Ir para conteúdo

Doce como o que?


andreiasuzuki

Postagens recomendadas

Olá!

 

Sou mais uma novata nesse mundo tão surpreendente do café! Apesar de nunca ter postado nada, sou uma leitora assídua do fórum do CDC. Tenho uma dúvida a respeito da "doçura natural" do café, mas afinal como é essa doçura?? chega a ser doce como se tivesse adicionado açúcar no café? ou é doce como alguma fruta ou outro alimento??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um pouco como explicar o sabor de um beijo :-) Bem, nem tanto ...

 

É uma doçura de como, se te perguntas: "ponho mais uma colherzinha de açúcar?" A resposta será: "não, assim esta bom", a menos que sejas uma "formiga" , daquelas que colocam quatro colheres e ainda assim acham pouco.

 

Também é uma questão de hábito. Vá-se diminuindo gradualmente o açúcar até perceber que, colocando mais açúcar, o sabor não fica melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andreia,

 

A doçura do café não é obvia como a de um doce. Geralmente ela se manifesta pela ausência de amargor e é mais percebida com o café na temperatura ambiente. O chamado retrogosto, que é aquele sabor que fica na boca alguns minutos depois de se ter bebido, também traz essa doçura, fazendo com que tenhamos a sensação de ter comido algo doce.

 

A melhor forma de aprender sobre ela é ir numa excelente cafeteria e pedir um ristretto ou espresso curto. Se tudo der certo você provará uma bebida bem "doce".

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal açúcar no café é sacarose mas na torra há diversas reações, tanto de caramelização quanto de quebra. Se lembro se a sacarose participa das reações de Maillard... A doçura que percebemos no café extraído é bem sutil se comparado a algumas frutas ou a bebidas ou doces com açúcar.

 

Também acho que a evolução da torra bem como a variedade do café traz combinações complexas de como percebemos o doce e corpo associado. Já tomei cafés muito doces, que até parecia que havia sido adoçado levemente. Mas em geral, para as pessoas acostumadas a muito açúcar, o café não parece doce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andreia,

 

A doçura do café não é obvia como a de um doce. Geralmente ela se manifesta pela ausência de amargor e é mais percebida com o café na temperatura ambiente. O chamado retrogosto, que é aquele sabor que fica na boca alguns minutos depois de se ter bebido, também traz essa doçura, fazendo com que tenhamos a sensação de ter comido algo doce.

 

A melhor forma de aprender sobre ela é ir numa excelente cafeteria e pedir um ristretto ou espresso curto. Se tudo der certo você provará uma bebida bem "doce".

 

Abraços.

 

leonardopm obrigada! vou tentar fazer isso!

 

O principal açúcar no café é sacarose mas na torra há diversas reações, tanto de caramelização quanto de quebra. Se lembro se a sacarose participa das reações de Maillard... A doçura que percebemos no café extraído é bem sutil se comparado a algumas frutas ou a bebidas ou doces com açúcar.

 

Também acho que a evolução da torra bem como a variedade do café traz combinações complexas de como percebemos o doce e corpo associado. Já tomei cafés muito doces, que até parecia que havia sido adoçado levemente. Mas em geral, para as pessoas acostumadas a muito açúcar, o café não parece doce.

 

Todos os cafés de qualidade são muito doces? ou existem aqueles que são de qualidade mas menos doces?

 

Quanta pergunta neh? mas fico muito agradecida com as respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andréia, alguns vinhos tintos (secos) que tenham caracteristica frutada, como alguns argentinos, podem te dar um vago indicativo do que seria doçura. Em termos de aromas e paladar, o café é diferente, mas a sensação inicial na língua pode ser um indicativo. É uma sensação agridoce, realmente difícil de encontrar um comparativo.

 

A doçura de um café especial é bem diferente de quando tomas o café tradicional de supermercado com açúcar, especialmente, como dito, pela ausência de amargor.

 

Fatores fundamentais para determinar a doçura do café são a característica de origem do grão e fundamentalmente o processo de torra, onde as característcas são reveladas ou diminuídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você sentir a doçura natural do café , ira ter que seguir estes passos :

 

1- SE DESVICIAR DO AÇUCAR/ADOÇANTE !!!!!! quando for tomar um café de o primeiro gole sem o açucar e depois adicione , da proximá vez três goles sem açucar e por ai vai.... Assim isto também evita que você acabe adoçando excessivamente o café ;-)

 

2- Tomar apenas cafés de QUALIDADE !!!!!! café porcaria só entupindo de açucar mesmo para disfarçar o mau gosto :wacko:

 

3- Apender a apreciar um café , isso vem com o hábito de tomá-lo regularmente . E aprender a apreciar a ACIDEZ para quemnão esta acustumado pode até confundir com café velho kkkkkkkkkkk pois a maioria dos cafés especias tem uma certa acidez , que é uma das notas que forma o caráter/ individualidade / sabor de um bom café

 

4- se ainda sim não curtir a acidez fuja de torras mais claras

 

E pronto estará sentindo o açucar natural do café.

 

ps: eu pessoalmente só de sentir o cheiro de café adoçado fico nauseado :blink: , café de qualidade adoçado niguém mereçe , principalmente se for com adoçante .Para mim o modo de extração em que o açucar natural do café se destaca é o espresso ( o meu método favorito )

Como os Italianos dizem : O espresso deve ser escuro como a noite

Quente como o inferno

E doce como o amor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou da corrente que Adoçar café não é pecado! cada um com seu gosto!

o que acontece é que um café bom e com boa doçura, o açucar necessário será bem menor ou desnecessário.

Agora dizer que é feio ou errado tomar café com Açucar, eu discordo. É a minha opinião pessoal.

Cada um sabe o que faz com seu cafezinho :)

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Lima

Vc ta criando palavra nova pro Aurélio 2013?

Desviciar!

to aqui desviciando

kkkk

abs e desculpe pela brincadeira, mas nao resisti.

 

Beleza Ruston :P na hora que escrevi fiquei meio em duvida com esta palavra rsrsrs agora sei que acabei de intar uma palavra nova :D

 

EDIT : intar kkk sem querer escrevi errado INVETAR !!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o Ruston e nao abro!

 

Cada um no seu quadrado. Se gosta de cafe com açúcar, vá em frente.

 

Tenho um tio, de quase 80 anos, que toma cafe com rapadura, colocando raspas dela dentro da xícara. Vai perguntar pra ele se quer de outro jeito...

 

Só acho que todos deveriam ter a chance de provar um cafe de qualidade, sem açúcar, pra ver se agrada. Se gostar mais do cafe pilão com a metade da xícara de açúcar, mande brasa! Mas depois vá cuidar da diabetes. Rsrsrsrsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amargor mais pronunciado virá principalmente da torra, e pode ser café de qualidade ou não. Aí depende mais de como o torrefador pensa no espresso.

 

Muitas misturas italianas, ainda mais no sul, são bem escuras e mais amargas, quase sempre com robusta. Lá eles costumam tomar com açúcar. Acho que no norte é um pouco diferente, e até há campanha de 100% arábica como a Illy. Mas não é fácil achar uma torra clara considerando espresso, mas eles sabem evoluir a torra para trazer doçura e pouca acidez.

 

Outra linha de expresso é o que algumas torrefações têm feito principalmente na Europa, como Coffee Collective da Dinamarca, Square Mile etc. São torras pensadas em evitar ao máximo o gosto de torrado e tentando trazer mais acidez sem deixar o café azedão. Quase sempre essas misturas requerem doses maiores ou moagem mais fina, mas imagino que fiquem melhor aumentando a dose. Por isso também é difícil, nesses casos, ficar seguindo regras como 14g do filtro, 30 segundos de extração, 30ml de volume.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doce como melado, lembro me do café exótico Banana do Vale do Caxixe (era um lote bem pequeno... do Marcelo - ES), inclusive outros cafés dele tem este toque de cana de açucar.

Eu que não tenho um paladar tão apurado, nem sou um perdigueiro, só consigo distinguir café bom e ruim (ao meu gosto)...

senti o sabor do melado sem todo o açucar mas o sabor estava lá... suave e delicado mas trazia a mente a lembrança...

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho essa curiosidade. Até já comprei um bom café pra ver se conseguia tomar sem açúcar. Mas, como tenho técnica e equipamento de iniciante, acredito que não consegui aproveitar todo o potencial do produto. Tomar em cafeterias aqui, até o momento, foi só decepção. Apenas em uma cafeteria daqui faz um café que acho gostoso, mas não pedi apenas o expresso. Mesmo em casa só tomo com leite e mesmo assim não consigo não colocar açúcar. Acho que tenho mesmo que reeducar meu paladar. Até por uma questão de saúde mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Ruston :P na hora que escrevi fiquei meio em duvida com esta palavra rsrsrs agora sei que acabei de intar uma palavra nova :D

 

EDIT : intar kkk sem querer escrevi errado INVETAR !!!!!!!

 

INVETAR??????? :wacko: :wacko: :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...