Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

A resistência da caldeira de vapor de 2lts da S1 220V é de 1250W, a da caldeira de extração de 0,450lts é de 800W.

 

Muitas informações sobre a S1 em:

 

http://s1cafe.com/

 

uauuu, que maravilha Bernardo,,obrigado por este grande presente,,me sinto lisonjeado,, obrigado.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi David, não conheço tua maquina, mas dei uma lida e vejo que é uma HX de 10lts com aquecedor de 3400W.

O que tem de diferente é que em vez de utilizar a água da caldeira, para fazer a extração, utiliza o vapor.

Explicam que este método daria uma estabilidade térmica melhor que com água ...

 

Para medir a temperatura de extração é utilizado um PF com termômetro Scace, bastante caro (mais de us$500), especialmente para um particular que o utilizará eventualmente, somente para calibrar a temperatura.

 

Um folheto da maquina em:

 

http://up.picr.de/2515365.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para estimar a temperatura de saída, use um copo descartável de isopor bem encostado no grupo, e com o termômetro varando o copo. Ou se for um fio, só passar ele por cima do copo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David

 

Excelente extração. Perceba que saiu café primeiro na xícara da direita.. acredito que precisa melhorar o nivelamento do pó... Nas minhas extrações limpo o porta filtro com a mão, percebo que usa o pincel..cada um com seu ritual.

 

Pena não ter condições de vaporizar o leite e fazer um latte art para vermos...

 

Agora me sinto na obrigação de postar um vídeo da minha extração,,rsrs

 

No mais, linda máquina, ótima extração, crema elástica.. parabéns.

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David

 

Antes que eu esqueça,, Percebi que encaixou o porta filtro e demorou um certo tempo para iniciar a extração,,, lembre-se de que a cabeça do grupo está numa temperatura alta, bem alta,, a demora do início da extração após o encaixe do porta filtro pode iniciar a queima do pó,, por isso lhe aconselho começar a extração logo após encaixar o porta filtro,, assim garante um café de melhor qualidade.

 

É somente a visão de um iniciante como eu..

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo parece Ok, porém ... :

 

A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais

 

Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for:

1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ?

Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado.

 

Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ...

 

B. O Flush.

 

Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ?

 

Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele está medindo a dose por volume.

 

Quanto ao flush, fiquei interessado em saber o objetivo também. O fluxo de água é alto. Na Elektra, embora seja uma máquina muito distinta dessa LS comercial, tenho que fazer flushs bem longos, pois os restritores de fluxo instalados pelo Márcio fazem a vazão ficar mais lenta. Por outro lado, posso sintonizar bem a temperatura de extração, com uma queda de temperatura na faixa de 0,5C/s depois de cessar a fervura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo parece Ok, porém ... :

 

A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais

 

Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for:

1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ?

Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado.

 

Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ...

 

B. O Flush.

 

Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ?

 

Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ?

 

Oi Bernardo

 

Este dosador do moinho trabalha bem para grandes volumes de café , mas para mim faço a moagem somente para o uso imediato , fiz a pesagem do café e deterninei que o porta filtro cheio tem aproximadamente 16 gramas de café , consigo isto com 9 segundos de moagem , uso o equipamento desta maneira . No futuro pretendo usar um moedor com a saída direta do café sem passar pelo dosador , para evitar esta manipulação !

 

 

Sim esta máquina exige um tempo longo de flush , pelo que aprendi aqui no forum ela é um modelo HX que exige um flush mais demorado , se não uso este tempo o café "queima"

Ela não tem o "nariz frio" não o "nariz dela é quente " !

 

 

Obrigado pelas observações !

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo,, sempre pensei que era um dos motivos...

 

Desculpe David... gostei muito da sua extração...tive uma impressão errada, o Rodrigo está certo.

 

Alexandre

 

 

Tranquilo Alexandre ,

 

 

Na verdade são os detalhes que fazem a diferença !

 

Obrigado pela opinião !

 

 

Abs

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele está medindo a dose por volume.

 

Quanto ao flush, fiquei interessado em saber o objetivo também. O fluxo de água é alto. Na Elektra, embora seja uma máquina muito distinta dessa LS comercial, tenho que fazer flushs bem longos, pois os restritores de fluxo instalados pelo Márcio fazem a vazão ficar mais lenta. Por outro lado, posso sintonizar bem a temperatura de extração, com uma queda de temperatura na faixa de 0,5C/s depois de cessar a fervura.

 

Rodrigo

 

 

Usei o flush para baixar a temperatura , na verdade é bom questionamento , pois não consegui medir a temperatura de saída , mas vendo a água borbulhar imagino que ela está acima do ideal !

 

 

Preciso fazer mais testes , e principalmente pensar , tem coisas que a gente faz no modo " automático "

 

 

Já tive problemas com a temperatura alta e acho que associei o tempo de flush !

 

 

Obrigado

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo parece Ok, porém ... :

 

A. Não esta claro se usas o moedor como dossador normal ou para doses individuais

 

Se usas como dossador, deve ter uma quantidade de café moído que cubra as partições de porções do dossador, se assim for:

1. O Dossador esta calibrado ? Quero dizer, tens regulado com o parafuso do dosador e utilizandou ma balança para saber quanto de pó sai a cada "clac" ?

Normalmente da para regular entre 5 e 8gr. Como você deu três clacs digamos a 6gr cada um, seriam 18gr ou 9gr para cada single tirado.

 

Se esta para moído individual, (clac, clac, clac, clac) não consegui identificar como fizeste para medir a dose, imagino que foi volumétrica desde que não utilizaste balança ...

 

B. O Flush.

 

Tampouco sei se teu modelo de LS precisa de Flush (tem modelos comerciais, muito estáveis que não precisam), se fizeste para esfriar o grupo ou para esquenta-lo, o tempo pareceu bastante longo, tens algum problema com a temperatura ?

 

Dizem que as LS são de "nariz frio" isto é, quando permanecem um tempo sem utilizar precisam um Flush para esquentar. Era isso que estavas fazendo com o Flush longo ?

 

Bernardo

 

 

Como respondi para o Rodrigo , esta dúvida no tempo do flush é pertinente ( agora eu fiquei com dúvida )

 

 

Preciso fazer testes e tentar medir a temperatura de saída da água para ter uma resposta final !

 

Abs

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes nossos brinquedinhos sempre nos surpreendendo,, a cada dia precisamos aprender mais sobre eles,, conhece-los e refletir sobre o que acontece em cada extração,,, é coisa de maluco,,rsrsrs

 

Vou tentar fazer um vídeo e postar ainda hoje,, não prometo.. mas tentarei

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes nossos brinquedinhos sempre nos surpreendendo,, a cada dia precisamos aprender mais sobre eles,, conhece-los e refletir sobre o que acontece em cada extração,,, é coisa de maluco,,rsrsrs

 

Vou tentar fazer um vídeo e postar ainda hoje,, não prometo.. mas tentarei

 

Alexandre

 

É verdade Alexandre ! A gente acha que sabe , mas depois fica na dúvida ! Por isso que é um assunto tão legal !

 

Tenta por seu video , vou tentar filmar a vaporização do leite e postá-lo também !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha timer, é um bom método, em alguns moedores funciona com bastante precisão.

Se tem nariz quente e o shot sai bem (nem ácido nem amargo) deve estar OK, possivelmente as extrações seguintes nem precisem ou no máximo somente um Flush curto. É claro que se ficar uns minutos sem uso deve esquentar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará.

Bem mandado. Grande evolução. Fico feliz.

 

Só por precaução, afaste o Vario da haste de vapor.

 

Grande Alexandre.

 

Obrigado mestre fico feliz com suas considerações,, sim Alexandre,, o vario está próximo da máquina somente para a filmagem.. obrigado pela dica,,,

 

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...