Ir para conteúdo

• Por favor, faça o login para responder
132 respostas neste tópico

carlos eduardo

carlos eduardo

Se não tem moedor, compra sache!

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 6486 posts
  • LocationRio de Janeiro , RJ
  • Equipamento:ECM Classika PID,ROK, FortéAP ,Sette270W,Preciso,Nemox150,MD40,FP,AP,Impress,V60,Bonavita Dig.,Pixie
Bernardo se fosse no Vario ou Forté eu diria que a correia dentada rompeu , mas os moedores cônicos da Baratza não tem correia .
O sistema deles é bem clássico o eixo do motor que é metálico aciona uma engrenagem de nylon produzindo uma redução de rotação e acionando as mós.

É essa peça, verifica se o Alexandre tem.

http://www.baratza.c...ain-drive-gear/

Nos vídeos da Baratza vc vai ver que é bem simples trocar ele.

Porque aconteceu isso ? Quando o cafe tem impurezas , pedrinhas ou madeira torrada , isso forças as mós tendendo a travar elas , para evitar queimar o motor a engrenagem barata é desgastada pelo eixo metálico.

No meu nemox 150 , aconteceu algo idêntico, um pedaço de impureza do café, produziu um travamento e a engrenagem dele desgastou.

http://forum.clubedo...x +ponto +fraco

Good coffee , cheaper than Prozac !

Bernardo

Bernardo

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • LocationNiterói - RJ
  • Equipamento:Rancilio Silvia + Baratza Virtuoso Preciso

Carlos, o café já não estava fazendo a crema normal e para não me desfazer dele resolvi moer na graduação máxima para fazer um pó de café normal para o dia a dia. Ocorre que o Preciso tem um sistema que quando esquenta ele para normalmente. Até aí tudo bem, só que depois de moer uns 200 gramas ele parou de moer, mas o motor continuou a funcionar. Retirei a cuba e o café, limpei bem e ao retirar a mó que encaixa, verifiquei que o plástico que envolve a mó estava trincado. Vou ver se abro hoje para ver o motor. Já estou de saco cheio desse preciso. vou consertar ele, vender e comprar um moedor Rocky.

Bernardo

Bernardo

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • LocationNiterói - RJ

Abri a preciso e verifiquei que foi a engrenagem de nylon que foi pro espaço. A peça plástica que envolve a mó externa também partiu. Comprei duas de cada, mais um regulador e outras peças quebráveis da preciso e coloquei para vir de UPS, que deve chegar mais rápido.

O que notei na engrenagem é que a Baratza não coloca um pingo sequer de graxa na engrenagem. Ela funciona a seco mesmo com contato direto na engrenagem do motor. Tô pensando em usar graxa branca que utilizo no meu automodelo ou até mesmo um silicone espesso usado nos amortecedores dos carrinhos.

carlos eduardo

carlos eduardo

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 6486 posts
  • Equipamento:ECM Classika PID,ROK, FortéAP ,Sette270W,Preciso,Nemox150,MD40,FP,AP,Impress,V60,Bonavita Dig.,Pixie

Não faça isso , ela não quebrou por falta de lubrificação , mas for excesso de força , por tentar moer impurezas.

Ismar Valladão

Ismar Valladão

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 102 posts
  • LocationSão Paulo
  • Equipamento:Rancilio Silvia V3, Baratza Preciso, Vario, Behmor 1600, Latíssima Plus, French Press e coados
Bernardo, tudo bem?
Tenho a impressão q usar o preciso para café Espresso, "judia" mais dele. Qdo usava o preciso só pra Espresso, trocava essas peças de nylon de 4 em 4 meses. Agora, pra Espresso tenho o vario e o preciso uso só pra french e coados. Nunca mais troquei essas peças. Jah faz um ano.
Msg de cel.

carlos eduardo

carlos eduardo

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 6486 posts

Eu usei o meu Preciso logo que comprei para espresso , não acho que o problema seja o metodo , mas sim impurezas , quando o Nemox teve problema na engrenagem eu fui catar o café que eu tinha usado e encontrei pedacinhos de madeira semi torrados e bem duros , poderia ser também uma pedrinha , dependendo da origem o café pode ter muita impureza.

14871824289_000ba9ae22_c.jpg

Depois disso eu sempre dou uma catada no café quando peso ele .

No Forte eu não faço isso , ele é muito parrudo e já moeu um parafuso , mas o preciso ou nemox não aguentam em espresso uma impureza dessas .

Bernardo

Bernardo

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • LocationNiterói - RJ

Bom, tudo bem, vou seguir o que diz no vídeo da Baratza, que não usam graxa. Comprei logo duas engrenagens. Até que elas duram bem. O problema é que resolvi moer bem fino. Quando faço para espresso, moo apenas 17 gramas. 

Bernardo

Bernardo

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • LocationNiterói - RJ

As peças chegaram em menos de 3 semanas. Já consertei. Vamos ver quanto tempo dura.

lipe_oa

lipe_oa

Avançado

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 1466 posts
  • LocationUberlandia-MG
  • Equipamento:Fiamma MiniBar, Fiorenzato F5, MCF-2, Moka, FP, V60-01
Só lembrando q eu não colocaria graxa não, pode até atrapalhar. Projeto é projeto.

7wGWUht.jpg

Bernardo

Bernardo

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 360 posts
  • LocationNiterói - RJ

Lipe. Não coloquei graxa. Deixei no seco mesmo, mas não entendo porque não colocam graxa. Ela diminuiria o atrito das peças.

carlos eduardo

carlos eduardo

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 6486 posts
Não é questão de atrito , engrenagens de plástico podem ou não ser lubrificadas.

Quando lubrificadas elas ficam em caixas fechadas como no Nemox , mas se ficam abertas como nos baratza , não são, pois se ficam abertas necessitariam ser limpas e relubrificadas de tempos em tempos.

Já olhei dentro dos Encore , Preciso, Vário e Forte , nenhuma engrenagem é lubrificada neles.

lipe_oa

lipe_oa

Avançado

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 1466 posts
  • LocationUberlandia-MG
  • Equipamento:Fiamma MiniBar, Fiorenzato F5, MCF-2, Moka, FP, V60-01
Além de tudo q o Carlos falou ainda tem a questão de qual é o "plástico", alguns polimeros são lubrificantes sólidos, assim não necessitam de lubrificação extra.

7wGWUht.jpg

Roberto Pimentel beto-o

Roberto Pimentel beto-o

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 679 posts
  • LocationBarra Bonita - SP
  • Equipamento:Preciso,Nemox Lux,Kyocera CM-50/ Gaggia Evolution,Bialetti Moka,French P. Bodum,Hario V60,Aeropress
Meu preciso está firme e forte aqui até agora. Também nunca moi pra tirar nenhum espresso sequer com ele, ele só moeu pra v60, aero e french até hoje, que são os métodos que mais uso aqui. Em breve estarei colocando ele a venda e vou procurar um Vario...

Tópicos que também usam as tags baratza, baratza preciso, preciso, moinho, moedor, mós cônicas, conical grinder:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos