Ir para conteúdo

Chemex ou Hario V60 - Diferenças e Opiniões


Gabriel Moraes

Postagens recomendadas

E aí pessoal? Além do filtro, quais as diferenças entre os dois métodos? É dificil falar de melhor, mas qual vocês gostam mais? Por que?

 

Não vi nenhum tópico relacionando esses dois métodos, então resolvi criar para saber as experiências de vocês, principalmente com a Chemex que é não vejo o pessoal comentando muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro de papel da chemex é mais grosso então retem mais solidos/oleos

comparando com v60. Sem contar que chemex geralmente pede uma moagem

mais grossa que v60 então fica dificil comparar pois apesar de serem metodos

de coados são bem diferentes entre si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chemex é bem mais cara do que o V60, muita gente não compra. Eu só comprei recentemente em uma promoção e confesso que não sei se fiz bem.

Se você quer servir pra alguma visita, é mais vistoso, mas não notei grandes diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chemex é muito bonita. Comprei a "média" numa viagem e trouxe na mala. Só usei uma vez quando chegamos, o sabor é praticamente o mesmo do V60, quase não tem diferença discernível se usar tudo igual e mesmo método de "pouring", mas a Chemex dá mais trabalho de usar (precisa tirar o filtro com muito cuidado, senão é uma sujeira só), é mais difícil de limpar (minha mão não entra no pescoço) e é mais delicada pra guardar.

 

Um casal de amigos em visita a viu na despensa enquanto eu pegava a Bonavita pra fazer uma Impress e eles ficaram curiosos, queriam saber se poderiam ver em uso. Usei-a, eles ficaram apaixonados e ofereci vendê-la pelo que paguei nos EUA, eles toparam na hora e a levaram no final da noite.

 

Pra mim foi ótimo, pois era um "mico" no armário, dada as redundâncias de meu equipamento. Minha opinião? Se vc quer impressionar os outros, a Chemex com pescoço de madeira e laço de couro é sua escolha mais adequada e econômica. Pra ter apenas sabor, um V60 de plástico tem praticamente o mesmo efeito do de vidro e do de cerâmica, e não quebra tão fácil. Se quiser impressionar e ter sabor, o kit completo da Hario com jarro "colmeia", drip-station e V60 de vidro, é mais impactante do que a Chemex, mas talvez menos elegante.

 

Não compraria outra Chemex. Qdo meu V60 de vidro quebrou, comprei um de plástico e estou feliz com ele. Se quebrar/perder/estragar, comprarei outro V60.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo gosto e conveniência. Alguns cafés prefiro preparar na Chemex, acho a bebida ligeiramente mais limpa e delicada. Porém realmente as diferenças são sutis e talvez não soubesse diferenciar às cegas.

 

Sejamos honestos: se fosse uma questão apenas de preço, Melitta seria a resposta mais óbvia.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e é, pra vasta maioria dos lares brasileiros.

Não quero desvirtuar muito o tópico, mas o método que eu realmente sinto diferença grande (e pra melhor) é sifão (globinho). Só não compro porque é caro, tem o problema de arrumar o álcool (agora praticamente banido) e ainda por cima parece bem frágil. Mas se vou a uma cafeteria e eles têm, eu peço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas singelas opiniões baseadas em... 2-3 extrações com V60 e umas 4 extrações com Chemex:

 

- V60: mais prático, mais rápido, sem perfumaria, 'curto e grosso', bebida com mais corpo, não classificaria como bebida suja, mas a chemex proporciona um café mais limpo (como disse o Bruno, a diferença reside na densidade do coador de papel), usaria fácil no dia-a-dia.

 

- Chemex: esteticamente mais bonito, acredito que venda mais bebida pela beleza proporcionada (achismo meu), bebida com menos corpo mas é a bebida café mais limpa de todas, chato de limpar, não pode ter muita pressa na hora de fazer senão suja tudo e arrisca quebrar a jarra.

 

O preço unitário dos filtros de papel não muda horrores de um para outro, porém é mais fácil encontrar os de V60; massa de café moído em cada processo não muda (dada uma mesma massa de água); granulometria altera um pouco de um para outro, mas se fizer com a mesma também sai um café bem bom.

 

Se eu fosse ter apenas um dos dois ficaria sem sombra de dúvida com o V60, apesar de as bebidas dos dois métodos serem muito parecidas eu preferi a desse sistema. Pode ser psicológico em função da praticidade, mas achei melhor.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me faz não comprar uma chemex é a questão do preço dos filtros. Eles custam cerca de 60 BRL o cento, enquanto os da Hario você encontra por 30 e os Melitta (que dá pra usar no V60 se dobrar corretamente) por 3.

 

Eu sou mais V60 com filtros Melitta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim a diferença só está na quantidade que desejo preparar, que é basicamente resultado da velocidade de escoamento em função da quantidade de pó .

Assim : para 100ml, Vou no Melitta 100 plástico (1 furo) , 150-250 Melitta nº100 cerâmico (3 furos) , 250-350 V60 nº1, 350-500 V60 nº2, e 300 a 600 no Melitta 102 . Acima disso posso usar o 103 ou elétrica.

 

Se estiver afim de mais corpo ou com leite, vou de napolitana (moka).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...