Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

dai galera!!

 

é indiada...... tamo ruim aqui em curitiba... os mais véio tinham q dar uma luz pra nós, de como tratar esta questão da torra e do tempo, pq eu imagino como deve ser difícil pros comerciantes garantirem café torrado fresquinho todo dia, com um público em crescimento, mas ainda pequeno......? pq os caras compram o café, ele vem fresquinho torradinho, mas se ele demora pra sair, ele tb n pode simplesmente jogar fora depois de 1 mes de torra né.....

mas, nós apreciadores e pesquisadores, só compramos no começo do mês.... e somos poucos....

q peleja ne galera? rsrs

 

gracias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo mistério nessa coisa de comercialização de café torrado. É um problema enfrentado por qualquer comerciante que venda produtos perecíveis, portanto conhecido e contornável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Como mencionou o Bernardo B, demanda trabalho sério e especializado para atender clientes que exigem cafés especiais recém torrados.

No Expresso Brasil, atendemos os pedidos com torras específicas conforme o pedido ou com no máximo 3 dias de executadas, pois torramos 2 vezes por semana.

Normalmente os cafés são postados entre 48 e 72 horas após a torrefação.

 

Como dica, informo que para pedidos postos na 2ª feira, a torra se dá na própria 2ª após às 18 horas, recebemos os cafés na 3ª e postamos na manhã da 4ª feira. Se pedir na 5ª feira, os cafés serão postados no sábado pela manhã.

 

Apenas como exemplo, há um membro do nosso Clube que mora em Curitiba e encomenda cafés com frequência. Suas entregas sempre são feitas por PAC em até 7 dias corridos. Este prazo também ocorre para Floripa, Porto Alegre e Salvador. Para Brasília, Belo Horizonte e Vitória são 4 a 5 dias e São Paulo/SP 3 ou 4 dias.

 

Mas para entregar um bom produto, há de ser sério e honesto, embalando cafés realmente recém torrados, caso contrário, a decepção é certa.

 

Acrescentando, acabo de verificar que saiu hoje para entrega uma encomenda de café postada para SP/SP na manhã de 02/10, portanto 2 dias úteis por PAC. Prazo extraordinário, mas que acontece com frequência para SP/SP.

E ainda, um moinho e café enviados para São Luis/MA na tarde de 26/9 estará sendo entregue (ou já foi) hoje 04/10 ou apenas 8 dias corridos, incluindo o fim de semana, quando não há movimentação da carga. Se fosse postado pela manhã do dia 26/9 teria sido entregue ontem com 7 dias corridos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmado. O Alexandre remete o café por PAC e sempre chega em, no máximo, 4 dias úteis.

 

A diferença de valor, por exemplo do Lucca, cobre o custo com os Correios.

 

Assim, levando em conta a qualidade, atendimento, preço e conveniência a cafeteria do Alexandre é uma excelente opção para quem mora em Curitiba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Como mencionou o Bernardo B, demanda trabalho sério e especializado para atender clientes que exigem cafés especiais recém torrados.

No Expresso Brasil, atendemos os pedidos com torras específicas conforme o pedido ou com no máximo 3 dias de executadas, pois torramos 2 vezes por semana.

Normalmente os cafés são postados entre 48 e 72 horas após a torrefação.

 

Como dica, informo que para pedidos postos na 2ª feira, a torra se dá na própria 2ª após às 18 horas, recebemos os cafés na 3ª e postamos na manhã da 4ª feira. Se pedir na 5ª feira, os cafés serão postados no sábado pela manhã.

 

Apenas como exemplo, há um membro do nosso Clube que mora em Curitiba e encomenda cafés com frequência. Suas entregas sempre são feitas por PAC em até 7 dias corridos. Este prazo também ocorre para Floripa, Porto Alegre e Salvador. Para Brasília, Belo Horizonte e Vitória são 4 a 5 dias e São Paulo/SP 3 ou 4 dias.

 

Mas para entregar um bom produto, há de ser sério e honesto, embalando cafés realmente recém torrados, caso contrário, a decepção é certa.

 

Acrescentando, acabo de verificar que saiu hoje para entrega uma encomenda de café postada para SP/SP na manhã de 02/10, portanto 2 dias úteis por PAC. Prazo extraordinário, mas que acontece com frequência para SP/SP.

E ainda, um moinho e café enviados para São Luis/MA na tarde de 26/9 estará sendo entregue (ou já foi) hoje 04/10 ou apenas 8 dias corridos, incluindo o fim de semana, quando não há movimentação da carga. Se fosse postado pela manhã do dia 26/9 teria sido entregue ontem com 7 dias corridos.

 

dai galera

 

agente fica assim pensando claro "temos q valorizar o mercado regional..." aí agente "lê" um relato como esse....... é realmente tentador incomendar o café de fora mesmo.......

 

gracias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valorizar a quem quer te vender caro ? Eu experimentei cafe do Luca duas vezes, e já faz um tempo, mas o que eu bebi à època não chega aos calcanhares do café de Alexandre, do Marcelo, da Terroá e outros que conheci aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui na Baden Cafés Especiais (que será objeto de resenha no tópico das cafeterias), novidade aqui de POA, e aproveitei pra comprar 250g do Orfeu, de torra de 19/09.

 

Olha, um novo mundo se abriu pra mim ontem. Eu estava meio decepcionado com minhas últimas experiências com café, sempre improvisando com opções locais de grãos duvidosos por problemas com alguma encomenda. Mas ontem voltei a sorrir!

 

O café Orfeu é realmente excelente, aromas florais exuberantes, encorpado, muito bem torrado (nos limites da minha míope percepção), sabores complexos que nunca tinha sentido antes no outros cafés que já havia tomado. E, principalmente, nada, absolutamente nada de amargor. Apenas um retrogosto de algo como nozes e cacau que não dá mais vontade de escovar os dentes. :D

 

A parte ruim é que começo a perceber as limitações dos SO para espresso, bem como dos problemas da minhas torras caseiras, o que, entretanto, não me desmotiva, apenas impõe novos desafios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também conheci a Baden Cafés especiais aqui em POA, comprei esse Orfeu mas faltou tempo para provar.

 

 

Também peguei o Grenat - Boubon Vermelho, que, conforme descrição da loja, "Exclusivamente da variedade Boubon Vermelho da Fazenda Baú, este café apresenta interessante corpo intenso e textura espessa, com notas de frutas vermelhas e azeite de oliva. Sua acidez alta torna a bebida ainda mais inesquecível!"

 

 

Não tenho muita experiência em cafés ácidos, mas gostei bastante deste, tem uma acidez alta realmente e lembra o sabor de frutas vermelhas. Muito bom em minha opinião de modesto iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

E ainda, um moinho e café enviados para São Luis/MA na tarde de 26/9 estará sendo entregue (ou já foi) hoje 04/10 ou apenas 8 dias corridos, incluindo o fim de semana, quando não há movimentação da carga. Se fosse postado pela manhã do dia 26/9 teria sido entregue ontem com 7 dias corridos.

 

Meu moinho chegou ontem (04/10) pela manhã, juntamente com o café, pedidos ao Alexandre. Estou satisfeito. O café é muito bom e o moinho nem precisa falar. Meu café está melhor que o das cafeterias daqui de São Luis e olhe que estou extraindo com uma simples Mondial C-08 com filtros despressurizados. (rsrs).

 

Bons cafés para todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, gostei. Especialmente do Terra vermelha e do Vento do norte ... (acho que é isso, nao lembro bem dos nomes).

O Vento do Norte bom para espresso o Terra vermelha tanto para espresso quanto para coado.

Tem outro, Sol amarelo acho, para coado e bom mas achei meio sem graça.

Mas os outros dois são gostosos, complexos e diferentes e com torra clara muito bem feita.

 

Outro muito bom também foi o Frutado de Verdade, do Moço, que faz jus ao nome.

Márcio tirou uns shots com ele, na minha Strega, especialmente bons, os meus também foram bons mas não consegui chegar aos que o Márcio tirou , ele teve a sorte do principiante :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza. O respeito é uma estrada de mão dupla...

 

Valorizar a quem quer te vender caro ? Eu experimentei cafe do Luca duas vezes, e já faz um tempo, mas o que eu bebi à època não chega aos calcanhares do café de Alexandre, do Marcelo, da Terroá e outros que conheci aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei hoje o vento norte!

Muito bom! Recomendo. Comprei na feira.

Meio salgadinho 20,00 250g

Abs

 

Ruston,

 

Eu compro direto com eles. O quilo sai a R$ 45,00. Frete para SP costuma dar em torno de 25,00 para um quilo.

 

O Vento Norte foi com certeza um dos 3 melhores cafés que tomei em 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha ouvido falar muito do Monsoon Malabar indiano e faz tempo que ria experimentar.

Hoje, aproveitando que estou por aqui, tive a oportunidade.

A "gerência" em fim autorizou e fui a cafeteira de Andreas Wild, super gente boa, que tem uma uma Bosco de dois grupos novíssima (entregue em abril), que abriu um pacote especialmente a meu pedido e me preparou um ristretto.

O café foi moído numa Casadio, super bem tirado, excelente crema, tipo gel que fica em toda a boca e com bom aftertaste.

Mas, sem acidez nehuma, complexidade e sabor nada especial. Andreas concordou comigo, e um cafe para tomar vez que outra, e que fica melhor com leite. Os cappu do resto da companhia, feito com o mesmo, ficaram bem gostosos.

Em síntese, o Malabar nao achei nada especial mas a Bosco é realmente muito boa, tirava os cafés com facilidade e super consistente.

Achei engraçado que num dos moinhos tinha um Mundo Novo / Catuaí , da Fazenda Passeio, similar ao que trouxe de Brasilia (da Ernesto) para meu genro :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

agente fica assim pensando claro "temos q valorizar o mercado regional..." aí agente "lê" um relato como esse....... é realmente tentador encomendar o café de fora mesmo.......

 

gracias

 

Estou tentado a mudar meu grão do Zé Caffé, blend Lucca para os do Alexandre! Só não vou fazer agora por que seria a 4 troca neste ano e os clientes poderiam estranhar.....mas estou consideravelmente tentado a mudar! Quem sabe para 2013 tenhamos ampliação e grãos novos no Zé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A esse propósito, a cafeteria Baden aqui de POA usa um café diferente por semana no moedor, justamente com a intenção de mostrar ao cliente as diferenças de sabor entre os cafés e estimular a curiosidade sobre a degustação de cafés especiais.

 

Obviamente que nesse rodízio os cafés repetem, mas o proprietário contou-me que estão sempre pesquisando novos produtores.

 

Acho um gancho interessante pra atiçar a curiosidade do cliente. Ele sabe que na semana seguinte provará um café diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma ideia legal mesmo, o problema seria ter entregas periódicas de café todas as semanas, pela variação da quantidade consumida e pelo fato que a maioria dos fornecedores terem pedidos mínimos e que podem ser superiores a tal consumo. Mas é questão de fazer um monitoramento estatístico, e como o moinho registra as moagens quem sabe não rola mesmo. Muito obrigado pela sugestão Rodrigo.

 

Quase postei parte da resposta para outro tópico! Escrever, ler e atender da nisso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje provei na Baden o blend da Grenat, que agora (não sei desde quando) torra os seus cafés. Blend interessante, um pouco frutado e doce. Trouxe 250g pra casa pra ver como fica se comporta com a dupla Bezzera+Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas!

Recebi hoje, o café Sweet Collection da Ateliê do café com torra do dia 09/10. Preparei para ver como estava. Resultado, um café excelente (para o meu gosto, é claro). Café sem amargor e com uma acidez delicada, doçura e aroma muito bons, além do aftertaste muito agradável. Para mim, valeu a pena!

Detalhe: preparei em uma Mondial C-08 com filtro despressurizado; Moinho Rancilio Rochy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou experimentando o Mambo do Armazém do Café

Crema boa, cheiro bom, aspecto interessante. Sabor muito suave e adocicado. Mas já tomei melhores, acredito que a torra não é muito adequada para espresso, mas no aeropress tá uma beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá Ronaldo, quero muito provar o café deles, mas ainda tenho grãos congelados na frente. Ainda vai demorar um pouco.

 

Mas já fiz um orçamento com eles e respondem muito rápido aos contatos pelo site, mesmo sem loja virtual.

 

Não tem um dia fixo na semana para a torra, mas combine com eles para despacharem logo após uma. Creio que o Leo já comprou deles, ele pode falar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi!

Fiquei curioso com o Terroá. Como foi o processo de compra? Deixei um email pelo site deles.

Ronaldo,

 

Fiz um pedido com eles, mas foi postado dia 01/11 e ainda não chegou. Feriado sempre atrapalha. Quando eu experimentá-lo deixarei aqui minhas impressões.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...