Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Pessoal

 

O Gilberto resumiu tudo,,mas tem um outro detalhe que o Gil não comentou,  se colocarmos pouco leite na pitcher, o leite alcança a temperatura ideal antes de ter tempo de misturar o creme com a parte líquida,, por isso a dificuldade de vaporizar em uma pitcher com pouco leite,, o leite borbulha, não girando, se girar alcança a temperatura antes do creme misturar com a parte líquida estragando o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E provavelmente foi o único que notou também, se tivesse ficado calado ninguém ia falar nada kkkkkkkk, mas agora que comentou... hmmmmm 24  ^_^

 

Quanto ao latte art eu gostaria de postar o vídeo que eu fiz usando o mixer e a Delonghi em conjunto, será que posto aqui ou crio um novo tópico pra discutir isso? Acho que essa técnica pode ser uma grande solução para se vaporizar mais ou menos decente em maquinas de entrada como a chef crema, a mondial c08 etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar aqui mesmo, se vocês acharem que ficou bom eu faço outro, edito e abro um tópico novo. Esse está sem edição e eu estou de shorts e chinelo, kkkkk... só reparei que da pra ver minhas pernas cabeludas agora, mas isso não irá comprometer o conteúdo do vídeo.... eu espero  :ph34r:

 

Tá subindo pro youtube!

 

Enquanto o vídeo sobe, vou fazendo mais uns latte pra treinar a técnica de deitar o leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos ao vídeo. Gostaria de dizer que a ideia do vídeo é dar a cara a tapa mesmo. Gostaria de críticas e sugestões para aprimorar minha técnica e quem sabe não podemos chegar a um tutorial de como vaporizar bem nas máquinas de entrada. 

 

A minha motivação para conciliar a vaporização com o mixer foi em vista de que na minha máquina eu não achava uma posição para que o leite pudesse rotacionar dentro do pitcher, daí tive a ideia de usar o mixer para esse fim.

 

Não faço nada de diferente do convencional:

  • pitcher pela metade;
  • bico a 2mm da superfície do leite;
  • eu paro de vaporizar em 55ºC e o leite chega no máximo a 60ºC
  • o termômetro é importante pois estará utilizando as duas mãos e não terá como sentir a temperatura do leite.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não falei,, o Miyamoto gosta de homem de perna cabeluda,, tem cabimento? Me ajuda aí Gil....o que fazer?, Rodrigo dá cartão vermelho para o Miyamoto..

 

Xulispa! Sai fora.. O cara que tá preocupado com a perna no vídeo.. Achei que ele ia raspar a perna para fazer o próximo vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai comprometer o vídeo,, com a palavra o Myiamoto,, ele tem certos interesses obscuros,, o Luw que o diga.

Não me meta no meio dos esquemas do colega yakuza. Eu só lavo as xícaras aqui.

 

Igor, quanto à consistência do leite, daqui parece que ficou excelente. Quanto ao latte arte, apesar de ser parsecs a frente do que eu faço, acho que há espaço para melhoras :P.

E não precisa raspar as pernas não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leite pareceu excelente mesmo, o vapor da Delongui pareceu muito bom também, a não ser pelo formato do bico que não sei como é ela me parece capaz de vaporizar bem .

 

E a Gaggia ? Não vaporiza nela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não... Me parece que se aquecer o leite no micro-ondas e depois passar o mixer fica igual. A não ser que o objetivo seja a doçura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leite ficou com uma textura ótima mesmo! Dá fazer latte art numa boa.. Só seu pitcher que não ajuda muito.. Melhor se fosse com aquele biquinho na saída...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto foi só para mostrar a vaporização.

 

Eu coloquei o leite até a metade e senti a temperatura com a mão ao invés do som característico.

 

De fato, a textura ficou bem diferente. Talvez pelo fato de não ter chegado próximo a fervura (como disseram, o leite fica mais líquido após esta fase).

 

Acho que errei um pouco no começo da vaporização porque posicionei mal o bico de vapor. Após alguns segundos eu reposicionei e a agitação melhorou bastante.

 

Já sei o que fazer na próxima. Devo diminuir um pouco o leite para tentar agitar melhor e continuar sentindo a temperatura pela mão.

 

Mas já vi que melhorou bastante..

 

Valeu a ajuda aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acabei de fazer mais um filme de jeans dessa vez, vou substituir por aquele lá... Acho que a textura ficou muito melhor agora e o vídeo ficou mais curto, pois já preparei tudo pro espresso antes de começar a filmar.... 

 

tá subindo...

 

GIl, eu estraguei o bico da Gaggia, fui desentupir o buraquinho do bico da entrada de ar e o buraco alargou deixando entrar muito ar e fazendo muita espuma no leite!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor.. Tire esta capinha e vaporize apenas com o bicão. Fica bom também...

 

Melhor que pannarello segundo dizem.. Não eu...  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Tapar com um adesivo não acho ideal.. Acabaria com a função do pannarello. Não funcionaria nem como bicão nem como pannarello...

 

Ou tira a capinha logo ou então dê um jeito de tapar parcialmente o furo arrombado...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Sergio, eu já tentei deixar o leite com uma consistência boa somente com o mixer, mas ele não fica do jeito que ficou no vídeo, mesmo já estando aquecido. E de fato, o grande objetivo é a doçura obtida pela vaporização. 

 

Vou tentar sem o bico... já volto =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor.. Vale lembrar também que o modo como se usa o pannarello é diferente de usar o bico.. No pannarello não se deve colocá-lo próximo à borda.. E sim dentro do leite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz duas tentativas na gaggia e com isso já se foram dois litros de leite só hoje... 

 

A primeira tentei só o bico sem a capa e ficou muito ruim, mesmo seguindo sua dica Miyamoto.

 

Na segunda acrescentei o mixer e o leite ficou um pouco mais cremoso e quente... péssima consistência! Vaporizar na twin tá complicado!!!

 

Aproveito para postar o novo vídeo... 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi bem.. Mas acho que você bagunçou tudo..

 

Resumindo:

 

- Com pannarello = bico dentro do leite

- Sem pannarello = bico 2 mm fora do leite...

 

Foi isto que você fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...