Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Alexandre, nesse caso aumentando a pressão ele teria o mesmo peso, como resultado final, em menos tempo, sendo assim um café com com uma acidez mais pronunciada e mais equilibrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração ficou bonita, porém creio que a moagem tenha ficado fina demais, pelo tempo e granulometria acho que deu uma "amargada" no  café rsss, mas não deixa de ser uma belíssima extração naked :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, nesse caso aumentando a pressão ele teria o mesmo peso, como resultado final, em menos tempo, sendo assim um café com com uma acidez mais pronunciada e mais equilibrado?

Salve Cristiano,

 

A primeira parte está teoricamente correta. Daí eu ter sugerido o inverso, pois como mencionado por outros, o pó pode ter sido moído um pouco mais fino que o desejado. Ao diminuir a pressão da linha, uma extração mais suave ocorreria, como menos massa resultante, mas evitando o provável amargor.

Quanto ao sabor, dependerá da s características dos grãos usados, sobre os quais não há informações, portanto impossível comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma pressão ideal para certa moagem, que faz o fluxo ser o mais rápido

 

Então é difícil saber se para aumentar o fluxo deve-se subir ou diminuir a pressão.

 

Pra mim a extração parece ok para ristretto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio , visualmente ficou uma das extrações mais bonitas que pintou aqui no cdc , mas se vc nao disser qual filtro usou , quantas gramas e qual café , fica difícil avaliar alguma coisa .

Por exemplo a massa deu 23, 4 g se vc usou 16g da uma razão de 68% para o meu gosto forte demais , na verdade 68% é um soco na cara de forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo de extração parece ok para uma razão de extração nessa faixa de ristretto. Eu gosto, mas isso é muito pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ultimamente nao tenho mais ligado para o tempo, digo ser fiel aos 25s e muito menos cronometro. As faixas de minha extracao tem sido de 7-10g no single lm e uns 35s por ai de extracao. A extracao mais lenta tem ficado interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e aquela velha história que passando dos 25,  30 segundos no espresso só começa a vir a parte ruim do café??? sempre frisaram isso, tanto aqui no cdc quanto nas normas italianas, já fiz extrações mais longas, 35, 40 até 50 segundos e nenhuma me agradou, sempre saiu um amargor a mais na extração, então para meu gosto pessoal me limito aos 25 a 30 segundos e as outras variáveis controlo de acordo com meu gosto, agora se fossem máquinas de alavanca aí tudo bem um tempo maior, mas as de bomba fico nessa faixa de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço elogios and sugestões. Achei bonita pra caramba... Usei o filtro duplo da ECM com 18g do arábica daqui ("aquele"). Mesma moagem que uso sempre, naked como rotina, pressao de tampering costumeira. Credito o tempo maior de extraçao à torra, que ficou um tico mais escura que o padrão que vinha torrando no GTCR7. De sabor, realmente um porrete, mas muito bom e doce... nada de lama piroclástica...kkk abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma regra geral para os parâmetros italianos (23s, 14g, 55ml de bebida) e uma boa referência. Tudo depende da extração, do café específico que está utilizando e do resultado que almeja. Nem sempre a regra geral funciona pra todos os cafés, equipamentos e dosagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que é um bom parâmetro de referência, Sérgio. Não me lembro de ter feito nenhuma boa extração com menos de uns 20s ou com mais de 40s. Geralmente bebo ristrettos. Mas não vamos fugir do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei tão legal que nem me liguei ao tempo. Tigrou muito. Tenho tirado expressos muito bons fico imaginando na classika

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, entre 20 e 40 s? Quase igual falar que a temperatura é um bom parâmetro se fica entre 80 e 100 C ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, entre 20 e 40 s? Quase igual falar que a temperatura é um bom parâmetro se fica entre 80 e 100 C ;)

 

Então o tempo é importante, esse é o ponto. Melhor alguma referência que nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu chamaria de ristretto duplo... kkk

 

68% se aproxima da concentração de ristretto. O volume engana com aquele monte de crema. Ainda mais com o naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um parâmetro que varia demais. O melhor indicativo para se julgar uma extração ainda acho que é a cor do fluxo. O tempo serve mas tem que estar acompanhado de outras variáveis (quase todas).

 

 

(já já mudamos tudo isso pro tópico certo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor transferir, né?

 

Acho que a cor ajuda muito, mas tem suas limitações como único freio da extração. Há cafés que produzem naturalmente uma crema mais pálida, amarelada, que acho que dificultam utilizar esse critério. Ou mesmo alguns cafés que exigem prosseguir um pouco na extração mesmo quando aparentemente o fluxo está ficando mais ralo. Hoje mesmo estava extraindo um café da W&S que ficou bom prosseguindo para além de onde costumo parar. Para esclarecer, baseio-me em cor, consistência, tempo e na massa que planejo obter na xícara.

 

Enfim, acho que conhecer todos os parâmetros que sinalizam que a extração se aproxima do fim, mais a experiência pessoal, é que fazem melhorar o índice de sucesso no espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio , visualmente ficou uma das extrações mais bonitas que pintou aqui no cdc , mas se vc nao disser qual filtro usou , quantas gramas e qual café , fica difícil avaliar alguma coisa .

Por exemplo a massa deu 23, 4 g se vc usou 16g da uma razão de 68% para o meu gosto forte demais , na verdade 68% é um soco na cara de forte.

CE, hoje repeti esta extração, pra mim e pra esposa, realmente fica bem forte, mas nunca foi tão bom levar um soco na cara... kkk Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim 45 no max 50% esta bom , acima disso , vira fluxo piroclástico , a outra extração vc não foi de  16 g vc corrigiu para 18g portanto não foi 68% e sim 77% :o   eu diria que a extração de hoje ficou assim : :P

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claúdio você utiliza o filtro single da ECM? como são os resultados?

Sei que somente entenderei os detalhes com o uso, mas enquanto isso não acontece, acredito muito nessa troca de experiências no CDC.  

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, parece que essa máquina que vaporizaram o leite é igual a minha, ele fez uma técnica diferente do que eu faço, quando fizer vou tentar dessa maneira do vídeo, ficou ótima a vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...