Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

o acabamento do Inox desses produtos da Breville é demais, gostei muito mais do que da minha Gaggia. Inclusive a parte traseira, muito bonito e bem acabado para quem deseja algo para ficar com a parte traseira aparente

 

Uma coisa importante, o apelo desses equipamentos não é a Robustez, quem está atrás de um tanque de guerra, esse não é seu equipamento. Muita eletrônica, painel de LED, botões luminosos, algumas partes plasticas, achei muito refinado o produto, mas não me parece aceitar uso bruto e acidentes.

 

tirei uma foto da parte traseira do moedor, imagens de equipamentos que não são ainda muito populares não são faceis de encontrar por ai

 

20151114_172730_zpsi4ruygtn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz 2 espressos duplos de 15 gramas de café cada e moi 22 gr para FP hoje e tirei fotos do café que ficou retido na camara, peço desculpas pela minha balança xing ling não poder nos ajudar hahaha

 

20151114_173353_zpsqe9wc7nu.jpg

 

20151114_173445_zpslmdwkbi1.jpg

 

se quiserem mais informações ou fotos podem me pedir que tento ajudar na medida que minha capacidade permitir

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur, tudo certo? Seguinte, como tenho uma twin, gostaria de saber sobre qualidade de moagem para espressos especificamente... Pode me falar mais sobre isso? Por exemplo, mói fino suficiente? Enfim, o que puder me falar sobre moagem para espressos agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur, tudo certo? Seguinte, como tenho uma twin, gostaria de saber sobre qualidade de moagem para espressos especificamente... Pode me falar mais sobre isso? Por exemplo, mói fino suficiente? Enfim, o que puder me falar sobre moagem para espressos agradeço

 

 

Oi Daniel, blz??

 

coincidiu do moedor chegar e eu não ter um café decente, com torra recente por aqui, dificil acontecer... estou para receber uns grãos nos próximos dias, ai comento aqui, coloco fotos da moagem, crema, para vermos como ele se sai no espresso. Com os cafés que estou usando está dificil de avaliar, é mais retenção, velocidade, empelotamento, essas coisas que consegui ver algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

 Nada de cafés ainda? Hehehe, brincadeira, é que estou ansioso para ver os resultados.

 

Enfim, quinta feira agora fui convidado a participar da apresentação dos produtos tramontina breville na representante de minha cidade (Blumenau/SC).

 

Um representante e chef da tramontina estarão fazendo demonstrações dos produtos.

 

Se eu for e ver algo novo relato aqui.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, fui na apresentação dos produtos tramontina by breville e o primeiro apresentado foi o moedor.

 

Deixaram-me usar e testar... Pedi para que moessem no mais fino possível e posso assegurar sem medo: É capaz de chocar as gaggias (twin, class, classic, etc.) e presumo que também a silvia.

 

Digo isto pois touxe um pouco do pó móido no mais fino pra casa e comparei com a regulagem que uso no Hario Mini Mill (regulado no mesmo grão com extração entre 25 - 32 segundos) e constatei que a moagem mais fina do tramontina breville é extremamente mais fina que a usada para extrações perfeitas no Hario.

 

Pra falar a verdade, na cafeteria que vou em minha cidade, o barista é excelente e comparei com o pó de lá e também é muito mais fino.

 

Ou seja, pode não moer tão fino como o rocky, vário e tantos outros, mas asseguro que mói suficiente para expresso.

 

Só para comparação, na máquina da mesma marca (a que não possui moedor acoplado), em nível de moagem 10, usando filtro despressurizado, a extração saiu pingando, por pouco não chocou a máquina. Em nível 20 (o primeiro para espresso), saiu muito rápido, então pedi para o representante moer em nível 13, e aí sim, saiu perfeito, até em 12 acho que estaria bom.

 

Tudo isso sem regular a mós superior, o que é possível e torna a moagem mais fina, mas é aconselhável apenas em caso de necessidade mesmo.

 

Considerações finais e Opinião:

 

Nas configurações padrão já mói para espresso e abaixo de regulagem 10 pode chocar a máquina.

 

O moinho é muito bem desenhado e não é grande. A regulagem para mais fino deve ser feita - igual aos outros - com o moinho em funcionamento.

 

O café extraído em 10 estava intragável pois estava muito fino e assim, o amargor ficou muito acentuado.

 

Em 13 ponto de moagem ficou delicioso.

 

Café eu levei para ter um padrão, utilizamos o KALDI e o Mantissa.

 

Sinceramente? Nessa faixa de preço não vejo concorrentes (produtos novos) a altura.

 

Para quem não aguenta mais moer manualmente é uma troca justa.

 

Ademais, aguardemos os reviews do usuário Arthur, que tem muito mais contato com o moinho do que eu tive e parece entender do assunto também.

 

Desculpem o exagero de texto, mas foi essa minha impressão.

 

Abraço a todos.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha recentemente a oportunidade de usar esse moinho. A moagem foi adequada para espresso embora posso falar pouco sobre a qualidade ... Testamos com uma Poemia e até os espressos feitos com o meu Zassenhaus que levei ficaram ruins. Acho que a qualidade do pó foi comparavel com a do meu Zassenhaus, mas bem inferior (=heterogêneo) do que do Vario, nem falar sobre o Bravo Mini. Fizemos uma FP tambem e achei que o Breville produziu muito particulado em moagem mais grossa. Não recomendo para esse método. Achei o Acabamento do Breville muito bom e até mais bonito do que o Vario.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se seria o lugar certo para postar, mas a quem interessar está saindo por R$ 949,00 nas lojas colombo.

https://www.colombo.com.br/produto/Portateis/Moedor-de-Cafe-Express-Tramontina-69060

 

Entrei no fórum para postar sobre esse desconto pro pessoal.

Liguei no Televendas e ganhei um minidesconto de R$ 10,00

 

Fechei por R$ 939,00

 

Atualmente possuo um Moedor de Café Krups GVX208 que ha tempos queria trocar para tentar tirar melhor proveito da minha Gaggia Baby Twin.

 

Obs: O pessoal do Seattle Coffe Gear questionou a Breville sobre o ajuste extra que pode ser feito diretamente nas mós. Eles disseram que o foco é para manter a moagem igual após um longo tempo de uso, Creio que a estrutura dos anteriores estava cedendo com o passar do tempo. Eles tb falaram que o novo modelo (Pro) tem um mecanismo de segurança que desengata as mós caso o ajuste seja feito muito fino e as mós encostem, evitando assim danificar o equipamento.

Achei interessante saber que eles fizeram melhorias vistando uma maior durabilidade do equipamento.

 

Agora é só esperar chegar e fazer os testes :)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos testes que já li, trata-se de um moedor que rivaliza em qualidade com um Baratza Virtuoso, sendo até melhor.

 

Com este preço ąi, passou a rivalizar com um Encore pelos preços que achamos por aqui.

 

O Vario já é outra categoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse que testei não rivaliza com o Encore pela qualidade do pó. Sim, é mais bonito e robusto do que o Encore, mas a quantidade de particulado foi meio assustador. Se todos os moinhos da marca são assim, vamos logo responder um grande numero de tópicos do tipo "o meu coado está amargo" aqui no CdC ... se o pessoal que compra esse moinho percebe isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tramontina Breville (BCG 820) mói muito mais fino que o encore original. Eu diria que está sim acima do virtuoso.

 

Mas o principal é: Se você não tem grana e quer desesperadamente trocar o manual (Hario, Porlex, etc.) por um automático, compre sem medo o tramontina breville.

 

Relativamente barato, bonito, prático e mói muito bem.

 

Minha opinião, é claro. Lembrando que o testei já.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, acho que o Burny não se referiu a conseguir moer fino ou não para expresso. A qualidade do moedor é muito mais pela consistência de sua moagem (partículas de tamanho semelhantes para a mesma regulagem). Com isso consegue - se extrações com melhor qualidade, e isso não é só o tempo de extração. É muito mais pelo sabor na xícara. Todos os moedores que conheci conseguem moer para expresso ou mais fino... Até de lâminas... Deixa um tempo grande lá e terá um pó bem fino e com muito partículas menores que o ideal. Podendo até chocar a maquina. Mas o sabor... A o sabor é que diferencia...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei só um moinho. Seria interessante ter relatos/testes de vários moinhos desse modelo para saber se ele produz em geral muito particulado em moagens para coado e FP. Do que eu vi, não recomendo esse moinho sem testar a qualidade da moagem antes. Tambem vale a pena considerar que temos o Bravo Mini no mercado na mesma faixa de preço que produz pó muito mais homogêneo.

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei dessas considerações, apenas falei sobre moer mais fino por motivo de comparação.

 

Por isso disse logo em seguida:

 

Mas o principal é: Se você não tem grana e quer desesperadamente trocar o manual (Hario, Porlex, etc.) por um automático, compre sem medo o tramontina breville.

 

Na verdade, a grande maioria dos sites internacionais que pesquisei dizem ser o Breville BCG 820 superior ao Encore inclusive em consistência, sendo equiparável ao virtuoso em consistência e ficando atrás do Preciso em consistência de moagem. 

 

Eu acho que pelo preço e pela garantia da tramontina e tudo mais, vale a pena trocar um manual por este.

 

Enfim, cada um tem sua opinião, mas eu asseguro que pesquisei muito, mas muito mesmo sobre este moedor e são poucos os que o acham menos que o encore.

 

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel, blz??

 

coincidiu do moedor chegar e eu não ter um café decente, com torra recente por aqui, dificil acontecer... estou para receber uns grãos nos próximos dias, ai comento aqui, coloco fotos da moagem, crema, para vermos como ele se sai no espresso. Com os cafés que estou usando está dificil de avaliar, é mais retenção, velocidade, empelotamento, essas coisas que consegui ver algo.

 

Então? nada ainda?  Você é a resposta para todos os nossos problemas e dúvidas sobre o moedor. HEHEHEHE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto Gostei bastante do Moedor, ainda estou mexendo, fuçando, testando, mas as primeiras impressões foram bem positivas de uma maneira geral

 

Um detalhe importante, a regulagem interna de 10 pontos não é um ajuste fino, o equipamento vem pré ajustado no ponto 5, para espressos com essa regulagem achei o ponto ideal no 17 da regulagem externa. O dia que o Beto veio aqui fizemos uma moagem para FP colocando no mais grosso da regulagem externa, que é o 60, não chegamos a mexer na regulagem interna nesse dia, a moagem ficou homogenea, o café extraido ficou bacana mas achamos que poderia moer um pouquinho mais grosso, como achamos que a regulagem interna era apenas um ajuste fino, nem mexemos. Qual  não foi minha surpresa ao descobrir uns dias depois que a regulagem interna muda simplesmente tudo, para terem uma ideia coloquei no mais grosso a regulagem interna, o ponto 10 e a regulagem externa que era no 17 para expresso passou para o 8 para se ter a mesma proporção tempo/gramas na xícara, so que o café tem saido um pouco mais ácido. É como se fosse necessária uma combinação de ajustes para conseguir alterações  mais sutis no resultado final, a boa noticia é que o 60 externo associado ao 10 interno passou a moer muuuito mais grosso que antes, muito mesmo... a noticia ruim é que é mais complicado do que eu imaginava e vou testar mais um pouco para tentar entender isso.

 

Uma outra coisa interessante que me chamou bastante atenção, a retenção que ja era muito pequena nos primeiros 2 ou 3 dias, talvez pela camara e o duto de saida do pó moido ser abaixo e bem na reta das mós, agora é praticamente insignificante, não sei o que aconteceu mas reduziu para 1/3 do que retinha nos primeiros dias, que é a da foto uns posts atrás.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom pessoal, fui na apresentação dos produtos tramontina by breville e o primeiro apresentado foi o moedor.

 

Deixaram-me usar e testar... Pedi para que moessem no mais fino possível e posso assegurar sem medo: É capaz de chocar as gaggias (twin, class, classic, etc.) e presumo que também a silvia.

 

Digo isto pois touxe um pouco do pó móido no mais fino pra casa e comparei com a regulagem que uso no Hario Mini Mill (regulado no mesmo grão com extração entre 25 - 32 segundos) e constatei que a moagem mais fina do tramontina breville é extremamente mais fina que a usada para extrações perfeitas no Hario.

 

Pra falar a verdade, na cafeteria que vou em minha cidade, o barista é excelente e comparei com o pó de lá e também é muito mais fino.

 

Ou seja, pode não moer tão fino como o rocky, vário e tantos outros, mas asseguro que mói suficiente para expresso.

 

Só para comparação, na máquina da mesma marca (a que não possui moedor acoplado), em nível de moagem 10, usando filtro despressurizado, a extração saiu pingando, por pouco não chocou a máquina. Em nível 20 (o primeiro para espresso), saiu muito rápido, então pedi para o representante moer em nível 13, e aí sim, saiu perfeito, até em 12 acho que estaria bom.

 

Tudo isso sem regular a mós superior, o que é possível e torna a moagem mais fina, mas é aconselhável apenas em caso de necessidade mesmo.

 

Considerações finais e Opinião:

 

Nas configurações padrão já mói para espresso e abaixo de regulagem 10 pode chocar a máquina.

 

O moinho é muito bem desenhado e não é grande. A regulagem para mais fino deve ser feita - igual aos outros - com o moinho em funcionamento.

 

O café extraído em 10 estava intragável pois estava muito fino e assim, o amargor ficou muito acentuado.

 

Em 13 ponto de moagem ficou delicioso.

 

Café eu levei para ter um padrão, utilizamos o KALDI e o Mantissa.

 

Sinceramente? Nessa faixa de preço não vejo concorrentes (produtos novos) a altura.

 

Para quem não aguenta mais moer manualmente é uma troca justa.

 

Ademais, aguardemos os reviews do usuário Arthur, que tem muito mais contato com o moinho do que eu tive e parece entender do assunto também.

 

Desculpem o exagero de texto, mas foi essa minha impressão.

 

Abraço a todos.

 

 

Digo isto pois touxe um pouco do pó móido no mais fino pra casa e comparei com a regulagem que uso no Hario Mini Mill (regulado no mesmo grão com extração entre 25 - 32 segundos) e constatei que a moagem mais fina do tramontina breville é extremamente mais fina que a usada para extrações perfeitas no Hario.

 

Pra falar a verdade, na cafeteria que vou em minha cidade, o barista é excelente e comparei com o pó de lá e também é muito mais fino.

 

Ou seja, pode não moer tão fino como o rocky, vário e tantos outros, mas asseguro que mói suficiente para expresso.

 

Só para comparação, na máquina da mesma marca (a que não possui moedor acoplado), em nível de moagem 10, usando filtro despressurizado, a extração saiu pingando, por pouco não chocou a máquina. Em nível 20 (o primeiro para espresso), saiu muito rápido, então pedi para o representante moer em nível 13, e aí sim, saiu perfeito, até em 12 acho que estaria bom.

 

Tudo isso sem regular a mós superior, o que é possível e torna a moagem mais fina, mas é aconselhável apenas em caso de necessidade mesmo.

 

Considerações finais e Opinião:

 

Nas configurações padrão já mói para espresso e abaixo de regulagem 10 pode chocar a máquina.

 

O moinho é muito bem desenhado e não é grande. A regulagem para mais fino deve ser feita - igual aos outros - com o moinho em funcionamento.

 

O café extraído em 10 estava intragável pois estava muito fino e assim, o amargor ficou muito acentuado.

 

Em 13 ponto de moagem ficou delicioso.

 

Café eu levei para ter um padrão, utilizamos o KALDI e o Mantissa.

 

Sinceramente? Nessa faixa de preço não vejo concorrentes (produtos novos) a altura.

 

Para quem não aguenta mais moer manualmente é uma troca justa.

 

Ademais, aguardemos os reviews do usuário Arthur, que tem muito mais contato com o moinho do que eu tive e parece entender do assunto também.

 

Desculpem o exagero de texto, mas foi essa minha impressão.

 

Abraço a todos.

 

na regulagem interna pre ajustada no 5 de fabrica minha gaggia class chocou no 14, nenhuma gota sai...

 

com a regulagem interna no 10, a máquina chocou no 6

 

estou testando com o café amendoado do Mario Zardo que recebi recentemente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre FP, não sou a melhor pessoa para opinar, achei bem gostoso o café exotico frutas amarelas do Zardo moendo grosso no Breville, não achei nada amargo, porém minha praia é o espresso.

 

A patroa só toma café na FP e foi a primeira vez que a vi tomando um café sem adoçar, proeza que o Encore que uma cafeteria aqui da cidade não havia conseguido com ela hahaha... mas sei lá tbm como regulam o encore lá, não fui eu que fiz para poder comparar os 2 seguindo um protocolo razoavelmente parecido, tanto na moagem como na extração. O que posso dizer com absoluta certeza é que do hario mini para o Breville a diferença é absurdamente brutal e isso para qualquer método.

 

O beto trouxe o Nemox dele aqui em casa para compararmos, eu particularmente não notei muita diferença, tiramos ótimos espressos em ambos moedores, já para FP achei o Breville um pouquinho superior, café com menos amargor e isso foi antes de descobrir que a regulagem interna muda completamente a moagem, ainda não testei na FP depois que mexi na regulagem interna, moi um pouquinho só para ver se moia mais grosso que antes, mas sabor ainda não, vou tentar testar em breve... a patroa está em uns dias puramente "capuccinados" ultimamente

 

abraços e qualquer coisa, pode me pedir que tento ver aqui no equipamento.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, recebi meu moedor terça, nao tive tempo nem de abrir a caixa pois era aniversário do meu pequeno, ontem abrir sonora ver e testar, o maedor e lindo, muito bem acabado, todo Inox escovado encaixes perfeitos, muito lindo.

 

Pontos positivos:

Acabamento

Suporte para porta filtro

Tampa do reservatório com borda em silicone como se fosse hermética (porém acho que nao faz muito sentido pois entra ar por baixo entre as lâminas)

Bandeija inferior removível para retirada do pó que cai.

Painel, e ajuste de tempo para moer, podendo fazer dois tempos pre programados para single e duplo.

Fácil remoção da lâmina e ajuste interno da lâmina em dez níveis.

Ajuste externo no botão com 60 níveis de moagem.

 

Pontos negativos

 

Botão de seleção do nível de moagem sem cliques preciso, você coloca em um número e fica uma folga de mais ou menos 1mm para mais e para menos, até passar para o próximo nível, ou seja o número escolhido dificilmente será o mesmo toda vez que você regular.

 

Moagem para expresso, (fina), nao conseguir ainda regular, nao regulagem interna no 5, coloquei no 12 a do painel e canalizou e saiu rápido demais. Fui diminuindo até chegar no 8 e nada.

Resolvi então mudar a interna para 1 o mais fino.

Notei que sem grãos no nível externo no 10 as lâminas se tocam, passei então no mais fino que poderia ser no 11. O pó saiu muito fino, mas ainda assim canalizou e cachoeirou.

Nao sei o que é, no encore no nível 5 ja chocava.

No breville nao choca nem a pau.

Estou começando a achar que seja meu filtro original da gaggia, (despressurizado).

Ja esta a caminho um original rancilio duplo de 14 gramas, que ja havia comprado semana passada.

 

Ates que me perguntem.

Estou usando 14 gramas

Café da feito a grão, expresso

Tenho tamper pesado de Inox.

O Cafe tem uns 60 dias de torra.

Esta congelado desde que chegou.

Estou passando um palito de dente antes para quebrar o pó que sai empelotado ( pouco por sinal)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que estranho Anderson, nosso amigo Arthur chocou a dele na regulagem externa em 14 sem mexer na interna (ou seja, a interna estava no 5), e ele tem uma máquina bem parecida com a sua e a minha.

 

Muito estranho mesmo... dá uma falada com ele, deve ter algum problema aí. Na sua não choca e na dele chocou em nível 14 sem mexer na mós interna.

 

Bom, aguardo mais resultados para ver se você resolveu isso... Eu uso alternadamente 3 filtros, um de 14 (que cabe vinte tranquilamente) da espressoparts, outro de 12 (que uso 16 g tranquilamente), também da espressoparts e o famoso filtro duplo da rancilio.

 

Os filtros da espressoparts são muito bons, não perdem em nada desse duplo da rancilio, mas tem que pegar o de 12 gramas, o de 14 parece um tripo pra falar a verdade.

 

Enfim, aguardo outras reviews suas, pois estou comprando o meu semana que vem no máximo.

 

Abraço e boa sorte aí!

 

Obs: Não deixe de falar com o arthur daqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, acabei ganhando de presente de formatura um moedor tramontina breville...

 

Estou usando desde manhã já e posso dizer o seguinte:

 

Na Gaggia Twin eu encontrei o shot perfeito na regulagem 5 externa e na interna não mexi, deixei padrão, que é 5 também.

 

Estou usando café de torra de 12 dias Mantissa.

 

Em 28 - 30 segundos, com 16 gramas de pó e filtro espressoparts de 12g (cabe tranquilo 17 - 18, mas sempre uso entre 15 e 16).

 

Muito bom o café, muit melhor que o hario mini, que jamais poderia desmecer visto ter me acompanhado desde o começo e nunca me deixou na mão.

 

Meu hario mini tem uns 5, 6 meses de uso (2 a 3 espressos por dia) e está já em stepless. Vou ver se vendo ou se fico com ela para viagens.

 

Enfim, concordo com o Pedro Nunes, 14 gramas é pouco pó, principalmente para os filtros originais da gaggia. Quando menos pó, mais fino deve ser a moagem. Eu acho.

 

Já ouvi dizer que este duplo da gaggia cabe quase 20 gramas.

 

Abraço, tento fazer um vídeo assim que der amigos. Final de ano, fim do curso, tudo muito corrido. Mas vou postando sobre o moedor aqui.

 

Abraço a todos e pra quem que sair do manual, o breville é um excelente upgrade.

Vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando meu comentário acima: em 5 na regulagem externa chocou agora (não sei porque), abri pra 6, saiu pingando, encontrei o ideal em 8.

 

Com a balança, percebi que o que antes em 5 em 19 segundos saía 16.1 gramas, em 8 saiu quase 20 no mesmo tempo.

 

Por enquanto é isso.

 

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...