Ir para conteúdo

Electrolux Chef EMC10


Postagens recomendadas

Olá amigos estou montando meu cantinho aqui http://www.imgfans.com.br/NR/Dez13/13/image.jpg e vi vários (acho que o nome e este) tamper de inox lindos. Minha dívida e qual devo comprar comprar? Pq a maioria que eu estou vendo e de 51 milímetros e não sei qual comprar esta cafeteira, sei que neste tipo de cafeteira não precisa apertar tanto mais que e bonito é!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico de fotos para o cantinho do café, caso você deseje postar lá a foto. Eu comprei um tamper pra minha máquina antiga no ebay. Era de 51mm, enquanto o filtro era de 53 mm, eu acho. A loja do cdc vende tamper e acho que sob medida. Talvez seja a melhor opção (ebay demorou 42 dias pra chegar da China à minha casa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alessandro, começando seu cantinho, parabéns!

 

Temos um tópico de medidas de tamper para cada máquina. Use a busca para localizar.

 

A lojinha do Clube faz o tamper que você quiser. Os tampers comprados agora serão enviados no começo de janeiro, mas certamente não serão 40 dias para a entrega. :)

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana seu cantinho. Poste lá no tópico do cantinho do café.

 

Quanto ao tamper o pessoal já deu as dicas aí.. O CDC tem o tamper personalizado do clube, tem o tamper da Expresso Brasil, JC Tampers que já está de férias (só retorna as atividades em janeiro), e o eBay (este tem bastante coisa, resta saber se vale a pena importar).

 

Como você já disse, como está extraindo com filtros pressurizados, não há a necessidade de tamping. Porém, como é desejo de todo mundo que inicia no café, despressurizar os filtros, aconselho a comprá-lo logo.

 

Inté!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá confrades do café,

 

Sou novo tanto por aqui como na arte do barismo. Chegou hoje minha Electrolux EMC10 com um moedor Cadence. Sei do receio dos purista quanto ao thermoblock como também a esse famigerado moedor. Quanto ao moedor, tiro duas conclusões: Falam mal, mas ele serve para iniciantes! Eu, na posição de um iniciante, acredito que poderei aprender muito com ele (principalmente por que a espessura de moagem é controlada na mão e no olho! Isso me obrigará a experimentar e aprender por tentativa e erro - algo que considero deveras importante para o aprendizado). Quanto a cafeteira, ainda não posso tirar as devidas conclusões. Meu primeiro shot, mesmo depois de passar umas quatro vezes a água sem o café, ainda saiu com um pouco de gosto do "plástico novo". Repeti o processo de limpeza inicial mais algumas vezes, o que melhorou o gosto.

 

Meu problema: Conseguir vaporizar o leite corretamente. Pretendo comprar uma leiteira ["pitcher" para os puristas] pequena (entorno de 90ml ou 180ml) para adaptar melhor com a máquina. Primeiro tentei usar uma leiteira grande, mas o bico nem atingia o leite. Depois usei uma leiteira menor, e mais da metade do leite, mesmo depois da vaporização (demorada, pois eu esperei bastante) continuou leite. Então pretendo comprar essa leiteira para futuras experiências.

 

Preciso assim de umas dicas para essa cafeteira:

  1. Quanto de leite usar para conseguir tirar um leite vaporizado realmente cremoso (ou seja, que não seja 2/4 de leite, 1/4 de creme e 1/4 de espuma)?
  2. É recomendável uma leiteira de 90ml ou 180ml (lembrando que ela deve ser pequena, pois o tubo de vaporização é pequeno, isto é, não "entra muito fundo" em uma leiteira grande).
  3. Quanto tempo devo levar para fazer um creme bacana no leite?
  4. Vocês falaram bastante da moagem específica para essa cafeteira. Tem como especificar melhor, dando uma descrição mais detalhada de como fica o café moado com as características adequadas para essa máquina?
  5. Vocês falaram sobre filtros pressurizados e despressurizados, pode alguém me falar qual é o fucking funcionamento de cada um? Qual é a diferença e tals...?!
  6. Alguém me responder com mais detalhes por que quando termino de tirar um shot o tambor que fica o café (não me lembro do nome específico desta parte da máquina) fica com água sobrando? Eu sinceramente não consegui entender o por que fica com isso. Ainda que seja normal essa máquina, que tem filtro pressurizado, termobloco, (etc), tenha isso, eu gostaria de entender o por que fica assim.

Antes que me perguntem sobre a qualidade do pó. Sou amigo do dono da principal cafeteria da minha cidade, ele me deu um pacote de 1kg de grãos torrados, que ele usa na cafeteria, para que eu experimentasse. Mais tarde eu digo o nome do café (estou longe da cozinha e com preguiça para ir lá ver o nome).

 

Acho que é isso.

Estou animado em conhecer mais desse mundo dos espressos.

Agradeço desde já a quem responder, como a todos pelo fórum. Já tirou várias dúvidas minhas!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deve ter isso espalhado pelo fórum, mas vamos lá:

5 - filtro pressurizado (ou pressurizador) tem uma parede dupla na parte de baixo. Há mais buracos na parte que fica em contato com o pó. Com isso se cria uma dita falsa crema, mesmo se seu café não é tão novo. O despressurizado não tem esse artifício de aerar o expresso: what you see is what you get. Filtros pressurizados costumam ser a regra na maioria das máquinas de entrada.

 

6- A água sobrando provavelmente tem a ver com a máquina não ter uma válvula que desvia a pressão para bandeja depois da extração (de três vias ou solenoide). Até há máquinas com termobloco com essa válvula (estou vendendo uma nos classificados), mas não são comuns. Também acho que há máquinas com caldeira sem essa válvula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José, estou na mesma do Kherian, porém já tenho quase 1 ano de crema silver eletrolux. Essa crema falsa acho nojenta, porém estava tentando ver alguma outra cafeteira até uns 1000 reais que não desse essa falsa crema, ou seja com filtro despressurizado. Você ou algum membro poderiam indicar uma boa para eu fazer o primeiro up? Ou as de capsulas seriam as mais baratas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Laercio,

eu pessoalmente não nutro sentimentos tão fortes em relação ao faux crema, mas às vezes você consegue filtros despressurizados para sua máquina. Eu até estou vendendo uma usada de termobloco que vem com filtros despressurizados, mas não sei se pra você valeria a pena. Talvez fosse o caso de tentar despressurizar seu filtro (tem gente que serra a segunda parede e transforma o filtro em um despressurizado).

As de cápsula (Nespresso?), como o Rodrigo falou, em geral também usam um sistema pressurizador que produz a falsa crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José, estou na mesma do Kherian, porém já tenho quase 1 ano de crema silver eletrolux. Essa crema falsa acho nojenta, porém estava tentando ver alguma outra cafeteira até uns 1000 reais que não desse essa falsa crema, ou seja com filtro despressurizado. Você ou algum membro poderiam indicar uma boa para eu fazer o primeiro up? Ou as de capsulas seriam as mais baratas?

 

Laercio o que esta acontecendo com vc acontece com quase todo mundo , por exemplo eu levei 8 anos ate decidir sair de filtro pressurizado , pensando em maquinas novas , no Brasil nessa faixa de preço tem as gaggia , desde a color por 998 ate a twin por 1500 no walmart , se vc quiser algo mais barato que a color , vai acabar trocando 6 por meia duzia , algo melhor que a twin já pula para mais de 3500 pela Silvia.

O problema é que seu moedor eu acho que é de laminas e usar moedor de lamina com filtro despressurizado não vai dar certo , acredite , vc tem que trocar primeiro de moedor.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso você não queira pagar muito em um moedor elétrico, tem os manuais, que também são de mós (em vez de hélice) e têm qualidade boa pra expresso. Tinha um posto sobre um cupom para comprar um Porlex no ebay que saía por menos de 50 USD (em geral não taxados pela alfândega). O maior problema é esperar sabe lá quanto tempo (comprei um portafiltro sem fundo que está na alfândega de Curitiba desde 14/11!).

Enfim, só queria alertar para a exsitência dos manuais. Acho que o Armazém do Café também vende o Hario manual (na loja de Ipanema tinha). O negócio dos elétricos é que são grandes pra pedir pra alguém trazer e comprar importando não vai compensar em relação a comprar direto do Alexandre (sem falar que ele é representante oficial da Baratza e oferece assistência também). Bem, fica a dica dos manuais, caso você não se incomode em rodar a manivela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Galera.

 

Tenho um Krups GVX242, 17 níveis de moagem.

 

Moendo no nível 4 e ajustando a qtde de pó, consegui melhorar as extrações, uns 35 ml em 24 segundos, mas realmente a "coisa" não é nada simples.

 

Obrigado pelas dicas, sem isso eu não saberia que rumo tomar!!

 

Qual é, mais ou menos, a consistência do pó nesse ajuste de moagem? Outra coisa, conseguiu um filtro despressurizado que cabe nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deve ter isso espalhado pelo fórum, mas vamos lá:

5 - filtro pressurizado (ou pressurizador) tem uma parede dupla na parte de baixo. Há mais buracos na parte que fica em contato com o pó. Com isso se cria uma dita falsa crema, mesmo se seu café não é tão novo. O despressurizado não tem esse artifício de aerar o expresso: what you see is what you get. Filtros pressurizados costumam ser a regra na maioria das máquinas de entrada.

 

6- A água sobrando provavelmente tem a ver com a máquina não ter uma válvula que desvia a pressão para bandeja depois da extração (de três vias ou solenoide). Até há máquinas com termobloco com essa válvula (estou vendendo uma nos classificados), mas não são comuns. Também acho que há máquinas com caldeira sem essa válvula.

 

Quanto ao filtro pressurizado/despressurizado eu vou ver se algum dos amigos têm alguma indicação de filtro para comprar (e onde comprar) que encaixe corretamente nela. Havia percebido que a crema dela é meio forçada. A quantidade chega a parecer que é espuma, e não crema...

 

Quanto a sobra de água, ela tem um sistema que joga a água da despressurização da máquina direto na bandeja sim. Notei isso nela agora pouco! Toda vez que faço café nela eu pego um pano e coloco sobre a bandeja, e mando "passar o café" de novo, mas sem o filtro, deixando a água passar direto. Sempre cai uns grãos de café moído no pano junto com a água quente (ouvi falar disso em um vídeo. Eles falaram para sempre fazer isso, passar uma água sem o filtro para ajudar a não entupir a máquina). Logo que eu passei a água eu tirei a bandeja, e nisso a máquina começou a liberar a pressão e a água escorreu direto para a bandeja, por baixo... Contudo, outro dia eu fiz um café e, quando tirei o filtro com o café, ele não ficou cheio de água. Pelo contrário, ficou quase seco e compactado. Acho que preciso acertar a mão na hora de moer e de acalcar o café...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu tenho essa cafeteira e não tive uma boa experiencia na primeira tirada do espresso. Acredito que a pressão estava acima da capacidade do porta filtro resistir e um dos três "dentes" que prendem o porta filtro na maquina se partiu.

 

Gostaria de saber se eu consigo encontrar em algum lugar esse porta filtro para comprar. Fui em uma loja autorizada da electrolux aqui no rio de janeiro e não encontrei disponível para a EMC10.

 

Que solucao eu poderia encontrar? Usar o porta filtro da chef crema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Galera!!

 

Depois de 3 semanas pesquisando, decidi pela compra da EMC10. O engraçado que 1 chegou o moinho (mimoso), depois comprei o café (Sul de minas, região mogiana - Suave-) e ontem chegou a Máquina de café Expresso - EMC10.

 

Olha, sou novato ainda no assunto. Mas, sinceramente eu gostei bastante da máquina: é bonita, bem charmosa e enfeita bem a cozinha, e de fácil manuseio.

 

O peso dela é maior do que a outra que tinha comprado (Oster-P-50 - Que veio com defeito) - e devolvi a máquina. O peso ajuda na hora de girar o porta-filtro, não escorrega fácil.

 

Mãos a obra: moi o grão de espessura média quase grossa (o indicado pelo manual), preparei o filtro, e Tchan: O café saiu super quente, com crema, e um gosto muito bom para mim, por ser meu 1 café. Suave, aroma achocolatado, e de pouca acidez. Me surpreendi com o resultado.

 

Depois fui vaporizar o leite, por sinal o leite saiu bem quente, mas, achei que fez pouca espuma, ainda não consegui acertar - Afinal só tem 1 que estou com ela neh..kk um dia eu acerto.

 

Enfim, recomendo a todos. Tem um thermoblok (placa de aquecimento), que funciona bem, as chicaras ficaram quentes.

 

Estou satisfeito com o produto até agora.

 

 

Bom dia.

 

Onde você comprou o moedor mimoso???

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, existe um tópico só sobre os Mimoso.. Dê um pesquisar que vai encontrar.. Há várias referências de onde comprar. Inclusive o Fogo tem um destes e acha muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mercado Livre com certeza tem.. Mas acho que no tópico do Mimoso está mais bem discutido. Sobre modelos e fabricantes, manuais ou elétricos.

 

Só vale a pena lembrar que em qualquer destes, parece que a regulagem de moagem é um saco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só precisa de lugar para instalar né?

 

Precisaria tipo uma bancada resistente para prender ele bem.

 

Olha se não tem referência de fabricante por aqui..

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/344-moinhos-tipo-mimoso/

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/336-moinho-mimoso-eletrico/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei a minha Chef na terça feira, tentei tirar alguns expressos e foi uma desgraça rs... ficava apenas gotejando.

ai comecei a pesquisar aqui no forum e foi no tópico da Mondial C-08 que ví uma menina falando sobre.

 

Entao...

 

Eu fiz do jeito que ela falou.

OBS: nao tenho um moedor ainda, estou usando um café floresta que eu comprei no centro de sao paulo, na cafeteria floresta do Ed. copan, ele moeu na hora pra mim, mas mesmo assim o café já está velho, estou usando para testar e aprender na maquina.

 

Vamos lá.

 

Eu estava tentando de diversas maneiras que ia lendo aqui, usando o maravilhoso tamper de plastico e pressionando bem, desse jeito na estava conseguindo um café que demorava e só gotejava.

 

Ai fiz do jeito que essa Carol falou, enchi o filtro a té a boca, tirei o excesso com o dedo mesmo, pressionei com o tamper só para nivelar o café, nao coloquei muita força nao.

Desse jeito eu consegui tirar um "ótimo" café, com uma cremá até que razoável, não ficou aquela crema escrota, ela ficou lá por um bom tempo, o sabor dele ficou adocicado, nada de amargo e ficou quente e tb não demorou para preencher o copinho (o mesmo do video na primeira pagina), eu deixei o café no copinho por uns 15 minutos e acrema continuou lá.

 

Estou louco para ter um bom pó e fazer deliciosos cafés...

 

Mas acho que peguei o jeito dela, ou seja, nada de colocar força ao extremo.

 

Só falta eu aprender a vaporizar o leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Miyamoto, como expliquei no texto acima, antes do "cabaço", estava gotejando devido ao fato de eu forçar muito com o tamper, depois que só nivelei, sem pressionar muito, o café saiu da maneira correta, só um pouco escuro (acho que é pq o café é velho), mas para testar está ótimo hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O escuro pode ser por causa da torra. Deve ser torra mais escura. Esse lugares que movem na hora normalmente atendem mais para coado. E café velho e torra escura é o que o "povo" gosta. rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKK

 

Verdade.

Quer dizer, é o que vendem em mercado, coisa velha e estamos acostumados.. rs

 

Mas esse pó que eu comprei é de uma boa cafeteria aqui de sao paulo, porém faz tempo que comprei, rs...

Mas vou ter que comprar mesmo o moinho ai vou tirar cafés excelentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...