Ir para conteúdo

Melittão - melhor jeito de preparar café no Melitta


PedroDalkimin

Postagens recomendadas

2 horas atrás, Octávio disse:

Olha, faço geralmente ~160 ml no Melitta n. 100, com ~11 g, água a ~90º. Utilizo moagem média, movimentos circulares e, logo depois do último despejo, balanço um pouco o porta filtro. Há uma receita interessante aqui:

 

https://youtu.be/rHiiBHem5B4

Qual click você moe? Tenho um C2

 

Queria extrair o melhor do melitta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, PedroDalkimin disse:

Qual click você moe? Tenho um C2

 

Queria extrair o melhor do melitta

Olá! Creio que o pessoal que tem este moedor possa ajudar nesta questão. Mas, pelo que vi aqui, tentaria ter como ponto de partida o clique 20, o qual aparentemente é de moagem média.
No k6 tenho usado 90, 80, ou menos ainda, pendendo de média para média fina. Isto também depende do perfil do café, tipo e data de torra, bem como da quantidade a ser preparada, se tiver mais café é melhor engrossar um pouco, e como faço pouco acabo por diminuir os cliques, para compensar a queda de resistência (diminuição da cama) com a barreira de uma moagem mais fina).
O importante é ir ajustando, levando em consideração o tempo para passar e, mais importante, o gosto. 
Em suma, acredito que de diferentes maneiras é possível extrair muito bem, chegar ao melhor. Manipulando, para isto, não só a moagem, todas as variáveis, como a temperatura. Um pouco de agitação é importante para deixar a extração homogênea. Vejo muita gente que utiliza moagem bem grossa, ainda mais para o Melitta. Portanto, aconselharia tomar este ponto de partida e, daí, mexer sutilmente, uma por uma, nas variáveis, até encontrar o que procura.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...