Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Rodox... Você já disse anteriormente que usa o grão congelado... Além das perdas de temperatura da máquina. isto não tenderia a ter um café na xícara ainda mais frio?! Ou esta queda de temperatura está mais relacionada à termodinâmica do sistema do que realmente a transferência de calor para o pó?! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Não dá qualquer diferença. O pó sai no máximo fresco do moedor. Faça um teste você mesmo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 LUW, você quer dizer a temperatura na saída do grupo, né? Na xícara, costuma ter menos de 70C. Veja que extração fria não significa necessariamente café frio na xícara, são coisas diferentes. É isso que queria saber: o café vai sair muito frio (mas com sabor "normal") ou eu teria até alteração de sabor pois o conjunto todo não está em temperatura ideal? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 A diferença de temperatura na xícara deve ser muito pequena nessas condições. Muito mais importante pra quem gosta de espresso quente é deixar a xícara pelando. Obviamente que parto da premissa que a máquina deve estar minimamente aquecida, que senão tem jogo mesmo, vai ficar horrível. Contudo, se a máquina aqueceu mas ainda não estiver na temperatura ideal de trabalho, a tendência é café subextraído, tendendo para o azedo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Luciano.. Possivelmente com sabor diferente fora a questão da temperatura... Alguns solúveis só extraem a partir de certa temperatura... Então é provavel que uma extração à frio tenha menos componentes que uma mais quente... Da mesma forma que uma extração quente pelando acaba extraindo componentes indesejáveis e por vezes tornando a bebida amarga, fora o fato de queimar o café.. Tá vendo?! Nem sempre é só tumúlto.. Tenho um pouquinho de conhecimento, adquirido aqui, claro! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Amigos, voltemos ao tópico. Se for o caso, podemos continuar a discussão no local apropriado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Contudo, se a máquina aqueceu mas ainda não estiver na temperatura ideal de trabalho, a tendência é café subextraído, tendendo para o azedo. Faz sentido. E nesse caso o PID não ajuda em nada, certo? E outra, para os felizardos propietários: a cabeça esquenta a ponto de queimar a mão? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Sim, o PID não melhora a fase de pré-aquecimento. E pode apostar que queima a mão. Claro que não de só esbarrar nela, mas não dá pra repousar a mão no nariz. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 O PID pode ajudar indiretamente nesse caso pois, como a temperatura da caldeira é regulável, se você sabe que o grupo está abaixo da temperatura ideal (porque vai extrair na pressa e não deu tempo de aquecer), você pode setar a temperatura da água no PID alguns graus acima do que faria com a máquina corretamente aquecida. Assim, mesmo com a perda de temperatura no grupo "mal-aquecido", a extração poderia ocorrer numa temperatura mais próxima do ideal. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Mortari.. Mas desta forma, a água mais quente não tenderia a queimar o café antes mesmo de perder calor para o grupo? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Boa pergunta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Vira loteria, Mortari. Quando a água chegou no café, já trocou calor com o grupo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Se realmente não há tempo para esperar, é moer um tico mais fino e deixar correr mais café. Pelo menos chega-se mais perto de ser tomável. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 E cruzar os dedos. Na boa, não vejo vantagem em fazer espresso se não está com tempo para aquecer a máquina. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Concordo.. Quando não estou com tempo ou com saco, vou de Nespresso mesmo... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Queria saber o mínimo de tempo necessário para um bom espresso na Classika. Na carreira mesmo é Nespresso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Miyamoto, depende muito do grupo, mas a água passa por ele antes de chegar ao café, então se o grupo estiver frio ela vai perder calor antes da extração (senão não teria sentido aquecer o grupo). Rodrigo, concordo que vira loteria, mas penso o seguinte: se o grupo está muito frio, o perfil de temperatura da extração provavelmente terá uma rampa ascendente, certo? O que será que fica melhor na xícara, uma rampa que comece muito abaixo da temperatura ideal e termine exatamente nela (ou bem próximo) ou uma rampa que comece um pouco mais próxima da temperatura ideal e termine levemente acima? Seria algo a se testar, mas eu apostaria na segunda. LUW, acredito que nenhuma máquina (principalmente se tiver bastante massa de metal no grupo a ser aquecida) te dará o mínimo de controle da extração em menos de uns 15 minutos de aquecimento, isso é meio que uma regra geral. Talvez essas máquinas de entrada mais baratas, com muitas partes de plástico, possam chegar ao equilíbrio térmico em menos tempo, mas partindo pras máquinas um pouco melhores, não tem muito como fugir disso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Pois é, como nem máquina xuleba tenho, quanto mais coisa boa, não consigo experimentar para ver no que dá, e por isso preciso da experiência de vcs. Mas gostaria de ver algum dono de Classika ligar a máquina e tirar um shot em apenas cinco minutos só para ver como sai. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 A minha demora uns 40 minutos, não tem jeito de aquecer rapidamente, a não ser que ficar dando expurgos e colocar uma toalha no grupo. Depois que coloquei aquele termômetro do Cris (Taylor) ficou uma maravilha, pois consigo mudar a temperatura que quiser rapidamente através do expurgo, se a máquina ociosa está marcando 96 graus e quero extrair a 93 por ex. dou um expurgo até o termômetro marcar 95, pois na cabeça do grupo está sempre 2 graus a mais do que o líquido que chega ao pó no PF. Essa é uma das maiores vantagens que acho das HX, o fato de mudar a temperatura de forma rápida e claro poder vaporizar o leite simultaneamente, apesar que raramente vaporizo leite. Já diferenças entre prosumer e as mais comuns doméstica, diferencio pela qualidade dos componentes internos dela a minha mesmo a única diferença para uma máquina comercial é o tamanho da caldeira que é menor pois um usuário doméstico não ficará fazendo espresso o dia todo um atras do outro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Pois é, como nem máquina xuleba tenho, quanto mais coisa boa, não consigo experimentar para ver no que dá, e por isso preciso da experiência de vcs. Mas gostaria de ver algum dono de Classika ligar a máquina e tirar um shot em apenas cinco minutos só para ver como sai. A Classika demora 6 minutos para atingir 92ºC na primeira rampa de aquecimento em dias quentes. Com 5' o boiler estará por volta de 80 e o grupo geladinho. Logo, com 5 minutos é a verdadeira gelada tentar uma extração... sorry, baby!!!! Vou checar estes valores nestes dias mais friozinhos... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Salve. Se tentar extrair com a temperatura baixa ficará ruim, sempre. Pior ou muito pior. Vale para qualquer método ou equipamento. Estás com pressa? Use café solúvel com água aquecida no microondas ou uma super automática monodose ou ainda, pares na padaria ou buteco mais próximo. O café também será ruim, mas ao menos não terás que esperar muito. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Concordo plenamente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 E Luw, caso vc tome café em horários especificos do dia basta ligar a máquina em um timer. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Quero arranjar um timer pra ligar a Elektra de manhã. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aline Braga Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Parabéns ao novos felizes proprietários da ECM: Carlos Eduardo e Cristiano! Carlos Eduardo, imagina a minha angústia o dia que o Claudio levou a ECM para o trabalho dele, kkkkkk Quando o Claudio me disse que vc tinha adquirido, entrei aqui rapidinho só para te cumprimentar!!! Estou feliz por vcs! Abraços!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Só agora eu imagino o seu sofrimento Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Aline brigadão. Bia (minha esposa) vai tentar usar de sua habilidade de "diretora de cinema" para filmar a chegada da Classika kkkkk, já falei pra ela que você se mostrou muito habilidosa, digna de quem já trabalhou em comerciais de televisão (não lembro quem foi do CDC que postou um em que você participou) e ela não pode fazer muito feio eheheh. Um abração Aline e Claúdio. Espero em breve estarmos trocando experiências das nossas melhores e não tão boas xícaras, já que pelo depoimento do Alexandre, Carlos, Roger e o Cláudio, cafés ruins são pouco prováveis nessas ECM. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 É o que eu disse, CE. Só será (algum) problema pra muito uso alternado consecutivo, o que não costuma ser o padrão do uso residencial. É o que justificaria partir para uma HX ou dual boiler. Acho que tem bastante valor agregado nessa sua máquina. Carlos, o aquecimento do grupo é só por ele estar encostado no boiler? Engraçado não ter termosifão. E o sensor de temperatura está no grupo ou na água? Queria saber o mínimo de tempo necessário para um bom espresso na Classika. Na carreira mesmo é Nespresso. Pessoal , quando eu respondi a pergunta do Rodrigo eu estava na rua com o celular e na hora eu confundi Termosifão com HX. Respondendo sua pergunta Rodrigo o aquecimento do grupo ocorre por termosifão como qualquer grupo E61 , eu vou postar algumas imagens para tentar ser didatico , mas , de antemão aviso que sei que vc o Sergio e muita gente aqui no CDC já sabe do que eu estou falando , mas , muitos outros não tem a minima ideia . Não ocorre quase transferencia de calor de forma passiva , nessa foto tirada durante o comissionamento do Alexandre , dá para perceber que a caldeira de aço inox tem uma grossa camada de isolamento termico , além de estar um pouco afastada do grupo , a transferencia de forma passiva só ocorrerá nas redes de cobre que saem da caldeira para o grupo. Depois das coisas que vcs perguntaram eu fiquei curioso e peguei o termopar digital e fui fazer alguns testes . Quanto a pergunta do Sergio a resposta é não sei , vc pode ver na foto um sensor no topo da caldeira que me parece ser de contato , mas , durante os testes eu percebi que esse buraco e mais embaixo . Basicamente eu coloquei um termopar no grupo , fixando ele com um imã de neodimio , claro que antes eu coloquei um filtro de papel para evitar arranhar meu lindo grupo O segundo apenas enfiei no aquecedor de xicara para saber a temperatura da carcaça Liguei a Classika e a temperatura da maquina começa em 38 C no PID enquanto o grupo esta a 41,7 C , cabe ressaltar que algum tempo antes eu tinha feito uma extração e maquina não estava totalmente fria. O ponto que aparece antes do 38 é importante para entender o funcionamento do PID , enquanto ele não apagar significa que para o PID a maquina ainda não esta pronta. Rapidamente a maquina aquece e em 2 ou 3 minutos ela chega aos 93C setados no PID ,mas , o grupo continua frio 60,2 C , e o ponto do PID fica piscando informando que a maquina ainda não esta em condiçoes satisfatorias segundo os criterios do PID. A partir dai ate 17 ou 18 minutos o PID se mantem em torno de 93C enquanto o grupo vai aquecendo , o ponto no display para de piscar com 17 minutos informando que para o PID a situação termica esta satisfatoria , nesse momento o PID mostra 93C o grupo esta a 74,7 C enquanto o aquecedor de xicara esta a 55,2 C , essa será a temperatura maxima dele durante todo tempo . Após este teste eu deixei ela esfriar um pouco e liguei de novo , e ao inves de esperar o aquecimento normal , dei alguns expurgos de 5seg e acelerou sensivelmente , após o terceiro expurgo com 10 minutos de ligada o PID sinalizou que a maquina estava ok. Com o grupo em 81,6 C e a carcaça nos mesmos 55 C. Apesar de acelerar o aquecimento , eu não acho uma boa ideia para essa maquina , pois cada vez que eu expurgava a temperatura da caldeira despencava , de tal forma que o que eu ganhava acelerando o aquecimento do Grupo em perdia em parte com a queda da temperatura da caldeira , no final em 10 ou 12 minutos a maquina fica pronta para extração , acho pouco tempo para tanto trabalho e gasto de agua. Esse procedimento é bom em uma HX que com aquele caldeirão praticamente não ocorre queda de temperatura . Respondendo ao Luw , eu diria que com 17 minutos sai uma extração perfeita , vc pode reduzir para 10 minutos fazendo expurgos , com menos do que isso o café sairá frio (abaixo de 88C) , no futuro eu pretendo medir essas temperaturas , faltou saco para impermeabilizar um termopar. Sergio , voltando a sua pergunta , eu não sei quantos sensores ela tem nem se são de contato ou imersão , mas depois destes testes eu tenho quase certeza que ela tem pelo menos 3 sensores , extração , vaporização e grupo E61. Essa maquina tem um mundo de possibilidades pois a gente pode variar a pressão de 8,5 a 12 bar a temperatura de extração e a de vaporização. Abs C. Eduardo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aline Braga Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Cristiano e Bia: Eu tentei fazer um "unboxing" da ECM assim que ela chegou, ficou + ou - kkkkkkVcs vão apaixonar pela máquina, além de ser linda por fora, faz cafés fantáticos!!! O único probleminha que eu tive, é que o Cláudio (meu esposo) resolveu tirar a ECM da minha cozinha e levar para o trabalho dele.Quase teve divórcio, mas ele repensou a crueldade cometida e trouxe a ECM de volta, kkkkk Gde abraço prá vcs e vamos trocando experiências! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 C. Eduardo, muito bacanas esquema e testes, vejo que logo teremos um tutorial da Classika. Passa endereço por MP pra te mandar um pouquinho do café, infelizmente não consegui muito. Abraço. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.