Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Lamento informar aos interesados que, devido a imensa procura, este produto se encontra definitivamente esgotado.

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! :D

 

Sucesso total, só no boca a boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, em relação a qualquer café mais caro e especial - nem sempre (ou raramente) podem dar um bom espresso. E, pelo que vejo, aqui no Brasil ninguém realmente desenvolve um "single origin" com consciência e habilidade. Vale a pena usar esses cafés para coado, cupping, prensa etc e aprender mais sobre o paladar.

 

Interessante vc falar isso. Veja só minha pretensão. Comprei em Porto Alegre 250g de um café que teria recebido destaque no último Cup of Excellence. Detalhe é que foi o primeiro café que comprei logo após adquirir minha Gaggia Dose. Minha intenção era das melhores, mas o resultado foi desastroso. Além de o café ter uma torra muitíssimo escura (marrom escuro, todos os grãos muito brilhantes), o resultado dos espressos na minha máquina sempre foi muito amargo para o meu paladar.

 

Claro que eu sou um iniciante, mas com outros cafés tenho tido resultados bem mais aceitáveis. Inclusive aceito sugestões sobre uma melhor utilização desse café Cup of Excellence de torra escura, pois como espresso na minha máquina não dá, rsrsrs.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, acho que vc terá que usá-lo para coado, do jeito que vc está falando que está a torra, no expresso ficará amargo e forte mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que dê uma olhada em um tópico especifico que abri sobre descafeinados, acho que está nesse mesmo forum ou no de classificados. Tem sugestões interessantes dos colegas.

 

Abraços

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu queria ser assim... Mas nao dou conta... Cerveja tem q ter álcool e cafe cafeína. Por isso eu parei de beber cerveja gostava d+ do álcool, já o cafe o dia q nao bebo me da ate dor de cabeça... Será que já estou viciado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um grao descafeinado da Santo Grao. Deve chegar hoje.

 

Vcs conhecem algum outro grao descafeinado de qualidade que pode ser comprado online aqui no Brasil?

 

Não conheço nenhum grão descafeinado de qualidade aqui... Inclusive tomei uma vez o descafeinado do Santo Grão na cafeteria e... Bom, conte-nos o que achou.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum amigo ja comprou grãos pela site www.cafestore.com.br ?? Sabe se os cafes la vem com torragem recente ou muito velha???

 

Abs!!

Já comprei 2 vezes, cafés com 2 a 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço nenhum grão descafeinado de qualidade aqui... Inclusive tomei uma vez o descafeinado do Santo Grão na cafeteria e... Bom, conte-nos o que achou.

 

Márcio.

Sugiro que dê uma olhada em um tópico especifico que abri sobre descafeinados, acho que está nesse mesmo forum ou no de classificados. Tem sugestões interessantes dos colegas.

 

Abraços

 

Léo

 

Vou colar aqui o mesmo texto que fiz no tópico do Léo. Nao é muito relevante pela minha pouca experiencia com variedade de cafés e pelo fato de eu ter feito somente o café coado, mas pode ajudar alguém, entao acho que vale.

------------------------------------------------------------------

 

 

Comprei um café descafeinado do Santo Grao, chegou ontem, infelizmente minha máquina de espresso foi para garantia e só conseguirei fazer um espresso quando ela voltar.

O Santo Grao descafeinado veio na forma de graos torrados, segundo informaçoes de lá a torra foi feita no dia 28/06, e os graos sao 100% arábica.

Como estou sem máquina de espresso, o que restou foi moer os graos e fazer um coado. Nao tenho muita base para comparaçao pq eu sempre tomei cafés comerciais coados, aqueles de supermercado, o único diferente que eu tomei foi quando chegou meu moedor Krups e eu fiz um coado com um café do Makro para espresso, e creio que foi o melhor café coado que eu já tomei.

Mas eu sei que esse grao do Makro nao chega ao pé dos melhores cafés especiais, apesar de ser novo nesse ramo. Antes da minha máquina dar defeito eu tinha esse café do Makro, e um Sweet Collection do Atelie do Café. O espresso do Sweet Collection era milhoes de vezes melhor que o do Makro, a torra dele era muito mais nova também.

Entao baseado na minha pequena experiencia com esses níveis de café, eu diria que o ranking fica assim.

Sweet Collection >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Makro para espresso >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Descafeinado Santo Grao >>>>>>>> pós de supermercado

Achei o descafeinado Santo Grao bem tomável, com gosto de café, porém eu que sou leigo consegui perceber o dano que o processo causou no grao, existe um gosto estranho, aguado que é perceptível porém nao predominante. As próximas vezes vou sobredosar o café para ver se ele melhora um pouco o gosto, nao que seja ruim, mas para um café Gourmet tem que melhorar um bocado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem conhece este café?

Café Branco Peres Grand Caffè

 

preço 250g - 74 reais!

http://www.estadao.c...do,772869,0.htm

 

A impressao que estou tendo deste mercado é que cada vez mais teremos os cafes mais valorizados como se fosse os melhores vinhos.. com exclusividade, numeracao etc... claro o preco sera maior... ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um movimento já antigo dos cafés especiais, de se ter lotes menores, com mais qualidade, rastreabilidade etc.

 

Agora, isso não significa que são cafés raríssimos, que ganhariam mais de 90 pontos em avaliações nem que valem tudo isso...

 

Os caras douram a pílula, ou douram o grão :lol:, e a imprensa engole... Exemplos:

 

"Depois de serem selecionados por tamanho de peneira e terem defeitos eliminados, os grãos passaram novamente por uma seletora ótica de alta precisão" - poxa, quase todo café melhor (de duro pra cima) que se toma por aí foi selecionado eletronicamente, não tem como fugir disso, exceto se a colheita e secagem foi impecável, o que é cada vez mais difícil.

 

Aí o cara fala que foi uma trabalheira para achar o ponto de torra e resume em "média"! Depois diz que: ""Ele custou cinco vezes mais que qualquer outro café nosso. E o que vamos cobrar nem vai pagar o custo de produção que tivemos com ele". Duvido!!! Duvido que tenha custado mais de 1700 reais a saca, ainda mais se eles compraram 12! Se fizeram essa seleção toda e sobrou 3 sacas, o resto do café provavelmente virou matéria prima para outros cafés, não foi pro lixo. Ou seja, de repente o custo das 3 sacas selecionadas nem foi tão alto, dependendo de quanto custou as 12 sacas.

 

Ainda assim, se eles empataram no custo, ganham na assessoria de imprensa como acabamos de ver... Melhor que propaganda.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

O Márcio fez ótima resenha do que acontece nestas situações.

E só para reparar, na reportagem (nota) o café é citado com o preço de venda de R$ 50 por 250 g.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse do Suplicy é muito bom! Mas a torra que eles estão fazendo é clara, acho que faltam uns segundinhos para ficar mais desenvolvida. De qualquer maneira ficou muito agradável no coado. Espresso não rola, talvez sobre-dosando bastante ou já apelando para um filtro triplo e ristretto. Algo como 21-22g de pó e 25g na xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, falando em Tutti Fruti o lote que eu comprei lá pelo site está sem comentários. Parece que foi torrado no sol, ou então no microondas. Se tivesse um pouquinho mais clara a torra dava para plantar as sementes e nascer o pé de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Você quer dizer MUITO clara, né? A não ser que eu tenha sido premiado com a "sobra" da torra, veio muito heterogênea e clara demais. Impensável fazer espresso com essa torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, sim, bem clara. Mas não está com gosto de cru, o coado ficou muito bom!

 

Já tomei cafés com torra clara (ou até média) mas que não teve a expansão muito pronunciada no 1° estalo (menos energia). Muito bom, dependendo da finalização da torra até vai bem no espresso, só que os grãos ficam feios e um pouco heterogêneos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí um assunto bastante importante... No caso o Suplicy não vende esse café para expresso (e acho errado ele servir dessa maneira na cafeteria).

 

Mas então, quem é que faz uma mistura para expresso ou mesmo um single origin decente? Hoje em dia tá difícil, os torrefadores aqui no Brasil parecem não saber o que é café expresso, não escolhem uma linha a seguir. É possível ter gosto e procura por misturas um pouco mais escuras, outras mais médias, com ou sem robusta, mas tenho a impressão que os nossos produtos não são bem pensados para essa utilização. Tenho a impressão que o conceito geral é que para espresso significa "vender em grãos e torrar um pouco mais". Só!

 

Há cafés que podem não dar bom expresso sozinhos... Outros podem, e ainda assim requerem torra bem pensada. Torrar para espresso é difícil. Fugir da tradição italiana de doçura e baixa acidez também não é fácil, pois se vai ser feito um café para expresso com torra média ou clara tem que ser com cafés melhores, diferenciados, e tem que acertar o ponto.

 

Outro dia tomei o Lavazza Gran Aroma (parece que é mistura de cafés do Sul de Minas) na Casa Santa Luzia e gostei! Eles já torram no Brasil há algum tempo, mas acho que o mercado era cápsulas e cafeterias. Nada de experiência sensorial divina, nada de beleza, mas um expresso decente, muito doce, com o amargor na medida (algo como defumado e muito levemente apimentado) e finalização longa. Só pensei algo como "alguém veio para cá nos ensinar como se faz...". Espero que avancem para o consumidor final além da Casa Santa Luzia.

 

Ando decepcionado. E se é para bater a cabeça, prefiro eu mesmo torrar, bater a cabeça, e aprender. :)

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Marcio!!

 

Eu me lembrei um dia desses de abrir um tópico sobre blends para espresso x single origins, mas depois acabei esquecendo. Acho que o fórum está maduro para tocarmos uma boa discussão nessa área.

 

Aqui no Brasil temos mesmo o costume de tomar espresso a partir de SOs, mas fica sempre parecendo algo improvisado. É por isso que as melhores experiências que tive com espresso foram sempre com blends. O café Terroá da chapada, que mencionei há poucos dias, é um blend próprio para espresso, e fica muito equilibrado mesmo.

 

Eu compartilho do seu sentimento com relação aos torrefadores do Brasil, não há uma preocupação com a parte de mistura e seleção dos grãos do blends para espresso, na maior parte das vezes faz-se apenas o controle da torra, quando fazem.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Já perguntei antes, mas queria mais opiniões. O que fazer com um café supostamente de boa qualidade e que está muito torrado para espresso (pelo menos ao meu paladar)? Coado foi o que me sugeriram. É por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto muito de coado com torradão...

 

Uma dica para torras mais escuras e que gostos amargos estão se sobrepondo, como cinza ou carvão, é diminuir a temperatura. Acho que isso e levando mais pro lado do ristretto, te dará muita doçura e equilibrará o resultado.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver o que eu consigo com uma temperatura de extração inicial mais fria. Pra falar a verdade, como esse café foi o primeiro com que fiz experiências na minha máquina, não tinha muita noção de como surfar a temperatura. Não posso dizer que agora domino, mas já consigo resultados melhores.

 

Tentarei e depois conto aqui se funcionou. É que esse café me custou R$ 25 por 250g, e não dá pra simplesmente descartar, né? Tenho obrigação moral de tentar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...