Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 É que prosumer é um conceito aberto. Apesar de ser single boiler, o fato de já vir com PID e a qualidade dos materiais podem colocá-la em patamar mais elevado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Super doméstica! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Tudo depende da necessidade da pessoa. Se não toma com frequência bebidas com leite, é perfeito. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Como assim? Se tomar bebidas com leite com frequência a ECM não serve?! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Eu disse que não serve? Só que já tive uma single boiler, é um saco ficar alternando as temperaturas de caldeira entre vaporização e extração. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Aline eu vou dizer para vc o que eu falei para o Alexandre ontem , essa maquina superou todas as minhas expectativas , a qualidade do espresso e da vaporização dela são tão bons ou melhor do que o de uma maquina profissional , e tudo isso ocupando o mesmo espaço que a minha gaggia ocupava. Depois de 20 anos tendo café espresso como hobby , eu posso dizer que alem de estar 100% satisfeito , eu estou surpreso com o desempenho dela e com a qualidade da construção , eu pude acompanhar o Alexandre enquanto ele fazia a montagem da Classika e essa maquina é linda por fora e uma obra de arte de engenharia por dentro. Abs C. Eduardo C. Eduardo, apesar de não ter acompanhado a montagem da minha e de não ter aprendido a vaporizar por desinteresse próprio, faço minhas suas palavras. A pequena é realmente grande!!! E depois de 5 meses de convivência, posso afirmar que a primeira impressão é verdadeira: esta máquina É apaixonante (sintomas de uma nova síndrome pós-compra???)... quase deu divórcio aqui (ou ela ou eu... ELA!!! kkkkkkk). Desejo que desfrutes dela com saúde e alegrias!!! Abraço Cláudio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Eu disse que não serve? Só que já tive uma single boiler, é um saco ficar alternando as temperaturas de caldeira entre vaporização e extração. Entendi.. Mas a retomada da ECM não seria rápida o suficiente? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Velho, por que você está insistindo nisso? É muito pessoal e depende muito da utilização. Sempre que a temperatura do PID muda, leva algum tempo para a temperatura do conjunto todo estabilizar. Se é pra fazer apenas um latte ou um cappo, é quase que irrelevante. Se for fazer várias bebidas com leite, daí já não é tão prático. Às vezes acho que você tumultua de propósito... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Concordo , com vc Rodrigo , mas quando vc tem 2 PID um para extração e outro para vaporização , basta virar o botão e expurgar a agua da linha que em segundos ela esta pronta , no momento eu setei 130C para vaporização e 93C para extração. Foi na vaporização que essa maquina mais me surpreendeu , eu testei com o Alexandre , extrair o espresso e depois vaporizar (o ideal ) e vaporizar e depois extrair , zero problema , basta desligar a chave de vaporização e abrir a válvula de vapor drenar o vapor por 5 seg que a agua quentra no boiler derrubar instantaneamente a temperatura para 80/90 graus e alguns segundos depois ela já esta a 93 pronta para outra extração. O que eu estou tentando dizer é que o projeto termodinâmico dela é excelente , quando o Alexandre ficava falando para mim que era impossível extrair um espresso ruim ou vaporizar errado nela , eu achava que era papo de vendedor , por isso é que eu escrevi o texto acima , EU ESTOU SURPRESO , o Alexandre estava certo. Abs C. Eduardo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 É o que eu disse, CE. Só será (algum) problema pra muito uso alternado consecutivo, o que não costuma ser o padrão do uso residencial. É o que justificaria partir para uma HX ou dual boiler. Acho que tem bastante valor agregado nessa sua máquina. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Rodrigo.. Não é tumulto não.. É dúvida mesmo... Como estou a pouco tempo no hobby, desconheço destas minúcias.. Além do simples ato da extração, existem uma infinidade de coisas que ainda não compreendo e isto varia de máquina para máquina... Perguntei da ECM, porque a Twin devido ao termobloco não precisa virar chave para vapor e a Poemia single boiler precisa.. Mas o interessante é que a EMC 10 do meu primo, basta acionar o botão de vapor que já sai vapor imediatamente! Não existe chaveamento para selecionar vapor.. E nem precisa esperar alguns segundos e nem lembro se há uma luz do termostato para acompanhar o aquecimento. Novamente peço desculpas.. Mas é que realmente o assunto está além da minha compreensão.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 AGORA eu vi vantagem. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Salve O período de espera entre extrair e vaporizar nunca chega a 30" na Classika devidamente aquecida. Outrossim, quando se farão muitas bebidas com uso de leite, utiliza-se leiteira de 600 ml com uns 320 a 350 ml de leite frio. Quantidade suficiente para 3 bebidas grandes. Assim é reduzido o número de vezes que se precisa vaporizar, apesar de cada vaporização ser ligeiramente mais longa em termos de tempo. Myiamoto, a Classika II PID está entre uma super doméstica e as prosumers. A principal característica que a coloca mais próxima às prosumers é o grupo ECM E61. Não que toda prosumer o utilize, mas em termos de resultados coloca-a lado a lado com aquelas máquinas. Por outro lado, não conheço máquinas domésticas que o utilizem. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Essa é uma vantagem também, já que terá a pré-infusão natural do E61. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Entendi! Valeu Véio! O Rodox fica economizando palavra pra me explicar o trem sô!! kkkkkkkkkk Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 C. Eduardo, apesar de não ter acompanhado a montagem da minha e de não ter aprendido a vaporizar por desinteresse próprio, faço minhas suas palavras. A pequena é realmente grande!!! E depois de 5 meses de convivência, posso afirmar que a primeira impressão é verdadeira: esta máquina É apaixonante (sintomas de uma nova síndrome pós-compra???)... quase deu divórcio aqui (ou ela ou eu... ELA!!! kkkkkkk). Desejo que desfrutes dela com saúde e alegrias!!! Abraço Cláudio Claudio vc o Roger e o Alexandre são os "culpados" pela minha felicidade , eu não sei se vc gosta de latte , eu adoro , e acredite não tem esse papo de aprender a vaporizar , nela e só acertar a posição do bico e abrir a valvula , se vc ficar quieto e não mexer a mão que em segundos vai surgir aquela tinta acetinada é ridiculamente facil , experimenta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Carlos.. Vi isto na LM da Academia.. Nem precisa de muita prática para conseguir uma textura incrível... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Claudio vc o Roger e o Alexandre são os "culpados" pela minha felicidade , eu não sei se vc gosta de latte , eu adoro , e acredite não tem esse papo de aprender a vaporizar , nela e só acertar a posição do bico e abrir a valvula , se vc ficar quieto e não mexer a mão que em segundos vai surgir aquela tinta acetinada é ridiculamente facil , experimenta. Andei tentando, mas pelo fato de não tomarmos leite, acabei não ficando craque... mas dá pra perceber a qualidade da vaporização sim. Vou retomar o aprendizado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Poderia pesquisar, mas vou perguntar: como se dá o aquecimento do nariz E61 nessa SB? É passivo? Termosifão? Imagino que ao sair da vaporição para o modo de extração vocês purguem a água fervente pela haste de vapor, é isso? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Exatamente é passivo , e abre valvula e purga o resto do vapor a agua que entra ocupando o espaço do vapor já resfria . O unico senão é que ao ligar tem que esperar 20min, para ela aquecer o E61 de forma correta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Carlos, na pressa, se vc não esperar esses 20 minutos recomedados, como sai o espresso? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Ué, extração fria. Igual usar água mais fria na sua Aeropress. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Imagino, mas fica "muito" ruim? Sei lá, esperando apenas por exemplo cinco minutos entre ligar e começar a extração, acredito que não vá ficar nota 10, mas fica muito ruim? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Aí é subjetivo... Também depende em qual temperatura será a extração em 5 minutos. Faz seu coado ou AP na configuração que está acostumado. Depois faça de novo só com a temperatura uns 10 C mais fria. Não vai ficar nota 10, mas vai ficar muito ruim? Isso só vc que sabe... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Carlos, o aquecimento do grupo é só por ele estar encostado no boiler? Engraçado não ter termosifão. E o sensor de temperatura está no grupo ou na água? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Sergio, no caso específico da AP, faço a 80ºC, e a 70ºC ficaria intomável para mim (gosto de café de 75º a 90ºC) - muito frio não gosto. No caso da Classika, usando novamente o tempo de cinco minutos, quanto mais baixo ficaria a temperatura comparada à extração a normal com 20 minutos de espera? Imagino que na saída do PF deve sair a 93ºC, certo? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Luciano.. Possivelmente bem mais baixo que isto, já que a água vai perdendo temperatura ao longo da máquina (já que está fria). Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Justamente. Só testando. Nem na minha eu sei qual a temperatura que seria a extração caso eu não aguardasse o tempo de aquecimento razoável. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Dá pra forçar a barra fazendo expurgos, Sérgio. A caldeira da SB atinge a temperatura de trabalho bem rápido, o nariz é que demora. Acho que mesmo depois de 20 minutos e nariz ainda não deve estar na temperatura ideal. Tomo por base a Elektra, que também tem um nariz pesado de aquecimento passivo. A caldeira fica pronta em 12 minutos (são quase dois litros, é certamente mais demorado que na Classika), mas o nariz leva uns 30min pra chegar na temperatura de operação. Entretanto, com alguns flushes consigo deixá-la pronta em menos de 20min. Geralmente não faço isso, só quando estou com pressa. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Sergio, no caso específico da AP, faço a 80ºC, e a 70ºC ficaria intomável para mim (gosto de café de 75º a 90ºC) - muito frio não gosto. No caso da Classika, usando novamente o tempo de cinco minutos, quanto mais baixo ficaria a temperatura comparada à extração a normal com 20 minutos de espera? Imagino que na saída do PF deve sair a 93ºC, certo? LUW, você quer dizer a temperatura na saída do grupo, né? Na xícara, costuma ter menos de 70C. Veja que extração fria não significa necessariamente café frio na xícara, são coisas diferentes. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.