Ir para conteúdo

Dicas para nova cafeteria


enioxt

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal, conheci o fórum recentemente durante minhas pesquisas para um novo empreendimento, sempre fui usuário de fóruns na era de ouro destes.

Vamos lá, estou iniciando o projeto de uma cafeteria no interior de Minas Gerais, não tenho dinheiro ilimitado para investir, então queria oferecer um café de certa qualidade, mas já sei que não conseguirei ofertar o melhor do melhor, pelo menos não em questão de maquinário, mas vou tentar fazer o possível na questão de matéria prima e treinamento/atendimento.

Se trata de uma cidade de porte pequeno/médio, 160 mil habitantes, é uma região muito forte na área do café, cerrado mineiro, por aqui todos estão acostumados com o cafezinho coado sendo servido nos estabelecimentos de forma gratuita, além disso ainda não é uma realidade a cultura de cafés especiais, até pode vir a ser minha intenção trabalhar nisso, em talvez ser o responsável pelo crescimento do consumo desse tipo de bebida na cidade, mas é um plano pra médio/longo prazo e não posso me dar ao luxo de executar em um primeiro momento.

Gostaria de saber indicação de máquina de espresso para algo em torno de 40-120 cafés/dia, moedor de café para acompanhar essa máquina, além de outros maquinários/itens que acreditem serem necessários.

O que puderem me passar de informação agradeço, páginas, consultoria, qualquer informação é bem vinda, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bem vindo ao Fórum. Já que você está para começar o empreendimento, a sugestão que vou replicar, plagiando o @Medeiros123, é que você entre em contato com empresas que alugam equipamentos e dão treinamentos, como a Italian Coffee. Com o tempo você vai conhecendo melhor as opções e decide qual maquinário vai ser mais adequado para o seu negócio e, aí sim, comprar -- ou até mesmo continuar locando, se for melhor. Essa dica eu copiei do tópico abaixo,  que começou sobre máquina residencial e acabou entrando no assunto de máquinas para estabelecimentos comerciais:

 

 

(Lembrando que é melhor focar mais no moinho do que na máquina de espresso em si.)

Vasculhando no Fórum você vai encontrar um ou outro tópico sobre abrir uma cafeteria.

Também no Fórum tem alguns colegas como o @Alexandre Velloso ( https://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/ ) e @Fogo ruivo, que têm equipamentos para vender.

Aqui em Curitiba/PR a Simone Yamaguti dá cursos para baristas empreendedores, só não sei se ela oferece curso/consultoria online, mas vale a pena tentar ( https://cursobarista.com.br/cursodebarista ).

Fora isso, seria interessante fazer uma visita virtual (se puder ser presencial, melhor ainda) em cafés situados em cidades similares, para ter uma ideia do que vira ou não.

E, claro, muita pesquisa de mercado aí na sua região para saber como cativar sua clientela (comidinhas para acompanhar, decoração, música ambiente etc).

Sucesso na sua jornada! Depois que inaugurar, não se esqueça de divulgar o endereço por aqui.

Saudações!

  • Agradeço 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 12/12/2022 at 09:21, enioxt disse:

Bom dia pessoal, conheci o fórum recentemente durante minhas pesquisas para um novo empreendimento, sempre fui usuário de fóruns na era de ouro destes.

Vamos lá, estou iniciando o projeto de uma cafeteria no interior de Minas Gerais, não tenho dinheiro ilimitado para investir, então queria oferecer um café de certa qualidade, mas já sei que não conseguirei ofertar o melhor do melhor, pelo menos não em questão de maquinário, mas vou tentar fazer o possível na questão de matéria prima e treinamento/atendimento.

Se trata de uma cidade de porte pequeno/médio, 160 mil habitantes, é uma região muito forte na área do café, cerrado mineiro, por aqui todos estão acostumados com o cafezinho coado sendo servido nos estabelecimentos de forma gratuita, além disso ainda não é uma realidade a cultura de cafés especiais, até pode vir a ser minha intenção trabalhar nisso, em talvez ser o responsável pelo crescimento do consumo desse tipo de bebida na cidade, mas é um plano pra médio/longo prazo e não posso me dar ao luxo de executar em um primeiro momento.

Gostaria de saber indicação de máquina de espresso para algo em torno de 40-120 cafés/dia, moedor de café para acompanhar essa máquina, além de outros maquinários/itens que acreditem serem necessários.

O que puderem me passar de informação agradeço, páginas, consultoria, qualquer informação é bem vinda, obrigado.

Então, nesse momento que está, o essencial é investir em formação, muita.

Por hora esqueça de equipamentos e afins. Faça um curso muito de barista, participe de feiras e encontros que envolvam café, mas que sejam diferentes da realidade que vive hoje, e depois, estude bem quem vai ser seu público-alvo, pra ter material pra estudar o ponto. Depois de tudo isso, as coisas começam a se encaixar nos trilhos de forma mais natural, e economiza frustrações e gastos.

Eu cheguei a ter 4 cafeterias, e a primeira delas usei o fórum como principal fonte de estudo por meses, e em paralelo, a facul de design e gestão em moda ajudou MUITO no planejamento (moda e café tem muito ponto em comum essa hora, ehhehe.

Nesse momento estabelecer uma meta de 40-120 cafés é desnecessário, pois não temos nenhuma info pra chegar no CMV do produto. É comum adotar como referência a venda de pelo menos 100 cafés ao dia como meta, mas tem muitas questões até se chegar nesse número (ex: uma cafeteria to go tem um ritmo bem diferente de serviço de uma slow coffee)

Boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...