Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Vitor Costa

Senior Members
  • Content count

    135
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Vitor Costa last won the day on January 29

Vitor Costa had the most liked content!

Community Reputation

120 Bom

About Vitor Costa

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    V60, FP, AP, moka Bialetti, Clever, Hario Slim, Gooseneck Kettle, Baratza Encore, Poemia

Recent Profile Visitors

496 profile views
  1. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    Vale a pena sim, ele fica bom no espresso e em coados.
  2. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    @EduardoAlemao Dá um espresso mais exótico, com acidez mais marcante, pra quem gosta é muito bom!
  3. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    Calma, Henrique. Não é tão confuso assim. Dependendo do nível de experimentação de cada um nesse mundo de cafés especiais, é possível ter opiniões diferentes sobre o mesmo café. Eu particularmente acho que a linha básica do Mário é de fato uma linha de cafés básicos, mas isso porque já tive a chance de provar muitos outros cafés mais raros e com o espectro de aromas e sabores muito diferentes. Isso não quer dizer que a linha básica do Mário seja ruim, eu continuo tomando os cafés dele com alguma frequência. Quando eu falei que eram cafés básicos era porque existem cafés melhores, na minha opinião. No caso, o básico aqui é um bom café mas que não vai entregar uma complexidade absurda e pode conter alguns defeitos. Aparentemente você não teve ainda tantas oportunidades de provar vários cafés especiais diferentes, isso vem com o tempo mesmo. Prove o café do Mário, prove a linha básica, prove os cafés mais caros dele, prove outros cafés... Vá construindo sua própria opinião e gosto pelos cafés. Você chegou aqui querendo apenas um café doce, dá pra conseguir isso com o café do Mário sem dúvida, vá em frente! P.s.: Atualmente aqui em casa o melhor café que tenho é um café do Mário, um dos exóticos, dos produtores irmãos Briosque, que ganharam um campeonato da região deles com um café de 91 pontos. Um cafezão!
  4. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    Eu quis dizer os grãos básicos do Mário, porque ele tem cafés mais exóticos que o preço é maior. Por aquele preço de 35 reais é só a linha de cafés básicos dele.
  5. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    Recentemente também eu comprei o café do Robson (instagram robsonrribeiro28), achei bem doce no espresso. Melhor que os grãos básicos do Mário e mais baratos (25 reais o kg + frete). Tem que encomendar com ele via instagram.
  6. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    @Henrique - RJ Os cafés suplicy não são ruins, mas eu acho eles bem basicões. Não acho que seja o melhor café pra quem está procurando doçura. Alguns cafés do Mário tem uma doçura legal, como o Álvaro falou. Mas evite os de torra mais escura (o chocolate e o mais intenso). Talvez o amendoado ou o frutado sejam boas opções pra você, já devem te entregar um espresso mais doce sem ser muito caro (35 reais o kg + frete).
  7. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    @leogodoy Esse café do Rei do Mate tem história?
  8. Café sem açúcar é como morango sem açúcar

    @Henrique - RJ Existem sim cafés doces, mas é uma doçura diferente das bebidas adoçadas com açúcar. Vai ser difícil você achar, por exemplo, um café naturalmente tão doce que chegue a ser enjoativo de doce. O que eu acho mais comum de achar são cafés com aromas mais doces, que lembrem caramelo, amêndoas ou outros alimentos mais comumente associados a sabores doces. Às vezes eu deixo a xícara vazia suja de café secar e sinto o cheiro que fica, é bem comum sentir um cheiro doce e bem forte de caramelo. De qualquer forma pra mim existem sim cafés bem doces, aqui em casa eu costumo tomar eles com frequência. Pelo que você falou, esses grãos que você compra parecem ser bem ruinzinhos... Nunca ouvi falar que uma delicatessen do Rei do Mate venda café bom, porém nunca vi para afirmar. Recomendo que você vá mesmo em uma boa cafeteria aqui do Rio, posso sugerir o café Secreto (Largo do Machado), Pazos (Barra), Grave (Botafogo) e tome café lá, se possível tenta bater um papo com o barista do lugar e explica o tipo de bebida que você quer.
  9. Koar, o coador de café pernambucano

    @JoaoW É que eu gosto de ter já uma boa experimentação com um método para usar ele bem no meu dia a dia, ou seja, pra eu verdadeiramente conhecer um método eu preciso fazer diversas extrações. Fiquei com preguiça de fazer isso e acabei não fazendo nenhuma vez nem pra provar haha. Acabo recorrendo ao v60 ou método Lisboa porque já tenho mais experiência com eles. E eu faço o método Lisboa light, bem diferente do que o Lisboa faz. Apenas me inspiro no método dele nos quesitos temperatura, moagem e tempo de infusão, mas acabo fazendo uma versão mais simples para quando estou com pressa. Tem a ver com aquela receita padrão média que discutimos outro dia... uma receita não-perfeita mas que entrega um café acima da média.
  10. Koar, o coador de café pernambucano

    @Lisboa Santos Acho que não discordamos em nada. O que quis dizer e talvez não tenha ficado claro é que dentre os métodos de percolação sem infusão o que teria a extração mais homogênea seria qualquer um que não tivesse uma angulação para a passagem da água e isso pode ser feito na aeropress se a gente usar apenas a parte de baixo dela (sem o êmbolo) para fazer a extração. Seria um método normal mas sem apertar com o êmbolo no final. Quando falamos em método invertido (logo, com infusão) a extração pode ser feita homogeneamente mesmo com diferentes formatos porque depende muito mais do tempo de infusão do que da filtragem, como você mesmo falou. E sobre o Melodrip, ele faria sentido nessa aeropress sentido normal sem êmbolo justamente pra garantir que a água caia igualmente em todas as partes do café. Já para o uso do Melodrip para qualquer outro método (v60, kalita, etc) tenho um pé atrás. E é justamente essa extração com aeropress sem êmbolo que nunca fiz! Provavelmente por preguiça rs acabo fazendo só o método Lisboa...
  11. Koar, o coador de café pernambucano

    Esse papo de um método extrair mais doçura acho meio balela e muito subjetivo. A teoria de extração de café é a mesma independente do método escolhido, o café não entende qual método ele está sendo tirado, o resultado final vai ser um equilíbrio entre diversas variáveis, normalmente muito mais importantes do que o método escolhido. Claro que se você fixar todas elas e mudar só o método você pode sim ter um café mais doce, dependendo do método, mas poderia ter o café que quisesse, bastaria ajustar cada variável para ter o resultado desejado. E pelo que ele falou de o café passar mais rápido o café seria menos extraído, logo provavelmente mais ácido e não mais doce. É muito melhor focar em um único método e entender ele à fundo do que ficar comprando mil métodos diferentes e ficar usando a mesma receita pra todos. E na minha cabeça o formato mais eficiente para extração de café seria em uma aeropress sem o êmbolo, porque permitiria a água passar com a mesma pressão por toda a massa de café (uma ideia ainda é usar isso pra melhorar a distribuição da água). Esses métodos "angulados" (tipo v60, kalita, koar, etc) acabam tendo uma geometria mais complexa que provavelmente só vai fazer parte do café ser mais extraída do que outra, o café do fundo do filtro vai ser extraído de um jeito, o que ficou em cima de outro jeito e o das paredes do filtro de um terceiro jeito. Tô pra testar extrações dessa forma na aeropress tem um tempo, não sei porque ainda não o fiz... rs
  12. Cafeterias na Áustria e Romênia

    Fala Thales! Lá em Viena tem bastante cafeteria boa, quando meus pais viajaram pra lá eu dei uma lista pra eles passarem e trazerem café pra mim. Eu já me desfiz dessa lista, mas buscar as principais é bem fácil: joga "specialty coffee vienna" no Google, na época achei até alguns blogs com algumas opiniões sobre as cafeterias de lá. Se você ficar no centro de Viena vai ter muita opção!
  13. Mistura de torras

    Legal @yudi25089. Está torrando com o que?
  14. Mistura de torras

    @yudi25089 você está querendo comprar um blend ou fazer seu próprio blend?
×