Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Vitor Costa

Senior Members
  • Content count

    176
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Vitor Costa last won the day on May 28

Vitor Costa had the most liked content!

Community Reputation

179 Bom

1 Follower

About Vitor Costa

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    V60, FP, AP, moka Bialetti, Clever, Hario Slim, Gooseneck Kettle, Baratza Encore, Poemia

Recent Profile Visitors

721 profile views
  1. Biscoito de sal antes do café

    O Ensei Neto já falou sobre sal e café no blog dele: http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-3/2015/8/19/quem-colocou-sal-no-meu-caf
  2. Aeropress

    Pessoal, alguém já usou uma capa para manter o calor mais retido na aeropress? Tiveram sucesso com isso? Estava pensando em criar minha própria capa, algo parecido com um cobertor para o corpo da aero. @Lisboa Santos ?
  3. Café no Village Mall (RJ)

    Fui no evento dois dias seguidos. Está bem bacana, dá pra se tomar bons cafés e comprar pacotes de café. A curadoria foi bem feita. Tem vários produtores lá vendendo café, o que acho bem legal. Pra quem puder ir amanhã ou domingo, eu recomendo.
  4. @RogerioD Esse comportamento do dimmer de ficar sempre no máximo costuma indicar que o dimmer queimou, nesse caso seria necessário substituir ele. Faça só esse teste com o termômetro que o @tencelcal falou, veja se você percebe diferença de temperatura. Se você quiser instalar o Roastlogger só pra pegar a temperatura é muito simples! Recomendo esse tutorial que o Bruno aqui do fórum fez: https://medium.com/@brunoportnoy/f63c1c714638 Apenas com o Roastlogger traçando o gráfico já vai te ajudar imensamente a traçar perfis de torra, ter o RoR das suas torras, poder compartilhar de forma fácil, etc.
  5. @tencelcal As oscilações estão baixas então! Acho que alguma oscilação é normal, não vai ficar tão smooth quanto o BT. Na minha cabeça esses torradores caseiros de forninho com tambor tem a temperatura mais estável, logo o RoR mais estável. Isso porque não tem um vento soprando pra afetar a massa térmica. Fora que não sei como você controla a temperatura aí, se for um dimmer ao invés de um SSR fica ainda mais estável. Eu testei primeiro o Roastlogger pra mac e travava muito. Agora estou usando no Ubuntu e não travou nenhuma vez. Depende muito do SO que você usa pra rodar ele também.
  6. @tencelcal Legal! Qual o tipo do seu torrador (tambor, pipoqueira, outro) ? A dinâmica muda um pouco de acordo com cada tipo. O termopar que eu usei já vem com uma proteção de metal, a leitura é até bem estável. O problema que tenho são dois: 1. Por eu usar uma pipoqueira e um SSR para controle do aquecedor, a resistência fica variando em ciclos pequenos entre ligada e desligada. Quando está desligada, como quase não tenho massa térmica retida, logo começa afetar (levemente) a temperatura dos grãos, mesmo nos poucos milissegundos que fica desligada. É possível perceber isso apenas na linha do RoR (que fica oscilando), no BT mesmo não é possível notar. 2. O meu cálculo de PID não está respondendo rápido o suficiente aos estímulos do ambiente para conseguir corrigir a curva de temperatura, por isso as barrigas ficam visíveis no BT. Para resolver os problemas tenho pensado em algumas coisas, mas ainda não apliquei nenhuma. 1. Botar alguma peça dentro da pipoqueira para acumular calor (chapa de aço, por exemplo); Dessa forma a inércia térmica será maior e a tendência é ter uma variação menor da RoR. 2. Fazer melhorias no software e nas configurações do PID. Obrigado pela dica! Vou atualizando aqui os avanços.
  7. Olá pessoal! Nessas últimas semanas, eu e o @riozebratubo estivemos trabalhando na automação de um torrador. Nossa base foi usar uma pipoqueira elétrica e o código que o @lipe_oa divulgou nesse tópico. Nossas principais inspirações foram o vídeo que postei anteriormente (https://youtu.be/BZEuagSot7E) e o torrador de amostras ikawa (https://www.ikawacoffee.com/for-professionals/). Desde então fizemos muitas modificações de software e hardware, esbarramos em muitos problemas e aprendemos muito no processo (arduino, eletrônica, etc). Nosso projeto ainda está um pouco distante de terminar, mas nós gostaríamos de dividir com vocês nosso avanço até agora. No estado atual, nosso torrador já pode: - captar a temperatura dos grãos - controlar a potência da resistência (heater) - controlar a potência do ventilador (fan) - fazer uma torra manual controlada via Roastlogger - fazer uma torra automática controlada via Action Table (sequência de ações de acordo com a temperatura) - fazer uma torra automática controlada via PID (ainda com algumas imperfeições) Algumas fotos... Alguns dos componentes usados Visão da bancada de trabalho Não economizamos nos dissipadores Curva de temperatura no modo automático via Action Table Curva de temperatura no modo automático via PID (as "barrigas" são as imperfeições que ainda precisamos melhorar em nosso projeto) Agora segue um vídeo do torrador funcionando no modo PID Pretendemos criar novas features e melhorar as que já existem. No futuro queremos criar um tutorial detalhado de todo o projeto, caso alguém queira replicar em casa. Antes disso, se alguém quiser falar sobre o projeto, saber detalhes, tirar dúvidas ou nos ajudar, só falar com a gente! Valeu, galera!
  8. Aeropress

    @Gabriel Simões Tem mais uma variável muito importante: a água. Mesmo que você tivesse usado a mesma temperatura, águas diferentes podem dar cafés absurdamente diferentes.
  9. Xícaras do clube. Compra coletiva.

    A minha chegou em ótimo esta do! Aproveitei pra tirar um espresso nela. Foi um café do Coffee Lab, do produtor Meneguete. BR 50%, ficou muito bom!
  10. @Sinha Eles tem micro ajustes de moagem sim. É um moedor stepless, isso significa que não tem numeração na moagem, é uma peça que você gira pra mais grosso ou mais fino. A qualidade da moagem deve ser melhor que o porlex chinês e durabilidade bem maior também. Se você tiver espaço pra ele na sua casa eu recomendo um Mimoso a qualquer outro nessa faixa de preço.
  11. Tem esse porlex chinês no ML já, bem barato sem ter que esperar 3 meses pra vir da China: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986133632-moedor-de-cafe-manual-inox-e-lminas-cermica-3091-_JM Outra opção melhor que o Cadence é o Mimoso (ou Botini), moedores também manuais, que ficam fixos na mesa. Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-959808161-moinho-moedor-manual-de-cafe-profissional-botini-b03-_JM A acidez que você reparou pode ser muitas coisas, os mais prováveis: característica do café, oxidação exagerada ou mesmo uma sub-extração do café na hora do preparo. Pela sua descrição eu arriscaria dizer que pode ser mais os dois primeiros fatores mesmo. Sendo assim, ter um moedor e comprar sempre cafés frescos (menos de um mês de torra) vai te ajudar muito!
  12. Peak Water

    Nossa, isso parece bom Rodrigoks. Seria uma ótima opção pra gente do Brasil. Queria saber quanto de Mg ele acrescenta... Se alguém aqui quiser comprar e nos falar da experiência...
  13. Peak Water

    Ele pode ser muito eficiente em filtrar a água, isso não quer dizer que ele seja o melhor filtro para o preparo de café. Uma água boa de beber não é necessariamente a boa água para a extração. É necessário levar em conta a fonte de água que você está usando para abastecer o filtro, por exemplo. Se a água da sua cidade tiver muito bicarbonato, mesmo filtrando no filtro de barro, a água não vai ter sua concentração de bicarbonato (nem de outros sais) reduzida, apenas impurezas removidas. Fora isso, a água desse filtro fica com aroma e sabor perceptivelmente alterados. Independente desse sabor ser agradável ou não para a pessoa que bebe, isso quer dizer que substâncias são dissolvidas na água, não sei quais substâncias e como elas podem afetar a extração do café, porém arriscaria dizer que não influenciam de forma positiva. Lembrando aqui que não estou falando do gosto pessoal de cada um se a água do filtro de barro é gostosa ou não e sim de como esses compostos químicos afetarão as reações químicas que acontecem na dissolução do café na água. Para entender melhor o efeito do filtro de barro na água eu precisaria saber um antes e depois dos compostos químicos dela. Mas claro que tem todo o fator emocional do filtro de barro, isso por si só já vai ser um fator importante pra algumas pessoas preferirem ela....
  14. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique, vê se vai no próximo CDC Rio, aí você fala pessoalmente com a gente e vai ter uma boa noção do que é um espresso de verdade. Fica de olho nesse tópico pra saber a data:
  15. Peak Water

    Excelente explicação! Faz bastante sentido mesmo. Quando eu li o livro eu tinha ficado incomodado com o fato dele ter igualado o Mg com o Ca, no sentido de eles corresponderem de forma positiva igualmente na extração. Achei estranho, mas não tinha nenhuma outra literatura pra consultar. Espero também que eles melhorem esse quesito no próximo livro, além de falar sobre os outros compostos químicos da água. Com essa "correção", existem algumas águas minerais que já conseguem enquadrar o GH dentro da faixa recomendada pela SCAA. Os 68mg/L de Ca de GH viram ~27mg/L de Ca na composição. Só fiquei com uma dúvida: no gráfico de GH e KH do livro, para traduzir aqueles números para o padrão da SCAA eu tenho que usar a fórmula inversa? GH= [Ca em mg/l] / 2,5 + [Mg em mg/l] / 4,2 a KH=[bicarbonato em mg/l] / 0,8 Isso porque ele mediu aquela tabela com os kits de CaCO3, é isso @Rodrigoks ? Aí no caso um KH de Ca de 75mg/L que ficava na parte de ideal brew zone corresponderia a 30mg/L de Ca real na água, tá certo?
×