Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Vitor Costa

Senior Members
  • Content count

    96
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

87 Neutro

About Vitor Costa

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    V60, FP, AP, moka Bialetti, Clever, Hario Slim, Gooseneck Kettle, Baratza Encore, Poemia

Recent Profile Visitors

411 profile views
  1. Cafeterias no RJ

    Pazos é alto padrão!
  2. Correio! #%@&!!!!

    Aqui em casa rola muito o "carteiro não recebido" e eles tentam em outro dia, sendo que na maioria das vezes tenho certeza que tinha alguém para receber a encomenda e sequer tocaram a campainha...
  3. Caflanno KOMPRESSO

    Olhando os vídeos da Cafflano, a maioria dos espressos que eles tiram dá uma crema bonita. Mas acredito que eles escolham bem o café que usam pra esses vídeos pra dar a impressão que é mais fácil do que é pra gerar crema, mas mesmo assim alguns poucos posts são com espressos com pouca ou nenhuma crema.
  4. Caflanno KOMPRESSO

    @LUW Esse da foto foram 15g, mas às vezes tiro com 14g também. Tenho usado o copo como tamper, não tenho nada melhor aqui que caiba.
  5. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Hélio Nascimento Gostei que agora tem opções de compra de menos quantidade (200g), pro meu caso vale mais a pena pois não tenho um gasto de café tão grande. Parabéns por realmente ouvir nossos feedbacks e aplicar as mudanças tão rápido. Pretendo comprar em breve o Taster Pack e o blend pra espresso, logo na minha próxima compra de cafés.
  6. Por um café mais doce - Sweet Coffee Spot

    @J. Coffee Nossa, eu fiz justamente o contrário! Hahaha eu passei água quente no porta-filtro pra pré-aquecer. Você pré-aquece a xícara? Se não a bebida pode acabar saindo não tão quente.
  7. Caflanno KOMPRESSO

    O Kompresso faz crema sim e crema bonita, mas tenho percebido que ele é muito suscetível ao café usado. Em máquinas de espresso tradicionais é possível extrair crema de praticamente qualquer café, mesmo que seja uma crema feia. No Kompresso, se o café naturalmente não gerar uma crema legal, é capaz de sair sem crema nenhuma ou ser muito difícil gerar a crema. Não ter crema não quer dizer que o café fique ruim, um dos melhores resultados de sabor que tive até agora foi sem a crema, mas o que todo mundo quer mesmo é crema, então... rs Segue uma extração bem bonita que consegui.
  8. Por um café mais doce - Sweet Coffee Spot

    Hoje eu experimentei extrações mais longas de espresso, seguindo as dicas do @J. Coffee Eu só tinha um café bem velho que caía bem pra espresso aqui, teve que ser com ele mesmo. Mas ele estava no vácuo e congelado até então. Usei uma temperatura de água baixa (menos de 90 graus, não tenho como ter precisão do número exato que foi), a moagem mais fina que consegui no meu moedor e 20g de café. Fiz o tamping com bastante firmeza. A extração durou 48s, 20g/43g. Gostei bastante do resultado, deu uma textura muito boa no espresso, parecia até um pouco a textura de um cappuccino. O café em si já tinha um pouco de amargor de torra, mas o amargor na bebida ficou bem amenizado e teve muita doçura. A finalização do café na boca ficou extremamente longa e prazerosa. Fiquei com um gosto bom na boca por quase 1h depois de terminar de beber. Pra um primeiro teste fiquei muito satisfeito, essa técnica salvou esse café, que até então não estava dando um café tão legal. p.s.: até tigrou!
  9. Por um café mais doce - Sweet Coffee Spot

    @JoaoW Porque você não usou a AP ou pressca? Ambos já reteriam o calor bem melhor do que a pitcher, sem contar a facilidade de coar depois.
  10. Caflanno KOMPRESSO

    Devo passar no Café Secreto amanhã, talvez eu compre um 22 pra brincar. Inclusive amanhã tem Vila Aberta lá no Secreto, devo passar lá por volta de 17h-18h. Se alguém quiser aparecer por lá... Só não vai ter o espaço que temos no Cafuné, ainda mais com o movimento do evento na Vila, seria mais um papo e um café mesmo.
  11. Caflanno KOMPRESSO

    Kompresso já em mãos! Confesso que demorei um pouco pra pegar o jeito dele, fiz três extrações sem crema, apesar de até ter acertado o equilíbrio do espresso uma das vezes. Aí peguei umas dicas com o LUW e finalmente consegui a tal crema! Ficou com BR 65%, doce e equilibrado pra um ristretto, nada amargo. Usei um café do Coffee Lab, o 785, torra de 18 dias. Uma moagem bem fina, mais fina que costumo usar na minha Poemia, 15g. Fiz o tamping com bastante força. Escaldei só o copo do shot e botei a água fervendo no cilindro até o medidor de 60ml. Pressionei com bastante força e deu nisso. Fiquei feliz com o resultado. Pela foto dá pra ver que a crema está se desfazendo de forma mais típica de uma super-extração, mas acredito que dê pra ajustar isso com certa facilidade. O que vou tentar na próxima vez é passar do medidor de 60ml, na maioria dos vídeos da Cafflano eles enchem quase até o topo. Acho que assim vou conseguir tirar um BR mais baixo sem precisar diminuir a quantidade de pó (15g), que é importante pra gerar a pressão.
  12. Por um café mais doce - Sweet Coffee Spot

    @J. Coffee Vou experimentar isso! Muitas vezes que a extração ia durar mais dos que os 30 segundos, por exemplo quando demorava muito pra começar a pingar o café, eu já cortava e começava de novo. Nunca pensei em fazer uma extração tão longa. A minha máquina até tem um controle razoável de temperatura, então eu consigo usar uma temperatura em torno de 85 graus também. E sobre o Sweet Spot tradicional, fiz ontem vários testes, comparando inclusive com o método Lisboa. Gostei bastante do resultado, quando achei o sweet spot pelo Sweet Spot consegui um café bem saboroso e complexo, sem nada de adstringência ou amargor. O do Lisboa também ficou bom, mas ficou menos complexo.
  13. CDC RIO - Reunião

    @riozebratubo Se eu estiver me lembrando corretamente (foram muitos cafés naquele dia), foi um café com acidez lática bem interessante.
  14. Por um café mais doce - Sweet Coffee Spot

    @J. Coffee Fiquei bastante curioso sobre essas extrações de espresso mais longas. Você pode falar um pouco mais sobre isso? Já ouvi de umas pessoas que estão testando isso e estão tendo resultados bem legais. Como funciona a dinâmica com a variável pressão? E a temperatura da água? Você tem dicas de como eu reproduzir isso sem ser um desastre total e amargar o café? rs
  15. CDC RIO - Reunião

    Eu ficaria com 250g pra coado e 250g pra espresso.
×