Gabrielprz Postado 19 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2022 Amigos, depois de pesquisar bastante e não encontrar muitas informações resolvi abrir esse tópico pra ver se consigo algumas respostas. Bem, em primeiro lugar tenho essa máquina , comprei no mercado livre nova, porém ela não é aquele modelo da Tramontina. Apesar de ela possuir uma tecnologia mais avançada em relação à Tramontina infuser/express, ela não tem como controlar a temperatura de extração e nem tem medidor de pressão. Lendo sobre o assunto, vi que duas modificações importantes que melhoram consideravelmente a extração são o controle de temperatura (PID) e controlar a pressão (OPV). Não encontrei vídeos no YouTube com tutoriais específicos pra essas modificações dessa máquina específica e nem de produtos específicos pra ela. Vi que tem muita coisa sobre a Gaggia Classic. Pra tentar melhorar meus espressos instalei chuveiro IMS e Basket IMS, e utilizo WDT, distribuidor e tamper com dinamômetro, mas ainda assim acho que minhas extrações faltam temperatura e o espresso sai muito ácido. Agora minhas dúvidas. Fazendo essas modificações vou conseguir uma extração melhor? Tem indicações de equipamentos? PID e OPV? São fáceis de instalar/ tem algum tutorial? Desde já obrigado:) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dieverso Abreus Postado 19 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2022 Boa noite. De uma Olhada por aqui.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarioFreitasN Postado 20 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2022 Acho que a bambino plus não precisa de modificação na opv pois já vem calibrada de fábrica para 9 bar. Com relação ao PID, deve ser possível sim instalar, mas não sei como seria a complexidade nessa máquina. Eu li algumas discussões no reddit sobre a bambino e vi algumas pessoas relatando um aumento na temperatura e melhora ma extração de torras claras fazendo um ou 2 flushs com o filtro pressurizado, sem café, antes de partir pra extração em si. Acho que a água sai mais lentamente pelo pressurizado, dando tempo pra aquecer o portafiltro e o grupo melhor. Vale a tentativa, já que ela já vem com esse filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabrielprz Postado 21 Novembro 2022 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2022 8 horas atrás, MarioFreitasN disse: Acho que a bambino plus não precisa de modificação na opv pois já vem calibrada de fábrica para 9 bar. Com relação ao PID, deve ser possível sim instalar, mas não sei como seria a complexidade nessa máquina. Eu li algumas discussões no reddit sobre a bambino e vi algumas pessoas relatando um aumento na temperatura e melhora ma extração de torras claras fazendo um ou 2 flushs com o filtro pressurizado, sem café, antes de partir pra extração em si. Acho que a água sai mais lentamente pelo pressurizado, dando tempo pra aquecer o portafiltro e o grupo melhor. Vale a tentativa, já que ela já vem com esse filtro. Achava que todas essas máquinas caseiras usavam mais pressão do que o padrão pra espresso. Boa ideia essa de usar o filtro pressurizado, vou testar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 21 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2022 Não deve ser difícil. Se tem resistência, tem como controlar o acionamento da mesma pelo PID / SSR, bypassando o termostato. Fiz na Poemia e na Philco somente, mas acredito que é só seguir os fios, achar a fase que sai do botão de extração para a resistência, ligar no SSR, e pronto. Mais detalhes ainda essa semana no canal do Não Sou Barista. 20 minutos atrás, Gabrielprz disse: Achava que todas essas máquinas caseiras usavam mais pressão do que o padrão pra espresso. Boa ideia essa de usar o filtro pressurizado, vou testar Até usam, mas dá pra controlar com dimmer e manômetro ou instalando OPV dependendo da máquina. Não sei se dá pra instalar em qualquer máquina, e as vezes o preço fica inviável. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarioFreitasN Postado 21 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2022 Não acho que seja tão simples instalar o PID na bambino porque ela, diferente das máquinas citadas, já tem PID de fábrica o qual é integrado na placa eletrônica que controla volume de extração, vaporização automática e demais funções. Teria que ver como o novo PID interagiria com o original. Talvez dê pra manter o sensor de temperatura original, porém sem que este controle a resistência. No entanto, não sei qual seria o comportamento da máquina se a temperatura passasse do valor programado no PID original. Talvez ela abra a solenoides para tentar baixar a temperatura do termobloco ou abra algum termo fusível... É bom pesquisar bem antes de mexer nessas máquinas mais inteligentes. Quanto à pressão, a Bambino Plus não precisa se OPV ou dimmer para reduzir a pressão aos 9 bar pois já bem de fábrica com a pressão regulada nesse valor, conforme o site da breville: "Low pressure pre-infusion followed by 9 bar extraction: An opulent, creamy and caramel coloured espresso starts with low pressure pre-infusions, followed by a high pressure (9 bar) extraction process delivered via our 15 bar Italian pump." https://www.breville.com/us/en/products/espresso/bes500.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 21 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2022 14 horas atrás, MarioFreitasN disse: Não acho que seja tão simples instalar o PID na bambino porque ela, diferente das máquinas citadas, já tem PID de fábrica o qual é integrado na placa eletrônica que controla volume de extração, vaporização automática e demais funções. Teria que ver como o novo PID interagiria com o original. Talvez dê pra manter o sensor de temperatura original, porém sem que este controle a resistência. No entanto, não sei qual seria o comportamento da máquina se a temperatura passasse do valor programado no PID original. Talvez ela abra a solenoides para tentar baixar a temperatura do termobloco ou abra algum termo fusível... É bom pesquisar bem antes de mexer nessas máquinas mais inteligentes. Entendi. Não tinha visto que ela já vem com PID. A princípio, daria para bypassar e usar um PID com ajuste grau a grau. Porém, como ela já tem um, mesmo que apenas com 3 ajustes, não acho tão vantajoso instalar outro. Para mim, os principais benefícios do PID sao: 1 - Não ter que surfar a máquina e saber sempre a temperatura de partida; 2 - Estabilidade térmica (termostato começa a atuar apenas após uns 10 graus de variação, enquanto o PID é após 1 grau); 3 - Ajustar a temperatura para cada grão. Com o PID de fábrica, somente o 3o ponto fica comprometido. A faixa de ajustes deve ser de 4 graus, provavelmente 90, 92 e 94. No Rex C100 posso ajustar de 0 a 400 graus, mas obviamente fico entre 80 e 94 no espresso, e na vaporização cheguei a testar 135 graus, mas pra vaporização tbm tem outros 3 níveis de ajuste na Bambino. Mas como ainda falta temperatura e o espresso está saindo ácido, eu tentaria moer mais fino e usar a temperatura para o máximo. Se ainda não resolver, colocar em modo vaporização por uns 5 s antes de extrair, pode testar com 10s tbm e ver se melhora. Se nada disso funcionar, talvez tenha que usar torras um pouco mais desenvolvidas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabrielprz Postado 23 Novembro 2022 Autor Denunciar Share Postado 23 Novembro 2022 Em 20/11/2022 at 23:15, MarioFreitasN disse: Não acho que seja tão simples instalar o PID na bambino porque ela, diferente das máquinas citadas, já tem PID de fábrica o qual é integrado na placa eletrônica que controla volume de extração, vaporização automática e demais funções. Teria que ver como o novo PID interagiria com o original. Talvez dê pra manter o sensor de temperatura original, porém sem que este controle a resistência. No entanto, não sei qual seria o comportamento da máquina se a temperatura passasse do valor programado no PID original. Talvez ela abra a solenoides para tentar baixar a temperatura do termobloco ou abra algum termo fusível... É bom pesquisar bem antes de mexer nessas máquinas mais inteligentes. Quanto à pressão, a Bambino Plus não precisa se OPV ou dimmer para reduzir a pressão aos 9 bar pois já bem de fábrica com a pressão regulada nesse valor, conforme o site da breville: "Low pressure pre-infusion followed by 9 bar extraction: An opulent, creamy and caramel coloured espresso starts with low pressure pre-infusions, followed by a high pressure (9 bar) extraction process delivered via our 15 bar Italian pump." https://www.breville.com/us/en/products/espresso/bes500.html Muito obrigado pelas informações Mario! Sendo 9bar, acho que o meu problema se resume a baixa temperatura, e aí teria que conviver com isso e buscar outras alternativas de grãos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabrielprz Postado 23 Novembro 2022 Autor Denunciar Share Postado 23 Novembro 2022 Em 21/11/2022 at 13:43, regisassao disse: Entendi. Não tinha visto que ela já vem com PID. A princípio, daria para bypassar e usar um PID com ajuste grau a grau. Porém, como ela já tem um, mesmo que apenas com 3 ajustes, não acho tão vantajoso instalar outro. Para mim, os principais benefícios do PID sao: 1 - Não ter que surfar a máquina e saber sempre a temperatura de partida; 2 - Estabilidade térmica (termostato começa a atuar apenas após uns 10 graus de variação, enquanto o PID é após 1 grau); 3 - Ajustar a temperatura para cada grão. Com o PID de fábrica, somente o 3o ponto fica comprometido. A faixa de ajustes deve ser de 4 graus, provavelmente 90, 92 e 94. No Rex C100 posso ajustar de 0 a 400 graus, mas obviamente fico entre 80 e 94 no espresso, e na vaporização cheguei a testar 135 graus, mas pra vaporização tbm tem outros 3 níveis de ajuste na Bambino. Mas como ainda falta temperatura e o espresso está saindo ácido, eu tentaria moer mais fino e usar a temperatura para o máximo. Se ainda não resolver, colocar em modo vaporização por uns 5 s antes de extrair, pode testar com 10s tbm e ver se melhora. Se nada disso funcionar, talvez tenha que usar torras um pouco mais desenvolvidas. Queria ter controle da temperatura ou ao menos saber quantos graus aproximadamente saia a extração, pra poder me adaptar e encontrar grão que funcione bem pra ela… já tentei essa técnica de surfar o vaporizador, por mais de 30s e não resolveu. O que me resta é usar a dica do porta filtro pressurizado em outro cachimbo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarioFreitasN Postado 23 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2022 1 hora atrás, Gabrielprz disse: Queria ter controle da temperatura ou ao menos saber quantos graus aproximadamente saia a extração, pra poder me adaptar e encontrar grão que funcione bem pra ela… já tentei essa técnica de surfar o vaporizador, por mais de 30s e não resolveu. O que me resta é usar a dica do porta filtro pressurizado em outro cachimbo. Vale a pena ler esta discussão: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 23 Novembro 2022 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2022 @Gabrielprz qual moedor voce está usando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas