendo expurgos, Sérgio. A caldeira da SB atinge a temperatura de trabalho bem rápido, o nariz é que demora.

Acho que mesmo depois de 20 minutos e nariz ainda não deve estar na temperatura ideal. Tomo por base a Elektra, que também tem um nariz pesado de aquecimento passivo. A caldeira fica pronta em 12 minutos (são quase dois litros, é certamente mais demorado que na Classika), mas o nariz leva uns 30min pra chegar na temperatura de operação. Entretanto, com alguns flushes consigo deixá-la pronta em menos de 20min. Geralmente não faço isso, só quando estou com pressa.

Link para o comentário

Sergio, no caso específico da AP, faço a 80ºC, e a 70ºC ficaria intomável para mim (gosto de café de 75º a 90ºC) - muito frio não gosto.

No caso da Classika, usando novamente o tempo de cinco minutos, quanto mais baixo ficaria a temperatura comparada à extração a normal com 20 minutos de espera? Imagino que na saída do PF deve sair a 93ºC, certo?

LUW, você quer dizer a temperatura na saída do grupo, né? Na xícara, costuma ter menos de 70C. Veja que extração fria não significa necessariamente café frio na xícara, são coisas diferentes.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...