Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-04-2018 em todas as áreas

  1. Estava emperrado nas ideias dos novos projetos, então para distrair fiz um suporte, para que as bases não fiquem apoiadas em algum lugar úmido ou sujo, as bases ficam suspensas.
    6 points
  2. Eu dou mais dois dias para acontecer isso .
    6 points
  3. Vou dar meus dois centavos muito rapidamente porque estou com pouco tempo disponível, mas acho que vale pontuar algumas coisas. Não vou ficar discutindo teoria sobre os minerais que a água deve ou não conter, seja porque não compreendo totalmente, seja porque o tema é novo e complexo. Pra isso, sugiro fortemente a compra do livro quando sair a segunda edição. Dito isso, tem-se que a água boa pra café tem uma certa proporção entre dureza permanente (GH) e dureza temporária (KH). Dureza permanente é representada especialmente por Cálcio e Magnésio e a temporária pelo Bicarbonato. Em geral, é tida como uma medida favorável algo próximo à proporção de 2:1 entre GH:KH em equivalente de CaCO3. O Water for Coffee book traz essa medida, a SCAA recomenda algo parecido e muitos sites mundo afora também vão mencionar algo nesse sentido. Não vou entrar em minúcias, mas você calcula o valor fazendo a seguinte conta com os dados fornecidos pela companhia de tratamento de água local ou pela garrafinha de água mineral: GH= [Ca em mg/l]x2,5 + [Mg em mg/l]x4,2 a KH=[bicarbonato em mg/l]*0,8. Não conheço praticamente nenhuma água mineral em que o bicarbonato não esteja em notável excesso em relação a Cálcio e Magnésio, consideradas essas diretrizes. Não é por outra razão que o projeto da Peak Water resolveu manipular o bicarbonato, que é jeito o mais simples de trazer a proporção pro nível ótimo. Claro que águas superficiais muito moles, como é o caso de Porto Alegre, podem (como é o caso aqui) ter a proporção mais próxima do ideal, de forma que a utilidade da jarra, se usada com essa exclusiva finalidade de filtrar água da rede, poderia ficar limitada. Porém posso dizer que já fiz experiências com a proporção 2:1 desde águas muito moles até aguas relativamente mais duras, e a bebida resultante é consideravelmente diferente. Então com a jarra você ganha a flexibilidade de poder adaptar águas mais mineralizadas para o preparo de café, caso em que o bicarbonato sempre é um obstáculo. Assim, sabendo que uma jarra filtrante da Pentair ou equivalente local já custa mais de 100 reais, no meu ponto de vista, considerando o que pontuei, acho um investimento bem interessante.
    3 points
  4. hehehe Faz parte do hobby, caçarmos sarna para se coçar, ou seja, testar e testar, mas é uma boa solução para quem só tem o mini e ocasionalmente ocorrer de moer um volume maior de café, o torneiro fez em 5 min e cobrou 10 reais. Realmente @carlos eduardo não orna nem um pouco com a bancada hahhaha, mas pode deixar guardada em alguma das gavetas
    3 points
  5. Sim João, a felow produz a falsa crema igual aos filtros pressurizados. Abraços
    2 points
  6. É @Marcão , de espresso não manjo nada, mas minha mãe tem um cafeteira simples DeLonghi há anos, imagino que seja dessas pressurizadas. O café sai bem como na foto que mostraste. E em relação à bebida, é como se fosse uma moka mais fraca, menos encorpada (acho que ela deixa passar mais café, para render mais), e com essa espuminha aí. É gostosinha, mas realmente não tem nada a ver com os espressos que tomo em locais melhores rs
    2 points
  7. Pronto, bravo mini devidamente motorizado, com a base ficou moleza utilizar com a parafusadeira, rápido e sem o menor esforço, tenho uma outra parafusadeira da dewalt pequena, tenho que testar para ver se o torque da conta. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    2 points
  8. tenho uma pequena não lembro a marca que não aguentou o torque, uma dewalt menor e ergonomica deu certo, mas essa vou dar para meu irmão, essa bosh pode ser uma boa para quem não tem, mas pra mim já deu, chega de comprar mais apetrechos hehehehe
    1 point
  9. Rogério esse é o melhor! Compacto, potente, e funciona apenas pressionando sem nenhum botão. Tem cinco controles de torque e para quando encontra resistência maior que o torque aplicado. Embreagem inteligente bosh Go. Lançamento!!!
    1 point
  10. @Solano, ainda apanho com oven spring , e sim, o problema é o modelamento, para um bom crescimento no forno tem que ter uma modelagem apertada, mas não só isto, por vezes eu passo o momento de fazer a modelagem final, neste caso mesmo apertando não vai mais ter pestana, por exemplo. E estando tudo perfeito , se avançar o ponto em que foi para o forno, lá se foi a pestana também, o crescimento ainda vai ter, mas mais moderado.
    1 point
  11. @Henrique - RJ Por que vc não pega um mimoso tradicional? o moedor nem chegou ainda e já esta dando dor de cabeça para vc, essa engrenagem nunca vai moer de forma satisfatória, o pessoal do cdc já deu várias dicas em outros posts seus, e vc fica apertando na mesma tecla sempre... pega os 200 que vc ta pensando em gastar nesse mimoso de ouro, compra uma balança, um mimoso normal e um tamper, ai vc vai ver suas extrações melhorarem bastante.
    1 point
  12. Henrique pode ser de cereal também, mas de café não é, isso posso garantir. Em relação ao filtro, cara já tem tópicos aqui no forum falando sobre o assunto, o filtro pressurizado, ele produz uma "falsa crema", ele "força" a produção de espuma limitando a saída do fluxo por apenas um furo, mas não é a crema real de um espresso, pra conseguir a crema real, você vai precisar sim despressurizar o filtro, aí o fluxo sai por todos os furos do filtro, e aí sim a moagem e a compactação vai ser preponderante para uma boa extração, só pra ter uma idéia olha as duas fotos abaixo, uma é a extração em um filtro pressurizado e outra em um despressurizado, olha a diferença: Extração em um filtro PRESSURIZADO: Extração em um filtro DESPRESSURIZADO:
    1 point
  13. Obrigado @Gilberto! Sem pressa, só para não perder o costume de ter alguém por aqui perguntando os prazos e parecendo ansioso
    1 point
  14. Sei não , tô achando que esse negocio não vai ornar na sua bancada de café.
    1 point
  15. Sem querer palpitar , mas palpitando, não seria mais fácil vc retirar a cogumelo e ver o nível de calcificação. Nas E61 ela é um bom indicador.
    1 point
  16. Novidade boa? Nenhuma. Mas ruim tem.
    1 point
  17. @Solano, O miolo está perfeito, não tem nada de errado. O pão está bonito.
    1 point
  18. @Solano, a previsão sempre piora, rsrsrsrs o suporte de alumínio pego esta semana, aí segue para anodização. As bases chegam em 10 dias, aí vão para Usinagem, polimento e pintura. Previsao: final do mês.
    1 point
  19. Sou mineiro radicado no Rio de Janeiro, mas quando fui a Recife conheci duas cafeterias muito boas. A primeira é a Borsoi Café, em Boa Viagem. O barista/dono é o George Gepp, figura muito bacana que comanda excelentes extrações para espresso e para alguns métodos coados. Quando fui lá fui muito bem recebido e o clima da cafeteria é muito massa! A galera trabalha sorrindo, brincando, mesmo com o movimento pegando fogo por lá. O cuidado é impecável com todos os aspectos para se chegar a uma bebida ótima na xícara, da água à apresentação. Tem também uns sandubas maneiros, como o pão de queijo recheado com lombo, que eu, como autêntico mineiro, não pude deixar de comer. Imperdível. A outra cafeteria digna de nota que conheci foi a Kaffe, acho que também é Boa Viagem. Não provei o espresso, apenas dois métodos coados, que estavam muito bons. Eram cafés de produtores conhecidos e premiados, torrados lá em Recife. Tem também um espaço para cursos e experiências "cafeísticas" lá. Vale a pena conhecer também. Além dessas, que pude conhecer, acompanho o trabalho do pessoal da Malakoff, que tem duas unidades, uma no Prado e outra no Paço do Frevo, no Recife antigo. Mas infelizmente não tiver tempo para visitá-los, ficará para a próxima estadia.
    1 point
  20. No site do Botini há, basicamente, 4 produtos para café: um despolpador (que tem não dentes parecidos com os da foto, trata-se de uma tela) e dois moedores (um mimoso e outro elétrico), o terceiro moinho é 'multiuso'. Da marca e para café só isso ... Não consegui anexar a foto.
    0 points
  21. Henrique, tira uma foto lá do moedor da loja, tá com cara de ser engenho de cana e não o moinho de café. Em relação ao moedor de lâminas, cara na boa, é muito ruim velho, você só tá conseguindo extrair porque tá usando um filtro pressurizado, experimenta tirar num filtro despressurizado pra ver a diferença, to falando porque já tive um moedor destes de lâminas, a moagem é completamente irregular, e o café esquenta pra caramba por causa da velocidade da rotação, é tipo colocar café num liquidificador, nem se compara com um moinho de mós cônicas ou planas. O Mimoso que o pessoal cita aqui, é muito diferente, ele tem um esquema de mós cônicas, e a moagem é muito, mas muito mais consistente do que qualquer triturador de lâminas. Mas repito, você só vai perceber essa diferença que estamos falando se você usar um filtro despressurizado, porque no filtro pressurizado todas estas irregularidades de moagem não vão aparecer, agora num filtro despressurizado, se a moagem não tiver boa, a extração fica horrível, sai sem crema, e o tempo da extração muda completamente por causa da moagem. Pra ter um parâmetro, em um filtro despressurizado, o tempo de extração tem que ficar de 25-30 segundos pra 30 ml, pra chegar nisso, tem que combinar a moagem e a compactação, a torra influencia muito também, mas nada disso aparece se usar filtro pressurizado.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...