Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

kkk, se eu não tirar este adesivo logo, logo vai virar um tópico,,rsrs

 

Quanto ao barista não me considero um,, verdadeiramente não me considero,,

 

Você e outros conhecem infinitamente mais de café e métodos de extração do que eu.

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em cafeterias é normal reutilizar, já que a parte final do líquido é imprestável pra desenhar. O barista do Baden já conversou comigo sobre isso. Falou que alguns leites não texturizam mais tão bem da segunda vez, ou alteram um pouco gosto. Já o Leitíssimo, que é o que eles utilizam, costuma aguentar bem o tranco.

 

Em casa nunca tinha me ligado na possibilidade. Vou testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alexandre, seus vídeos estão me ajudando muito, você não tem nem ideia. O primeiro que você postou já mudou drasticamente minha art, já consigo dar um pouco de forma aos meus Lattes, assim que tiver algo conciso irei postar aqui também. A ideia de dividir o leite é muito importante mesmo, atualmente estou dividindo do pitcher para minha french press, que tem um biquinho pra controlar o fluxo, e dela estou deitando o leite no café. 

 

Obs: cadê a mamãe??? Nhoim, muito fofo!!

 

Eu não tinha entendido o post do Igor até ver o vídeo com o áudio. ... kkkkkkkk

Mto dá hora sua baixinha .... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, tua técnica é boa (muito melhor que a minha) e teu único problema é conseguir o ponto perfeito na La S.

Como é uma maquina comercial tem bastante pressão, o que faz que o processo seja bem rápido.

 

No teu lugar tentaria:

1. texturizar com um pitcher maior, preferentemente um de 500 - 600ml

2. Colocaria o leite até um pouco acima do inicio bico (pouco mais da metade do pitcher).

3. Apoiaria na grade e baixaria a lança ate 0,5 - 1cm abaixo do nível do leite (se sobrar ou faltar altura procura uma base para apoiar o pitcher que tenha a altura ideal)

4. Abre lentamente o vapor no inicio, e depois podes abrir com mais força.

5. Não precisas mexer nem afundar a lança, desde que o volume subindo vai deixar na posição certa.

6. Com a mão no pitcher sente a temperatura, fecha o vapor quando esquente na mão, tenta primeiramente mais frio (antes de chegar a incomodar), e aumenta o calor nas vezes posteriores, se achares necessário.

 

Tenho a impressão que, no teu caso, 90% do problema seja de texturizar com pouco volume de leite, que torna bem mais difícil chegar ao ponto e a temperatura ideais, especialmente quando procuras um texturizado perfeito.

 

O resto ajuda, porém menos para ti, desde que dominas bem a técnica; mas tenta: pode ajudar.

Sim Bernardo

 

Este problema da pitcher ser pequena é um problema que já relatei anteriormente,, pode perceber que sempre falta leite nas xícaras,, afinal a ptcher pequena é para 2 cafés de aproximadamente 160 ml, e a grande para 3 cafés de 180 ml. Então vaporizar na pitcher grande é um grande desperdício.

 

Quanto a vaporização concordo com você,, é muita pressão para pitcher muito pequena,, como mencionei em mensagens anteriores o leite tem menos espeço para girar e tempo também, Nas ultimas vaporizações comecei a diminuir a vasão da vaporização,,

 

Quanto a apoiar a pitcher na máquina,, era a técnica que eu utilizava quando comprei a máquina,, nem tinha iniciado o Latte Art. Acontece que em nenhuma cafeteria que fui até hoje (cafeteria que tem bons baristas) visualizei algum barista vaporizando com a pitcher apoiada,, então comecei a vaporizar como eles fazem, por isso continuo aprendendo.. já estou fazendo um leite muito, mas muito mais cremoso,, a ponto de precisar diminui-lo,, assistindo o resultado do leite nos primeiros vídeos e o resultado deste último poderá perceber que a textura mudou e muito,, por isso concordo com você,, o assunto é descobrir o ponto certo,, o que acredito estar próximo de descobrir o ponto certo, já que nao pode ser líquido demais nem cremoso demais, e nem uma grande expansão. 

 

É um aprendizado,, estou esperando um trabalho em grupo na faculdade para convidar algumas pessoas para tomarem café qui em casa,, então poderei fazer vários cappos em sequência,, o que me permitira praticar e observar.

 

Quanto a reaproveitamento do leite,, segundo alguns baristas que falei,, o leite perde praticamente toda ou toda doçura após a segunda vaporização,, isso levando em conta a vaporização de um bom barista que não deixa o leite esquentar muito,, se ferver ou esquentar muito já era, ai nem com reza brava.

 

Vou tentar fazer um vídeo hoje a noite,, é que minha mulher já não aguenta mais ficar filmando,, aqui está frio e sair da cama é sempre desagradável.

 

Meus latte arts melhorando terei que comprar um Tripé para filmar.

 

Abraço a todos que tem me apoiado,, e quem sabe logo logo faço algo descente.

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou experimentar por mim mesmo, danem-se os baristas.  :P

Talvez o (potencial) problema possa ser minimizado esquentando o leite menos na primeira vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigo

 

Certamente que sim,,

 

Quanto aos baristas,,rsrs sabemos que tem astes de vaporização maiores e menores,, algumas delas ficam um pouco mais complicados vaporizar com a pitcher apoiada.

 

Como pretendo participar de campeonatos de TNT no segundo semestre (já que é ganho de experiência e brincadeira mesmo) estou buscando uma vaporização mais fácil de adaptação em qualquer máquina.. Ví uma astoria que se fosse apoiar a pitcher na máquina a aste encostaria quase que no fundo de tão grande a aste de vapor. 

 

Acho que não tem o certo e errado,, tanto é verdade que sim, cada um vaporiza como mais gosta.

 

Logo acharei a melhor posição e certamente com um leite muito melhor.

 

Obrigado Rodrigo e não esqueça que moro em Imbituba...Será sempre muito bem vindo aqui em casa. Mas muito mais bem vindo se vier para tomar café e  brincar na minha S1. ^_^

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz retinho que tá ótimo.

 

Quando for a Imbituba vou me hospedar na sua casa!  :lol:

Pelo menos café bom vou tomar. Levo uns cafés do Victor pra pagar a estadia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, com o pitcher grande quase sempre acerto a texturizacao, mas com o pequeno é mais difícil; frequentemente acabam aparecendo algumas bolhas .... Mas quando texturizo só para uma xícara pequena (tipo 30 - 50ml) aí é que fica mais difícil de acertar com a Strega, e lembro que ficava bastante mais fácil com a Graef.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bernando

 

sim,, o problema que ocorre o Gil mencionou a uns dias atrás,, é muita pessão o que faz que o leite não gire mas sim pule, sem contar a falta de tempo que o leite tem para girar não permitindo a vaporização correta.

 

Na pitcher grande todas as últimas vaporização também tenho acertado,, realmente é mais fácil,, embora praticamente acerto todas na pitcher pequena.

 

Quando digo acerto significa que vaporizei bem  o leite não significa perfeito para latte art, depois de mudar a maneira de vaporizar acerto 8 acada 10. Espero logo chegar no 10X10.

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dá para reutilizar o leite, o negócio é usar um pitcher maior mesmo. O que sobrar dá para usar na próxima rodada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vou acabar entrando nesta onda de pitcher grande também.. As minhas tentativas com pitcher pequeno não tem dado muito certo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto: o pitcher grande serve quando a maquina produz muito vapor ...

 

Dificilmente será o caso da Twin, mas tenta com um vasilhame (copo grande ou jarra) para ver se ajuda, antes de gastar ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

à Miyamoto, quer uma pitcher grande para vaporizar ou para separar o leite?

 

Para vaporizar na twin fica na pequena,, e separa para outro vasilhame,, o que ficar na pitcher pequena faz o late,, depois o leite separado no coloca novamente na pitcher pequena e faz o outro late,,  

 

Facinho facinho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Nos últimos dias tenho tomado a liberdade e  buscado identificar integrantes do fórum que possam nos ajudar postando vídeos e fotos próprias e conhecimentos que agreguem valor ao tópico,,Mas como meu tempo é muito reduzido identifiquei poucos.

 

Tenho mandado MP convidando-os e encorajando-os a participarem e postarem conosco.

 

Espero que nos próximos dias tenhamos novos integrantes nos auxiliando neste tópico.

 

Novamente tomo a liberdade e sugiro que se perceberem integrantes que possam postar conosco, convidem,, encorajem,, precisamos enriquecer este tópico.

 

Abraços

 

Alexandre 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...