Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Vitor Costa

Senior Members
  • Content count

    168
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Vitor Costa last won the day on January 29

Vitor Costa had the most liked content!

Community Reputation

155 Bom

About Vitor Costa

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    V60, FP, AP, moka Bialetti, Clever, Hario Slim, Gooseneck Kettle, Baratza Encore, Poemia

Recent Profile Visitors

645 profile views
  1. Xícaras do clube. Compra coletiva.

    A minha chegou em ótimo esta do! Aproveitei pra tirar um espresso nela. Foi um café do Coffee Lab, do produtor Meneguete. BR 50%, ficou muito bom!
  2. @Sinha Eles tem micro ajustes de moagem sim. É um moedor stepless, isso significa que não tem numeração na moagem, é uma peça que você gira pra mais grosso ou mais fino. A qualidade da moagem deve ser melhor que o porlex chinês e durabilidade bem maior também. Se você tiver espaço pra ele na sua casa eu recomendo um Mimoso a qualquer outro nessa faixa de preço.
  3. Tem esse porlex chinês no ML já, bem barato sem ter que esperar 3 meses pra vir da China: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986133632-moedor-de-cafe-manual-inox-e-lminas-cermica-3091-_JM Outra opção melhor que o Cadence é o Mimoso (ou Botini), moedores também manuais, que ficam fixos na mesa. Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-959808161-moinho-moedor-manual-de-cafe-profissional-botini-b03-_JM A acidez que você reparou pode ser muitas coisas, os mais prováveis: característica do café, oxidação exagerada ou mesmo uma sub-extração do café na hora do preparo. Pela sua descrição eu arriscaria dizer que pode ser mais os dois primeiros fatores mesmo. Sendo assim, ter um moedor e comprar sempre cafés frescos (menos de um mês de torra) vai te ajudar muito!
  4. Peak Water

    Nossa, isso parece bom Rodrigoks. Seria uma ótima opção pra gente do Brasil. Queria saber quanto de Mg ele acrescenta... Se alguém aqui quiser comprar e nos falar da experiência...
  5. Peak Water

    Ele pode ser muito eficiente em filtrar a água, isso não quer dizer que ele seja o melhor filtro para o preparo de café. Uma água boa de beber não é necessariamente a boa água para a extração. É necessário levar em conta a fonte de água que você está usando para abastecer o filtro, por exemplo. Se a água da sua cidade tiver muito bicarbonato, mesmo filtrando no filtro de barro, a água não vai ter sua concentração de bicarbonato (nem de outros sais) reduzida, apenas impurezas removidas. Fora isso, a água desse filtro fica com aroma e sabor perceptivelmente alterados. Independente desse sabor ser agradável ou não para a pessoa que bebe, isso quer dizer que substâncias são dissolvidas na água, não sei quais substâncias e como elas podem afetar a extração do café, porém arriscaria dizer que não influenciam de forma positiva. Lembrando aqui que não estou falando do gosto pessoal de cada um se a água do filtro de barro é gostosa ou não e sim de como esses compostos químicos afetarão as reações químicas que acontecem na dissolução do café na água. Para entender melhor o efeito do filtro de barro na água eu precisaria saber um antes e depois dos compostos químicos dela. Mas claro que tem todo o fator emocional do filtro de barro, isso por si só já vai ser um fator importante pra algumas pessoas preferirem ela....
  6. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique, vê se vai no próximo CDC Rio, aí você fala pessoalmente com a gente e vai ter uma boa noção do que é um espresso de verdade. Fica de olho nesse tópico pra saber a data:
  7. Peak Water

    Excelente explicação! Faz bastante sentido mesmo. Quando eu li o livro eu tinha ficado incomodado com o fato dele ter igualado o Mg com o Ca, no sentido de eles corresponderem de forma positiva igualmente na extração. Achei estranho, mas não tinha nenhuma outra literatura pra consultar. Espero também que eles melhorem esse quesito no próximo livro, além de falar sobre os outros compostos químicos da água. Com essa "correção", existem algumas águas minerais que já conseguem enquadrar o GH dentro da faixa recomendada pela SCAA. Os 68mg/L de Ca de GH viram ~27mg/L de Ca na composição. Só fiquei com uma dúvida: no gráfico de GH e KH do livro, para traduzir aqueles números para o padrão da SCAA eu tenho que usar a fórmula inversa? GH= [Ca em mg/l] / 2,5 + [Mg em mg/l] / 4,2 a KH=[bicarbonato em mg/l] / 0,8 Isso porque ele mediu aquela tabela com os kits de CaCO3, é isso @Rodrigoks ? Aí no caso um KH de Ca de 75mg/L que ficava na parte de ideal brew zone corresponderia a 30mg/L de Ca real na água, tá certo?
  8. Peak Water

    Aí vai ser bom, ein!
  9. CDC RIO - Reunião

    Pessoal, próximo encontro vai ser nesse sábado 14/04 no Cafuné às 10:30. Meio em cima da hora, mas é porque temos uns cafés gringos pra provar e eles vão ficar velhos se esperar mais!
  10. Olhando um pouco mais o código entendi que está sendo usado um SSR simples com apenas 2 estados. Isso responde minha primeira pergunta...
  11. Alguém sabe qual tipo de SSR foi usado, tipo estado sólido ou tipo dimmer? E olhando os códigos fiquei com uma dúvida. Ele até indica o ponto que deveria ser comentado para usar somente um termopar, mas acho que está trocado. Ele diz pra comentar o termopar2 que é justamente o que é usado pra ajustar o PID do SSR. Alguém chegou nesse nível de detalhe?
  12. Maravilha, @André Santos Savini era isso que eu queria! E sim, na pipoqueira, já vi projetos de torrador muito legais baseados nela. Tem esse vídeo aqui, que apesar de não ser uma pipoqueira leva o mesmo conceito (usam uma pistola de ar quente + soprador de ar + software artisan)
  13. Pessoal, alguém chegou a implementar o arduino com a interface para o SSR controlar a curva de temperatura? Logo no início do post é comentado sobre isso mas não vi mais detalhes. Depois vi o tutorial do Bruno (muito bom por sinal), mas ele desenvolveu só a parte de log de curva. No próprio site do RoastLogger eles falam de um componente chamado TC4, mas não vi mais detalhes ainda. Estou começando a estudar essas modificações pra minha pipoqueira...
  14. Peak Water

    @Rodrigoks Agora que você citou esse termo consegui achar alguma coisa na internet. Parte do site oficial deles está fora do ar agora que eles pararam de vender a primeira edição, só achei referência a isso no home-barista.com. Tem alguma coisa a ver com o CaCO3, mas não entendi direito. Como o pessoal citou lá mesmo, agora o gráfico ideal do livro ficou mais próximo do recomendado pela SCAA. Você sabe mais sobre esse CaCO3?
  15. Peak Water

    @Rodrigoks De onde você pegou essa fórmula? GH= [Ca em mg/l]x2,5 + [Mg em mg/l]x4,2 a KH=[bicarbonato em mg/l]*0,8 Que eu saiba os componentes listados na garrafa já são os ions isolados de cada substância e por isso seria o valor final, mas posso estar enganado. É diferente no caso de se montar uma água com diluição de sais, em que se tem sais contendo Mg, Ca ou Bicarbonato, daí é necessário levar em conta o peso molecular de cada um. Por exemplo, em uma garrafa que tenho aqui em mãos os seguintes componentes estão listados da seguinte forma: HCo3- (bicarbonato), Mg2+ (magnésio) e Ca2+ (cálcio) Além disso vem descrito como tais substâncias estando listadas em mg/L, ou seja, não seria necessário nenhuma conta mirabolante, seria apenas: GH = [Ca2+] + [Mg2+] em mg/L KH = [HCo3-] em mg/L Essas últimas são as fórmulas apresentadas no livro Water For Coffee Sobre a proporção "ideal" ser difícil de se achar naturalmente concordo. Nunca vi água que sequer o KH fosse igual ao GH, sempre maior... Para chegar nessa proporção só modificando a água, seja com diluição de sais, seja com a remoção do bicarbonato.
×