Ir para conteúdo

[Solucionado] Chaleira elétrica Brewista com problema


Valeri

Postagens recomendadas

Olá,

Queria uma ajuda ou um esclarecimento. Se alguém souber de algo, agradeceria imensamente. Tenho uma chaleira elétrica Brewista a exatamente 1 ano e há algumas semanas ela começou a apresentar um comportamento anormal. Com ela configurada para chegar a 93°C, quando a água está entre 80°C e 90°C, do nada o visor começa a mudar o valor para mais e para menos. Em alguns casos, isso acontece e do nada ela apita e chega a 93°C, mas em outros, ela simplesmente ultrapassa a temperatura e chega a 100°C, chegando a escorrer um pouco de água para fora.

 

Editado em 14/02/2023 para inserir motivo e solução do problema descrito acima 

Motivo do problema: Superfície de contato entra a chaleira e a base.

Solução para o problema

Materiais necessários:

  • Álcool isopropílico
  • Algodão
  • Palito de dentes

Passo a passo para aplicar a solução:

Passo 01: Retire uma quantidade o suficiente de algodão para cobrir a ponta do palito de dente. Em seguida, pressione e gire o algodão na ponta do palito de dentes.
Passo 02: Borrife o álcool isopropílico no algodão que está na ponta do palito de dentes. Aperte o algodão para tirar o excesso.
Passo 03: Esfregue a ponta do palito de dentes nos contatos da base e da chaleira, incluindo o pino central que tem em ambos os lados.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após pesquisar e tentar achar por algum relato que desse uma pista sobre o problema, ao que parece, acabei descobrindo o possível causador. O contato! Para resolver, peguei um palito de dentes e um cotonete. Retirei um pouco do algodão do cotonete e coloquei na ponta do palito de dentes. Em seguida  borrifei álcool isopropílico na ponta do palito de dentes e passei nos contatos da base e da chaleira, incluindo o pino central que tem em ambos os lados. Amanhã farei mais café e observarei se o problema voltará a acontecer, mas por enquanto, está 100% normal.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após fazer testes desde domingo (05/02) até hoje (07/02), posso dizer que o problema foi resolvido por completo. A limpeza com álcool isopropílico urgente lixando algodão e palito de dentes realmente se provou eficaz para melhorar a inconsistência no contato entre a chaleira e a sua base. Creio que é até uma alternativa melhor do que o "limpa contatos", pois não fica resíduo algum com álcool isopropílico, pois estamos lidando com uma placa eletrônica, então todo cuidado é pouco. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Valeri changed the title to [Solucionado] Chaleira elétrica Brewista com problema

Não conheço essa chaleira Brewista, mas tenho uma chaleira elétrica simples. Acho que borrifar álcool isopropílico ou limpa contatos nos terminais de energia da base e da chaleira não deve atingir qualquer circuito eletrônico, a menos que exista uma brecha considerável no material isolante e seja aplicada grande quantidade de líquido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Não conheço essa chaleira Brewista, mas tenho uma chaleira elétrica simples. Acho que borrifar álcool isopropílico ou limpa contatos nos terminais de energia da base e da chaleira não deve atingir qualquer circuito eletrônico, a menos que exista uma brecha considerável no material isolante e seja aplicada grande quantidade de líquido.

Confesso que nunca desmontei uma chaleira elétrica, mas sei que cada uma tem seu design interno diferente, apesar das peças serem semelhantes. Talvez eu prefira o álcool isopropílico, pois faço manutenção em computadores e lá não usamos limpa contatos de maneira alguma. A única imagem legal que consegui achar de chaleiras elétricas foi nessa matéria aqui: https://www.consumer.org.nz/articles/faulty-kettles-what-can-you-do

Sobre borrifar o álcool, nunca se deve borrifar um produto químico diretamente na superfície, o ideal é passar no pano ou algodão para depois espalhar, pois desta forma ficará homogêneo e não concentrado, evitando assim possíveis manchas devido à alta concentração. Isso é dito no manual de vários inclusive... Achei um artigo sobre o assunto que esclarece melhor: https://www.cleanlink.com/news/article/Chemicals-Application--271

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 07/02/2023 at 17:21, Valeri disse:

Após fazer testes desde domingo (05/02) até hoje (07/02), posso dizer que o problema foi resolvido por completo. A limpeza com álcool isopropílico urgente lixando algodão e palito de dentes realmente se provou eficaz para melhorar a inconsistência no contato entre a chaleira e a sua base. Creio que é até uma alternativa melhor do que o "limpa contatos", pois não fica resíduo algum com álcool isopropílico, pois estamos lidando com uma placa eletrônica, então todo cuidado é pouco. 

Acredita que a minha acabou de começar a fazer essa oscilação de medição? vim logo contar e, como fez ontem e hoje (ontem bipou duas vezes e hoje ficou oscilando loucamente entre 88/84/90 e fervendo dentro), vou logo limpar! Abraço e bom manter os registros aqui, é uma fonte de conhecimento ótima!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2023 at 09:46, Valeri disse:

Confesso que nunca desmontei uma chaleira elétrica, mas sei que cada uma tem seu design interno diferente, apesar das peças serem semelhantes. Talvez eu prefira o álcool isopropílico, pois faço manutenção em computadores e lá não usamos limpa contatos de maneira alguma. A única imagem legal que consegui achar de chaleiras elétricas foi nessa matéria aqui: https://www.consumer.org.nz/articles/faulty-kettles-what-can-you-do

Sobre borrifar o álcool, nunca se deve borrifar um produto químico diretamente na superfície, o ideal é passar no pano ou algodão para depois espalhar, pois desta forma ficará homogêneo e não concentrado, evitando assim possíveis manchas devido à alta concentração. Isso é dito no manual de vários inclusive... Achei um artigo sobre o assunto que esclarece melhor: https://www.cleanlink.com/news/article/Chemicals-Application--271

Vou tentar localizar e ligar a um tutorial que vi outro dia de uma pessoa que desmontou e substituiu um fusível interno da chaleira, acho que não era brewista, salvo engano uma fellow stagg. Inclusive o cara discutia ferrenhamente a questão do "direito de reparar" que não é lá muito respeitado nos Estados Unidos (vide caso da apple).

Aqui vai, encontrei:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Mesquita disse:

Acredita que a minha acabou de começar a fazer essa oscilação de medição? vim logo contar e, como fez ontem e hoje (ontem bipou duas vezes e hoje ficou oscilando loucamente entre 88/84/90 e fervendo dentro), vou logo limpar! Abraço e bom manter os registros aqui, é uma fonte de conhecimento ótima!!! Me diga, não devo usar o limpa contatos? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...