Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-10-2017 em todas as áreas

  1. Não tem condições de importar se eles lá não tiverem uma opção de frete sem ser por courier, não só pela certeza de cobrança do imposto, como também pela demora. Café pra mim tem que chegar dentro da 2ª semana da torra, de preferência no início, senão começa a deixar de valer a pena. O Superlatives do Barista Hustle diz que usa um envelope "carbon", que até hoje ninguém me soube dizer o que seria, mas que o Matt Perger garante a qualidade sensorial por até 3 meses: D-U-DU V-I-VI D-O-DO DUVIDO. Ressalvando, para ser justo, que ele diz que preserva as qualidades sensoriais dos grãos, e não, exatamente, que preserva "as mesmas" qualidades sensoriais, porque ele não é besta de dizer uma coisa destas, um detalhe (truque) propagandístico de quem não quer levar porrada à toa (tipo linhas escritas bem miudinhas num contrato). Para me convencerem disto só mesmo provando lado a lado, com a mesma receita, uma versão torra "fresca" e outra torra "velha". Nem me arrisco com torrefações que demorem para entregar, com esta do Tim, embora talvez com o nitrogênio a preservação sensorial deva ficar melhor (ou menos pior). Mas o nitrogênio em si mesmo, não deve impedir (totalmente) que as reações químicas dentro do grão continuem ocorrendo (por isto ele libera CO2, ao longo de seu envelhecimento), ainda que de forma menos intensa, vide as cápsulas Nespresso que são produzidas e embaladas (e não somente embaladas) em ambiente livre de oxigênio. Sigo o Freedom Force: se alguém comprar e contar, talvez eu arrisque. Mas, mesmo assim, nunca vamos ter certeza se houve perda e de quanto foi. Já aprendi há tempos que em café só se tem certeza de algo quando a comparação é simultânea, lado a lado. O Ensei Neto diz que nossa memória sensorial é de curtíssimo prazo, pra dizer o mínimo. Provar um café destes (com torra de 3 meses, a vácuo e a nitrogênio) e achar "excellent" é uma coisa; saber, ou não, se poderia estar "outstanding" é outra, muito diferente.... Ps.: prestenção no texto do Tim... ele diz que é embalado a vácuo, isso já ajuda, em relação à injeção de nitrogênio (talvez até fosse desnecessário o nitrogênio, se é a vácuo). Mas aqui vem o interessante e subliminar (grifos meus): "so the coffee should be tasting good many weeks after the day of roast". Shoulda I ask: How many weeks, paleface? 2 or 3, up to the most of 4, or a bit far yet? Pra bom entendedor, mesmo em inglês, meia palavra basta....
    2 points
  2. ontem saiu um integral
    2 points
  3. O roteiro de hoje foi excelente! Comecei almoçando no Japan House que estava excelente, dei uma passada na Bacio di Latte e na Le Botteghe di Leonardo e segui para o Coa Café. Acabei ficando por um bom tempo no Coa Cafe pois começou a chover, bati um bom papo com a barista e tomei um bom coado. Em seguida Soul Café, que foi o melhor café e a melhor cafeteria do dia. Um coado, tirado por um dos meninos do Projeto Fazedores de Cafe que estava excelente assim como o espresso e como o bate papo com os baristas. Segui para o Isso é Café, o coado do Café das Sombras estava bom, e o espresso estava melhor ainda, mas devido ao movimento, os dois baristas estavam com caras de mal humorado e stressados, acabei nem conversando com eles. Voltei para o Urbe aonde tomei um coado do Urbe 03, que estava ok, e tomei um Negroni Caffé que foi preparado na aeropress de um jeito inesperado, e estava muito bom!
    2 points
  4. E o que eu digo , um boquete quentinho , vale ouro .
    2 points
  5. Macho tô fora , mas um boquete classico deve valer seu peso em ouro.
    2 points
  6. Acho que pouca gente vai comprar esse café deles. Vai um macho aê? Heheheheh Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
    2 points
  7. Olá. preciso de ajuda sobre este moinho. Não encontrei nada no site. O que podem me dizer acerca deste moedor Fiamma MCF 65 A? Usarei de FP à expresso. Qual o preço de mercado de um relativamente novo? http://www.fiamma.pt/pt/cafe/moinhos/mcf-65-a-0 Grato.
    1 point
  8. Comprei duas vezes do Tim Webdelboe, em 2015 e 2016. Não tenho nada a reclamar da torra, é excepcional. Problema é que antes ele trabalhava com um frete mais razoável, era courier, mas custava 20 pila, até dava pra arriscar pagando imposto. Chato que esse frete deixou de ser oferecido, agora tem um que custa uns 300 reais e outra sem rastreio que vai demorar 3 meses.
    1 point
  9. Fala @JoaoW !!! Que Pena brother nao ter dado certo, mas quando for novamente te falo antes, se tu quiser claro experimentar um bom café!! Cara ai ja comprei no Mundo Café, bom grao viu. Talvez tu pode ver em Patrocinio e Região. Tem um pessoal lá que ultimamente tem tido bons grãos, só não sei te informar preço $$$$. E valeu pela dica das cafeterias ai de Udia. Eu mais pra frente pretendo fazer um negocin ai em Uberlândia. Projetos futuros e alguns bons cafés. Mas ainda tá na fase de amadurecimento da ideia e colocar no papel. Blzaa!!!! Absssss brother!!!!
    1 point
  10. Eu e vários outros colegas compramos na Café Cozinha & Cia. Aqui está o link para baixar o catálogo deles, depois é só pedir por e-mail.
    1 point
  11. Uma opção que talvez possa ser viavel é comprar e mandar para um serviço de direcionamento. Eu uso o Shipito e eles possuem um endereço na Europa tb. Mas acredito que com isso tudo deva se chegar por aqui em torno de 100 reais o pacote se não tiver imposto. Acho que nesse preço vale mais a pena continuar com Hasbean e Squaremile. Update: Meu hasbean acabou de ser encaminhado para Benfica/Rio. Com o feriado acredito que até o final da semana que vem deve chegar.
    1 point
  12. Minha experiencias em 2014/2015 com compras de cafés vindos dos paises nordicos foram todas 2-3 meses então não recomendo a não ser que tenha alguma forma de frete expresso.
    1 point
  13. Os meus dois pedidos de 25/09, da SM e Collona, finalmente chegarão na sexta-feira 13 (), infelizmente com 18 dias da torra o que eu realmente não gosto... de 8 a 10 dias de atraso em relação às compras do ano passado, paciência! mas... nada que uma extração de 10 ou 11min na AP não resolva!
    1 point
  14. Exato, passo agua quente por dentro e pano úmido por baixo e só. Pronto para os próximos ! Pronto para a ARAM de um litro também rsrs só lançar @Aram
    1 point
  15. To com um hasbean no mapa tb desde sexta mas ele foi parar lá muito rapido. chegou no brasil na quinta e na sexta já estava no mapa.
    1 point
  16. Os meus estão no MAPA desde sexta feira... Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
    1 point
  17. Rafa, novidades nos Square Mille? Os meus nem mudaram status... Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
    1 point
  18. Pouquíssimo, @Daniel Queiroga. Basta passar um pano e está limpo.
    1 point
  19. Arabica, vale apena dar uma conferida, não é dos melhores que conhecemos, mas para emergências é melhor que os de supermercado.
    1 point
  20. Eu após usar, passo mais uma vez água quente por ela e pelo filtro, enxugo o filtro, o porta filtro e por baixo dela, e já era Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  21. É isso aí Freedom, o meu forninho se comporta da mesma forma. O primeiro crack com vários grãos experimentados fica entre 200 e 210ºC . O Pagliaroni (Pedregulho) e o TOP (Carmo de Minas) ambos Bourbon Amarelo, o primeiro crack ocorreu em 205º C. A melhor torra média ocorreu com 12 minutos com pré aquecimento a 220ºC. Abraços.
    1 point
  22. Depois é que começa o trabalho de verdade . Olha o trabalho do Igor e do Luis , só em ver as fotos eu fiquei exausto, processar café é dureza . http://forum.clubedocafe.net/topic/5533-o-diário-de-uma-aventura-cafeeira-visitando-três-pontas-e-colhendo-o-lote-esperança/
    1 point
  23. Pior que sim, o café mais caro do mundo (hacienda lá Esmeralda) vem da região de Boquete
    1 point
  24. Já pensei nisso, até já adaptei 2 coolers de PC com alimentação USB pra colocar na boca do tubo pra sugar o chaff, mas me faltava o tubo de vidro
    1 point
  25. Parabéns, Allex! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    1 point
  26. Tenho um super jolly. Estou plenamente satisfeito com o moinho para espresso.
    1 point
  27. Cara era! E o melhor, esse café é o lá do sitio da mina família. Fiquei até emocionado porque foi a primeira vez que o tomei em espresso. Muito obrigado pela dica!! Só ponto pra mais agora rsrs Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  28. Mesquita. Sim! É incrível as torras que estou tirando desse torrador o Beto fez um grande trabalho com ele. Prático não faz sujeira, e é muito fácil de controlar. Estou amando minha Aram, meu torrador, meu cantinho novo rsrs Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  29. Também nao encontrei o "problema do pó" na minha não, até hoje usei bem pouco a cafeteira, devo ter extraído no máximo uns 25 espressos, talvez por isso nao tenha visto ainda o famoso pó. Tirei algumas fotos, pois realmente fiquei impressionado com a cafeteira, a qualidade dos materiais é demais... curti mesmo... Disse pra minha esposa, "a ARAM pode até nao fazer bons espressos(isso antes do produto chegar), se de tudo não der certo, vai ficar exposta aqui ao lado da maquina automatica". Pra nossa surpresa, a maquina faz ótimos espressos, é rápido, nao precisa deixar 30' esquentando(como as maquinas ligadas a energia) e é muito bonita.
    1 point
  30. Olá a todos Sou produtor de café orgânico (certificado) agroflorestal na Mantiqueira de Minas. Minha produção é pequena, mas concentrada em qualidade. Temos Catucaí Amarelo plantado a aprox. 1.050 mt de altitude. Dá bebida entre 87 e 90. Também tenho companheiros aqui em situação parecida. Achei muito bacana esse movimento de valorização do café e de compra coletiva. Fico à disposição. Abraço!
    1 point
  31. Hélio meu caro, desejo todo sucesso a vc nessa nova empreitada, uma opção a mais para nós apaixonados por excelentes cafés!!!
    1 point
  32. Meu caro Marcos. Valeu pela dica. Realmente o curto é fantástico. Fui lá e comprei uns pacotes. Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk
    1 point
  33. Atualizando... Sai nespresso, entra Aram e Brodher coffee roaster! =) Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  34. Finalmente consegui o primeiro!!! Ficou muito bom!! Amanhã farei outro
    1 point
  35. Não é isso , ele é de 10A para 250V ou 15A para 120V , simplificando , compra esse mesmo , que é o correto . Vc está vendo 250V 10A , mas como sua máquina deve ser de 127V ele funciona como 15A De novo pode comprar sem susto esse aí.
    1 point
  36. A melhor coisa da vida foi entrar para o forum...vcs são uns amores, super generosos e cooperativos, acabamos achando o problema, o bendito, e digo isso pq assim o é, termofusivel Microtemp SNCANZ G4A00 184C Rating: 184 degrees Celsius , que está queimado. Mandei email ao Sr. Jefferson da imeltron de Campinas para verificar se eles tem o mesmo. Moro em Bragança Paulista e provavelmente se ele me responder rápido poderei tomar meu café mágico no próximo final de semana e graças à vcs, que passaram a dica. Minha máquina está praticamente nova, linda de ver por dentro e por fora, não quero de modo algum ficar sem ela...Muito....muito obrigada amigos...
    1 point
  37. Fiz algumas torras no forninho por aqui, usando também o termômetro já que foram as primeiras torras. Todas do Vargem Grande da compra coletiva, um natural da Serra do Caparaó. No começo muito medo de torrar demais o café, o que resultou em algumas torras bem pouco desenvolvidas e sofrimento do moedor, que até travou em moagem pra coado Mas depois fui pegando o jeito, com umas dicas do @Roberto Pimentel beto-o Acho que a torra fica melhor com duração por volta de 12 minutos mesmo. A que ficou melhor até agora durou 13 minutos, 200g de café inicialmente, 14% de perda, temperatura inicial do forno 200º, e a temperatura e potência do forno foram assim: 01 min - 124º (potência: 2+1) 02 min - 132º 03 min - 137º 04 min - 143º (potência: 2+2,5) 05 min - 150º (potência: 3+1) 06 min - 156º 07 min - 164º (potência: 3+2) 08 min - 172º 09 min - 181º 10 min - 188º (potência: 3+3) 11 min - 195º 12 min - 202º (potência: 1+3) 13 min - 205º (depois do "+" ali é o tracinho entre os dois números inteiros, tipo 2+1 é a potência 2 no dimmer mais o primeiro tracinho entre o 2 e o 3) O primeiro crack acho que foi em algum momento entre 11 e 12 min, e a torra terminou no 13º minuto.
    1 point
  38. Dica de Alexandre Velloso: Observe as fotos feitas após a limpeza. Com o moinho desligado, foto 1 - Rosqueei o disco superior até encontrar o disco inferior. Fiz a marca com lápis. Este é o "ponto zero"; foto 2 - Recoloquei o mostrador buscando um número inteiro coincidente, no caso o 50, que passou a ser o "novo ponto zero"; foto 3 - Afrouxei 5 pontos e testei, considerei que estava muito fino, então afrouxei mais 5 pontos e testei, achei que já estava perto do ideal e passei a afrouxar de 1 em 1 ponto, testando a cada nova posição; foto 4 - Encontrei a posição adquada 13 pontos distantes do "novo ponto zero", ou no ponto 37. obs: Configuração para o Grão Café Expresso Brasil foto 1 foto 2 foto 3 foto 4
    1 point
  39. Bem... agora que tenho um moedor decente, vou ter que recomeçar os estudos (testes) de granulometria novamente. Três passos depois do Zero para espresso tá bem no limite, hein? No meu caso, por uma questão de praticidade com moinhos simples eu comecei usando a mesma granulometria para V60 e AP, depois afinei um pouco mais para a AP. Com o MD40 comecei testando 43 passos do Zero. Sei que está muito grosso pois está passando muito rápido no V60 e tá muito fácil de comprimir na AP em 20 seg. Vou afinar mais nas próximas semanas (hehehe essa parece ser a unidade da escala de tempo de ajustes, semana! rsrsrs), focando na AP que é (atualmente) meu método preferido. Na AP, por causa da flexibilidade dela, pode-se compensar a granulometria com outras variáveis. Já no V60 o tempo de tiragem vai ter uma correlação mais estreita com a granulometria, o que parece ser basicamente o mesmo "dilema" do espresso. O que eu vou tentar é chegar na tal "granulometria mais grossa possível com o menor percentual de fines possível". Pelo que andei brincando nos últimos dois meses, um tempo bom de infusão para uma boa %Ext estaria em torno dos 3:00 a 3:30min no V60; já na AP posso variar a %Ext com agitação, tempo de infusão e pressão final do êmbolo: já tirei com até 40 seg de pressão, ultimamente voltei para os 20 seg, pois o aumento de pressão (variável diferencial da AP, que o V60 não tem) decorrente de um tempo mais curto parece favorecer a Extração, ainda estou testando isso. Paciência e perseverança são características comuns a todos os hobbies que (eu, pelo menos) já pratiquei (e ainda pratico), não tem como fugir delas.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...