Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Boa Noite a Todos,

 

Vou usar um Rocky DS pela primeira vez. Então basta ajustar para cerca de 10 ( moagem pra espresso ), colocar os grãos e moer ? Se necessitar de engrossar ou afinar a moagem devo fazer com o o motor funcionando e com grãos ? Ou apenas com o motor funcionando ? Se o ajuste for feito com o motor parado, danifica ou corre risco de entupir ?

 

Agradecendo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a Todos,

 

Vou usar um Rocky DS pela primeira vez. Então basta ajustar para cerca de 10 ( moagem pra espresso ), colocar os grãos e moer ? Se necessitar de engrossar ou afinar a moagem devo fazer com o o motor funcionando e com grãos ? Ou apenas com o motor funcionando ? Se o ajuste for feito com o motor parado, danifica ou corre risco de entupir ?

 

Agradecendo,

 

Como corre risco de entupir algo se você realizar ajustes sem grão ? :)

 

Como em todo moinho o ajuste da granulometria deve ser feito com ele funcionado ( motor ligado ) , e isto não é exceção no Rocky !

 

Agora se você estiver sem grão acho que não tem problema algum ajustar sem o moinho estar ligado , mas não custa nada liga-lo só para garantir .

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade , o moinho tem que estar ligado pela seguinte razão : as duas mos estão lá e você quer afinar a moagem , portanto elas tem que ficarem mais próximas ; então se tiver grãos entre elas e você afinar a moagem ( trazendo elas mais juntas ) , consequentemente você estará forçando o moedor , por esta razão que ele tem que estar ligado .

 

Agora se você estiver engrossando não há a necessidade do moinho estar ligado pois você não estará forcando as mós , pois para engrossar a moagem elas se separam ;)

 

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora se eu fosse você daria uma bela lida no manual do Rocky antes de começar a usa-lo !!!!

 

Não é um "brinquedo" barato então é bom ter cuidado :)

 

Abraços e parabéns pelo teu novo e belo moinho !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom

se for o mesmo manual do Md40

Nao ajuste ele em funcionamento! pois no md40 esta la escrito para ajustar apenas desligado, ao contrario por exemplo do Vario e a maioria que é em funcionamento.

o md40 tem as mesmas mos, entao acredito que deva ter o mesmo sistema.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender se tem grãosdentro dele ou não.

 

No meu caso por exemplo ajusto com o motor desligado, porque ele está sempre vazio, só coloco o tanto que vou usar no momento.Se tiver grãos nele, aí sim, não pode ajustar (afinar) com grãos entre as mós.

 

Eu faço assim, ajusto a granulometria e depois coloco os grãos. Faço a moagem e se precisar, ajusto de novo, antes de colocar grãos, entendeu?

 

Se vc só tem um tipo de café e encheu o reservatório, aí sim, deverá ajustar com o motor em funcionamento e consequentemente para cada ajuste,ocorrerá desperdício de um pouco de café.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho um Rocky, mas vou dar um pitaco.

 

Talvez no primeiro uso seja interessante afinar a moagem com ele ligado pra identificar o ponto zero do moinho e estabelecer uma margem de segurança. Afinal, um dos riscos de se ajustar o moedor desligado é as mós se tocarem. Após estabelecido e conhecido o ponto zero, o problema já foi bem diagnosticado pelos colegas acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Pessoal,

 

Agradeço os comentários! Questão perfeitamente esclarecida! Como estava usando o Skerton, já viu tudo era simples. Estou esperando o Rocky adquirido com nosso amigo Alexandre.

 

Muito obrigado a Todos,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho um Rocky, mas vou dar um pitaco.

 

Talvez no primeiro uso seja interessante afinar a moagem com ele ligado pra identificar o ponto zero do moinho e estabelecer uma margem de segurança. Afinal, um dos riscos de se ajustar o moedor desligado é as mós se tocarem. Após estabelecido e conhecido o ponto zero, o problema já foi bem diagnosticado pelos colegas acima.

 

Ótima a idéia do Rodrigo !

 

Você pode utilizar um pincel de cera daquele de pintar os olhos para fazer a marcação do ponto zero ( é assim que marco meu mazzer )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos é minha primeira vez por aqui. O que tenho é quase um vício por café no entanto não tinha a disposição um café de qualidade então resolvi investir numa maquina e optei pela Máquina De Café Expresso Die Cast 110 V. Ocorre que agora percebo que necessito de um moedor.

meu objetivo é de uso doméstico e considerando que tomarei café somente pela manhã e a noite quando retorno para casa, gostaria de pedir ajuda para que eu possa comprar um moedor que atenda a esta demanda custo benefício. Vocês acreditam que neste caso seria melhor comprar um moedor manual? se afirmativo qual marca e ou modelo?

agradeço desde já quem puder ajudar.

um abraço fraterno.º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo caro Ismar,

 

Tem vários tópicos similares rolando no Clube, inclusive um recente, sobre esse tema. Sugiro uma olhada lá antes...

 

Abraço.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos é minha primeira vez por aqui. Vocês acreditam que neste caso seria melhor comprar um moedor manual? se afirmativo qual marca e ou modelo?

agradeço desde já quem puder ajudar.

um abraço fraterno.º.

 

um abraço fraterno.º.

 

 

Seja Bem Vindo Ismar.

 

Tem muita matéria sobre o assunto. Da minha experiencia pessoal aconselho a não comprar manual. É um saco ficar manivelando e logo vais querer um com motor. Assim aconselho a comprar logo com motor e o melhor que puder. Não compre de laminas !

 

Abraços,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 2 months later...

kkkkkkkkkkk Tá um bate e volta danado esses tópicos!

 

Entendi Gil.. Você vai girando o anel com ele ligado.. É isto?

 

E como faz para "resetar" o zero? No manual vagabundo dele.. Fala para girar até tocar depois voltar uns 6-7 clicks e depois travar de novo... Ou algo assim...

 

Tem algum outro manual mais detalhado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se resta o zero, se sua cabeça é boa você marca em sua memória, tipo: meu zero é no 2. Caso contrario você faz uma marca no disco com caneta. Eu tenho um tutorial para limpeza e este procedimento que o Alexandre havia me enviado, vou procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...