Ir para conteúdo

Upgrade - Máquina de Espresso


Postagens recomendadas

Bom dia pessoal,

Estou planejando um upgrade definitivo para minha máquina de espresso e pensando na minhas necessidades, estou inclinado a escolher uma máquina de alta qualidade construtiva, com grupo E61 e single boiler de grande volume (ECM Classika PID, importação como Pessoa Física).

Mas queria a ajuda / recomendação de outras opções no mesmo nível. 

Vi que muitas pessoas preferem / escolhem máquinas HX (ECM Mechanika, Rocket apartamento, Lelit Mara X), mas fico um pouco receoso com esse tipo de máquina, pela flutuação de temperatura de extração e pela necessidade de flushs.

Pra um perfil que usa a máquina principalmente para espresso (apenas um capuccino por dia), uma single boiler seria realmente a melhor opção?

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a estabilidade térmica de uma HX é excelente, não precisa se preocupar com isso não, o flush não é nada traumático como alguns pensam, pode ficar tranquilo.

Agora, se o uso é apenas um capuccino ou um espresso no dia, uma máquina single boiler comum (sem ser HX), tipo uma Silvia, uma Gaggia Classic ou uma Fiamma Minibar te atenderia muito bem também, e te pouparia alguns milhares de reais na compra, falo isso porque tenho uma Minibar (single boiler) e também uma Torino (HX) e conheço bem as duas máquinas, ambas tem uma excelente estabilidade térmica, no caso da Minibar tem uma caldeira com um tamanho legal (algo em torno de uns 400ml, não tenho certeza), e em cerca de cinco minutos já está pronta pra extração, no caso de uma HX, a caldeira é bem maior (geralmente mais de 1 litro), então o tempo pra ficar pronta pra uso é maior, no mínimo uns 10 minutos para as máquinas com melhor eficiência térmica, mas pode ser maior que isso dependendo do tamanho e do material da caldeira, se tem ou não isolamento, etc, ou seja, você vai gastar mais energia elétrica, e ter que esperar mais tempo antes de fazer seu café.

Então é tudo uma questão de preferencia, as duas opções são capazes de fazer um ótimo capuccino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcão, obrigado pelas recomendações.

Eu faço, em média, uns 2-3 espressos por dia e apenas um capuccino em sequência com um dos espressos, por isso imaginei que uma single boiler com caldeira maior me atenderia bem.

Hoje eu tenho uma Gaggia Classic, mas queria fazer um upgrade para uma máquina com um boiler maior (pois acho que é isso que falta na Gaggia). Vou dar uma olhada na minibar, pode ser uma boa opção pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Gabriel, eu não sei te dizer qual o tamanho do boiler da Gaggia, mas no caso da Minibar é em torno de uns 400ml, imagino que deva ser semelhante ao tamanho da Silvia, mas custando bem menos.

No caso da Minibar dá só um pouquinho de trabalho até acostumar com o vaporizador dela, no meu caso eu troquei o braço do vaporizador porque o original dela é pequeno, agora coloquei um profissional, aí ficou bom pra vaporizar.

Olha aí a mocinha

IMG_20220823_235603.thumb.jpg.9be4e1158278aaafff2e5176764c4598.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O boiler da Gaggia tem 100 ml e acho que o da Silvia tem 300 ml. A Minibar ou a Silvia já seria um grande avanço, em relação à Gaggia, em estabilidade térmica para extrações em sequência.

Muito legal a tua Minibar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gabriel!

Vale uma boa pesquisa pra saber o que você realmente quer/precisa. Dá para comprar boas máquinas de segunda mão aqui no Brasil na faixa dos 2k a 5k reais.

Depois de muito tempo pensando, pesquisando (e tomando coragem) decidi comprar uma HX lá fora e importar.

Eu também tinha a ECM Classika entre minhas opções, mas acabei optando por uma Profitec Pro 400. O preço era muito parecido, e acabei preferindo a Profitec.

Acho que se você for pelo lado 100% racional da decisão e da sua necessidade, vai acabar comprando uma máquina de segunda mão por aqui mesmo. Mas pelo menos pra mim pesou também o outro lado do hobby, da vontade de comprar uma máquina nova... Pensa no que faz diferença pra você, pesquisa bem e se tiver a grana, manda ver.

Acabei comprando também um kit pra controlar o fluxo e tô feliz aqui com a decisão.

Se tiver qualquer dúvida ou quiser trocar uma ideia antes de tomar a decisão, é só chamar.

Abs!

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para um uso mais simples assim não vale a pena uma Breville? 

Me tornei um Brevilleiro apaixonado recentemente. E sei que ela não vai ter a pressão de vapor de uma mais robusta mas ainda dá pra fazer belas valorizações com uma máquina linda e transportável. Se quiser 9bar tem um tópico aqui do fórum que ensina como alterar no OPV interno da máquina

Estou levantando essa hipótese mais caso queira um custo benefício para investir em equipamentos e outras coisas. Eu mesmo estava considerando comprar uma importada na Europa esse ano mas agora diria que estou tão contente com o que a Breville está entregando que tô pensando em só investir em um moinho top

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente uma Breville me atenderia a curto / médio prazo, mas como já tenho uma Gaggia Classic e queria um upgrade para uma máquina com boiler maior e com maior robustez / materiais construtivos de alta durabilidade (carcaças e peças internas em inox, em sua maioria), pensei em máquinas como as da ECM, Rocket, Profitec, etc. Sei que é um custo bem superior, mas ao meu ver, seria um upgrade definitivo (pra ficar por décadas talvez).

Eu já tenho um moinho que me atende bem para espressos, não planejo substituí-lo por enquanto, então isso ajuda a direcionar os investimentos apenas para uma nova máquina (também planejo vender a minha atual).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso da Breville, por mais que fique um tempo ligada, escalde xícara e porta filtro, eu sempre fico com a sensação que o café deveria sair um pouco mais quente

 

não precisa sair 'pelando', fervendo... mas no segundo gole o café já está frio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2023 at 10:34, Marcão disse:

Legal Gabriel, eu não sei te dizer qual o tamanho do boiler da Gaggia, mas no caso da Minibar é em torno de uns 400ml, imagino que deva ser semelhante ao tamanho da Silvia, mas custando bem menos.

No caso da Minibar dá só um pouquinho de trabalho até acostumar com o vaporizador dela, no meu caso eu troquei o braço do vaporizador porque o original dela é pequeno, agora coloquei um profissional, aí ficou bom pra vaporizar.

Olha aí a mocinha

IMG_20220823_235603.thumb.jpg.9be4e1158278aaafff2e5176764c4598.jpg

Marcão, parabéns pela máquina! Vou sair um pouco do tópico porque fiquei surpreso com a aparência de nova da máquina, do inox principalmente... você usa algum produto para limpeza?

Abç. e obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Tassinari Dornelles

Olá você mediu a temperatura na xícara? Ajustou o PID para a temperatura mais alta ? 

A minha na xícara medido com termômetro digital de vareta mede 77c. Estou com o PID ajustado para a temperatura máxima.

A temperatura na xícara em graus centígrados deve ser entre 71 e 73c.

Brewing Temperature

The temperature of the brew in your cup will be between 160 and 165 degrees Fahrenheit. The heat loss occurs in the brew group, the air, and the cup. This is the ideal temperature for espresso in order to feel hot without scalding.

Bons cafes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2023 at 07:52, eltonaguiar disse:

Marcão, parabéns pela máquina! Vou sair um pouco do tópico porque fiquei surpreso com a aparência de nova da máquina, do inox principalmente... você usa algum produto para limpeza?

Abç. e obrigado!

Opa, obrigado pelo elogio @eltonaguiar! Eu comprei essa máquina usada de um membro aqui do forum, ele cuidava muito bem da máquina, pelo número de série ela foi a 408ª Minibar produzida aqui no Brasil, o primeiro dono foi a Caixa Econômica Federal, ainda tem até um selo de patrimônio da Caixa nela, pra manter eu passei externamente apenas umas 2 vezes desde que peguei a máquina um paninho com Cif cremoso, que deixa o inox bem conservado, de resto só o básico mesmo, ou seja, limpar o chuveiro periodicamente, as vezes faço uns backflush pra deixar a válvula solenóide limpa também.

Abraço brother

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcão disse:

Opa, obrigado pelo elogio @eltonaguiar! Eu comprei essa máquina usada de um membro aqui do forum, ele cuidava muito bem da máquina, pelo número de série ela foi a 8ª Minibar produzida aqui no Brasil, o primeiro dono foi a Caixa Econômica Federal, ainda tem até um selo de patrimônio da Caixa nela, pra manter eu passei externamente apenas umas 2 vezes desde que peguei a máquina um paninho com Cif cremoso, que deixa o inox bem conservado, de resto só o básico mesmo, ou seja, limpar o chuveiro periodicamente, as vezes faço uns backflush pra deixar a válvula solenóide limpa também.

Abraço brother

Show! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...