Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Poxa Burny.. Você podia ter vindo rapidinho.. E de manhã voltava para Tiradentes.. :lol:

 

Foi muito bacana! A La Marzocco realmente é um monstro de máquina.. Estou impressionado com o vapor até agora... Quem me dera a Gaggia tivesse metade do vapor da LM... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tó na cama com gripe, peguei da minha filha ... mas que inveja, quero participar no próximo. E ver as fotos de ontem.

 

Essas maquinas comerciais são realmente monstros. Sempre acho muito engracado quando o pessoal fala coisas do tipo "a CC1 vaporiza como a GS/3" etc.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiiiiii... Depois do que vi ontem.. Eu já duvido que qualquer uma doméstica seja capaz de vaporizar como uma LM comercial... :P

 

Já em comparação à GS/3 eu não sei como é.. Mas imagino que deve ser bem parecida com as comerciais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CC1? Acho que não tem nada de parecido com GS/3.

 

Velocidade não é tudo. Importa também o resultado no sabor do leite.

 

Pois é, acho foi um comentário no HomeBarista falando que o resultado da vaporização seria parecido entre a CC1 e a GS/3. Achei hilário. Claro, um mestre da arte talvez pode obter ótimos resultados com maquinas tão diferentes, mas é o mérito do barista. Em geral parece que o pessoal gosta de comparações com a GS/3. P.ex. li um comentário comparando a minha maquina (a Bezzera Unica) com a GS/3, também absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa gente, coloquei todas as fotos que eu tirei no Tópico da Academia e aqui deixarei somente minhas impressões a respeito das vaporizações e arts.

 

Primeiramente, eu imaginava que o meu maior problema era o leite e a verdade é que não é! Até consegui esboçar uns dois corações, mas ainda me falta muita técnica.

 

A vaporização em uma máquina comercial é muito diferente, é incrível a velocidade que o leite esquenta, só agora que eu consegui entender o porque de vários tutoriais exigirem o leite bem frio (na minha máquina não faz tanta diferença). De qualquer maneira, a ideia do leite rotacionar no pitcher e tudo mais o que discutimos aqui eu tentei colocar em prática e acredito ter conseguido atingir leite com boa textura! 

 

Quanto a técnica de deitar o leite, o mais diferente que escutei lá é a tal ideia de levantar a bunda... a do pitcher, é claro :lol: !! (Vocês poderão escutar no vídeo o pessoal pedindo pra levantar a bunda, rs rs). Vou tentar sistematizar essa ideia pelo o que eu compreendi, talvez os mais experientes possam explicar melhor e me corrigir caso necessário.

 

Após vaporizar o leite, mesmo rotacionando o pitcher, o leite nunca fica perfeitamente homogêneo. O que podemos perceber é que o leite fica em camadas dentro da leiteira e cada camada tem o leite com uma determinada consistência. O leite mais denso que permanece no fundo do pitcher serve para preencher a xícara, fazendo a crema do espresso levantar. Esse leite deve ser derramado com uma certa velocidade e de uma altura satisfatória. Ao atingir a quantidade na xícará que você deseja para fazer a arte devemos derramar o leite menos denso que permanece mais na superfície do pitcher. Para deitar esse leite sobre o café se faz necessário abaixar o pitcher e usar essa técnica de levantar a bunda. Esse movimento é bem suave e demanda bastante prática. Eu tive observando hoje alguns dos vídeos postados aqui e vejo que todos fazem isso de forma natural! Acho super válido essa tentativa de tentar traduzir em palavras simples algo super complicado!

 

Por fim, atendendo a pedidos daqui do fórum, eu editei um vídeo do duelo da pior bolota: Igor vs Miyamoto! Como não caímos na mesma chave eu tive que editar mesmo, mas ficou bem legal! Ainda mais considerando que foi o primeiro vídeo que editei na vida  :blink: !! Espero que vocês gostem! Segue o vídeo:

 

 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei com aquela bomba atômica!! O cara que competiu comigo nunca tinha vaporizado! No segundo round eu fiz o coração da direita que aparece aos 2:59 do vídeo!!!!

 

Já o Miyamoto pé frio pegou logo de cara o Ivan que é barista da Academia!! Dançou como vocês puderam ver. kkkkkkKKk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bacana Pessoal, parabéns.

 

Gostei muito da edição do vídeo,, editou em que programa Igor? Como fez para aparecer a tela dividida?

 

Só um detalhe.. procurei um japa e não encontrei.. aonde ele está? :blink:  :blink:

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...